segunda-feira, 24 de junho de 2013

Arronches – Celebra São João e Feriado Municipal

Hoje dia de São João comemora-se o feriado Municipal de Arronches, com a autarquia a aproveitar as festividades de São João para organizar diversos eventos com destaque para a homenagem ao Ex-Presidente de Câmara Miguel Lagarto, que teve lugar na tarde de domingo na Piscina Municipal, num ato que contou com a presença autarcas e familiares do homenageado, com a Piscina Municipal de Arronches a partir de agora a passar a designar-se “Miguel Lagarto”.

Ainda na tarde de domingo foi oficialmente inaugurada a sede do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, numa cerimónia celebrada pelas 18h00, nas agora novas instalações do Grupo de Forcados no antigo Campo de Futebol do Rossio, à qual se associaram autarcas e amigos da Festa Brava, ainda no decorrer do evento foi assinado um protocolo de cedência de instalações entre a Câmara Municipal e O Grupo de Forcados.

Já a noite de São João foi animada com o Baile com a «Banda  T», seguida de Sardinhada regada com vinho da região e acompanhada com a tradicional e Açorda Alentejana que foi servida no bonito cenário do Jardim do Fosso, numa agradável noite de verão onde a lua cheia marcou presença e acompanhou os foliões até ao nascer do dia.

Esperança - Arraial de São João

A freguesia de Esperança, celebrou também o Arraial de S. João na passada noite de domingo. O largo foi enfeitado a rigor  por um grupo de senhoras e funcionários municipais, onde não faltou um bonito mastro no centro do largo.

A noite foi animada com o bailarico com o som do acordeão a convidar à dança e à sardinha assada na brasa acompanhada com um bom tinto a marcar presença.

Com pontualidade britânica à 01h00 madrugada queimou-se o mastro e saltou-se a fogueira e a festa ao que nos informaram continuou  bem animada até bem entrada a madrugada.

Passamos por lá, fizemos umas fotos, fomos mal recebidos, (Para que não existam dúvidas nada a atribuir à organização que esteve à altura do evento, ao que julgamos saber nem  teve    conhecimento), mas como nos foi dado observar não fomos caso único, e porque educação e excesso de vinho não combinam  ou  ainda por uma andorinha não fazer a primavera, "continuamos a acreditar ou melhor a ter a certeza que a Esperança é terra de gente boa, salvo raras e pontuais excepções…"

Em Arronches em dia de feriado Municipal (24 de junho), o dia começou logo pelas 09h30 com o  Içar da Bandeira nos Paços do Concelho com a Banda da Sociedade Recreativa Alegretense e autoridades a percorrerem diversas artérias do Centro histórico e Bairro de Santo António.

Pelas 11h00, o padre Fernando Farinha celebrou uma Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção por intenção de todos os Arronches, á qual assistiram autarcas e população em geral.

O programa tem continuidade durante a tarde com:

17h00 -Inauguração do Museu Rural de Mosteiros
19h00 -Largada de Toiros -Rossio
22h00 -Baile abrilhantado pelo organista «Nuno José» - Jardim do Fosso.



















4 comentários:

  1. Lamentável,faço minhas as suas palavras em relação ao comportamento de certos indivíduos julgo que neste caso concreto o problema era o temor que os espanhóis e outras pessoas de fora lhe comessem as sardinhas ou lhe bebessem o vinho.
    T. Conceição

    ResponderEliminar
  2. É por essas e por outras que deixei de frequentar essas festas dadas as excessos etílicos que acabam muitas vezes com ofensas e ameaças a integridade física.
    Porque não estabelecer um valor simbólico para as sardinhas e vinho, revertendo anualmente esse valor para uma instituição de solidariedade social do concelho.
    Caro Moitas até lá faça como eu não ponha lá os pés, não perca tempo com quem não merece já que "Lavar a cabeça a burros é perder tempo e sabão."
    Madeira

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a ideia de praticar um preço simbólico e o dinheiro a reverter para obras benéficas, certamente acabava com algumas cenas tristes praticadas por gente sem educação!

    ResponderEliminar
  4. Tristeza pelos vistos o S. João das freguesias foi animado nos Mosteiros a mulherada andou a estalada e na Esperança com receio que lhe comessem as sardinhas tratavam mal os visitantes, enfim.

    ResponderEliminar