quinta-feira, 18 de abril de 2024

Alentejo – No "Dia Internacional dos Monumentos e Sítios" destacamos a epígrafe dedicada a Mercúrio encontrada em Arronches


 Epígrafe dedicada a Mercúrio encontrada no antigo Porto das “Carninhas” em Arronches


Pequena ara encontrada no decurso de trabalhos agrícolas no sítio arqueológico de Porto das Carninhas. Foi localizada numa pequena elevação onde se encontram materiais arqueológicos, antes da travessia do rio Caia, no local onde se presume ter existido uma antiga ponte romana, que pertenceria ao itinerário da via XIV.


Esta epígrafe dedicada a Mercúrio, tem a particularidade de ainda conservar as letras em chumbo.


Guarda-se atualmente em instalações do Município de Arronches no antigo Posto de Turismo do edifício da fortaleza.


Saiba mais em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/22245


Fonte:

Carneiro, André (2017) Epígrafe proveniente de Porto das Escarninhas (Arronches). Ficheiro Epigráfico 150, nº 606, Coimbra, IAFLUC.


"Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024"


Mais de 200 iniciativas vão assinalar, entre os dias 17 e 21, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - que se celebra a 18 de abril.


Entrada livre e horários alargados em mais de 100 monumentos e mais de 200 atividades um pouco por todo o país. Assim se celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de abril, e que este ano tem como mote as "Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza", numa referência ao documento aprovado em maio de 1964, no decorrer do II Congresso Internacional dos arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos, que se reuniu na cidade italiana, sobre a Conservação e o Restauro de Monumentos e Sítios.


O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.


Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de abril funcione como um marco comemorativo do Património Cultural Nacional, mas que celebre, igualmente, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do Património Cultural de todo o mundo.

Fotos/ Emílio Moitas





 

Sem comentários:

Enviar um comentário