quinta-feira, 31 de julho de 2025

Alentejo - Nave do Grou e Bar a Bica solidários com os Bombeiros de Arronches



Empresários arronchenses solidários com o trabalho dos Bombeiros Voluntários de Arronches, nesta ocasião foi a Sociedade Agrícola da  Herdade da Nave do Grou em Mosteiros e o Bar a Bica de Sandra Paulino, em Arronches, que fizeram a oferta á corporação de diversos bens alimentares para consumo dos elementos do Corpo Ativo dos Bombeiros, em teatros de operações de combate a incêndios.


Na sua página web os Bombeiros Voluntários de Arronches, agradecem reconhecidamente o gesto e importante contributo para com  os BVA nesta época difícil.    







 

Autárquicas 2025 - Carlos Flores é o candidato do PS à câmara de Arronches



O arronchense Carlos Flores, é o candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Arronches, nas próximas eleições autárquicas de 12 de outubro.


O professor Carlos Flores, de 46 anos, é o candidato do PS à Câmara de Arronches nas eleições autárquicas de 12 de outubro, anunciou hoje o partido.


Carlos Flores, é licenciado em Língua e Literatura Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, sendo atualmente técnico superior no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), de acordo com o vídeo alusivo ao candidato disponibilizado nas redes sociais, o seu objetivo tem por base liderar um projeto com ambição, diálogo e compromisso, ouvindo todos e unindo todos, para construir um futuro para concelho. 


A sua candidatura “inspira-se nos valores herdados da sua família e na dedicação do seu avô, Miguel Lagarto” ao serviço da comunidade arronchense. “Hoje, o meu compromisso é honrar a sua memória dele e a de todos os que contribuíram para o desenvolvimento do nosso concelho”, sublinha Carlos Flores, assumindo a ambição de “seguir os exemplos de todos aqueles autarcas que dedicaram trabalho árduo, honestidade e paixão pela nossa terra”. 


A Câmara de Arronches é liderada atualmente pelo social-democrata João Crespo, de 56 anos, que está a cumprir o primeiro mandato, tendo já anunciado que se recandidata ao cargo.

 

V Gala Internacional de La Codosera

V Gala Internacional de La Codosera "Acordeón en Espetáculo 2025"

Para mais informação ver programa em anexo.



 

Autárquicas - José Vilanova é candidato pela CDU à Câmara de Arronches e José Botelheiro à Assembleia Municipal




José Vilanova é candidato, pela CDU, à Câmara Municipal de Arronches, nas autárquicas de 12 de outubro. O partido apresentou ainda José Botelheiro como candidato à Assembleia Municipal.

 Auxiliar de ação direta, José Vilanova, de 72 anos, é o candidato da CDU à Câmara de Arronches, nas eleições autárquicas de 12 de outubro.

Em comunicado, a Coordenadora do Concelho de Arronches da CDU explica que o candidato, que se encontra em situação de reforma, trabalhou no Centro de Bem Estar Social de Arronches e foi delegado e dirigente sindical.

De acordo com a CDU, José Vilanova é também militante do PCP, tendo a sua candidatura o objetivo dar continuidade ao projeto político da CDU.

O candidato, que considera que muito já foi feito em Arronches a nível de infraestruturas, mas critica as obras que decorreram na zona ribeirinha de Arronches.

No mesmo documento, a CDU informa que José Botelheiro, de 72 anos, é o candidato daquela coligação à Assembleia Municipal de Arronches.

Já José Botelheiro tem 72 anos e é natural da freguesia de S. Salvador da Aramenha, Marvão.

 Fez o serviço militar, como voluntário, entrando no ano de 1969 na Marinha de Guerra Portuguesa.  Trabalhou nos SUUPA, Pão de Açúcar e, mais tarde, trabalhou como promotor cultural, na divulgação e promoção de livros, nos “Amigos do Livro”, em Lisboa. Nos anos 80 instala-se em Arronches, onde atualmente reside. Tem-se envolvido no mundo do associativismo, cooperativo e autárquico, tendo sido presidente da extinta Cooperativa “Trabalho e Progresso/Parceria Coop Lisboa”. Foi tesoureiro da Junta de Freguesia de Assunção de Arronches, durante um mandato, e eleito na Assembleia Municipal de Arronches durante vários.

Interveniente e participante na vida local, integrou vários órgãos directivos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches. É cronista do Notícias de Arronches e integra os órgãos sociais do Centro de Bem Estar Social de Arronches, como Presidente do seu conselho Fiscal. É autor do livro “Soutos do Alentejo – Memórias do Porto da Espada. É militante do Partido Comunista Português.

A Câmara de Arronches é liderada pelo social-democrata João Crespo, de 56 anos, que está a cumprir o primeiro mandato, tendo já anunciado que se recandidata ao cargo.

O executivo da Câmara de Arronches é formado por três eleitos do PSD e dois do PS.




 

Alentejo - GNR de Borba ameaçada por grupo após roubo por esticão de fio de ouro



Uma patrulha da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi na passada quarta-feira, dia 30 de julho, ameaçada por um grupo de indivíduos, após ter sido acionada para um roubo por esticão na cidade de Borba.


O site "ODigital.pt" apurou junto de fonte da força de segurança, o furto, de um fio de ouro, teve lugar na Rua do Mestre Diogo de Borba, sendo que, na presença dos militares, o referido grupo ter-se-á juntado para que a GNR desmobilizasse.


A mesma fonte sublinhou que a não cedência por parte dos guardas levou a que o grupo começasse a proferir ameaças.


Após estas, foi acionado um dispositivo de segurança, que levou à mobilização de dezenas de militares da GNR, que realizaram várias diligências em toda a cidade, pelo que foram identificados vários suspeitos. 


Desta forma, a GNR vai entrar em diligências para recuperar o fio e para que a vítima reconheça os suspeitos, "ODigital.pt".

Fonte / Foto / "ODigital.pt"

quarta-feira, 30 de julho de 2025

"Arronches dizem que por amor se matou novo"



As memórias hoje partilhadas aqui, aconteceram em Arronches, num desses montes alentejanos rodeados de vastos montados de azinho e onde trabalhou e viveu gente até á década de 1960, do passado século, um mundo rural hoje perdido com muitas vivências, mitos e lendas e realidades. 

O Caso em particular não trata de uma lenda, mas sim de um drama talvez motivado pela solidão e dureza da vida nos campos do Alentejo, que na época  gerou grande comoção e tristeza nas gentes do povo. 

Reza a história que um jovem na flor da idade,  por amor não correspondido se matou novo, era ajuda do vaqueiro, hoje uma das profissões em extinção, que no entanto, não deixou de ser uma marca das planícies alentejanas com destaque para o concelho de Arronches onde as manadas de vacas de raça alentejana coloriam a paisagem e faziam ouvir os seus chocalhos a quilómetros de distancia, principalmente nas noites de verão, quando os animais pastavam durante a noite para escaparem ao calor abrasador do dia.   

Consta que o foi um exímio desenhador a carvão e lápis de cenas campestres, com animais, flores ou frutos,  enquanto guardava o rebanho e tendo como suporte para a sua arte as paredes de currais de gado ou muros do monte. 

Uma arte que as paredes durante muitos anos teimaram em perpetuar, embora sujeita ao desgaste das inclemências do tempo e dos humanos (chuva, sol ou o abandono) do velho monte e da arribana dos bois em particular, hoje em ruínas.

Numa das idas a visitar uma anta existente na zona, resgatamos das ruinas ainda há poucos anos, este fragmento  de reboco com um desenho do jovem artista, mostrando uma cena taurina meio apagada.

Desta história que em criança escutei dezenas de vezes aos idosos do lugar, veio-me á memória a conhecida música Rui Veloso com letra de Carlos Tê, “Porto Covo”.

Neste caso não havia nem ilha ou pessegueiro, 
Mas havia uma enorme e velha azinheira no monte,
Que em tardes de calmaria dava sombra ao jovem vaqueiro,
Que dizem que por amor se matou novo,
Algures aqui pelos montes em Arronches...  


Havia um pessegueiro na ilha
Plantado por um Vizir de Odemira
Que dizem que por amor se matou novo
Aqui, no lugar de Porto Côvo

Fotos / Emílio Moitas / Arquivo Municipal CME

Nota/ Tento por objetivo resgatar a memória local e lembrar o talento do jovem artista, embora os factos tenham tido lugar há muitos anos, foram omitidos nomes de pessoas e lugares.




 

terça-feira, 29 de julho de 2025

Alentejo - Elvas acolhe este fim de semana o Festival Internacional de Folclore



A cidade de Elvas acolhe mais uma edição do Festival Internacional de Folclore, a decorrer de 1 a 3 de agosto, na Praça da República.

O primeiro espetáculo decorre já esta sexta-feira, dia 1, com a atuação do "Ballet Folklórico Raíces Nuevas" (Argentina) Y "Grupo Folclórico do Panamá", enquanto no sábado sobem ao palco o Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo Etnográfico C.S.C.R. de Paredes de Bairro (Anadia)
No domingo o festival conta com as atuações do Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca (Redondo) e Festifolk (Equador).

Os espetáculos têm sempre início marcado para as 21h30, na Praça da República, prometendo muita animação com o folclore nacional e internacional.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Elvas, que conta com o apoio do Rancho Folclórico de Elvas, Consejeria de Cultura e Igualdad da Junta da Extremadura e Federación Extremeña de Folklore.

Para mais informação ver programa em anexo


Alentejo - Exposição "Equipamentos e Especialidades do Exército Português na Grande Guerra" para ver no Castelo de Elvas



"Equipamentos e Especialidades do Exército Português na Grande Guerra" é o mote da exposição que vai estar patente ao público no Castelo de Elvas, a partir de 2 de agosto, numa organização do Museu Militar de Elvas com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.


A mostra apresenta um conjunto de equipamentos utilizados, pelas diversas especialidades do Exército, em tempos idos, nomeadamente no decurso da Grande Guerra, e que pode visitada até 30 de setembro.


A exposição tem inauguração marcada para este sábado, dia 2 de agosto, pelas 15h00, com entrada livre. 

 

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Alentejo - Festas em Honra de Nossa Senhora da Esperança de 1 a 6 de agosto



Que pela raia luso/hispana, somos de festas e desfrutamos com elas, é um facto contra o qual não há "Argumentos", desta vez vêm aí já mesmo ao virar da semana, as sempre aguardadas e grandiosas Festas de Esperança, que vão acontecer com muita animação de dia 1 (sexta-feira) a 6 de agosto (quarta-feira), em Esperança no concelho de Arronches. 

A organização das festas é da Associação "Esperança Sobre Rodas", que  conta com o apoio do Município de Arronches, Junta de freguesia de Esperança e diversas em Empresas e Associações. 

Para mais informação consulte programa em anexo.


 

domingo, 27 de julho de 2025

Alentejo - Festas de Verão dos Bombeiros de Arronches viveram dia grande este domingo


 

As tradicionais festas de verão dos Bombeiros Voluntários de Arronches têm neste domingo dia 27 de julho o seu dia grande, que começou logo pelas 09h00 com o Hastear da Bandeira no quartel, seguindo-se pelas 09h15 o tradicional peditório da colcha pelas ruas da vila, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Arronches.  
 
Pelas 11h15 da manhã, teve lugar a receção ás entidades convidadas no quartel com Formatura Geral. Um pouco mais tarde pelas 12h00, na igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, o padre Rui Lourenço, celebrou a missa por intenção dos Bombeiros e Sócios já falecidos, assim como procedeu a bênção da  viatura ABSC dos Bombeiros Voluntários de Arronches,  que vem contribuir para a melhoria contínua das condições de resposta desta corporação ao serviço da população. 

Seguindo-se ao início da tarde o almoço convívio nas instalações do complexo municipal Os Celeiros. 

 Para esta tarde noite  de domingo esta agendada a Tourada a Vara Larga na Praça de Touros de Arronches, abertura do Restaurante Bar e Quermesse no recinto das festas e baile com o grupo "Sol Nascente". 

Para mais informação ver programa em anexo.

Clip Vídeo  (Ver no Facebook) / Fotos / Emílio Moitas 


























 

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Alentejo -GNR identificou um homem que furtou um canídeo em Espanha



O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Borba, no passado dia 23 de julho, constituiu arguido um homem de 35 anos, e recuperou um canídeo furtado em Espanha.


No âmbito de uma operação de fiscalização, os militares da Guarda abordaram um indivíduo que tinha na sua posse um canídeo de raça Braco Alemão


No decorrer da fiscalização, foi possível apurar que o detentor não tinha documentação do canídeo e ainda que o chip do animal possuía registo espanhol.


Na sequência das diligências policiais, em cooperação com as autoridades espanholas, foi possível apurar que o canídeo constava nos sistemas de informação como furtado na Província de La Rioja, em Espanha.


Dada a impossibilidade do proprietário proceder à recolha do animal no próprio dia, o canídeo foi encaminhado ao canil municipal de Borba, local onde ficará até à recolha pelo seu tutor.


O suspeito foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa.

 

terça-feira, 22 de julho de 2025

Alentejo - "𝑫𝒊𝒂 𝑰𝒏𝒕𝒆𝒓𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒂 𝑨𝒓𝒒𝒖𝒆o𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂" 2025 assinalado em Alter do Chão


  

Com o intuito de assinalar o "DIA INTERNACIONAL DA ARQUEOLOGIA", o Município de Alter do Chão vai promover, no próximo dia 24 de julho, visitas guiadas à Casa da Medusa com o acompanhamento do arqueólogo municipal e a possibilidade de participar, em conjunto com voluntários, nas escavações arqueológicas que estão a decorrer. 


Nesta atividade, pode descobrir como os arqueólogos recolhem os artefactos e documentam as emocionantes descobertas no terreno, de modo a que o público em geral possa compreender melhor os restos materiais que nos ligam ao passado. 


Uma atividade gratuita e adequada a todas as idades.

Alentejo - Festas de Verão dos Bombeiros de Arronches de 25 a 30 de julho



Bailes, Largadas, touradas, passeio de relíquias , desfile da fanfarra, restaurante, DJ e muita animação nas festas de verão 2025, dos Bombeiros Voluntários de Arronches,  a terem lugar de 25 a 30 de julho

Para mais informação ver programas em anexo.



 

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Alentejo - Portalegre acolhe o lançamento do livro "Quadras Tradicionais" de Deolinda Milhano


O que se diz esquece. O que se escreve perdura. E foi com essa convicção que Deolinda Milhano, decidiu publicar em livro as imensas quadras recolhidas ao longo de muitos e muitos anos.

Para mais informação ver programa em anexo.


 

Alentejo - Museu do Gavião acolhe novas exposições no MAAG



O MAAG - Museu de Arte e da Atrelagem de Gavião acolhe este sábado a inauguração da exposição das coleções “𝐃𝐡𝐝 𝐃𝐨𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐒𝐥” 𝐞 “𝐃𝐫. 𝐂𝐚𝐫𝐥𝐨𝐬 𝐕𝐞𝐧𝐜𝐞𝐬”.

🐎 Exibição ibérica inaugural de viaturas hipomóveis dos séculos XIX e XX

📅 19 de julho de 2025 | 16h30


 

Alentejo - Rosinha promete aquecer a noite nas Festas de Mosteiros



A cantora Rosinha vai atuar esta noite de sexta-feira, dia 18 de julho, nas festas em Honra de Nossa Senhora da Graça, em Mosteiros, no concelho de Arronches.

Para mais informação ver programa completo em anexo.





 

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Alentejo - Os efeitos do "Botellón" num convívio onde faltou civismo



O denominado "Botellón", um  espaço de convívio de jovens e adolescentes muito comum em zonas raianas, onde se consome álcool ao som de música em espaços públicos urbanos, aos fins de semana e ocasiões de festa durante a noite.

Uma situação que infelizmente por vezes causa desconforto e  problemas de ruído durante a noite e termina como se pode observar pelas imagens registadas junto á muralha na zona do Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, quando a escassos metros existe um contentor para recolha de resíduos.

Fica o apelo aos jovens, nada contra o "Botellón/Convívio", mas que decorra com civismo e respeito pelo espaço público comum a toda a comunidade, e em particular ao Município de Arronches e funcionários de Jardins/Espaços Verdes, que  diariamente fazem a manutenção destes espaços, de forma a contribuir para manter a vila limpa.