sábado, 28 de setembro de 2024

La Codosera – Mitos, superstições e crenças na Raia de Portugal numa brilhante conferência de 𝐴𝑙𝑜𝑛𝑠𝑜 𝑅𝑢𝑏𝑖𝑜 𝑀𝑢𝑛̃𝑜𝑧


O investigador Luis Alonso Rubio Muñoz, natural de La Codosera, perante uma sala cheia ofereceu uma brilhante conferência colóquio sobre as origens dos ritos e cultos antigos na Raia de Portugal, conferência onde se refletiu sobre um património cultural único de valor incalculável que dependendo em parte da transmissão oral, corre o risco eminente de vir a desaparecer deste espaço geográfico  denominado de “La Raya/A Raia” que soube  conservar até aos nossos dias, uma peculiar variedade de tradições que remontam á sua  origem, em épocas proto-históricas.


Uma conferência, que aconteceu na Casa da Cultura de La Codosera, ao início da noite da passada sexta-feira, dia 27 de setembro, onde estiveram em destaque entre outras as tradições e descobertas arqueológicas na zona da Tojera, assim como ermida de Nossa Senhora da Lapa, ou laje votiva em língua lusitana proveniente do Monte do Coelho em Arronches, hoje classificada de «tesouro nacional».


Luis Alonso Rubio, é licenciado em História Antiga pela Universidad de Extremadura e foi diretor das escavações arqueológicas da Villa Romana de Pesquero, em Pueblonuevo del Guadiana; na Necrópolis hispano-romana de las Tomas, em Badajoz e na Necrópolis hispano-visigoda de La Picuriña, também em Badajoz, entre outras.


Colaborou ainda nas escavações da Alcazaba de Badajoz, Castelo de Gormaz (Soria), Sítio arqueológico Calcolítico de Cerro de San Bartolomé (Almonte) e Cueva de La Charneca (Oliva de Mérida).

 

Também é autor de vários trabalhos científicos sobre Arqueologia, História Antiga e Etnografia, proferindo inúmeras palestras sobre estas disciplinas. Recentemente aposentado,o seu ultimo destino foi como professor de Historia, no I.E.S. 'San Fernando' de Badajoz. Desempenhando ainda além do seu labor profissional no I.E.S. Puente Ajuda de Olivenza, durante dez cursos académicos.


Fotos / Emílio Moitas 

Ver clip / Vídeo no Facebook












 

Sem comentários:

Enviar um comentário