Em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, num lugar mágico, cercado por paisagens de cortar a respiração, a Escola Básica de Alegrete e a Associação Amigos da Senhora da Lapa, realizaram o 1º Encontro Educativo da Lapa, em Besteiros, na freguesia de Alegrete.
Um evento que teve lugar na tarde do passado sábado dia 27 de setembro, integrado nas festas de Nossa Senhora da Lapa, e contou com a participação e conhecimento dos Professores, Jorge Oliveira e Abílio Amiguinho, que destacaram um património único e mágico que é a zona da Lapa, com destaque para a "Gruta da Senhora da Lapa no contexto da arte rupestre da Serra de S. Mamede e Educação e Paisagem", e a rica flora autóctone da serra da "Lamparona" e vales da ribeira do Palmeiro e Abrilongo.
Ao final da tarde numa visita guiada acompanhada pelos professores Jorge Oliveira, Abílio Amiguinho e Francisco Pacheco, os participantes deste 1.º Encontro Educativo da Lapa, partiram á descoberta da Ermida da Lapa e do Povoado da idade do Ferro no sítio da serra da "Lamparona".
No final do Encontro o pintor arronchense, Joaquim Dias, fez a entrega de uma das suas aguarelas alusivas a esta singular ermida raiana, á Associação Amigos da Senhora da Lapa, na pessoa da sua presidente Natália Ricardo.
Em suma uma tarde repleta de aprendizagem e conhecimentos transmitidos por ilustres oradores, que destacaram um património único na freguesia de Alegrete, que importa preservar e valorizar.
Veja programa do encontro e fotos em anexo.
Emílio Moitas
.jpeg)
Sem comentários:
Enviar um comentário