sábado, 28 de setembro de 2024

La Codosera – Mitos, superstições e crenças na Raia de Portugal numa brilhante conferência de 𝐴𝑙𝑜𝑛𝑠𝑜 𝑅𝑢𝑏𝑖𝑜 𝑀𝑢𝑛̃𝑜𝑧


O investigador Luis Alonso Rubio Muñoz, natural de La Codosera, perante uma sala cheia ofereceu uma brilhante conferência colóquio sobre as origens dos ritos e cultos antigos na Raia de Portugal, conferência onde se refletiu sobre um património cultural único de valor incalculável que dependendo em parte da transmissão oral, corre o risco eminente de vir a desaparecer deste espaço geográfico  denominado de “La Raya/A Raia” que soube  conservar até aos nossos dias, uma peculiar variedade de tradições que remontam á sua  origem, em épocas proto-históricas.


Uma conferência, que aconteceu na Casa da Cultura de La Codosera, ao início da noite da passada sexta-feira, dia 27 de setembro, onde estiveram em destaque entre outras as tradições e descobertas arqueológicas na zona da Tojera, assim como ermida de Nossa Senhora da Lapa, ou laje votiva em língua lusitana proveniente do Monte do Coelho em Arronches, hoje classificada de «tesouro nacional».


Luis Alonso Rubio, é licenciado em História Antiga pela Universidad de Extremadura e foi diretor das escavações arqueológicas da Villa Romana de Pesquero, em Pueblonuevo del Guadiana; na Necrópolis hispano-romana de las Tomas, em Badajoz e na Necrópolis hispano-visigoda de La Picuriña, também em Badajoz, entre outras.


Colaborou ainda nas escavações da Alcazaba de Badajoz, Castelo de Gormaz (Soria), Sítio arqueológico Calcolítico de Cerro de San Bartolomé (Almonte) e Cueva de La Charneca (Oliva de Mérida).

 

Também é autor de vários trabalhos científicos sobre Arqueologia, História Antiga e Etnografia, proferindo inúmeras palestras sobre estas disciplinas. Recentemente aposentado,o seu ultimo destino foi como professor de Historia, no I.E.S. 'San Fernando' de Badajoz. Desempenhando ainda além do seu labor profissional no I.E.S. Puente Ajuda de Olivenza, durante dez cursos académicos.


Fotos / Emílio Moitas 

Ver clip / Vídeo no Facebook












 

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Portalegre – Acolhe encontro de Poesia no Hotel José Régio


É já este sábado dia 28 de setembro, que Portalegre vai acolher mais um “Encontro de Poesia, a ter lugar no Hotel José Régio, a partir das 16h00.  


Um encontro, onde a poesia, canto, música e alegria, de convívio vão marcar a tarde entre todos os participantes.


Para mais informação ver programa em anexo. 


 

Arronches - Greve de pessoal não docente no Agrupamento de Escolas devolveu alunos a casa



 

O Agrupamento EB 2,3 Nossa Senhora da Luz, em Arronches, encontra-se hoje com alguns problemas de funcionamento devido a uma greve do pessoal não docente, o que motivou o encerramento do serviço de refeitório e afetou outros serviços.

 

A paralisação foi convocada pelo Sindicato Independente dos Trabalhadores de Organismos Públicos e Apoio Social e tem como objetivo a reivindicação de melhores condições de trabalho e salários mais justos, assim como a redução da idade de reforma.

 

O protesto hoje em curso abrange as escolas de todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao Superior, e será repetido todas as sextas-feiras.


Nas escolas, um dos principais problemas a marcar o arranque do ano letivo é a falta de professores, que está a prejudicar milhares de alunos. Mas a situação é ainda mais complicada para as crianças que frequentam o primeiro ciclo.

 

Em alguns casos, a falta de um único professor pode colocar em causa todo o processo de aprendizagem, numa idade crucial.

 

 Em declarações á RTP, Cátia Domingues, coordenadora nacional do primeiro ciclo da Fenfrop, diz que é notória a falta de docentes no chamado ensino primário.

Foto / Arquivo 

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Alentejo - Festas em Honra do Senhor do Bonfim este fim-de-semana em Portalegre


A tradicional Festa em Honra do Senhor do Bonfim, realiza-se no próximo fim-de-semana em Portalegre, de 20 a 22 de setembro, numa organização da Confraria do Senhor do Bonfim.


A Igreja do Bonfim localiza-se na atual freguesia de Sé e São Lourenço, na cidade de Portalegre.

 

Para mais informação consultar programa em anexo

Fotos/ Emílio Moitas 




 

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Arronches - Academia Sénior iniciou novo ano letivo em força


O aumento do número de alunos, novos dinamizadores e diferentes disciplinas foram alguns dos destaques do primeiro dia de aulas de 2024/25.


O novo ano letivo da Academia Sénior de Arronches foi oficialmente inaugurado na tarde da passada segunda-feira, dia 16 de setembro, numa sessão realizada no Centro Cultural de Arronches, local onde irão decorrer a maioria das aulas e grande parte das atividades previstas nos próximos tempos.


Este foi, aliás, um dos aspetos focados pela coordenadora da Academia Sénior de Arronches e vereadora da Câmara Municipal, Maria João Fernandes, que acompanhada pela presidente do Município, João Crespo e vice-presidente Paulo Furtado, deram as boas-vindas aos alunos desejando um bom ano letivo a toda a turma.





 

Alentejo - Apresentação do livro "Conhecer Estremoz e a sua História"


A Biblioteca Municipal de Estremoz irá receber, no sábado, dia 21 de setembro, pelas 16h00, a apresentação do livro digital, em texto e áudio, "Conhecer Estremoz e a sua História - do Bronze ao Medievo", de António Manuel Braz.


A obra apresenta uma coletânea de artigos do jornal “Brados do Alentejo”, do autor e outras gentes, apresentando episódios e notícias, algumas delas inéditas, sobre a História do concelho de Estremoz, desde a Idade do Bronze até à Idade Medieval, coincidindo com a iminência da primeira possibilidade da perda da nossa Independência (1383-1385).


Esta iniciativa é uma organização do CIDADE - Cidadãos pela Defesa do Património de Estremoz, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.

 

Alentejo – Romaria em Honra de Nossa Senhora da Lapa de 20 a 22 de setembro em Besteiros


Ao contrário da Senhora do “Almortão” que um dia virou costas a "Castela" por não quer ser castelhana, a Senhora da Lapa não só não voltou as costas a ninguém, assim como continua todos os anos a juntar em harmonia e salutar convívio, as gentes raianas na sua romaria que tem lugar em Besteiros, na freguesia de Alegrete, de 20 a 22 de setembro, numa das zonas mais bonitas do Parque Natural da Serra de S. Mamede.

Um dos momentos grandes da romaria/festa de Nossa Senhora da Lapa, acontece com as cerimónias religiosas com destaque para a procissão em honra de Nossa Senhora da Lapa, que sai da sua ermida na fronteira hispano/lusa até Besteiros, acompanhada pela banda de música e gentes raianas, a partir das 15h00 da tarde de domingo dia 22 de setembro.

Outro dos atrativos da festa da Lapa, tem origem no famoso frango assado na brasa ali servido, acompanhado de batata frita e salada de tomate, com fama dos melhores e mais saborosos frangos da região.

Para mais informação consultar programa em anexo.
Fotos/ E. Moitas









 

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Alentejo – Roubam camioneta carregada de cortiça durante a noite nas Carreiras


Uma camioneta carregada de cortiça, foi roubada durante a passada noite de 13 de setembro, na localidade de Carreiras no concelho de Portalegre. segundo o proprietário a viatura estava carregada com cerca de 3.500 quilos de pranchas de cortiça de boa qualidade.


Em declarações à Rádio Portalegre, fonte da GNR, informou, que não foi detetado arrombamento, os motores do portão do armazém, onde se encontrava a carrinha, foram desaparafusados, o que leva a crer que havia um conhecimento prévio do local.


A viatura estava aberta, com as chaves no interior e continha, para além da cortiça, uma motosserra.


A carrinha furtada é uma Mitsubishi Canter, de cor branca, com a matrícula 24-00- PN.


De referir que a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou mais de 300 furtos de cortiça até 20 de agosto 2024, sobretudo no distrito de Santarém e Portalegre, e três pessoas foram detidas, de acordo com os dados divulgados pela Lusa.

Fonte / GNR / Rádio Portalegre

Foto / Emílio Moitas / Arquivo 

 

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Alentejo - Autarquia promove património e celebra 118 anos do castelo como Monumento Nacional no "Dia Internacional do Turismo"



A autarquia de Elvas celebra o 118º aniversário da classificação do Castelo de Elvas como Monumento Nacional, no dia 27 de setembro com o encerramento do projeto escolar concelhio da "Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia".


A celebração, que terá lugar às 10h30, no Castelo de Elvas, contará com a participação de alunos das escolas do concelho e população.

 

O evento marca também o "Dia Internacional do Turismo", que este ano é especialmente significativo, pois o Castelo de Elvas recebeu mais de 15 mil visitantes. A iniciativa visa destacar a importância do património histórico local e promover o turismo na região raiana.

 

Fonte da autarquia referiu que esta cerimónia promete ser um momento de festa e reflexão sobre a importância do Castelo de Elvas na história e cultura da região, celebrando tanto o seu valor histórico como o impacto positivo no turismo local.


De referir que o "Castelo de Elvas" foi dos primeiros monumentos portugueses a ser classificado como Monumento Nacional.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Alentejo – Portalegre acolhe a Feira das Cebolas de 12 a 15 de setembro


A secular Feira das Cebolas de Portalegre volta a acontecer nos dias 12, 13, 14 e 15 de setembro de 2024, prometendo trazer animação, cultura e gastronomia ao Parque de Feiras e Exposições de Portalegre.


Organizada pela NERPOR – AE e pela Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP), o evento contará com uma vasta programação que inclui concertos, atividades e diferentes exposições.


Para mais informação ver programa em anexo 

 


sexta-feira, 6 de setembro de 2024

lentejo – Barbacena em Festa em Honra de Nossa Senhora do Paço



As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora do Paço decorrem até segunda-feira em Barbacena, no concelho de Elvas.

Para mais informação ver programa em anexo

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Alentejo – XXXI Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo

 

Arronches acolhe este sábado dia 7 de setembro, a XXXI Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo (CAC), a ter lugar a partir das 10h00, no Jardim do Fosso.


Para mais informação consultar programa em anexo. 


segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Arronches – Mosteiros promoveu passeio cultural para residentes e nascidos na freguesia


A Junta de Freguesia de Mosteiros promoveu no passado 1 de setembro, um passeio à zona de Fátima, para residentes e nascidos nesta freguesia do concelho de Arronches.

 

Neste passeio participam 96 mosteirenses, que tiveram a oportunidade de desfrutar de um dia diferente com atividades, tais como uma visita ao Santuário de Fátima, Parque Temático da “Pia do Urso” e às Grutas de Mira de Aire, as maiores grutas de Portugal, localizadas em Porto de Mós.

 

A visita iniciou-se cerca das 10h30, com a chegada ao Santuário de Fátima, seguindo-se o passeio pelo Eco-Parque sensorial, um espaço aprazível composto por várias estações interativas, localizado na freguesia de São Mamede, Batalha.


Ao longo do percurso pedestre, pode-se observar diversas formações geológicas, as chamadas“pias”, onde se diz que antigamente os ursos tinham por hábito ir beber água.


Após o almoço num restaurante de referência na Batalha, a parte da tarde foi dedicada á vista ás famosas

 

Descobertas em 1947, a entrada destas grutas encontra-se a 300m de altitude, mas no seu interior a profundidade desce até aos 180m. A sua formação remonta a 150 milhões de anos atrás, ao Jurássico médio, quando os dinossauros povoavam esta região, deixando as suas pegadas no solo, que agora poderá ver.

 

As grutas estão iluminadas com efeitos de luzes coloridas que realçam a beleza das formas moldadas em estalagmites e estalactites. Ao longo do percurso, o guia chamará a atenção para as estranhas formas calcárias moldadas em milhões de anos, como a "Alforreca", o "Marciano" ou o magnífico "Órgão". O "Rio Negro" desce em cascata até ao "Grande Lago" onde acontece o feérico espetáculo de Som e Luz.


Em 2010, as Grutas de Mira de Aire foram eleitas uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

 

Uma iniciativa promovida pela Junta de freguesia de Mosteiros, que contou com a colaboração da Câmara Municipal na cedência de transportes, e que foi acompanhada por autarcas da Junta de Freguesia e Município de Arronches.

Fotos/ Emílio Moitas