terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Arronches - Confraria do Santuário N. Sra. de Chandavila visitou as novas instalações do Museu de Arte Sacra


O Museu de Arte Sacra da Paróquia de Arronches, que recentemente foi instalado no Convento de Nossa Senhora da Luz, acolheu na tarde do passado domingo, dia 29 de dezembro, um grupo de visitantes da "Cofradía del Santuario de Ntra. Sra. de Chandavila" que acompanhados pelo pároco de La Codosera, padre Hilário Evirie Njoloe, de origem moçambicana, vieram conhecer o agora renovado Museu de Arte Sacra.

No decorrer da visita o grupo não deixou de elogiar o importante trabalho de restauro efetuado no convento por parte de município de Arronches, percorrendo as suas instalações e apreciando com agrado no piso superior a exposição ‘Presépios da Nossa Terra’ , patente na galeria até dia 26 de janeiro de 2025.

Fotos / Emílio Moitas






 

sábado, 28 de dezembro de 2024

Arronches - Incêndio urbano em habitação ameaçou café e assustou moradores


Um foco de incêndio urbano com possível origem numa lareira de uma casa de habitação, no centro histórico de Arronches, na zona do antigo largo da Cadeia, assustou esta tarde de sexta-feira, dia 27 de dezembro os moradores do prédio.

O alerta para o incêndio foi recebido pelas 15h15, depois dos proprietários e clientes de um café localizado no rés do chão do prédio se terem apercebido do intenso cheiro a queimado e constatarem que do teto começou a sair fumo.

A pronta intervenção dos Bombeiros Voluntários de Arronches, evitou que o fogo se propagasse a outras partes do prédio.

Na extinção do incêndio participaram 7 operacionais dos Bombeiros, com um veículo de combate a incêndios e uma ambulância de prevenção, no local esteve ainda a GNR e vários elementos da Unidade Local de Proteção Civil.

Clip/Vídeo/Fotos/ Emílio Moitas




 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Alentejo - A “Carcaça” do autocarro que ardeu em Portalegre condiciona circulação na saída para Arronches


Um autocarro dos Serviços Municipalizados de Águas e Transportes de Portalegre foi consumido pelas chamas, na passada terça feira, na zona da rotunda do Cavalo, junto Campo da Feira, na saída da cidade para Arronches .

Segundo o Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o autocarro circulava já sem passageiros na Avenida em frente ao Campo da Feira, quando por causas ainda não apuradas começou a arder pelas 20h06.

A mesma fonte adiantou que o motorista que circulava sozinho conseguiu sair do autocarro sem ferimentos.

As operações de socorro envolveram cerca de 15 operacionais, Bombeiros Voluntários de Portalegre e PSP, equipa dos serviços municipalizados, auxiliados por 5 viaturas.

Ao final da tarde desta quinta feira, dia 26 de dezembro a carcaça de autocarro um (veículo elétrico de transporte de passageiros) consumido pelas chamas ainda permanecia no local do incêndio, condicionando a circulação principalmente de veículos pesados na avenida de acesso á estrada de Arronches.

Clip/Vídeo ( ver no Facebook) / Fotos / Emílio Moitas







 

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Arronches - Concerto de Ano Novo "À Luz das Velas"

Arronches vai acolher o Concerto de Ano Novo "À Luz das Velas" com João Mendoza & Orquestra Ibérica, no domingo dia 5 de janeiro, no Auditório do Centro Cultural de Arronches.

Um evento com entrada gratuita e organização do Município de Arronches.

Para mais informação ver programa em anexo.


 

sábado, 21 de dezembro de 2024

Exposição - “Presépios da Nossa Terra” para ver na Galaria do Convento em Arronches


O Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, acolhe, desde a tarde da passada quarta feira, dia 18 de dezembro, a exposição “Presépios da Nossa Terra.

A mostra pode ser visitada na Galeria de Exposições do convento até dia 26 de janeiro, das 9h30 às 17h30.

Encerra á segunda feira e feriados.
Fotos / Emílio Moitas















 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Alentejo - Exposição "Ameixas de Elvas” para ver no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas






"Ameixas de Elvas - A Fábrica José da Conceição Guerra & Irmão (1834 – 1964)" é o mote da exposição temporária que vai estar patente ao público, a partir do próximo domingo, dia 22, de dezembro de 2024, pelas 15h30, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.


Nesta mostra poderá apreciar a história deste doce elvense, resultado "da transformação da ameixa e as receitas referentes à mesma", "originárias dos conventos de freiras e remontam ao séc. XVI.


Com a extinção das ordens religiosas, a confeção das ameixas reduziu e em 1834 é fundada em Elvas, por José da Conceição Guerra, a primeira fábrica destinada a esta indústria. José da Conceição Guerra investiu num produto elvense que rapidamente se tornou num dos mais afamados e conhecidos mundialmente, não só pela qualidade e sabor da ameixa, mas também pela forma como esta era apresentada.



A fábrica transfigurou-se num negócio lucrativo, fornecendo ameixas, sobretudo confitadas, aos mercados nacional e internacional, motivando assim o surgimento de outros produtores".


O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, enquanto, veículo de transmissão de conhecimento, partilha, reflexão, fruição e educação, apresenta uma exposição sobre as célebres “Ameixas d’Elvas” e a fundação da primeira fábrica que se destinou à transformação deste produto, através de objetos que estiveram associados à firma e à comercialização das ameixas.


Salienta-se ainda, a importância da salvaguarda destes materiais por parte dos descendentes do fundador, particularmente, por Carlos Guerra, visto que permitem o conhecimento e a divulgação de uma indústria que integra parte do Património Cultural Imaterial de Elvas.

Com/ Emílio Moitas 



 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Alentejo - Museu de Arte Sacra da Paróquia de Arronches abriu portas ao público no Convento


A inauguração da relocalização do Museu de Arte Sacra da Paróquia de Arronches, no Convento de Nossa Senhora da Luz, teve lugar este domingo, dia 15 de dezembro, numa cerimónia que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, João Crespo, Vereadora da Cultura, Dra. Maria João Fernandes, Presidente da Assembleia Municipal, Dr. José Bigares, Vice Presidente da Câmara, Eng. Paulo Furtado, Padre Fernando Farinha e Padre Rui Lourenço entre outras entidades convidadas.

A cerimónia de abertura teve início pelas 17h00, com a atuação do Grupo Coral da Academia Sénior de Arronches, nos claustros do convento, ao qual se seguiram as intervenções do Presidente da Câmara Municipal, João Crespo e do Padre Fernando Farinha (ver vídeos) e visita ao espaço museológico.

Até aqui, este museu constituído por um Núcleo Museológico, encontrava-se instalado no coro alto da Igreja Matriz de Arronches, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção.

A exposição permanente do museu de Arte Sacra integra alfaias litúrgicas, pintura, escultura religiosa, livros litúrgicos e documentos. Distinguem-se as composições das imagens de roca e do Calvário, assim como a coleção de ex votos da antiga Igreja de Nossa Senhora do Carmo dos Matos. O espólio é proveniente da Matriz Colegiada de Arronches.

O trabalho de deslocalização e relocalização da coleção de Arte Sacra no novo espaço do Convento, esteve a cargo da Dra. Leandra Vasconcelos, Pós-graduada em Gestão e Valorização do Património e do técnico de Património Cultural do Município, Tiago Pereira.

De referir que o Museu de Arte Sacra de Arronches, foi inaugurado a 2 de agosto de 2015, a altura o padre Fernando Farinha, explicou que o projeto da paróquia para a constituição do museu desenvolveu-se durante cerca de cinco anos, período necessário para a restauração das imagens que se encontravam em elevado estado de degradação, num investimento que na altura significou mais de setenta mil euros, desenvolvido pala paróquia e que contou com o apoios da Câmara Municipal de Arronches e alguns particulares.

O Museu Arte Sacra de Arronches, pode ser visitado de terça feira a domingo, das 09h30 ás 17h30 - Encerra á segunda-feira e feriados.

Veja aqui a abertura em 2015

Clip / Vídeo (Ver no Facebook) / Fotos / Emílio Moitas


















 

sábado, 14 de dezembro de 2024

Alentejo - Bombeiros Voluntários de Arronches comemoram o seu 45.º Aniversário com atribuição de distinções


Os Bombeiros Voluntários de Arronches  comemoraram o seu 45.º aniversário ao serviço da população, este sábado dia  14 de dezembro  de  com diversas atividades que tiveram início pelas 09h00, com o Hastear da Bandeira  no Quartel, seguida de uma romagem ao Cemitério de Arronches onde foi descerrada uma lápide e colocada uma coroa de flores em homenagem aos bombeiros e dirigentes falecidos dos BVA.  


Ainda na parte da manhã teve lugar o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Arronches, pelas ruas da vila, seguindo-se no Centro Cultural de Arronches a receção ás entidades e uma Sessão Solene que assinalou o 45.º aniversário dos Bombeiros de Arronches.


Uma sessão solene que aconteceu no auditório do Centro Cultural e que contou com as intervenções  de Ricardo Pinto, comandante do Corpo de Bombeiros de Arronches, José Ribeiro, Comandante Regional do Alentejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Eng. Eduardo Correia Vice Presidente do Comando Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, João Crespo, Presidente da Câmara Municipal de Arronches e Dr. José Bigares, Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros de Arronches.

 

Ainda no decorrer desta sessão solene foram atribuídas as seguintes distinções:

 

Medalha de Reconhecimento Quadro de Honra


- Nuno Amaral – Comandante do Quadro de Honra

- Manuel Carrilho – Bombeiro 3ª Quadro Honra

- José Redondo - Bombeiro 3ª Quadro Honra

- Nicolau Afonso – Bombeiro 3ª Quadro Honra

 

 Medalha de Assiduidade – Grau Cobre – 5 Anos

 

- Luís Velez – Bombeiro 2ª

- Carla Fernandes – Bombeiro 2ª

- Luís Bigares - Bombeiro 3ª

- Alexandra Carrajana – Bombeiro 3ª

Ana Cristóvão – Bombeiro  


Medalha Assiduidade – Grau Prata – 10 Anos

 

- Duarte Jesus – Bombeiro 2ª

- Ana Lopes – Bombeiro – 2ª

- Vitor Galego – Bombeiro 2ª

- João Pinto – Bombeiro 2ª

- Manuel Figueira – Bombeiro 2ª

- Paulo Serrano – Bombeiro 3ª

- Diogo Rego – Bombeiro 3ª

 

Medalha Assiduidade – Grau Ouro – 15 anos

 

- Patrícia Candeias – Oficial Bombeiro 2ª

- Vanessa Pedro – Bombeiro 2ª

 

Medalha Assiduidade – Grau Ouro - 20 anos

 

- Ricardo Pinto - Comandante

- Luís Fragoso – Bombeiro 1ª

- César Machado – Bombeiro 1ª

 

Medalha Assiduidade – Grau Ouro – 30 anos

 

- Acácio Semedo – Subchefe

- Carlos Rodrigues – Bombeiro 2ª

 

Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro

 

Conferida a João Carlos Ventura Crespo, Presidente da Direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches, pela prática de serviços distintos que contribuíram com notável evidência para engrandecimento e prestigio das Associações de Socorrismo.

 

Finalizada a cerimónia decorreu uma tarde de convívio no Quartel dos Bombeiros que assinalou em festa o seu 45.º aniversário ao serviço de toda a população.

 

Em anexo publicamos vídeo  excerto da intervenção de João Crespo, presidente da Câmara Municipal de Arronches, que  afirmou que é imperativo “garantir as condições necessárias ao funcionamento dos nossos bombeiros, para assegurar os meios de socorro aos arronchenses e a toda a população, envolveram apoios do município,  que só nos últimos 3 anos de  475 mil euros e nos últimos 15 anos de 1 milhão e seiscentos mil euros aproximadamente”.


Clip / Vídeo / Fotos / Emílio Moitas 

Ver vídeo no Facebook