terça-feira, 26 de novembro de 2024

Associação de Proteção Animal Arronches Adopta com Assembleia Geral Ordinária




A Associação de Proteção Animal “Arronches Adopta” vai levar a efeito a sua Assembleia Geral Ordinária, a ter lugar a 18 de dezembro (quarta feira), de 2024, na sala da Junta de Freguesia de Assunção, em Arronches pelas 17h30.


Para mais informação consultar convocatória em anexo.

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Mosteiros – Passeio Micológico a 1 de dezembro


Mosteiros  vai acolher um "Passeio Micológico" a 1 de dezembro.


Um evento com Inscrições gratuitas até dia 28  de novembro, na Câmara Municipal de Arronches.


Para mais informação ver programa em anexo.


 

domingo, 24 de novembro de 2024

Arronches - 𝗘𝘀𝘁á 𝗽𝗿𝗲𝗽𝗮𝗿𝗮𝗱𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗮𝗹𝘃𝗮𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝘃𝗶𝗱𝗮?



Arronches - 𝗘𝘀𝘁á 𝗽𝗿𝗲𝗽𝗮𝗿𝗮𝗱𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗮𝗹𝘃𝗮𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝘃𝗶𝗱𝗮?

Bombeiros Voluntários de Arronches convidam a participar no “𝗠𝗮𝘀𝘀 𝗧𝗿𝗮𝗶𝗻𝗶𝗻𝗴 𝗱𝗲 𝗦𝘂𝗽𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗕á𝘀𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝗱𝗮” (𝗦𝗕𝗩)!

 

Venha aprender técnicas fundamentais de reanimação e suporte básico de vida que podem fazer toda a diferença em situações de emergência. O treino é prático e é lecionado por elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica e dos Bombeiros de Arronches, acessível para todas as idades, e uma oportunidade única para capacitar a comunidade.

 

📍 Local: 𝐂𝐨𝐧𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐋𝐮𝐳 – Arronches

📅 Data: 𝟐𝟗 𝐝𝐞 𝐍𝐨𝐯𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨

Horário: 𝟏𝟖𝐇𝟑𝟎

💡 Público-alvo: 𝐓𝐨𝐝𝐚 𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 (𝐧ã𝐨 é 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬á𝐫𝐢𝐨 𝐭𝐞𝐫 𝐞𝐱𝐩𝐞𝐫𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐩𝐫é𝐯𝐢𝐚).

🎯 Objetivo: 𝐄𝐧𝐬𝐢𝐧𝐚𝐫 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐝𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐬𝐢𝐦𝐩𝐥𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐚𝐦 𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝐜𝐚𝐬𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐜𝐚𝐫𝐝𝐢𝐨𝐫𝐫𝐞𝐬𝐩𝐢𝐫𝐚𝐭ó𝐫𝐢𝐚.

 

Atividades incluem:

✔️ Treino prático em manequins de RCP

✔️ Cadeia de Sobrevivência

 

𝐍ã𝐨 é 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬á𝐫𝐢𝐨 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐫 𝐢𝐧𝐬𝐜𝐫𝐢çã𝐨, 𝐚𝐩𝐞𝐧𝐚𝐬 𝐚𝐩𝐚𝐫𝐞𝐜𝐞𝐫!

𝐉𝐮𝐧𝐭𝐨𝐬, 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐚𝐫 𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬!

 

Para mais informações, entre em contato:

jornadasephbva@gmail.com

 

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Alentejo – Festival das Migas para saborear em Barbacena


 

A Fundação Centro Social Nossa Senhora do Paço, de Barbacena vai levar a efeito no próximo domingo, dia 24 de novembro o “Festival das Migas”.


Um evento a acontecer entre as 12h00 e as 16h00, no Multiusos de Barbacena, com animação musical com o “Duo C&R”.


Para mais informação ver programa em anexo.

Arronches - Livro As Eleições Legislativas no Alentejo durante a I República (1910-1926 apresentado pelo Professor António Ventura

O livro "As Eleições Legislativas no Alentejo durante a I República (1910-1926)" – coordenado por Manuel Baiôa, vai ser apresentado pelo Professor António Ventura, este sábado dia 23 de novembro, pelas 15h30, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches.


Um livro, onde os autores procuraram “retratar” pormenorizadamente as eleições legislativas na I República (1910-1926) nos seis círculos do Alentejo (Portalegre, Elvas, Estremoz, Évora, Beja e Aljustrel).


Um livro onde se analisa a legislação eleitoral na contextualização política em que o sufrágio decorreu, são abordadas as suas diversas etapas e contingências, nomeadamente a escolha dos candidatos, a campanha eleitoral, o clientelismo, os acordos, as fraudes e outras irregularidades.


 

domingo, 17 de novembro de 2024

GFA - Forcados Amadores de Arronches encerram em festa época taurina com "After Gala Final de temporada 2024"


O Grupo Forcados Amadores de Arronches, reúne-se em festa no sábado dia 23 de novembro, 2024, com o seu habitual "Jantar de Gala", seguido de noite convívio com convidados e amigos, no decorrer do qual é feita a retrospetiva da atividade do Grupo no decorrer da passada temporada.


Animam o evento os:  "Contramão" - "Dj Rocinha" -   Fados com "Filipe Dinis Gato", "Cante Alentejano" e Grupo de Sevilhanas "Flamencura".


Para mais informação ver programa em anexo

 

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Alentejo - I Feirinha Solidária "A Esperança é Linda"


O Centro Cultural de Esperança, no concelho de Arronches, vai acolher a 1ª Feirinha Solidária a "Esperança é Linda", a ter lugar sábado dia 7 de dezembro, a partir das 15h00.


As receitas apuradas no decorrer do evento revertem a favor da "Associação Salvador".


A "Associação Salvador" tem por objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência motora, defendendo os seus direitos e construindo uma sociedade mais justa e sensibilizada para a diversidade.


Para mais informação consultar programa em anexo.

 

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Alentejo - PJ detém homem por crimes de incêndio, gravações ilícitas e adulteração de azeite em Campo Maior


Um homem, com cerca de 70 anos, foi detido pela Polícia Judiciária pela alegada prática de três crimes de incêndio e de vários outros crimes contra a ex-companheira, como coação e perseguição, em Campo Maior.

 

Em comunicado, a PJ explica que o homem foi detido esta terça-feira, no distrito de Portalegre, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora.

 

Segundo a avançou a Rádio Renascença, de acordo com a polícia de investigação criminal, existem contra o indivíduo "fortes suspeitas da prática de três crimes de incêndio, um crime de coação, um crime de perseguição, um de devassa da vida privada e um crime de gravações ilícitas".

 

Os factos de que é suspeito "tiveram como alvo a ex-companheira, de 41 anos", e terão sido "praticados desde fins de julho a meados de setembro deste ano".

 

Os mesmos foram "originados por motivos fúteis e ciúmes", assegurou a Judiciária.

 

A detenção, que contou com a colaboração da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), permitiu também apreender "cerca de 13.650 litros de óleo e de azeite alimentar suspeitos de fraude e adulteração por parte do agressor".

 

A PJ indicou ainda que o detido vai ser presente hoje a primeiro interrogatório judicial, junto do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Elvas, distrito de Portalegre, com vista à aplicação da medida de coação adequada.


terça-feira, 12 de novembro de 2024

Alentejo - Festival Terras Sem Sombra brilhou em Arronches



Arronches, vila raiana do distrito de Portalegre, acolheu no passado fim de semana o Festival Terras Sem Sombra.


De 9 e 10 de novembro, a 20ª edição do evento animou e surpreendeu com um programa repartido em três momentos: a música, o património local e a salvaguarda da biodiversidade.

 

O ponto alto foi a atuação do Sing Philippines Youth Choir, sob a direção de Mark Anthony Carpio, com o programa “No Regresso de Magalhães: Diálogos Inéditos entre as Filipinas e a Europa”.


Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, mais de 40 intérpretes conduziram-nos numa viagem musical extraordinária através de cinco séculos de história, proporcionando uma noite inesquecível, que encheu a igreja.


A apresentação foi ainda enriquecida pela emocionante colaboração do Grupo das Pedrinhas de Arronches, Grupo local que utiliza seixos das margens do rio Caia, para criar um repertório tradicional cheio de identidade e emoção.


Um evento que contou com a participação do Embaixador das Filipinas, Paul Raumund P. Cortes; o Presidente da Assembleia Municipal de Arronches, José Bigares; o Presidente do Município de Arronches, João Crespo; o Vice-Presidente, Paulo Furtado; e a Vereadora Maria João Fernandes, bem como com Sara Fonseca e José Falcão, do Festival Terras Sem Sombra.


Fotos / Vídeo / Emílio Moitas

Vídeo ver no Facebook




















 

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Arronches - Acolhe apresentação do livro "Estórias Reais de Vida da Minha Gente"


O livro “Estórias Reais de Vida da Minha Gente” de Luís de Matos. Natural de Trena, irá ser apresentada este sábado, dia 9 de novembro, pelas 16h30, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches.

 

A obra “Estórias Reais de Vida da Minha Gente” promete ser um marco na preservação do património imaterial da zona do Alandroal, oferecendo aos leitores uma viagem no tempo, repleta de autenticidade, através das histórias e das palavras daqueles que viveram numa época em que as tradições e a cultura local eram o alicerce da vida quotidiana.

 

Alentejo - Dia Mundial do Enoturismo assinalado em espaços culturais de Portalegre



Portalegre celebra o Dia Mundial do Enoturismo este domingo dia 10 de novembro, com seis adegas presentes em seis espaços culturais diferentes entre as 10h00 e as 16 horas.


Para mais informação consultar programa em anexo. 

 

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Alentejo - Festival "Terras Sem Sombra" passa por Arronches com evento cultural de grande qualidade


O concelho de Arronches recebe o Festival "Terras sem Sombra", este sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro, num programa que se reparte em três momentos, dedicados ao património local, à grande música e à salvaguarda da biodiversidade.


A ação dedicada ao Património, está agendada para as 15h00 de sábado, dia 9, dedicada ao tema “Ao Encontro das Raízes: O Convento e a Igreja de Nossa Senhora da Luz”.


Ainda no sábado tem lugar pelas 21h30 um momento de grande qualidade denominado "No Regresso de Magalhães: Diálogos Inéditos entre as Filipinas e a Europa", com o  concerto do grupo coral filipino "Sing Philippines Youth Choir", sob a direção musical de Mark Anthony Carpio, leva ao palco na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção um elenco com mais de 40 intérpretes numa viagem musical de cinco séculos.


Uma noite de grande música que se completa com a inusitada colaboração de um grupo de tocadores locais, as Pedrinhas de Arronches, que fazem dos seixos encontrados nas margens do rio Caia o instrumento para um emocional repertório.


O Festival Terras sem Sombra, propõe para domingo, logo pelas 09h30 “Fontes VITÆ: A Ribeira de Arronches e o Rio Caia”, com a atividade de Salvaguarda da Biodiversidade com visita á Ribeira de Arronches e o Rio Caia”.


A ribeira de Arronches que nasce na Serra de S. Mamede é, há séculos, fonte de água para a população, irrigação agrícola e um valioso suporte à fauna e flora locais. Um curso de água que abriga um importante ecossistema.


Todas as atividades promovidas pelo TSS são de participação livre e gratuita.

Emílio Moitas


 

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco assinalou a sua fundação, com a exposição "Um novo bispado – 475 anos"


A Diocese de Portalegre-Castelo Branco está a assinalar os 475 anos da sua fundação, oferecendo uma ocasião de encontro das comunidades que, até dezembro, vão peregrinar à Sé de Portalegre.


O bispo diocesano, D. Antonino Dias, destaca a "vivência interior" da ocasião, que considera mais importante do que “programas muito preenchidos”.


O Jubileu da Diocese de Portalegre-Castelo Branco é assinalado também com a exposição "Um novo bispado – 475 anos", inaugurada na catedral de Portalegre no dia 21 de agosto, que se desenvolve em cinco núcleos: "Um novo bispado", “O Governo – Os Bispos”, “O Governo – O Cabido”,  "A Catedral” e “O Culto".


Uma exposição imperdível que permite mergulhar na história de 475 anos do itinerário de fé nesta região do país, apresentando logo no início a imagem de Nossa Senhora do Castelo.


A escultura do século XIV era venerada na Igreja do Castelo que acolheu a primeira catedral da diocese, fundada em 1549.


Dividida em cinco núcleos, a mostra remete para as origens do bispado, apresentando os bispos que asseguraram o seu governo pastoral, a importância do cabido na valorização da catedral e a valorização patrimonial desse lugar de culto.


O padre Francisco Valente, responsável pelo Secretariado dos Bens Culturais da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, destacou o valor artístico e patrimonial em exibição, mas lembra que esta é uma oportunidade para conhecer a sensibilidade religiosa nesta região do país na segunda metade do século XVI.


A realidade pastoral na Diocese de Portalegre Castelo Branco e as comemorações dos 475 anos da sua fundação testemunhados nesta exposição evocativa, foram tema para o programa ‘70X7’, que a RTP2 exibiu e que pode rever neste Link:


https://youtu.be/4Fv9jmTCq8g?si=R-I-8S0WGx2aWRKC

 

*******

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco tem atualmente 161 paróquias, distribuídas por cinco regiões (arciprestado de Abrantes 33 paróquias, de Castelo Branco 44, Ponte de Sor 27, Portalegre 22 e Sertã 35), 62 padres, 13 diáconos permanentes e centenas de ministros extraordinários da Comunhão, da Celebração Dominical e das Exéquias), e de Catequistas; o trabalho na região é também desenvolvido por religiosas de 13 institutos de Vida Consagrada e três institutos seculares, por associações, movimentos de leigos e por 39 misericórdias.


Fotos/ Emílio Moitas



















 

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Alentejo - STAL e Junta de Freguesia de Esperança assinam acordo ACEP


 

Após um processo de negociações entre o Executivo da Junta de Freguesia de Esperança, no concelho de Arronches, e representantes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, STAL, realizou-se na passada segunda feira, dia 04 de novembro, ao final da tarde a assinatura do Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP).


Um acordo alcançado que permite uma melhoria das condições de trabalho dos funcionários da Junta de freguesia de Esperança.

 

O ACEP, agora assinado com a Junta de Freguesia de Esperança, junta-se a centenas de acordos já assinados a nível nacional, tendo em vista a “salvaguarda dos direitos dos trabalhadores e uma maior conciliação da vida pessoal e familiar com a vida profissional.”


domingo, 3 de novembro de 2024

Alentejo – Acidente na EN 371, entre Arronches e Campo Maior fez cinco feridos


Um acidente ocorrido ao anoitecer deste domingo, dia 3 de novembro, na Estrada Nacional (EN 371), entre Arronches e Campo Maior, junto á localidade de Degolados, e que envolveu um camião e duas viaturas ligeiras de passageiros, provocou cinco feridos, entre os quais 3 adultos e dois menores.


Fonte do Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, informou que o alerta para o acidente foi recebido às 18h23.


A mesma fonte adiantou que um dos feridos foi transportado para o Hospital de Elvas, os restantes para o Hospital de Portalegre.


Nas operações de socorro estiveram envolvidos quinze operacionais, Bombeiros Voluntários de Campo Maior, GNR, INEM, auxiliados por seis viaturas.