quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Alentejo - A Nostalgia dos elétricos que saíram da Carris e viajam entre Lisboa e Madrid e fazem escala em Elvas



Olha que coisa bonita! "Os elétricos estão em Elvas" esta era uma das expressões de espanto e admiração dos clientes de um modesto restaurante, ali perto da "Estação de Melhoramento de Plantas", mas com boa comida muito frequentado por viajantes, ao verem estacionados alguns velhos elétricos. 

Ao que consta estas verdadeiras peças de Museu em tempos viajaram para a zona de Madrid, por lá ficaram algum tempo "sabe-se lá a fazer o'quê",  mas talvez com saudades do Tejo e das gaivotas, decidiram voltar de novo a Lisboa a bordo  Laso - Transportes, que fez escala ali pela zona de Elvas, para retemperar forças e saborear a boa gastronomia alentejana. 

Elétricos de Lisboa um verdadeiro ex-libris 

Foi a 31 de agosto de 1901 que Lisboa viu circular o seu primeiro elétrico.

Mais do que um meio de transporte, tornou-se um verdadeiro monumento móvel da cidade, símbolo das colinas e da vida lisboeta.

124 anos depois, continua a ligar gerações e a transportar histórias pelas ruas de Lisboa.

Atualmente, alguns dos icónicos elétricos de Lisboa mantêm-se como um meio de transporte turístico e funcional. A Carris tem investido na manutenção e modernização dos veículos, preservando o charme dos antigos modelos. O elétrico 28, em particular, continua a ser uma atração imperdível para quem visita Lisboa.

A mais recente notícia da expansão dos Elétricos de Lisboa, é a linha que ligará o Terreiro do Paço ao Parque das Nações, onde se encontra o Oceanário de Lisboa uma das principais atrações lisboetas.

*******
On August 31, 1901, Lisbon saw its first tram on the streets.
More than just transport, it became a true moving monument of the city, a symbol of its hills and daily life.
124 years later, it still connects generations and carries stories through the streets of Lisbon.

Fotos / Emílio Moitas / Nov. 2025






 

Sem comentários:

Enviar um comentário