Mostrar mensagens com a etiqueta Arronches. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Arronches. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 19 de maio de 2020

Arronches – ArJovem foi solidária com Bombeiros e Cento de Saúde

A Associação de Jovens de Arronches “ArJovem”, atenta ás necessidades do Centro de Saúde Local e Associação de Bombeiros Voluntários de Arronches, e reconhecendo o trabalho destes profissionais na luta conta a pandemia de Covid-19, procedeu recentemente à oferta a estas entidades de batas, luvas e óculos de proteção.

Na sua página web, a ArJovem, refere “É sobre proteger quem sempre nos protegeu! O nosso sincero agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Arronches e ao Centro de Saúde de Arronches”.
Emílio Moitas 

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Arronches – Bombeiros realizaram descontaminação em espaços museológicos do município


Os Bombeiros Voluntário de Arronches, procederam na manhã desta segunda feira, dia 18 de maio à descontaminação em espaços fechados dos museus municipais de Arronches.

Esta descontaminação preventiva tem por objetivo descontaminar espaços sem nenhum caso suspeito ou confirmado, de Covid-19, mas que numa ótica de precaução e aumento da segurança para os utilizadores, merece uma intervenção especializada. 

De referir que os Bombeiros Voluntários de Arronches, têm em prática um protocolo de intervenção, com base nas normas da Direção Geral da Saúde e seguindo boas práticas de intervenção em acidentes com matérias perigosas, que visa garantir, a segurança dos intervenientes.
 Fotos / E. Moitas / Vídeo ver no Facebook








sexta-feira, 15 de maio de 2020

Arronches – Bombeiros Voluntários reabrem ao público a 18 de maio com novas regras

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches, vai reabrir ao público na próxima segunda feira, dia 18 de maio, deixando a informação à população sobre as medidas de prevenção adotadas de forma a minimizar riscos de contágio por Covid-19.

Veja em anexo as medidas agora adotadas no acesso do público ás instalações do Quartel, Marcação de Transportes ou Serviços Administrativos. 

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Arronches - Reabertura da restauração com fronteira fechada e tempo instável comprometem negócio


A Direção Geral de Saúde (DGS) divulgou as medidas para quando os restaurantes e os cafés reabrirem no próximo, dia 18 de maio, as quais devem privilegiar o uso das esplanadas e o serviço 'take-away', bem como devem incentivar o agendamento prévio.

Entre as medidas a adotar, a autoridade de saúde nacional destaca ainda "a redução da capacidade máxima do estabelecimento, por forma a assegurar o distanciamento físico recomendado de dois metros entre as pessoas, privilegiando a utilização de áreas exteriores, caso das esplanadas, sempre que possível."

No concelho de Arronches e zonas limítrofes, como Elvas ou Campo Maior, com as fronteiras fechadas até ao início de julho, como prevê na melhor das hipóteses o governo espanhol, as oportunidades de negócio na restauração, fica bastante reduzida, tendo em conta a elevada procura e a fidelidade dos clientes vindos de Espanha à gastronomia alentejana, assim como o temor de muita gente em sair ainda de casa.

A agravar ainda mais uma situação já difícil está o tempo incerto que se tem feito sentir em toda a região, com frio e chuva que inviabiliza o uso de esplanadas com condições atmosféricas adversas, entre o desânimo manifestado por alguns proprietários de restaurantes há ainda a esperança que as coisas melhorem e se salve o verão, embora em época de praia a procura seja menor nos restaurantes da nossa região, referem.
Fotos/ E. Moitas




quarta-feira, 13 de maio de 2020

Município de Arronches distribui kits de proteção pela população do concelho


De forma a prevenir os contágios por covid-19, a Câmara Municipal de Arronches preparou kits de proteção compostos por máscaras e frascos de gel desinfetante e está a oferecer à população do concelho.

Em nota de imprensa a autarquia refere que “estando o país no início da fase de desconfinamento, está previsto que, ao longo deste mês de maio, a população retome progressivamente os seus hábitos diários. É, no entanto, necessária a adoção da maior prudência neste regresso à normalidade, para que seja possível minimizar o risco de contágio por coronavírus.

Com a entrega destes Kits de proteção por parte da autarquia com a oferta de um frasco de gel desinfetante, para higienizar as mãos, e uma máscara para ser utilizada sobretudo em espaços interiores fechados com várias pessoas, tais como estabelecimentos comerciais ou transportes públicos, a Câmara Municipal visa ainda sensibilizar a população para a adoção das respetivas medidas de segurança contra a pandemia.

A entrega destes kits de proteção teve iniciou na semana passada junto dos habitantes da freguesia de Mosteiros e continuou esta segunda e terça-feira nas freguesias de Esperança e Assunção. “Este processo conta com a colaboração das três Juntas de Freguesia do concelho e dos membros dos seus executivos”.

De realçar o contributo dado pela ArJovem – Associação de Jovens de Arronches que colaborou com os serviços municipais na confeção e distribuição destes kits de proteção”.

De referir que na área do concelho de Arronches, até agora não foi registado qualquer caso de Covid-19, pelo que é importante manter a calma e serenidade nesta fase em que estamos a tentar voltar de novo ao normal, adotando boas práticas de higiene e segurança e seguir sempre os conselhos das autoridades de saúde.
Fotos/Município Arronches 



Arronches - São João e Feira de Atividades Económicas 2020 cancelados

Como era espectável o Município de Arronches entendeu não estarem reunidas as condições para a realização das Festas de São João e Feira de Atividades Económicas em 2020, dada a situação atual que se vive, no país e no mundo, provocada pela Covid-19, que tem obrigado à adoção de medidas que limitam ou restringem a realização de variadas atividades e eventos como forma de prevenção da propagação do vírus.

Na nota do município pode ler-se "Neste sentido, no cumprimento das indicações da Direção Geral de Saúde e do estabelecido pelo Governo de Portugal, a Câmara Municipal, na reunião realizada no dia de ontem, entendeu não estarem reunidas as necessárias condições para a realização, este ano, destes emblemáticos eventos do nosso concelho, pelo que os mesmos estão cancelados".

Estamos convictos de que esta decisão é a que melhor salvaguarda a saúde dos nossos munícipes e de todos os que nos visitam nestas ocasiões festivas, pelo que pedimos a todos a melhor compreensão pela decisão tomada”.
Fotos/ Emílio Moitas / Arquivo








sábado, 2 de maio de 2020

Arronches – Acidente com carrinha derruba barreira na fronteira do Marco


Um acidente com uma carrinha de transporte de bens alimentares, que circulava na zona fronteiriça, derrubou a barreira do lado português, na fronteira do Marco no concelho de Arronches, ao início da manhã deste sábado dia 2 de maio.

O alerta para o acidente foi comunicado ás autoridades portuguesas, pelo exército espanhol que desde o início da pandemia de Covid-19, patrulha os diferentes acessos à fronteira entre Arronches e La Codosera, que se encontram encerrados.

Segundo fonte, das autoridades espanholas, o acidente terá tido origem numa distracção do condutor, não havendo indícios de intenção de abalroar a barreira colocada no local para aceder a território espanhol.

Do acidente resultaram apenas danos na viatura, que foi removida do local, para além das autoridades espanholas esteve a GNR, que registou a ocorrência.

Ao final da manhã elementos da Proteção Civil e funcionários da Câmara Municipal de Arronches, repunham a barreira destruída e reforçavam a sinalização existente nesta estrada municipal.

Desde 17 de março que Portugal e Espanha têm as fronteiras fechadas, com excepção para trabalhadores transfronteiriços e motivos de força maior, no Alto Alentejo os únicos acessos a Espanha estavam localizados no Caia/Elvas e em Galegos (Marvão), embora nos últimos dias tenha reaberto a fronteira de São Leonardo / Villanueva del Fresno, no concelho de Mourão , embora com algumas restrições, de forma a facilitar a mobilidade dos trabalhadores transfronteiriços, o que se concretiza a partir desta segunda feira, dia 4 de maio, com o horário entre as 8 e as 10 da la manhã e das 19 ás 21 horas.

De referir no início da pandemia a passagem de camiões pela fronteira do Caia, foi intensa, mas segundo dados das autoridades espanholas, nos últimos dias a entrada de camiões em Espanha por esta fronteira tem baixado, agora passam cerca de 2.000 pesados e entre 800 a 1000 veículos ligeiros por dia.
Vídeo Ver no Facebook/ Fotos/ Emílio Moitas/J. Román







quarta-feira, 29 de abril de 2020

Arronches - Autarquia oferece equipamentos de proteção contra o COVID-19 a diferentes instituições


As diferentes instituições particulares de solidariedade social localizadas no concelho de Arronches, vão receber nesta quinta-feira, dia 30 de abril, equipamentos de proteção e gel desinfetante, oferecido pela Câmara.

Na sua página web, a Câmara Municipal de Arronches, informa que está empenhada em capacitar as instituições particulares de solidariedade social do concelho com mais condições, tendo em vista proteger não só os seus utentes, como também os seus funcionários e responsáveis, oferecendo equipamentos de proteção individual e gel desinfetante de mãos às cinco entidades sociais do concelho.

No total, a autarquia vai distribuir 1250 máscaras, 50 viseiras e 25 litros de gel desinfetante que serão repartidos pelas instituições sediadas nas três freguesias do concelho, Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, Centro de Bem Estar Social, Centro Social Bom Jesus de Esperança, Centro Social de Mosteiros e Santa Casa da Misericórdia de Arronches.

É referido ainda que esta ação “vem no seguimento do cuidado que o Município de Arronches tem tido para com as instituições do concelho, tendo já efetuado reuniões, através de videoconferência, com os responsáveis das mesmas, tendo ficado sublinhada a intenção da Câmara Municipal em fornecer o equipamento a cada uma das IPSS”.


terça-feira, 28 de abril de 2020

Arronches – Reabre excecionalmente cemitérios do concelho no Dia da Mãe

O Município de Arronches, vai reabrir os cemitérios do concelho, permitindo as visitas no próximo dia 3 de maio, Dia da Mãe, excecionalmente, para que os munícipes tenham oportunidade de visitar as campas dos seus entes queridos nos três cemitérios municipais, Assunção, Esperança e Mosteiros.

No concelho de Arronches entre as medidas adotadas pelo Município no sentido de evitar a propagação da infeção por Covid-19, alguns dos espaços municipais foram temporariamente encerrados, entre os quais os cemitérios do concelho, que fecharam portas no passado dia 19 de março.

No decorrer da visita aos cemitérios, a autarquia recomenda aos munícipes que se desloquem a estes espaços, para que sejam cumpridas as recomendações da DGS sobre coronavírus/Covid-19, cumprindo as medidas de higiene amplamente divulgadas, assim como seja respeitado o distanciamento social.
Fotos/ Arquivo / Emílio Moitas


domingo, 26 de abril de 2020

Arronches – Hoje em “tempos tidos por normais” celebrávamos a romaria do Rei Santo

Arronches celebraria este domingo dia 26 de abril, mais uma romaria em honra do Rei Santo, mas os tempos “anormais”, com pandemia que vivemos por estes dias, impedem a sua realização privando as gentes da raia do tradicional convívio que anualmente, quinze dias após a Páscoa, ali é celebrado em redor da ermida do Rei Santo, em Nave Fria, num local com uma vista privilegiada sobre as montanhas da Extremadura espanhola ou a vasta planície alentejana.

A romaria do Rei Santo é uma das manifestações populares do concelho de Arronches com mais antiguidade e tradição das gentes raianas de ambos os lados da fronteira, por estes dias fechada e vigiada pelo exército espanhol de forma a evitar a circulação de pessoas e conter a propagação do temível vírus.

Como habitualmente a romaria tinha início logo de manhã, com a caminhada dos romeiros portugueses e espanhóis que partiam para a ermida do Rei Santo desde diferentes localidades como Arronches, Mosteiros, Esperança e La Codosera, juntando centenas de caminheiros.

As cerimónias religiosas tinham lugar ao final da manhã, com missa seguida de procissão em redor da ermida.

Protetor dos campos o Rei Salvador, ou Rei Santo como é denominado, os agricultores recorrem ao Santo na protecção das suas searas ou rebanhos em momentos de aflição, reconhecidos pelas graças recebidas as gentes do campo no dia da romaria vão ali pagar as suas promessas ao Santo, outrora com sacos de trigo ou animais, atualmente são oferecidas as “fogaças” que depois são leiloadas no decorrer da festa.

Em suma uma romaria que a todos juntava em ameno convívio desfrutando do profano e do religioso, celebrando a primavera e a amizade das gentes da raia, que aqui participam em almoços campestres ao som do acordeão ou das castanholas.

Dado que a romaria do Rei Santo em 2020, tem mesmo que ser passado em família em casa, deixo estas memórias de romarias passadas, em jeito de álbum de fotos, dedicadas a todos os romeiros portugueses e espanhóis, com a esperança que em 2021, possamos todos juntos voltar a celebrar com a alegria o Rei Santo, ali junto da sua ermida na freguesia de Esperança.
Fotos/ Emílio Moitas