quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Assumar – Festas de Nossa Senhora dos Milagres de 2 a 7 de setembro

As tradicionais Festas em Honra de Nossa dos Milagres que vão animar o Assumar de 02 a 07 de setembro de 2016, vão ter início já na próxima sexta-feira dia 2, pelas 22h00, com a 1ª Grande Largada de Touros, seguindo-se uma noite jovem com Djs, com entrada livre.

As Cerimónias Religiosas, com a Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Milagres, Arraiais com as melhores orquestras, Quermesse, Exposições, Espectáculos musicais, as afamadas Largadas de Touros, Sevilhanas, são motivos mais que suficientes para uma visita ao Assumar no decorrer das suas animadas Festas de Verão 2016.

A organização da festa é da responsabilidade da Comissão de Festas da Paróquia, em parceria com o Centro de Dia Nossa Senhora dos Milagres com o apoio da Junta de Freguesia de Assumar e Município de Monforte.

Para mais informação consultar programa de Festas 2016, clicar sobre o cartaz para ampliar.
Fotos: E. Moitas 





terça-feira, 30 de agosto de 2016

Edição de agosto do Noticias de Arronches, esta terça-feira nos locais habituais

Começou esta terça-feira a ser distribuída nos locais habituais, a edição de agosto do Jornal Notícias de Arronches.

Os destaques desta edição vão para o ciclo de festas que tiveram lugar neste mês com as Festas da Esperança, Bombeiros V. de Arronches e da Paróquia de Nª Sr.ª de Assunção.

Os incêndios assolaram em especial o Norte e Centro do país, onde participaram os Bombeiros V. de Arronches. O Notícias de Arronches foi saber qual o contributo dos nossos bombeiros no combate a este flagelo.

Importa preservar e dar um aspecto limpo ao nosso património. A Câmara Municipal de Arronches, tomou a seu cargo a pintura da Igreja Matriz, Torre do Relógio dos Paços do Concelho, Torre da Igreja da Santa Casa da Misericórdia e brevemente seguir-se-á a Torre da Igreja da Luz.

Estas e outras podem ser lidas na edição nº 164 do Notícias de Arronches 

Arronches – Junta Freguesia Assunção promove passeios para Reformados e Pensionistas ao Luso e ao Buçaco



A Junta de Freguesia de Assunção vai promover nos próximos dias, 4 e 11 de setembro um passeio para Reformados e Pensionistas residentes na área da freguesia ao Luso e ao Buçaco.

Esta iniciativa que tem como objetivo proporcionar o convívio, o lazer e o bem-estar da população mais idosa levando-os a conhecer outras regiões do país e respetiva cultura.

O Luso é uma cidade ainda jovem, que ficou conhecida como cidade-balneário pelas suas famosas águas medicinais.

O Buçaco é o nome de uma serra e de um bosque, que se converteu em algo incrível em 1628, pelas mãos de uns monges carmelitas, que iniciaram um programa ambicioso nesse lugar, replantando árvores, levando diferentes espécies exóticas e envolvendo tudo isso num grande mistério ao levantar uma muralha em torno ao bosque.

Um bosque tão famoso, que o Papa Urbano VIII em 1643 assinou uma bula com sentença de excomunhão sem chance de julgamento, ou seja, excomunhão no ato para quem destruísse ou apanhasse madeira do Buçaco.

Uma maravilha que fica a (233,6 km) de Arronches e a 30 km de Coimbra.


segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Arronches – Centenas de pessoas assistiram ao ciclo de cinema ao “Ar Livre”


Centenas de pessoas assistiram no passado fim-de-semana ao ciclo de Cinema ao “Ar Livre”, numa iniciativa do ICA e da Câmara Municipal de Arronches, e que contou com sessões nas freguesias de Assunção, Esperança e Mosteiros.

Esta iniciativa arrancou a 26 de agosto, na freguesia de Assunção, no Jardim do Fosso, com a exibição do filme “O Pátio das Cantigas”, um filme de Leonel Vieira e com um elenco com grandes nomes da representação portuguesa.

No dia seguinte27 de agosto, o cinema foi até à da freguesia de Esperança com o filme “Virados do Avesso” no Largo da Igreja. Virados do Avesso é um filme português e mini-série do género comédia romântica, realizado por Edgar Pêra. É protagonizado por Diogo Morgado e Jorge Corrula e conta com a participação do cantor angolano Anselmo Ralph.

O ciclo encerrou a de 28 de agosto, na freguesia de Mosteiros com o filme “Capitão Falcão” , que teve lugar no Largo do Barulho, nas arcadas da antiga  Escola Primária. Capitão Falcão é um filme e mini-série de género comédia de 2015, realizado por João Leitão. Gonçalo Waddington e José Pinto interpretam os principais papéis.

Esta 4ª edição do Cinema Português em Movimento conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, nomeadamente com a Rádio e Televisão de Portugal (parceiro media oficial desta iniciativa), a FBAUL, o Museu Bordalo Pinheiro, assim como todas as produtoras que disponibilizam as suas obras contribuindo para a valorização da oferta cultural da programação, assim como com as Câmaras Municipais envolvidas: Condeixa, Borba, Évora, Fornos de Algodres, Mação, Mêda, Mirandela, Murça, Oleiros, Arronches e São Brás de Alportel.
Fotos: E. Moitas 









sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Portuguesa que deixou cão preso dentro carro ao sol enfrenta agora a justiça espanhola

A proprietária de Daniel, um cão de raça dálmata que foi resgatado pela Policia Local de Badajoz, na passada quarta-feira do interior de um carro estacionado ao sol, onde estava quase a morrer pelas 13h30, numa tarde de muito calor e com a temperatura a rondar os 38 graus, no Centro Comercial El Faro, enfrenta agora um processo por maltrato animal.

Questionada pelos agentes pelo motivo de ter deixado o animal preso dentro carro ao sol, disse que andava a fazer comparas e não deu pelo tempo passar.

A cidadã portuguesa dona do cão foi denunciada pela polícia junto da “Administración Regional da Extremadura”, dado que a lei 5/2002 de protecção de animais da Extremadura, prevê que a actuação negligente da proprietária do animal, é considerada uma infracção que pode dar origem a uma multa de 1.501 a 15.025 euros.

Depois de socorrido no local pelos polícias que tiveram que arrombar o carro, refrescaram o cão com garrafas de água, sendo depois transportado para uma Clinica Veterinária, local onde tardou cerca de uma hora a recuperar á base de banhos e medicação, conseguindo os veterinários baixar-lhe a temperatura para os 38,5 e estabiliza-lo.

Despois de recuperado o cão foi devolvido à sua proprietária.
Fotos: E. Moitas e Polícia Local


quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Festival do Crato espera 100 mil visitantes na edição 2016


O Festival do Crato que arrancou, na passada quarta-feira, com uma enchente, à semelhança do que vem sendo habitual desde a antiga Feira de Artesanato e Gastronomia, numa época em que passaram pelo palco da Feira do Crato, nomes grandes da música do espaço da Lusofonia, (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Um evento que promete continuar a animar as noites do Alentejo até ao próximo dia 25 de agosto, e por onde vão passar entre outros alguns nomes do panorama musical, como o britânico James Morrisson , Banda Átoa e da fadista Ana Moura, Kaiser Chiefs, Frankie Chavez e Custódio Castelo e Rão Kyao.

O Festival encerra no sábado, com Matt Simons, Miguel Araújo e António Zambujo.
Fotos: E. Moitas



















terça-feira, 23 de agosto de 2016

Arronches - Academia Sénior com inscrições abertas

A Academia Sénior de Arronches, um local onde os alunos adquirem conhecimentos sobre áreas como o Património e História Local, Cidadania, Informática, Artes plásticas, Música, Teatro, Alfabetização e Língua Portuguesa, Ginástica, Hidroginástica, Passeios, Visitas de Estudo, entre outras mais disciplinas, informa que abriu inscrições para o ano lectivo de 2016/2017.

As inscrições encontram-se abertas para indivíduos com mais de 50 anos, podendo ser efetuadas no gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Arronches.

Encontrado cadáver de mulher desaparecida junto ao Rio Guadiana

O corpo da mulher que se encontrava desaparecida desde o passado sábado dia 20 de agosto, acabaria por ser encontrada junto Rio Guadiana, três dias depois do seu desaparecimento na cidade Badajoz.

Segundo a família, Consuelo González Rodríguez, de 63 anos, tinha saído de casa para caminhar como habitualmente fazia e não voltou a aparecer.

Fonte da Cruz Roja de Badajoz, informou, baseando-se em declarações de familiares desta senhora a mesma se "Encontrava-se bem de saúde e em pleno gozo das suas facultades mentais”, acabaria por ser encontrada morta na zona do Club de Piragüismo de Badajoz, uma área mal frequentada da cidade e onde se têm verificado crimes como ainda recentemente, a morte de um homem abatido a tiro para lhe roubarem o carro, por um presidiário que em gozo de licença não regressou ao estabelecimento prisional, presidiário este abatido pela Polícia, no dia seguinte numa troca de tiros com as autoridades.

Após o levantamento do cadáver, o corpo sem vida da senhora deu entrada no Instituto de Medicina Legal de Badajoz.

De momento não foram divulgadas as causas da sua morte.
Fotos: E. Moitas 

domingo, 21 de agosto de 2016

Esperança – Junta de Freguesia acolheu Torneio Jogo da Malha


 A Junta de Freguesia de Esperança, no concelho de Arronches, levou este domingo dia 21 de agost a realização do Torneio Jogo da Malha, uma competição que teve início pelas 10h00 no Campo de Futebol de Esperança.

A disputa, contou com a participação de cerca de 70 praticantes desta modalidade e teve a colaboração da Associação dos Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre e da Câmara Municipal de Arronches.

À competição seguiu-se um almoço/convívio, pelas 13h00, precedido de entrega de prémios ás equipas classificadas nos lugares cimeiros, (ver classificação em anexo).
Fotos: E. Moitas