terça-feira, 2 de julho de 2024

Alentejo - XII Festival Internacional de Cinema 'PERIFERIAS 2024' em Assunção e Esperança


 

Arronches acolhe a 12.º Edição do Festival Internacional de Cinema 'PERIFERIAS 2024', no próximo fim de semana, de  5  a 6 julho em Assunção e Esperança, com sessões de cinema e música ao vivo.

 

O festival teve a sua primeira edição em 2013 e é organizado anualmente, desde então, pela Associação Cultural Periferias em Portugal e Gato Pardo em Espanha.

 

O projeto nasceu de uma iniciativa cidadã, apoiada pelo município de Marvão desde o primeiro momento, e cresceu graças ao apoio de patrocinadores e colaboradores diversificados.

 

Entretanto, um novo passo foi dado com integração de Valência de Alcântara (Espanha) no mapa do Festival, graças ao interesse e envolvimento do Governo local, Filmoteca de Extremadura e Diputación de Cáceres.

 

É intenção dos organizadores do Festival contribuir para uma efetiva descentralização cultural.

 

Queremos tornar acessíveis bens e serviços tradicionalmente concentrados nas grandes cidades e que dificilmente chegam às populações rurais.

 

 

Dia 5 de julho 2024 (sexta-feira)

 

10H00 | Auditório do Centro Cultural de Arronches | 'O Cinema Somos Nós' - Sessão de Curtas Metragens de Animação

 

21H30 | Convento de Nossa Senhora da Luz | Sessão de Cinema para visualização do filme 'Quando a Terra Foge' de Frederico Lobo

 

22H00 | Convento de Nossa Senhora da Luz | Música ao Vivo com o grupo 'Silk Road Spirit'

 

Dia 6 de julho (sábado)

 

21H00 | Marco (Esperança) | Cinema ao Ar Livre com visualização do filme 'Um Outro País' de Sérgio Tréfaut

 

Consulte o programa completo:

https://tinyurl.com/5786a74j

 

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Arronches – Livro sobre Edmundo Curvelo foi apresentado no Convento Nossa Senhora da Luz


O livro bibliografia intelectual” do professor e escritor Edmundo Curvelo, foi apresentado na passada sexta-feira, dia 28 de junho, no Convento Nossa Senhora da Luz, em Arronches.


A apresentação da obra aconteceu pelas 18h00, a cargo de José António Alves, doutorado em Filosofia pela Universidade do Minho, com reconhecido trabalho de investigação nos campos da Filosofia da Mente e da História do Pensamento.


Uma iniciativa promovida com o apoio da Câmara Municipal de Arronches na edição do livro, e inserida na programação das comemorações de São João 2024.


Edmundo Carvalho Curvelo, foi um génio português, que nasceu a 18 de outubro de 1913 em Arronches, e faleceu em Lisboa, 13 de janeiro de 1954, foi um brilhante filósofo e lógico português.

Vídeo / Fotos / Emílio Moitas - Vídeo ver no Facebook