segunda-feira, 27 de março de 2017

Apanhados com borregos roubados na bagageira do carro


Dois homens foram surpreendidos pela Guardia Civil, à entrada da cidade de Badajoz, quando transportavam quatro barregos roubados.

Os autores deste ilícito, tinham acabado de roubar os animais numa propriedade de Talavera la Real, na passada semana, ainda tentaram a fuga às autoridades, fazendo caso omisso aos sinais das patrulhas da Policía Nacional de Badajoz, mas acabaram interceptados, e a serem encontrados os animais na bagageira do automóvel.

Após averiguações constatou-se a procedência ilícita dos borregos, sendo os mesmos reconhecidos pelo legítimo proprietário, segundo informou a Guardia Civil em nota de imprensa.

Ainda segundo as autoridades estes homens são ainda acusados pelo roubo duas dezenas de cabeças de gado porcino e ovino, pertencentes á mesma agro-pecuária de Talavera la Real.

Os suspeitos foram colocados á disposição da justiça, sendo os animais entregues ao proprietário.  
Fonte e Foto: Guardia Civil    

domingo, 26 de março de 2017

Carlos Rodrigues é o Candidato do PS à Câmara de Arronches

Carlos Manuel Cascalheira Rodrigues, casado, três filhos, 54 anos, natural e residente em Arronches, Licenciado em Geografia e Planeamento Regional e Urbano pela Universidade Nova de Lisboa e Vereador na Câmara de Arronches será o Candidato pelo Partido Socialista à Câmara Municipal, a informação é avançada na página do PS Arronches, na rede social facebook, onde se pode ler:


“Queremos um Concelho a progredir ao mesmo ritmo. Um Concelho em que os Lugares e as Freguesias, os seus Presidentes, os seus atores e todos os habitantes se sintam, antes de mais, Arronchenses de corpo inteiro.
Por Arronches, pela nossa terra, para lhe dar o devido valor, o PS intervém com uma ideia central – as autarquias e os eleitos só existem para servir as pessoas, a população, o povo. Para nós é absolutamente, indispensável estar muito próximo das pessoas de Arronches.

O nosso compromisso será o de estar ao vosso serviço, com afeto, dedicação, rigor e seriedade.
Conto convosco e com todos aqueles que sentem e vivem Arronches. Porque, para mim, a vossa opinião conta! Conta hoje e contará no futuro”.
Fonte: @PSConcelhiaArronches

Arronches – Procissão do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores


A Paróquia de Arronches comemorou esta tarde de dia 26 de março, IV Domingo da Quaresma, o Senhor dos Passos, com a Eucaristia na igreja matiz pelas 16h00, à qual se seguiu a a procissão, acompanhada pelo padre Fernando Farinha e abrilhantada pela secular Banda de Música da Sociedade Alegretense.

Por motivos meteorológicos, com muita chuva e vento a Procissão não pode sair à rua como habitualmente, a mesma acabaria por ter lugar dentro da Igreja Matriz, com as imagens de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos.
Fotos: Emílio  Moitas










Terrugem - I Festival de Migas este domingo

O I Festival de Migas realiza-se este domingo dia 26 de março, na freguesia da Terrugem, concelho de Elvas, no Pavilhão Multiusos local.

O evento que tem um menu com diversas variedades de migas, como sejam as migas tradicionais; migas de espargos; migas de batata; migas de bolota e migas de coentros, e os habituais acompanhamentos de carne do alguidar e peixe frito, e bom vinho.

Para além da gastronomia, a animação não vai faltar com música ao vivo pela Orquestra Ligeira Novas Melodias da Sociedade Musical Monfortense.

A organização é do Grupo de Música Popular “Voz Amiga”, com o apoio da União de freguesias de Terrugem e Vila Boim e município de Elvas.
Fotos: Emílio Moitas 



sábado, 25 de março de 2017

Arronches – JF Assunção promoveu concerto com a Filarmónica do Crato


Numa iniciativa cultural da Junta de Freguesia de Assunção, teve lugar esta tarde de sábado, dia 25 de março, um Concerto com a Filarmónica do Crato.

O evento denominado de "Concerto de Primavera", teve lugar no Centro Cultural de Arronches pelas 18h00, com entrada livre á população.

Um concerto que foi do agrado do público presente e que contou ainda com presença da senhora Presidente de Câmara, Fermelinda Carvalho e do Vice-Presidente, João Crespo.

No final do concerto o Presidente da JF. de Assunção,  José Louro, agradeceu a disponibilidade dos músicos nesta deslocação até Arronches, e fez entrega de algumas lembranças alusivas a esta Junta de Freguesia.

Esta tarde cultural contou com os apoios do Município de Arronches, Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo-CIMAA.
Fotos: Emílio Moitas 






Badajoz - Feira do Móvel e da Decoração e “ Food Turck Festival” na IFEBA de 31 de março a 2 abril

A 24ª Feira do Móvel e da Decoração 2017, vai abrir portas na IFEBA em Badajoz, de 31 de março a 2 de abril,  a mesma apresenta-se como uma oportunidade excepcional para promover e reforçar a imagem das empresas em Espanha e Portugal, já que a Feira do Móvel e da Decoração é publicitada em ambos países e é visitada por público de ambos os países.

 Por outra parte, trata-se de uma Feira de grande importância onde se encontram as melhores empresas e profissionais do sector, onde se expõem as últimas novidades e tendências.

A relevância da Feira pode-se apreciar-se em números, dado que só no passado ano superaram os 25.000 visitantes tanto portugueses como espanhóis e contou com a presença de mais de 60 empresas, apresentando aproximadamente 8.000 m² de exposição comercial.

Ainda integrado nesta feira vai decorrer a segunda edição de “BADAJOZ FOOD TURCK FESTIVAL


A segunda edição de “BADAJOZ FOOD TURCK FESTIVAL”, volta a destacar o melhor da gastronomia, aleando qualidade, ócio e diversão para públicos de todas as idades, colocando Badajoz ao nível á altura de outras grandes cidades espanholas onde se realizam este tipo de festivais de comida.

 Esta edição que vai decorrer de 31 de março a 2 de abril de 2017, na IFEBA, e está integrada no Festival Vintage, vai contar com um espaço interior, com uma selecção de foodtruck no qual se poderá encontrar uma variadíssima oferta culinária e estética com exposição de veículos históricos, furgonetas originais e caravanas dos anos 70.

Neste espaço vai estar composto por uma grande variedade de participantes como:Vermunet Yzaguire, La Creponeta, Dile si, Navidul, Dois Tres Tres, Tío Papas, e entre outros ainda, Pão com Segredos: com a deliciosa comida e sandes portuguesas, Pregos na Casquinha: com deliciosos pregos típicos portugueses, sanduiches elaboradas com pão da ilha da Madeira á base de batata-doce, ou ainda Amazonia X-press: com sabor a Brasil, com uma extensa carta de sumos de frutas naturais, mediterrânicas e tropicais, batidos e gelados, junto a uma selecta carta de sandwichs saudáveis e muito mais.
Fotos: Emílio Moitas 


Distrito de Portalegre com aviso amarelo por previsão de mau tempo este fim de semana


O Instituto Português de Meteorologia lançou um aviso amarelo para o distrito de Portalegre devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de tempestades elétricas.

O alerta, o segundo numa escala de quatro, é válido entre as 9h40 e as 16hoo de hoje, sábado. Para amanhã domingo, 26 de março, entre as 14 e as 19 horas, para todo o distrito de Portalegre.
Fotos: Emílio Moitas 

sexta-feira, 24 de março de 2017

Castelo de Vide - Quinzena do Sarapatel de 1 a 17 de abril

Castelo de Vide vai promover de 1 a 17 de abril, a Quinzena do Sarapatel e outros pratos de tradição judaico-cristã que “marcam a Páscoa de Castelo de Vide”, no distrito de Portalegre.

 No decorrer deste evento gastronómico o sarapatel, é prato de excelência da Páscoa de Castelo de Vide, e o cachafrito, outra iguaria com tradição judaica, poderão ser degustados em 18 restaurantes aderentes à iniciativa. Mas neste período, outros pratos como os molhinhos de tomatada e o ensopado de borrego sejam outras alternativas.

Na doçaria também ela de inspiração judaica, os bolos fintos, lagartos, queijadas, ou boleima, são doces opções que têm como ponto de partida o pão sem fermento.

A organização da Quinzena do Sarapatel, é da autarquia de Castelo de Vide em colaboração com 18 restaurantes e 8 produtores de doçaria tradicional.
Fotos: Emílio Moitas 



Badajoz com Controlos aleatórios de documentação e inspecção de veículos nos próximos dias

Em nota de imprensa a Policía Local de Badajoz, informa que nos próximos dias vai proceder a controlos aleatórios de documentação e inspecção técnica de veículos (ITV), de seguros obrigatórios e cartas de condução.

A Policía Local de Badajoz, destaca ainda que nos últimos tempos “estão detectando algumas infracções” por parte de cidadãos estrageiros "especialmente portugueses", que estão obrigados a renovar a autorização de conduzir, quando tenham superado “mais de dois anos”, a residir em território espanhol.
Fotos: Emílio Moitas e Polícia Local


quinta-feira, 23 de março de 2017

Arronches - “Música na Terra” este sábado no Centro Cultural

Num evento que tem organização da JF Assunção, o Centro Cultural de Arronches vai acolher no próximo sábado dia 25 de março, o “Concerto de Primavera” com a Filarmónica do Crato.

O concerto tem início pelas 18h00, o mesmo tem o apoio Município de Arronches, Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre e CIMAA.
A entrada é gratuita 

GNR promove Caminhada pela Floresta no Parque Natural da Serra de S. Mamede na Lapa


O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), promove no próximo dia no dia 25 de março, uma caminhada integrada nas atividades desenvolvidas no âmbito da celebração do Dia da Árvore 2017.

O objetivo principal desta actividade visa a promoção do contacto dos participantes com a natureza nesta zona do Parque Natural da Serra de S. Mamede, sensibilizando-os para a importância da árvore e do seu valor natural e ambiental, bem como para a preservação do espaço florestal.

A caminhada tem partida e chegada ao Largo da Folha do Meio – Besteiros de Cima – Alegrete (39º14',0164N; 007º22',7623W), será utilizado o percurso pedestre existente (cerca de 10km) com passagem pela Ermida de Nossa Senhora da Lapa, situada junto à fronteira com Espanha.

A concentração será a partir das 09H00, existindo no local espaço apropriado para o parqueamento de viaturas. Será fornecida água e fruta aos participantes.

Inscrições gratuitas, através do telefone 245609320 (Secção SEPNA) ou e-mail ct.ptg.sepna@gnr.pt
Fotos: Emílio Moitas 


quarta-feira, 22 de março de 2017

XV Mostra de Teatro do Concelho de Monforte


Monforte acolhe a partir deste fim-de-semana a XV Mostra de Teatro, que vai acontecer  de 24 de março e 02 de abril, na Sociedade Filarmónica Monfortense "Os Encarnados".

Os espectáculos têm lugar pelas 21h30.

Organiza: JF. Monforte, Município Monforte, com o apoio da Sociedade Filarmónica “Os Encarnados”.

Portalegre – A Feira mais doce do Alentejo abre portas a 31 de março


A XVII edição da Feira de Doçaria Conventual tradicional de Portalegre abre portas, a 31 de março e vai decorrer até 2 de abril, no Mosteiro de S. Bernardo.

Em suma um fim-de-semana super doce onde pode delicie-se com a Doçaria Conventual, Doçaria Tradicional e Licores. Não faltando os habituais espetáculos, workshops para os mais pequenos, concursos, ateliers, e muita animação.


Ainda no decorrer do certame, na tarde de domingo, dia 2 de abril, a partir das 14h00, o Reality Show “Somos Portugal”, tem transmissão em direto na TVI, desde o magnífico Mosteiro de São Bernardo em Portalegre, local onde decorre a Feira da Doçaria Conventual.

Fotos: Emílio Moitas 




terça-feira, 21 de março de 2017

Arronches – Hoje lembramos os poetas arronchenses no Dia Mundial da Poesia


O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março, a data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO a 16 de novembro de 1999.

Este Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Neste dia realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas, bibliotecas muicipais e espaços culturais.

A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de perceção e de compreensão do mundo.

Neste dia da poesia, lembramos aqui a Dr.ª Deolinda Milhano, responsável Pelos Momentos de Poesia em Portalegre, desde há vários anos, e os poetas arronchenses, e recordamos com saudade os que já partiram, mas que através da sua poesia vivem na nossa memória:

João Martins Afonso
Ana Cláudia Belém serrana
Ana Teodora Calado Tavares
António Jacinto R. Pascoal
Clara Ribeiro Pacheco
Diogo Nunes Pacheco
Francisco Dias Cardoso
Joaquim Dias 
Francisco Palma Quintino
Helena Isabel Saragoça Rodrigues
Jacinta Helena Malato
João Domingos Serrano Tito
José António Botelheiro
José Manuel Vassalo
Manuel João Lagarto
Margarida Vitória Belchior
Maria do Carmo Felino
Vitória Maria Trabuco Muralhas
Vitorina Trindade Agostinho.

Poema do livro: "Arronches Terra de Poetas"
Edição da Câmara Municipal de Arronches e INATEL Delegação de Portalegre
Capa: Aguarela de Eugénio Silva
Ano: 2006

Poesia em Portugal
A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.
Fotos: Emílio Moitas 


Arronches – No Dia Mundial da Árvore ou da Floresta destacamos os Montados de Azinho

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

Neste dia chama-mos a atenção para a importância dos montados de azinho que envolvem de verde Arronches, são sistemas agro-silvo-pastoris que têm desempenhado um papel de grande importância desde tempos imemoriais, para a preservação da biodiversidade, revelando-se como sistemas equilibrados e sustentáveis, que favorecem a conservação dos recursos naturais. Se por um lado permitem a exploração agrícola e pecuária, bem como, actividades de lazer, por outro favorecem a conservação de habitats de espécies ameaçadas, e a mitigação dos processos de desertificação, desempenhando funções ecológicas, económicas e paisagísticas.

Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, um pouco por todo o mundo, no passado Arronches também não era excepção, com as crianças das escolas a participarem em actividades que assinalavam a chegada da primavera.  

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

Origem do Dia:
A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.
Fotos: Emílio Moitas
1-      Azinheiras centenárias
2-      Monte do Rebolo 1987
3-      Mosteiros – anos 1990
4-      Herdade das Algueireiras - 1923
5-      Vara de Porcos Arronches – Anos 1990
6-      Vaso com azinheira em Angola Gentileza de Nelito Cardoso 

CORTICEIROS

No silêncio ardente do dia parado,
Há lida de gente no denso montado.

Há troncos despidos, já lívidos, frios,
E troncos que esperam, em funda ansiedade,
Com gestos convulsos, de sonhos sombrios,
Em dor e silêncio, por toda a herdade.

Os pés descalços trepam ágeis,
Sobem...
O machadinho crava-se e segura,
Como se fora um croque de abordagem,
O homem
A subir, na faina dura.
E lembra-me, assim vistos a distância,
- Os vultos a trepar pelos troncos gigantes –
Como em contos de infância,
Cornacas dominavam enormes elefantes.

Que os troncos majestosos e inermes
Têm o ar daqueles paquidermes,
Lentos, laboriosos, resignados. –
Desses trágicos braços contorcidos,
Que mais tarde, a sangrar,
São a gala maior desta paisagem,
E, agora, estão gelados, confrangidos
Pela tortura sem par,
No pino da estiagem,
Vão homens rudes, escuros e suados,
Lenço metido sob o chapéu largo,
Arrancando aos bocados,
Em férrea luta obscura,
Com qualquer coisa de febril e amargo,
A epiderme dura.

-Oh, velhas árvores dos montados!

E há pasmo na canícula.
E há silêncio, de assombro, na paisagem!

-Troncos dilacerados!...
Poesia de:Francisco Bugalho