segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre analisaram a cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede

Depois do Conselho de Ministros ter aprovado a transferência de competências na cogestão de áreas protegidas para os municípios, que passam a integrar conselhos em que participam universidades, organizações não-governamentais e órgãos públicos.

As Câmaras Municipais de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre discutiram na passada sexta-feira, dia 17 de janeiro, a cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede.

A reunião teve lugar na Quinta dos Olhos de Água, no concelho de Marvão, onde os Presidentes das Câmaras Municipais que integram o Parque Natural da Serra de São Mamede discutiram com a Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, Olga Martins, o modelo de cogestão a adotar de acordo com a legislação (decreto-lei n.º 116/2019 de 21 de Agosto) que recentemente entrou em vigor, sobre o modelo de gestão para as áreas protegidas da Rede Nacional de Áreas Protegidas.

Nesta reunião em cima da mesa estiveram assuntos como criar dinâmicas partilhadas, estabelecer procedimentos concertados, gerar relações de maior proximidade com os cidadãos, definição da implementação das “Portas do Parque”, foram os principais assuntos debatidos.

O Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) é uma área protegida portuguesa, situada na Serra de São Mamede, na região fronteiriça do nordeste Alentejano.

Ocupa uma área aproximada de 56000ha, distribuídos por quatro concelhos do distrito de Portalegre, Castelo de Vide, Marvão e Arronches, criada em 14 de abril de 1989.
Fotos/Emílio Moitas




Sem comentários:

Enviar um comentário