Com a chegada do outono as varas de porcos ibéricos em Arronches estão prontos para a montanheira, a última fase da sua criação antes do inevitável e aguardado abate.
Resumidamente, a montanheira é a altura do ano em que o porco ibérico pode aproveitar as bolotas que caem das azinheiras, sobreiros ou carvalhos nos montados do sudoeste da Península Ibérica, principalmente no Alentejo.
Esta fase decorre normalmente de outubro a março, mas depende muito das condições climatéricas, especialmente da chuva e do vento durante o período de crescimento das bolotas.
No primeiro mês de montanheira, os porcos alentejanos crescem em média 500 a 700 g por dia.
Este resultado depende de fatores como a disponibilidade de bolota e erva fresca, a estrutura dos animais e um bom maneio no campo.
É também nesta fase que se nota o chamado crescimento compensatório, durante a recria os animais comem abaixo da sua capacidade, mas no montado chegam a ingerir 6 a 7 kg de bolota por dia.
É assim que os porcos na época da montanheira livres nos montados de azinho do Alentejo, transformam o peso em qualidade que dá origem a produtos únicos DOP- (Denominação de Origem Protegida).
Clip/Vídeo / Fotos / Emílio Moitas / 22-11-2025


Sem comentários:
Enviar um comentário