Quarenta dias depois da celebração do Natal, nascimento de Jesus, 2 de fevereiro, a Igreja celebra a Sua apresentação no Templo, cumprindo as prescrições da Lei de Moisés.
De acordo com a descrição de Lucas, Maria e José levaram Jesus ao Templo de Jerusalém quarenta dias depois do seu nascimento. A intenção seria a de completar o ritual de purificação de Maria após o parto e realizar a “redenção do primogénito”, uso comum dos judeus.
Neste episódio bíblico, é relevante a referência a Simeão, que tinha recebido de Deus a promessa de que “não morreria antes de ver o Cristo do Senhor”.
Esta é uma das mais antigas festas da Igreja. Em Portugal festeja-se também neste dia Nossa Senhora da Luz ou Nossa Senhora das Candeias.
Na nossa paróquia, e como é hábito nos últimos anos, teve lugar a celebração em honra de Nossa Senhora da Luz, hoje dia 2 de fevereiro, segunda-feira, na igreja do Convento, com a bênção das velas, pelas 17h30, seguida da santa missa celebrada pelos párocos Fernando Farinha e Rui Lourenço, no decorrer da mesma foram apresentadas e abençoadas todas as crianças presentes, num momento marcado pela fé e pela tradição que nos caracteriza.
De referir que no ano de 2025, nasceram no concelho de Arronches 21 crianças.
No final da missa é habitual sair a procissão em honra de Nossa Senhora da Luz pelo centro histórico de Arronches, o que aconteceu neste 2 de fevereiro de 2026, tal não foi possível devido ás condições atmosféricas adversas que se faziam sentir com chuva e vento.
A Paróquia de Arronches, contou com a colaboração da Câmara Municipal de Arronches e GNR.
Clip / Vídeo / (Ver no Facebook) Fotos / Emílio Moitas
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário