sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Arronches em dia de Candeias, celebra a festa em honra de Nossa Senhora da Luz e a Bênção das Crianças


As celebrações em honra de Nossa Senhora da Luz têm lugar, no próximo dia 2 de fevereiro, segunda-feira, com a bênção das velas na Igreja do convento, pelas 17h30, seguida da santa missa onde serão apresentadas e abençoadas todas as crianças presentes.

No final da missa como habitualmente sairá a procissão com o seguinte itinerário:

Largo General Norton de Matos, Largo Serpa Pinto, Rua 5 de Outubro, Praça da República e Rua Almirante Cândido dos Reis,  para terminar na igreja do convento de Nossa Senhora da Luz.

Foto/Arquivo /  Emílio Moitas






 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Alentejo - Grupo Motard de Arronches promove "Bucha Motard" no domingo 15 fevereiro



O Grupo Motard de Arronches está a preparar um convívio especial para os amantes das duas rodas, a ter lugar no domingo dia 15 de fevereiro, no Complexo "Os Celeiros" em Arronches, com  o evento “Bucha Motard 2026” promete reunir motociclistas e entusiastas , entre as 09h00 e as 12h00.

Os participantes para alem do convívio entre motards vindos de diferentes regiões  poderão desfrutar de uma experiência gastronómica única, com migas alentejanas com carne frita e licores regionais. 

Além do convívio, a iniciativa tem um propósito solidário, parte dos lucros será destinada à Liga Portuguesa Contra o Cancro, reforçando o compromisso do grupo com causas sociais.
Emílio Moitas


 

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Alentejo - Exposição de Fotografia de Miguel Machado para ver em Arronches



A exposição de fotografia "Sacerdotes de Alquimia", da autoria de Miguel Machado, foi  inaugurada no sábado, dia 24 de janeiro, na galeria do Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches.


A mostra apresenta um conjunto de trabalhos fotográficos, ilustrados com textos de familiares e amigos do autor. 


A exposição fica patente até dia 28 de fevereiro e pode ser visitada durante o período em que o Convento de Nossa Senhora da Luz se encontra aberto ao público, a saber, de terça-feira a domingo, no horário de funcionamento do Convento. 


Para mais informação ver cartaz em anexo 

Fotos /CMA


Alentejo - Exposição as " Estremoz nas Invasões Francesas" para ver no Teatro Bernardim Ribeiro



A exposição "Estremoz nas Invasões Francesas", é inaugurada a 6 de fevereiro no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz. A mostra resulta de investigação do Arquivo Municipal, pretende valorizar o património histórico e imaterial do concelho.

Patente ao público até 23 de agosto de 2026, a exposição é dedicada à temática das invasões napoleónicas e assume um papel de relevância na dinamização da oferta turística cultural do concelho.

A investigação histórica revelou, entre outros aspetos, figuras que se destacaram na expulsão dos invasores, os impactos decorrentes de atos de roubo e destruição praticados, os diversos edifícios religiosos da então Vila, ocupados por militares dos exércitos, servindo de aquartelamento e de hospitais militares, terminando com a ajuda britânica.

O conteúdo da exposição é da responsabilidade técnica do Arquivo Municipal de Estremoz, integrando assim o seu projeto anual expositivo.

Para mais informação ver programa em anexo.


 

Alentejo - Esperança acolhe este sábado a "Festa do Porco"



"Festa do Porco 2026" um evento gastronómico a ter lugar na antiga escola primária das Hortas de Cima, em Esperança, este sábado dia 31 de janeiro , durante todo o dia. 


Organiza "Os Romeiros de Esperança"


Para mais informação ver programa em anexo. 

 

domingo, 25 de janeiro de 2026

Alentejo - Ainda há dias no convento dos Religiosos "Agostinhos Calçados" em Arronches




A chuva cai nos claustros do convento de Nossa Senhora da Luz e traz-nos à memória as vivências e legado de uma pequena comunidade religiosa que contribuiu para a valorização do património histórico de Arronches. 


As informações aqui reunidas sobre o Convento de Nossa Senhora da Luz, foram dadas pelo Inventário Artístico de Portugal (Distrito de Portalegre) de Luís Keil, publicado em 1943; a Chronica da ordem dos Cónegos Regrantes do Patriarcha Santo Agostinho, de Frei Nicolau de Santa Maria, editada em 1658; alguns documentos da Chancelaria de D. Sebastião; Documento de Frei Francisco da Ressurreição de 1574 ; As Leis Gerais do Convento de 1772 e um Inventário efectuado em 1834 (aquando da extinção do convento).


A Fundação do convento de Arronches 


Data de 10 de Janeiro de 1570 a carta enviada por D. Sebastião a D. André de Noronha, bispo de Portalegre onde ordena que se construa um mosteiro da ordem de Santo Agostinho na vila de Arronches (V. Apêndice nº 2). É também o bispo de Portalegre, D. André de Noronha, quem manda o vigário Cristóvão Falcão doar a ermida da Nossa Senhora da Luz a frei Diogo de S. Miguel, provincial da ordem de Santo Agostin


"Há nesta Villa hum Coonvento de Religiosos Agostinhos Calçados, debaixo da invocação de Nossa Senhora da Luz, Imagem muito milagrosa e frequentada de romarias (...) O Convento em si he pequeno, com seu claustro proporcionado todo de columnas à roda, sobre as quaes correm as varandas: tem todas as officinas necessarias para o commodo de seus religiosos, que nelle costumaõ assistir, e boa renda."


"Do antigo convento, as partes mais importantes são as duas dependências do lado principal da igreja, provavelmente o refeitório e a casa do Capítulo.


Na maior dessas dependências, cujos tectos são abaulados, encontram-se graciosos relevos em alvenaria, em molduras presas por fitas estreitas e encerrando uma série de emblemas simbólicos tais como: mitras, báculos, corações e legendas quási indecifráveis pela muita cal com que têm sido revestidas.


Na dependência mais pequena os motivos ornamentais são muito mais interessantes. Grandes rótulos no estilo característico da época, envolvem emblemas religiosos relativos à Ordem de Santo Agostinho


As imagens de Santo Agostinho entronado, com mitra e báculo e a de S. Paulo, Eremita, estão dispostas em caixotões emoldurados. Outros medalhões com as imagens dos quatro evangelistas circundam a decoração. No fundo, entre um panejamento suspenso por dois anjos, destaca-se a imagem de Nossa Senhora da Luz, padroeira e orago do Convento.(...)


A fachada principal, com largo pórtico e frestas em forma de seteiras, deita para um pequeno eirado virado a poente. 


Veja vídeo no Facebook:


https://www.facebook.com/moitas/sul/

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Alentejo - Barragem do Caia atingiu 92% da sua capacidade e anuncia descargas de superfície




A barragem do Caia atingiu nos últimos dias  92% da  sua capacidade de armazenamento, o que equivale a 172 milhões de metros cúbicos (m3) de água acumulada.

A Associação de Beneficiários do Caia, informou que nos próximos dias poderá efetuar descargas de superfície na barragem, o que a verificar-se vai acontecer pelo quarto ano consecutivo, uma situação pouco comum no Alentejo.  

A Barragem do Caia tem capacidade para armazenar 190 milhões de metros cúbicos de água, foi construída entre 1963 e 1967, sendo inaugurada em 1967, e é uma importante infraestrutura para a rega e abastecimento de água nas regiões de Elvas, Campo Maior e Arronches. 

1967 – Em fevereiro efetuou-se o fecho da comporta da descarga de fundo tendo-se principiado o seu enchimento

1967 – Foi inaugurada pelo então Presidente da República Almirante Américo Tomás.

2007 – Começou a abastecer a população dos concelhos de Arronches e Monforte. Inicialmente a Barragem do Caia foi construída para abastecer a população dos concelhos de Elvas e Campo Maior.

Fotos/ Emílio Moitas 





 

Alentejo - Festa de S. Sebastião "Mártir Santo" este domingo em Alpalhão




Alpalhão, no concelho de Nisa comemora este domingo dia 25 de janeiro de 2026,  no Largo Adro a tradicional festa de São Sebastião "Mártir Santo".

Um evento de grande tradição com um programa festivo bastante diversificado, que integra celebrações religiosas e outras de carácter pagão. 

Um dos momentos grandes da festa do Mártir Santo, acontece com o acender do Lume, Leilão dos Ramos, atuação da Filarmónica Alpalhoense e procissão. 

A procissão tem início às 17h00, rumo à capela de São Sebastião, prosseguindo a festa  no Adro com muita animação. 

Para mais informação ver programa em anexo. 



 

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Alentejo - “Tecendo Memórias” em Elvas




O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas  "António Tomás Pires" vai acolher, no próximo sábado, dia 24 de janeiro, o workshop “Tecendo Memórias”, orientado por Cristina Flor.

A iniciativa, que decorre entre as 10h00 e as 16h00, com intervalo das 13h00 às 14h00, propõe uma abordagem prática e reflexiva em torno da tecelagem, enquanto saber tradicional e veículo de memória coletiva, valorizando técnicas artesanais e o património imaterial associado.

Este workshop insere-se na programação cultural do Museu e pretende proporcionar aos participantes uma experiência de contacto direto com práticas ancestrais, promovendo a partilha de conhecimentos e a valorização das tradições locais.

A participação está sujeita a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do endereço eletrónico mae@cm-elvas.pt  ou do contacto telefónico 268 624 601.

 

domingo, 18 de janeiro de 2026

Alentejo - Presidenciais André Ventura vence no concelho de Arronches




André Ventura venceu as eleições Presidenciais de 2026 no concelho de Arronches, ao obter 32,54% dos votos, correspondentes a 463 votos. Votou 58,71% dos eleitores inscritos, num total de 1.459 votantes entre 2.485 eleitores.


Em segundo lugar ficou António José Seguro, com 28,32% (403 votos), seguido de Henrique Gouveia e Melo, com 14,20% (202 votos), e João Cotrim de Figueiredo, com 11,60% (165 votos).


Luís Marques Mendes obteve 8,78% (125 votos), António Filipe 1,55% (22 votos), Catarina Martins 1,41% (20 votos) e Manuel João Vieira 1,05% (15 votos). André Pestana da Silva e Jorge Pinto recolheram 0,21% cada (3 votos cada) e Humberto Correia 0,14% (2 votos).


Registaram-se ainda 16 votos em branco (1,10%) e 20 votos nulos (1,37%).




 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Alentejo – Acidente na EN 371, na saída de Arronches para Campo Maior fez cinco feridos



Um acidente ocorrido ao início da tarde desta quarta-feira, dia 14 de janeiro, na Estrada Nacional (EN 371), na saída de  Arronches para Campo Maior, a seguir á vinha da Tinoca e que resultou de uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros, causou 5 feridos ligeiros e condicionou o trânsito na referida via até cerca das 15h30

Fonte do Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, informou que o alerta para o acidente foi recebido às 14h32.

As operações de socorro envolveram oito viaturas e dezasseis operacionais, dos Bombeiros Voluntários de Arronches, Campo Maior e GNR. 

Clip/Vídeo (Ver no Facebook) / Fotos / Emílio Moitas







 

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Alentejo - Noite de Fados solidária com o Lar de N. Sra. da Graça de Degolados


Degolados no concelho de Campo Maior, vai acolher uma "Noite de Fados" solidária para com o Centro de Dia e Lar de Nossa Senhora da Graça de Degolados

Um evento agendado para dia 30 de janeiro (sexta-feira) pelas 21h00, no Centro Polivalente de Degolados, e que promete animar  e aquecer a noite.  

A organização deixa o convite "Venha viver uma noite cheia de tradição, emoção e sabores portugueses. Ao som do fado, desfrute da nossa comida típica: um reconfortante caldo verde e chouriço e uma seleção de salgados, acompanhados por bons vinhos, sumos e águas.

Uma noite para sentir Portugal na voz, na mesa e no coração"

Para mais informação e inscrições ver programa em anexo. 


 

Apresentação do livro "O processo de aculturação de Olivença durante o século XIX"


Apresentação do livro "𝐄𝐥 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐜𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚𝐜𝐢𝐨́𝐧 𝐝𝐞 𝐎𝐥𝐢𝐯𝐞𝐧𝐳𝐚 𝐝𝐮𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐞𝐥 𝐬𝐢𝐠𝐥𝐨 𝐗𝐈𝐗", 𝐝𝐞 𝐇𝐞𝐥𝐢𝐨𝐝𝐨𝐫𝐨 𝐍𝐮́𝐧̃𝐞𝐳 𝐋𝐨́𝐩𝐞𝐳, a ter lugar dia 23 de janeiro (sexta-feira) pelas 19h00 no Convento São João de Deus, com entrada livre. 


"Premio Arturo Barea de Investigación Cultural 2024"

En esta obra, el autor oliventino realiza un profundo análisis de la vida cotidiana en Olivenza a lo largo del siglo XIX, en diálogo con la historia fronteriza. El libro examina el proceso de integración y aculturación tras el Tratado de Badajoz de 1801, mostrando, a través de numerosas fuentes locales, nacionales e internacionales, cómo se produjo la incorporación de la ciudad a España y el papel de las instituciones estatales, eclesiásticas, militares y educativas, así como de otros agentes históricos.


Asimismo, dedica un apartado destacado a la castellanización lingüística y a los conflictos y resistencias manifestados por sectores de la población oliventina durante el primer tercio del siglo XIX.


La obra de Heliodoro Núñez López ha sido reconocida con el Premio Arturo Barea de Investigación Cultural 2024, otorgado por la Diputación de Badajoz, lo que subraya su rigor académico y su aportación al estudio de la historia contemporánea española.


𝑼𝒏𝒂 𝒐𝒃𝒓𝒂 𝒄𝒍𝒂𝒗𝒆 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒓𝒆𝒏𝒅𝒆𝒓 𝒍𝒂 𝒔𝒊𝒏𝒈𝒖𝒍𝒂𝒓 𝒊𝒅𝒆𝒏𝒕𝒊𝒅𝒂𝒅 𝒉𝒊𝒔𝒕𝒐́𝒓𝒊𝒄𝒂 𝒅𝒆 𝑶𝒍𝒊𝒗𝒆𝒏𝒛𝒂

 

domingo, 11 de janeiro de 2026

Alentejo - Concerto de Ano Novo à Luz das Velas encheu auditório do Centro Cultural de Arronches

O auditório do Centro Cultural de Arronches, acolheu este final de tarde de domingo, dia 11 de janeiro, pelas17h30, do Concerto de Ano Novo à Luz das Velas, concerto que contou com a voz da soprano Liliana Nogueira, acompanhada pela Orquestra Ibérica, que foi dirigida pelo maestro Luís Zagalo.

Concerto de Ano Novo à Luz das Velas, que celebrou o Ano Novo em Arronches, foi oferecido pelo município e constituiu uma experiência musical de qualidade que envolveu  o público presente que encheu o auditório do Centro Cultural, num ambiente e intimista.

Clip/Vídeo  Ver no FacebookFotos / Emílio Moitas 



 

Alentejo - Évora avança com a requalificação das Termas Romanas



A Câmara Municipal de Évora, em nota de imprensa informou que vai avançar este ano de 2026, com a requalificação das Termas Romanas localizadas no edifício dos Paços do Concelho, num investimento de 1,2 milhões de euros.

Segundo o presidente do município, Carlos Zorrinho, 85% do valor será financiado pelo programa Alentejo 2030, através do Investimento Territorial Integrado (ITI) “Rede Cidades de Cultura”.

As Termas Romanas, descobertas em 1987 durante escavações na zona mais antiga dos Paços do Concelho, situam‑se na Praça do Sertório, em pleno centro histórico.

Ainda sem datas para o início ou conclusão das obras, o presidente da câmara definiu como meta ter o espaço renovado a tempo da abertura oficial da Capital Europeia da Cultura Évora27,  a acontecer em fevereiro do próximo ano.

O projeto prevê a criação de um espaço interpretativo com circuito de visita, conteúdos explicativos e a possibilidade de observação das estruturas a partir do primeiro andar do edifício.

A intervenção incluirá ainda estratégias de comunicação e integração das termas no conjunto do património da cidade.

As Termas Romanas de Évora, datadas dos séculos II ou III, ocupam cerca de 300 metros quadrados e incluem três áreas distintas, sala de banhos de vapor, zonas das fornalhas e piscina ao ar livre.

A requalificação pretende reforçar a preservação deste importante vestígio romano e melhorar a experiência dos milhares de visitantes que passam anualmente pelo local.


 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Alentejo - Orquestra Ligeira do Exército em concerto em Elvas


 

A Orquestra Ligeira do Exército vai dar um concerto em Elvas, na noite do feriado municipal, quarta-feira dia 14 de janeiro, no Auditório São Mateus, inserido nas comemorações dos 367 anos da Batalha das Linhas de Elvas e com entradas livres.


O concerto tem início marcado para as 21h30 e junta em palco músicos provenientes do Exército, procurando incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, que vai interpretar em mais um concerto em Elvas.


A Orquestra Ligeira do Exército iniciou as suas atividades em 1977, sucedendo a um agrupamento musical militar criado na então Região Militar de Lisboa, no início dos anos 70, e mantém-se até hoje.


Entrada livre com reserva antecipada de bilhetes no Posto de Turismo da Praça da República.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Alentejo Festas do Povo de Campo Maior 2026 apresentadas a 11 de janeiro



É já no próximo domingo, dia 11 de janeiro, pelas 16h00, que o Centro Cultural de Campo Maior acolhe , a apresentação oficial das Festas do Povo de Campo Maior.

A sessão será presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, e do Presidente da Associação das Festas do Povo, João Manuel Nabeiro.

As Festas do Povo de Campo Maior são Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, desde 15 de dezembro de 2021, destacando-se pela tradição secular de decorar as ruas da vila com milhares de flores de papel, produzidas artesanalmente pela população.

Um dos momentos centrais da cerimónia será o início oficial da contagem de dias até às Festas do Povo.

Fotos / Emílio Moitas 





 

Alentejo - Arronches acolhe Concerto de Ano Novo à "Luz das Velas"



Arronches acolhe o Concerto de Ano Novo à Luz das Velas / Liliana Nogueira  & Orquestra Ibérica dirigida por Luís Zagalo.


Um evento promovido pela Câmara Municipal de Arronches, agendado para dia 11 de janeiro (domingo), pelas 17h30, no auditório do Centro Cultural de Arronches.

 

Alentejo - Cantaram-se as Janeiras pelas rua de Arronches



O tradicional "Cantar das Janeiras" voltou a fazer-se ouvir em Arronches, numa iniciativa da Escola de Música de Arronches, que percorreu várias Instituições, cafés e restaurantes levando música e tradição ao "Centro Histórico da Vila", na passada segunda-feira véspera de Dia de Reis, (5 de janeiro) a data oficial para se cantarem as Janeiras.


Cantar as Janeiras ou cantar os Reis, é uma tradição secular portuguesa com grande tradição no Alentejo, que consiste no canto de músicas, em grupo, anunciando pelas ruas o nascimento de Jesus e desejando boas festas e um feliz ano novo.


A iniciativa promovida pela Associação Escola de Musica de Arronches, que hoje aconteceu, vai ainda ter continuidade no próximo dia 11 de janeiro, nas freguesias de Esperança e Mosteiros, e tendo como objetivo valorizar as tradições culturais associadas à quadra natalícia e dinamizar a comunidade arronchense .


E foi  com muita alegria para "aquecer a noite fria" que se fez ouvir a música “Vamos dar as Boas Festas e um Bom Ano Festejar” que a Escola de Música de Arronches festejou o Dia de Reis e cumpriu a tradição!


A todos desejamos boas festas e um bom Ano Novo!


Clip / Vídeo (Ver no Facebook) / Fotos / Emílio Moitas

 

domingo, 4 de janeiro de 2026

Alentejo - Morreu Manuel Gomes, histórico guarda-redes do futebol eborense



O futebol alentejano está de luto, faleceu o eborense Manuel Gomes, antigo guarda-redes que representou o Lusitano de Évora e o Juventude Sport Clube, esta segunda-feira, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.


Manuel Gomes destacou-se ao longo da sua carreira pela dedicação, espírito competitivo e forte ligação aos clubes que representou.


Para além dois dois clubes já referidos, Manuel Gomes representou também o GD Chaves, o Benfica de Castelo Branco, o SL Évora, o FC Ferreirense e o GD Tourega.


Segundo avançou a rádio  DianaFM, o velório terá início às 19h00, deste domingo na Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, já o funeral está previsto para amanhã, segunda-feira às 09h30, para o cemitério do Espinheiro em Évora.


 Saiba mais em: 


(Manuel Jacinto Gomes,16/1/1951,Évora)

https://algarvalentejo.blogspot.com/2012/04/gomes.html





 

sábado, 3 de janeiro de 2026

Alentejo - Patrimonius e memórias locais em Arronches




 Cruzeiro / Atalaia / Ermida Rei Santo

"um povo sem memória é um povo sem história"

Preservar a memória local em Arronches pode começar pela recolha ativa de histórias, objetos e tradições, o envolvimento da comunidade para garantir autenticidade e participação, a documentação e catalogação do património, a criação de espaços de memória (como Centros de Memória), e a promoção de educação para ligar o passado ao futuro, protegendo a identidade cultural contra a perda e o esquecimento, e promovendo o desenvolvimento sustentável e a coesão social para que a memória histórica não se perca. 

Clip / Vídeo( Ver no Facebook) / Fotos / Emílio Moitas