sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Alentejo - Presépio Bíblico inaugurado este domingo no CIL em Esperança



A Associação Cultural e Desportiva "OS AMIGOS DA ESPERANÇA", no concelho de Arronches, apresenta pela primeira vez na freguesia de Esperança, o Presépio Bíblico realizado por Jorge Fonseca.

A inauguração tem lugar este domingo, dia 2 de novembro, pelas 15h00, no CIL - Centro Interpretativo de Identidade Local de Esperança. O Presépio pode ser visto de 02 de novembro a 02 de fevereiro de 2026.

Organização: Associação Cultural e Desportiva "Os Amigos De Esperança".

Nas suas próprias palavras, o autor refere a sua forte ligação à Esperança e à arte do Belenismo:

Chamo-me Jorge Fonseca. Vivo em Lisboa, mas na Freguesia de Esperança sou conhecido por muitos como o neto do Jorge do Firmino ou o neto do Ti António Carranca. 

A Esperança, para mim, sempre foi e será a minha terra de coração. Embora não tenha nascido cá, sempre me senti verdadeiramente daqui, pois foi onde passei muitos dias e meses da minha infância e adolescência e onde criei amigos para a vida.
​Este trabalho nasceu há cerca de seis anos, quase como uma brincadeira.

O meu gosto pelo modelismo facilitou a transição para o Belenismo, e hoje é um hobby que adoro e que me obriga a uma investigação constante.

O meu objetivo é recriar, com a maior fidelidade possível, a vida e o quotidiano daquela época. É por isso que, durante o ano, estou sempre a desenvolver novas cenografias.

​Espero sinceramente que apreciem o trabalho. Estou ansioso por recolher a opinião dos meus críticos de eleição: as crianças!

​para mais informação ver programa em anexo.



 

Alentejo – Celebração de "Dia de Fiéis Finados" com missa e oração nos cemitérios municipais da Paróquia de Arronches




O Dia dos Fiéis Finados (domingo), 2 de novembro) é celebrado no concelho de Arronches pela Paróquia com a habitual romagem e oração às campas nos cemitérios municipais de: Assunção, Esperança e Mosteiros

Pelos Finados ou Fiéis Defuntos, Arronches também não é exceção com centenas pessoas a visitarem os cemitérios municipais e a prestarem homenagem a familiares e amigos, numa data que a Igreja Católica dedica aos mortos e suas almas, em cada dia 2 de novembro de cada ano.

Deixamos aqui os horários das Missas e Orações de Finados nos três cemitérios do concelho.

Assunção/Arronches/ 11h30 - Oração no cemitério - Seguida de missa na igreja matriz pelas 12h00.

Esperança – Missa na igreja  ás 12h00 – seguida de oração no cemitério.

Mosteiros - 16h30 – Oração no cemitério – Seguida de missa na igreja de Nossa Senhora da Graça. 

De referir que os cemitérios do município como habitualmente vão estar abertos no dia de Fiéis Defuntos nos seus horários habituais.


 

domingo, 26 de outubro de 2025

Noite das Sopas para saborear no Celeiro em Arronches


A "Noite das Sopas", promovida pela Associação Freestyle Iceshow de Arronches, vai acontecer “O Celeiro”, no próximo dia 1 de novembro (sábado).


Um evento que conta com animação musical de "Marco Morgado",  e onde se poderá degustar cinco sopas:  sopa de tomate, de cação, de feijão com batata e de repolho e canja são as variedades que vão estar ao dispor.


A Noite das Sopas tem início marcado para as 19h00, e além das sopas, haverá também disponíveis "pão com chouriço e bifanas, para quem desejar, e sobremesas variadas".  


O valor de entrada no evento, que dá direito a provar todas as sopas disponíveis, com oferta de uma taça e de um copo reutilizável, tem um custo de seis euros. A pulseira, já à venda, “dá acesso mais rápido ao recinto”.


O lucro angariado com o evento reverte, uma vez mais, para as atividades da associação, que se dedica à patinagem freestyle em Arronches.


Para mais informação ver programa em anexo.

 

Caminhada “PARE o AVC” da SPAVC em Arronches



Na manhã deste domingo, dia 26 de outubro, os Bombeiros de Arronches, em parceria com a Junta de Freguesia de Assunção, promoveram em Arronches a caminhada “PARE o AVC”, integrada na iniciativa nacional da Sociedade Portuguesa do AVC para assinalar o Dia Nacional do AVC.


A atividade contou com a participação de cerca de 30 pessoas e teve como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância de adotar hábitos de vida saudáveis na prevenção do AVC, bem como reconhecer rapidamente os seus sinais de alerta, porque tempo é cérebro!








quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Arronches - Tomada de Posse do novo Executivo Municipal - Mandato 2025 - 2029




Os Órgãos Municipais eleitos em Arronches para o mandato 2025-2029 tomaram hoje, dia 23 de outubro posse, numa cerimónia que decorreu pelas 21h00 no auditório do Centro Cultural de Arronches.


O novo Executivo Municipal, liderado por João Crespo, é composto pelo Vice-Presidente, Paulo Furtado, pela vereadora Maria João Fernandes, da Coligação PPD-PSD CDS-PP.


Foram ainda eleitos dois vereadores pelo PS, Carlos Flores e Iola Feiteira.


No ato solene também tomaram posse os membros da Assembleia Municipal de Arronches, liderado pelo Dr. José Bigares e com a seguinte representação: 12 do PSD - CDS-PP e 6 do PS.


O Presidente da Câmara Municipal empossado, João Crespo , assegurou no seu discurso que “neste mandato, que hoje começa, estarei ao serviço de todos fazendo de Arronches um concelho melhor".


Clip/Vídeo / Fotos (Ver no Facebook)

Fotos / Emílio Moitas





 

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Arronches - Instalação da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal





O auditório do Centro Cultural de Arronches acolhe, na próxima quinta-feira, 23 de outubro, pelas 21h00, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos eleitos no passado dia 12 de outubro.

João Crespo, reeleito para mais um mandato de quatro anos, toma posse como presidente da Câmara Municipal de Arronches.

No decorrer  da sessão irão também tomar posse, os membros eleitos para a Assembleia Municipal

A Instalação das Assembleias de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, tem lugar na próxima sexta-feira, dia 24 de outubro, na sede das respetivas freguesias. 

Para mais informação ver editais em anexo.  







 

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

La Codosera - Vive hoje um "Dia Triste" com a morte de uma mulher atropelada em briga familiar




Uma mulher de 46 anos foi atropelada mortalmente na passada noite na vizinha localidade de La Codosera, na Extremadura espanhola.

O atropelamento aconteceu na rua "Enrique Tierno Galván" cerca das 23h00, (hora portuguesa), na sequência de supostos tumultos que envolviam duas famílias, com a mulher a ser atropelada por um carro conduzido por um homem de 43 anos, seu familiar. 

 A vitima foi socorrida no local por um amplio dispositivo de operacionais médicos que tentaram salvar-lhe a vida, mas tal não foi possível dado os ferimentos que apresentava sem incompatíveis com a vida.     


Pouco depois homem foi detido pela Guardia Civil, após de ter abandonado o local e se ter entregue ás autoridades, para já a Guardia Civil investiga as causas que estiveram na origem deste infeliz incidente. 

Já de madrugada cerca das 02h00, o Furgão  judicial do Instituto de Medicina Legal de
Badajoz
, chegou ao local, com  a autoridade judicial a proceder ao levantamento do cadáver, para o Instituo de Medicina Legal de Badajoz.  




 

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Alentejo - SEPNA / GNR recupera Sisão ferido numa asa



O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial da GNR  de   Aljustrel,  no dia  6 de outubro de 2025, recuperou um Sisão (Tetrax tetrax) com ferimentos na asa esquerda, na Herdade das Marrocas (Monte Fialho)  em Ferreira do Alentejo.

A ave foi encontrada por um popular e entregue no Instituto da Conservação da Natureza  e Florestas de Beja, para posterior encaminhamento  para o Parque Natural do Vale do Guadiana  em Mértola, para recuperação.

Trata-se de uma espécie, cujo estado de conservação em Portugal  é vulnerável.

O serviço de atendimento telefónico SOS ambiente e território – 808 200 520 é um número de telefone disponível 24 horas por dia durante todo o ano, através do qual poderá expor situações que possam violar a legislação ambiental e os instrumentos de ordenamento do território.


 

Alentejo - Procura-se dois vasos desaparecidos da porta do Convento em Arronches



Procura-se dois vasos de consideráveis dimensões desaparecidos misteriosamente na passada noite, de 7 de outubro, da porta do Convento de Nossa Senhora da Luz em Arronches.

Um pouco por todo o país temos assistido nos últimos tempos a atos de vandalismo que nos deixaram perplexos, não apenas pela destruição e roubo de bens públicos do património municipal, um ato sempre reprovável, mas pelo absurdo desde mesmo vandalismo que revela  ignorância, maldade e total ausência de cidadania.

Nesta ocasião a coberto da noite desapareceram para parte inserta os dois vasos que embelezavam a entrada do Convento de Nossa Senhora da Luz em Arronches.

Fotos / Arquivo /  Emílio Moitas



 

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Alentejo - Hoje celebramos o Dia Nacional dos Castelos lembrando o que resta da Fortaleza de Arronches




O Dia Nacional dos Castelos celebra-se hoje, dia 7 de outubro, uma data comemorada oficialmente desde outubro de 1984.

A data tem por objetivo chamar a atenção e ao mesmo tempo dinamizar todos os castelos do país, sendo edifícios históricos e emblemáticos para muitas localidades.

Do outrora imponente castelo de Arronches, que conhecemos pelo manuscrito quinhentista da autoria de Duarte de Armas, executado em 1509-1510, por iniciativa de D. Manuel I de Portugal, chegou até nós um torreão emparedado por edifícios, e que durante décadas albergou  no seu interior a Secção de Pesos e Medidas e mais tarde o Posto de Turismo.

Apesar de não ser o principal monumento da vila de Arronches, está classificado como Imóvel de Interesse Público, sendo muitos os visitantes que que pretendem aceder ao topo do torreão, o que atualmente não é possível por motivos de segurança.

Portugal e possui centenas de castelos e fortes, de grande valor monumental e histórico, alguns localizados a escassos quilómetros de Arronches, como o Castelo de Marvão ou Elvas. 

Os castelos são testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência, a vários níveis, no nosso país.

Arronches foi primeiramente conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques, em 1166, e novamente perdida, para ser recuperada no reinado de D. Sancho II, em 1235. No entanto, só em 1242, com a intervenção militar do cavaleiro D. Paio Peres Correia, Grão-Mestre da Ordem de Santiago, foi definitivamente integrada no território nacional.

O primeiro foral da vila foi outorgado em 1255, por D. Afonso III, e confirmado pelo mesmo monarca em 1272.

O castelo, naturalmente muito importante numa zona fronteiriça, já existia em 1310, uma vez que nesse ano sofreu obras de restauro ordenadas por D. Dinis. As mais antigas construções do conjunto datam justamente da intervenção dionisina, constando de uma maciça torre quadrangular, uma vez que os restantes troços de muralha pertencem a uma reconstrução e adaptação do século XVII.

A muralha envolve todo o núcleo medieval de Arronches, tendo sido parcialmente absorvida pelo crescimento da vila.

A torre quatrocentista, ou Torre da Cadeia, por assim ter servido, é uma construção de planta quadrangular, com cunhais de granito, e sem ameias, hoje adossada a dois edifícios.

A reforma seiscentista da praça determinou a sua adaptação a uma fortaleza abaluartada de tipo moderno, do qual restam apenas alguns panos de muralha, em talude, com guaritas de planta hexagonal e cobertura piramidal nos ângulos. 

Classificados como Imóvel de Interesse Público por Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-19, os restos das fortificações de Arronches atualmente reclamam um extenso plano de recuperação e de valorização por parte dos poderes públicos.

Fotos/ Emílio Moitas / Aguarela: Eugénio Silva / Desenho: Duarte de Armas




 

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Alentejo - Al Mossassa 2025 celebra as suas raízes árabes este fim-de-semana em Marvão




A vila de Marvão, no distrito de Portalegre, celebra este fim de semana de 3 a 5 de outubro, as suas raízes árabes.


Durante estes três dias, a vila dá espaço à imaginação e leva-nos a recuar até ao séc. IX, data da sua fundação por Ibn Marwan


Conheça o programa de animação 2025, que para além dos dois palcos, haverá muita animação itinerante, ao longo de todo o fim de semana, pela parte alta da vila de Marvão. 

Fotos / Emílio Moitas 






 

VIII Feria Rayana La Codosera este fim-de-semana com previsão de bom tempo





La Codosera celebra este fim-de-semana, de 3 a 5 de outubro, a "VIII Feria Rayana", que tem por objetivo valorizar o potencial económico de esta zona raiana hispano/lusa, e conta  com a presença do tecido empresarial e Associativismo  local, assim como Municipio de Arronches e Junta de Freguesia de Esperança.

********
Descubre la programación completa de la VIII Feria Rayana de La Codosera, que tendrá lugar los días 3, 4 y 5 de octubre. 
Disfruta de un sinfín de actividades:

 Rutas senderistas, de ciclismo y Trail, exquisita artesanía, catas de vinos fronterizos, lo mejor de la gastronomía Hispano-Lusa, y mucho más.

Déjate seducir por los sabores de la Raya: Vinos, embutidos, quesos, dulces y una variada oferta de productos artesanos de ambos lados de la frontera.

Y para alegrar el alma, la música folclórica será protagonista: 8 grupos de España y Portugal llenarán de ritmo y tradición la feria.

 Esta nueva edición 2025 de la Feria llega con novedades pensadas para que disfrutes al máximo de cada momento! Ven y celebra con nosotros esta bonita unión de culturas.
Con/ Emílio Moitas 





 

domingo, 28 de setembro de 2025

Alentejo - 1.º Encontro Educativo da Lapa em Besteiros valorizou Património Histórico e Natural da Serra de S. Mamede



Em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, num lugar mágico, cercado por paisagens de cortar a respiração, a Escola Básica de Alegrete e a Associação Amigos da Senhora da Lapa, realizaram o 1º Encontro Educativo da Lapa, em Besteiros, na freguesia de Alegrete

Um evento que teve lugar na tarde do passado sábado dia 27 de setembro, integrado nas festas de Nossa Senhora da Lapa, e contou com a participação e conhecimento dos  Professores, Jorge Oliveira e Abílio Amiguinho, que destacaram um  património único e mágico que é a zona da Lapa, com destaque para a "Gruta da Senhora da Lapa no contexto da arte rupestre da Serra de S. Mamede e Educação e Paisagem", e  a rica flora autóctone da serra da "Lamparona" e vales da ribeira do Palmeiro e Abrilongo.

Ao final da tarde numa visita guiada acompanhada pelos professores Jorge Oliveira, Abílio Amiguinho e Francisco Pacheco, os participantes deste 1.º Encontro Educativo da Lapa, partiram á descoberta da Ermida da Lapa e do  Povoado da idade do Ferro no sítio da serra da "Lamparona". 

No final do Encontro o pintor arronchense, Joaquim Dias, fez a entrega de uma das suas aguarelas alusivas a esta singular ermida raiana, á Associação  Amigos da Senhora da Lapa, na pessoa da sua presidente Natália Ricardo. 

Em suma uma tarde repleta de aprendizagem e conhecimentos transmitidos por ilustres oradores, que destacaram um património único na freguesia de Alegrete, que importa preservar e valorizar.

Veja programa do encontro e fotos em anexo.

Emílio Moitas