quarta-feira, 19 de junho de 2024

Arronches – Javali passeou-se esta manhã entre o Centro de Saúde e o Posto da GNR


Um javali de médio porte foi filmado a vaguear, ao início desta manhã de quarta feira, dia 19 de junho, em Arronches, no Bairro de Santo António, o animal vindo da zona do Centro de Saúde, passou frente ao Posto da GNR, para depois procurar refúgio nas margens do rio Caia, nas proximidades da antiga fonte de Elvas.


 Esta não é a primeira vez que estes animais são vistos em ajuntamentos humanos, embora tal se verifique durante a noite, o aumento desta população e a falta de alimento ou água nos seus habitats habituais faz com que estes animais saiam dos seus territórios e apareçam em núcleos urbanos.


Atualmente e vastas zonas do Alentejo e Beiras o Javali tomou o lugar que antes pertencia aos coelhos, às lebres e às perdizes.


Para já segundo as autoridades não há, um perigo de saúde pública, mas a espécie carrega doenças que podem passar a outros animais, isto para além do perigo que representam para os automobilistas durante a noite em muitas estradas.


Estamos perante um supere predador sem que dizima culturas agrícolas e tem-se deslocado do centro do país para sul onde se alterou o modelo agrícola que existia nas últimas décadas.


Para os ambientalistas da organização Quercus, a realidade que hoje se observa, está a provocar um “desequilíbrio ecológico, a que imputam as consequências no “desaparecimento dos predadores de topo no território nacional, como o lobo ibérico ou o lince, que quando estes existiam, o número de javalis mantinha-se equilibrado”.

Fotos João Costa + Emílio Moitas



 

Sem comentários:

Enviar um comentário