domingo, 14 de janeiro de 2024

Alentejo – Comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas


A cidade de Elvas acolheu este domingo, dia 14 de janeiro, os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, um feito militar notável para a soberania nacional.

 

Das comemorações, organizadas pela Câmara Municipal de Elvas, têm início pelas 9h30, destacou-se o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, acompanhado pela Banda 14 de Janeiro, seguindo-se, a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e a cerimónia de Homenagem aos Mortos, no Sítio dos Murtais, nas proximidades da cidade.


Já no Convento de São Francisco, rendeu-se homenagem ao General André de Albuquerque Riba-Fria, com a deposição de flores no seu túmulo.


Um dos momentos altos das comemorações aconteceram cerca das 12h00, com as cerimónias militares e militarizadas, com alocuções por um oficial do Exército, pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, e pela ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Carreiras.


Seguiu-se depois, como habitualmente, o desfile das forças em Parada, pela Rua da Cadeia.


Ao final da tarde, pelas 18h00, aconteceu o “Te Deum de Ação de Graças”, na Sé Catedral.


O programa deste dia que homenageou e recordou os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, encerrou com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, que aconteceu á noite, no Cineteatro Municipal de Elvas.








 

Sem comentários:

Enviar um comentário