domingo, 29 de setembro de 2013

Arronches - Engª. Fermelinda Carvalho venceu câmara para o PSD

Apurados os votos no Concelho de Arronches, o PSD volta a ganhar novo mandato para a Câmara Municipal de Arronches ao vencer por 1154 votos contra 938 do PS.

O PSD venceu a Câmara com o Engª. Fermelinda Carvalho, Assembleia Municipal, Com Abílio Panasco e Junta de Freguesia de Assunção, com José Louro.

O Partido Socialista venceu a Junta de Freguesia de Mosteiros por 4 votos com José António Trindade e a Freguesia de Esperança com mais 81 votos, com Diamantino Ribeiro.

Ficam algumas imagens registadas numa noite de chuva em que o PSD fez a festa com uma imensa caravana automóvel e o PS reconquistou as Juntas de Freguesia de Mosteiros e Esperança.

Veja aqui todos os resultados das Autárquicas 2013 em Arronches:
http://www.cm-arronches.pt/pt/82-banner/155-autarquicas-2013-resultados









Portalegre – Ermida de S. Mamede já nem a cantaria de portas e janelas escapa aos ladrões

A antiga ermida de São Mamede, situada na freguesia do Reguengo no meio da Natureza, em plena Serra de S. Mamede, tem sido nos últimos tempos alvo de diversos atos de vandalismo e pilhagens, com a desmontagem das pedras da cantaria de portas e janelas do monumento a serem roubadas nos últimos dias.  

Outrora local aprazível na serra, ali se reuniam famílias, e se celebrava a festa em Honra de S. Mamede, a 17 de Agosto de cada ano, outras festividades, também ali surgiam, ou comer o chibo na segunda-feira de Páscoa.

Segundo as Memórias Paroquiais da freguesia de Reguengo, comarca de Portalegre
[ANTT, Memórias Paroquiais, Vol. 31, nº 53, pp. 303 a 306] - 1758, Maio, 23 

Na Provincia do Alentejo em hum Ameno vergel está situada a freguezia do Reguengo termo da cidade de Portalegre.
He de sua Magestade, não tem, nem Consta ter outro Senhorio.
Tem cento, e vinte e quatro vezinhos, e quatrocentas e quarenta, e hum [sic] pessoas de hum e outro secsso.

Está situada emtre huns outeyros, que ficão emtre as duas famozas serras chamadas de Portalegre, e são Mamede de cujas iminençias se avistão de toda a parte, a que pode chegar a vista.
He termo da cidade de Portalegre não tem povoassão alguma por que os seus freguezes viuem separados por cazais, e fazendas.

Está distante da cidade de Portalegre mais de meya legoa.
O seu orago he são Gregorio Magno tem tres altares o Altar mor em que se venera o Santo no Collateral da mão direyta Nossa senhora com o titulo dos Remédios com confraria, e outro de sancto Antonio.

O Parrocho he cura annual que o Excelentissimo Senhor Bispo aprezenta todos os annos tem de Congrua noventa alqueires de trigo, que lhe pagão os mesmosfreguezes por lançamento.

Tem huma Ermida filial de são Mamede está quasi no cume da serra para o nascente do qual Sancto tomou o nome a dita serra. Tem outra de Iesus, Maria, Iosé, na Quinta de André Zuzarte // [...] de campos cavalheiro da cidade de Portalegre. Na Ermida de são Mamede se fás a sua festa no dia dezassete de Agosto a que concorre muytas pessoas de varias parte com suas ofertas de que se ajuda a tal festa.

Esta freguezia he muito abundante de varias castas de frutos.

Feira Internacional Ganadera de Zafra de 3 a 9 de outubro de 2013

A Feira Internacional Ganadera de Zafra que anualmente atrai uma multitude de visitantes provenientes de todos os municípios Extremeños e localidades vizinha como a região Alentejana em Portugal, vai decorrer de 3 a 9 de outubro de 2013. 

O recinto da feira Agro-Industrial compreende os seguintes sectores:

Área Ganadeira
Área Maquinaria e Equipamentos Agro-Ganadeiros
Área Produtos Agro-alimentares
Área Produtos Zoos sanitários para a Ganadaria 
Área de Instituições
Área Festiva

O recinte da feira compreende uma superfície de 25 hectares e compreende áreas de: Instituições, Ganadaria, Exposições Agro-Industriais, Festiva e de Rodeio tradicional com zonas cobertas e de ar livre para instalação de stands e equipamentos de diversão. 

sábado, 28 de setembro de 2013

Arronches - Futebol Sénior já se disputa a época 2013/2014


O futebol sénior regressou esta tarde de sábado aos campos do distrito de Portalegre com o arranque do Torneio de abertura da época 2013/2014, que antecede o Campeonato da I Divisão Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Portalegre (AFP), que começa a 17 de novembro.

O Torneio de Abertura de Seniores vai ser disputado por 12 equipas, divididas em duas séries, implicando a realização de cinco jogos. As formações que vencerem a respetiva série vão disputar uma final agendada para o dia 03 de novembro.

Na jornada inaugural do torneio, que teve início pelas 15h00 numa tarde chuvosa em Arronches, os resultados das equipas arronchenses foram os seguintes:

Fronteirense 1 – Mosteirense 1
Sport Arronches Benfica 1 – Santo Amaro 2

Próxima jornada 2º: 
Mosteirense -Terrugem
Gavionenses - Sport Arronches e Benfica 
Fotos: Duarte Jesus 





sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Arronches – Campanha eleitoral para as autárquicas chega ao fim



Hoje em Arronches foi derradeiro dia de campanha para as autárquicas 2013, com as diferentes candidaturas preparam o "ataque" final aos votos que ainda se encontram por conquistar, tentando fazer passar a sua mensagem e mostrando na rua o seu apoio e força.

No concelho de Arronches a disputa é entre Sociais Democratas e Socialistas, com candidatos a dar o tudo por tudo na reta final da campanha, com “inúmeras” visitas a freguesias, e permanente contacto com as populações locais, dezenas de reuniões e visitas a associações e instituições a marcarem estas autárquicas 2013.

No último dia a Campanha “aqueceu”, com a distribuição dos inevitáveis comunicados, animadas e ruidosas caravanas automóveis, quase a misturaram-se em alguns momentos, e a percorrem todo o concelho ao final da tarde e inicio da noite.   
Já a CDU aproveitou também o último dia da campanha para levar a sua mensagem junto da população da sede do concelho e freguesias de Esperança e Mosteiros.

Em suma muita atividade no último dia de campanha, com os candidatos já pensar no dia seguinte às eleições de 29 de Setembro.

Nesta disputa em democracia a última palavra cabe aos arronchenses fazer uma escolha consciente e decidir quem vai dirigir o concelho durante os próximos 4 anos. 

Em Arronches essa escolha poderá recair em Fermelinda Carvalho (PSD), Gil Romão (PS) ou António Pascoal (CDU).

Arronches - Futebol Sénior com Torneio de Abertura da época 2013/2014 este sábado


O futebol sénior está de regresso aos campos do distrito de Portalegre com o arranque, este sábado, do Torneio de Abertura da época 2013/2014, que antecede o Campeonato da I Divisão Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Portalegre (AFP), que começa a 17 de novembro.

Em declarações à radio Portalegre o vice-presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Daniel Pina, revelou que com a introdução de um torneio de abertura em todos os campeonatos organizados pela agremiação, o número total de jogos no final da temporada atingirá os cerca de 1330, contra os 900 da época transata.

Este dirigente da A.F.P desvalorizou ainda a redução de 15 para 12 no número de equipas que vão alinhar esta temporada no Campeonato da I Divisão Distrital da AFP, considerando que a prova “vai ser mais competitiva”.

O Torneio de Abertura de Seniores vai ser disputado por 12 equipas, divididas em duas séries, implicando a realização de cinco jogos. As formações que vencerem a respetiva série vão disputar uma final agendada para o dia 03 de novembro.

A jornada inaugural do torneio, agendada para este sábado dia 28 de setembro, às 15h00, integra os jogos: Degoladense-Gafetense, Terrugem-Elétrico e Fronteirense-Mosteirense, referentes à série A, enquanto para a série B jogam: Arronches e Benfica-Santo Amaro, Crato-Gavionenses e Montargilense-Condestável.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Marvão – O melhor das arábias de 4 a 6 de outubro no Al Mossassa 2013


Marvão vai acolher de 4 a 6 de outubro, o “Festival Al Mossassa”,“Celebrando o passado, de olhos postos no futuro”.
A vila de Marvão une-se mais uma vez a Badajoz para celebrar a Al Mossassa, numa justa homenagem à cultura islâmica e a Ibn Marúan, fundador das duas localidades.

Durante 3 dias  Marvão recua no tempo, até ao séc. IX, para celebrar a fundação da vila com música, teatro de rua, dança do ventre, workshops, e também o habitual “Mercado das 3 Culturas” e tasquinhas com os sabores do Magrebe e do Alentejo. 





quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Arronches – Destaques da última edição do jornal Alto Alentejo

Destaques da edição nº 345 de 25 de Setembro de 2013 do semanário Alto Alentejo.

- Arronches jovens despistam-se

- Casa de Arronches abre em Lisboa

Nota: Questionado por alguns leitores do Alto Alentejo sobre a foto que ilustra a notícia alusiva à inauguração da Casa do Concelho de Arronches, inserida na última edição do jornal, fica a informação  que a mesma não é da autoria de E. Moitas.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Jovem casal colide violentamente com javali na estrada de Elvas


Um jovem casal acompanhado por uma criança sofreu esta terça-feira um acidente na EN 246, provocado por javali que se atravessou na via, no sentido São Vicente-Elvas.

O acidente aconteceu cerca das 20h30 na zona do monte de Alcobaça, com uma viatura ligeira de passageiros a colidir violentamente com um javali que teve morte imediata. 

Do acidente para além do grande susto e danos diversos na viatura, aparentemente não teve consequências sobre os passageiros, embora a criança se encontra-se bastante assustada.

Populares presentes no local referiram que em poucos dias este é o segundo acidente no mesmo local provocado por javalis, dado que ainda recentemente um casal que depois de jantar no restaurante Pompílio em São Vicente, acabaria também por embater num javali que invadiu a faixa de rodagem.   

A GNR e Bombeiros estiveram no local, prestando apoio aos acidentados e removendo os destroços e javali da estrada.

Fica o alerta, cuidado com os javalis durante a noite a  atravessam a estrada junto à curva existente pouco antes do monte de Alcobaça, está provado que este é um local de passagem destes animais, nas suas deslocações diárias à procura de água ou alimento.


Arronches – Autarquia comemora Dia Internacional do Idoso a 6 de outubro


Embora o  Dia Internacional do Idoso seja comemorada a 1 de outubro, a Câmara Municipal entendeu realizar o evento após eleições (6 outubro), ao contrário do habitual, para evitar más interpretações com o ato eleitoral do próximo fim-de-semana.

Para mais informações e inscrições ver cartaz em anexo 

Arronches - Destaques da última edição do jornal Fonte Nova

A última edição do jornal Fonte Nova , nº 1938 de 24.09.2013, destaca:

- Arronches - Jovens sofrem acidente contra muro da estação de santa Eulália 
- Festas da Senhora da Lapa em Besteiros - Alegrete 
- Elvas - São Mateus 2013 com milhares de visitantes 
- Portalegre - Procissão do senhor do Bonfim e Feira das Cebolas 

Estas e outras notícias podem ser lidas na última edição do jornal Fonte Nova. 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mosteirense apresentou nova equipa de futebol para a época 2013/14


Na tarde do passado dia 22 de Setembro a direcção do Mosteirense fez a apresentação da nova equipa do Futebol Clube Mosteirense para a época 2013/14.

A cerimónia teve lugar pelas 15h00, e no decorrer da qual o Mosteirense foi apresentando a equipa, que conta com 17 novas aquisições e mantém o treinador João Azinhais, agora coadjuvado por Luís Correia e Jorge Moura.

Depois da apresentação da equipa seguiu-se uma pequena homenagem ao Presidente da Junta de Freguesia dos Mosteiros, Francisco Figueira e também membro fundador do Futebol Clube Mosteirense, por chegar ao final dos seus mandatos à frente da autarquia mosteirense por imposição legal.

Seguiu-se uma tarde de convívio com um mini-torneio com as equipas do Mosteirense, Degoladense e Sport Arronches e Benfica, com jogos de sessenta minutos.

Com o Mosteirense a conquistar o 1º lugar, Sport Arronches e Benfica 2º lugar e Degoladense em 3º lugar.

A equipa de arbitragem foi composta pelo árbitro Eurico Vilela e os auxiliares, Fábio Entradas e André Moura.

Já ao anoitecer teve lugar um lanche entre jogadores, dirigentes, equipas técnicas, sócios do Mosteirense.







Uma campanha animada, está a conquistar os arronchenses


A poucos dias do final da campanha eleitoral para as Autárquicas 2013, é de notar empenho das diferentes forças políticas em dar a conhecer o seu programa eleitoral junto dos arronchenses, como nos foi dado observar no passado domingo com os candidatos a promoverem simultaneamente acções de campanha na freguesia de Mosteiros, uma freguesia que no passado sempre teve forte influência no resultado final das autárquicas.

Seja qual for o resultado eleitoral apurado a 29 de Setembro, há algo que é já dado como garantido nestas autárquicas de 2013 no município de Arronches, tem prevalecido o bom senso com as estruturas locais do PSD, PS e CDU, a fazerem uma campanha esclarecedora onde a troca de acusações e crítica destrutiva, contrariamente ao que alguns cidadãos anteviam nestas Autárquicas 2013 em Arronches não tem sido o mote.
Fotos: extraídas das páginas web dos candidatos.