sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Encontrado espaço para instalação do futuro Museu Rural

Recentemente o Jornal Notícias de Arronches na sua edição nº 72 de Janeiro de 2009, avançava que a “Câmara Adquire Lagar de Azeite para Possível Instalação do Museu Rural”.
Ainda citando o Notícias de Arronches “Esta aquisição já conta com um largo historial que se iniciou em 2006 quando a CTPCA, propôs ao executivo a compra do referido lagar pelo valor de 130 mil euros”, depois de anos de impasse nas negociações foram retomadas e o valor acordado foi de 95 mil euros, incluindo o lagar e o olival adjacente.
“A proposta foi votada por unanimidade, ressalvando a vereadora do PSD, Fermelinda Carvalho que o seu voto ia no sentido da aquisição ser para instalar mesmo o Museu, porque se era para ser um edifício para se degradar, então que se degradasse na mão do proprietário”.
No decorrer das últimas décadas Arronches foi perdendo o seu património industrial incluídos velhos lagares, moinhos, fabricas de telhas e ladrilhos, olarias e inúmeras máquinas agrícolas como debulhadoras ou trilhos, dos mesmos restam memórias e alguma que outra peça que hoje poderá prolongar no tempo a memoria do nosso passado rural neste futuro Museu arronchense do lagar do Porto de Manes.
Foto: Junta de bois algures nos campos de Arronches - 1940

Sem comentários:

Enviar um comentário