sábado, 30 de abril de 2016

Arronches – I Passeio Equestre da Primavera


Arronches assistiu hoje à passagem do I Passeio Equestre da Primavera, integrado nas comemorações do 30º aniversário da Associação Portuguesa de Atrelagem, que teve início pelas 10h30, no Rossio de Arronches e se dirigiu à Igreja Matriz, local onde se procedeu à bênção do gado e deposição de coroas de flores nos altares de Nossa Senhora do Carmo e santo Isidro, padroeiro dos agricultores.

Finalizada esta cerimónia o passeio prosseguiu para o campo, com paragens na Atalaia das Carninhas e regolfo da barragem do Caia, na zona do Baldio.

Ameio do percurso teve lugar um pic-nic campestre, animado com a música do Grupo das Pedrinhas de Arronches.

Este evento que surpreendeu os participantes no mesmo pela beleza paisagística da zona, teve a organização da Associação Portuguesa de Atrelagem e contou com o apoio do Município de Arronches. 
Fotos: E. Moitas 


















Arronches – Prova de Santo Humberto na Herdade da Dabrantes


Realizou-se hoje sábado, dia 30 de Abril de 2016, a Prova de Santo Humberto (Campeonato Nacional), com a presença de 30 conjuntos.

A prova decorreu em excelentes condições de clima e de terreno para a prática desta modalidade, na Herdade da dabrantes, na freguesia de Assunção, local onde foi disputado o Troféu.

Após a prova teve lugar um almoço convívio e entrega de prémios, este evento teve a organização da Fencaça e os apoios do Município de Arronches, JF. de Assunção e Associação de Pescadores e Caçadores os Gaiteiros. 

No próximo domingo dia 1 de maio, decorrerá em paralelo o Troféu de Arronches, para naturais residentes neste concelho.  
Fotos:E. Moitas 








quinta-feira, 28 de abril de 2016

Realeza do Dubai apaixonada por Olivença, o município mais português na Extremadura

O primeiro ministro dos Emiratos Árabes Unidos e máximo mandatário do emirato do Dubai, Mohamed bin Rashid Al Maktum, em companhia de alguns dos seus filhos e um grupo de colaboradores e convidados, aterrou no aeroporto de Badajoz com o seu Boeing 747,na tarde da passada quinta-feira dia 27 de abril, para visitar e conhecer em Olivença a herdade da Assomada, adquirida recentemente, local onde pretende construir uma residência de descanso.

A herdade da Assomada, um local paradisíaco com um secular montado de azinho, fica situada junto a estrada Ex-139, que liga São Domingos, com Talega, a propriedade tem uma superfície de 220 hectares. 

Sendo desconhecido o preço pago pelo xeque por esta propriedade oliventina, embora se saiba que o anterior proprietário pedia pela mesma mais de 3 milhões de euros, de referir o interesse do xeque por propriedades em Olivença, local onde o toureiro El Juli, possui também uma importante propriedade agrícola.  

Com 2,2 milhões de habitantes, Dubai é um de los sete emiratos que integram os Emiratos Árabes Unidos, onde xeque Mohamed ocupa o cargo de vice-presidente, e Primeiro Ministro.

De referir que Olivença, o município mais português actualmente integrado em território espanhol é hoje um dos locais que atrai famosos e ricos empresários árabes, como Ahmad Al Kathib, atual dono do Matador de Olivença, e responsável pela exportação de carne de animais com destaque para o cordeiro, sacrificados segundo o rito halal, como manda o Islão, ou seja, com o animal orientado para Meca e invocando o nome de Alá, antes que o magarefe, que deverá ser muçulmano, faça uma única incisão no pescoço do animal com uma faca bem afiada. 

Um negócio que só no ano passado faturou mais de doze milhões de euros e todas as semanas envia para o mercado árabe três contentores de carne halal, a qual se somam 4,7 milhões em fruta, hortaliças e legumes.
Fotos: Hoy e E. Moitas 




Notícias de Arronches – Edição de abril


Começa esta quinta-feira, dia 28 de abril, a ser distribuída nos locais habituais, a edição de Abril do Jornal Notícias de Arronches.

Os destaques desta edição vão para a celebração do 25 de Abril no concelho, a “Caminhada ao Rei Santo” que se realizou como habitualmente, mas que S. Pedro não ajudou.

O desporto marcou significativamente este mês de Abril com o Futebol Clube Mosteirense a sagrar-se Campeão Distrital e a merecer chamada à primeira página, com entrevista ao Presidente do clube.

Na política como habitualmente, destacamos as Reuniões de Câmara do mês, uma forma de levar até aos nossos leitores o que de mais importante é discutido politicamente no âmbito local.

A tauromaquia com o Festival a Favor do Fundo de Assistência do Forcados Amadores de Arronches e o desfile de moda Primavera/Verão “Fashion Day”, foram outros dos temas que nos merecem destaque nesta edição.

Estes são os destaques mas, pode ficar ao corrente de muitas mais notícias do seu concelho…e não só.

Como habitualmente, as crónicas dos nossos colaboradores trazem o interesse para que possa desfrutar de mais uma edição do Notícias de Arronches.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Alter do Chão – Leilão da Coudelaria rendeu mais de 76 mil euros


O Leilão Anual realizado na Coudelaria de Alter, no passado domingo, 24 de abril, teve  uma receita de 76.800 euros.

Em nota informativa a Coudelaria de Alter, informou que neste leilão registou um elevado número de afluência por parte de visitantes, superando as três mil pessoas, entre nacionais e estrangeiros.

No decorrer do leilão a maior interesse foi pelos machos, com um número total de nove animais vendidos e a receita de mais de 76 mil euros foi o valor mais alto dos últimos cinco anos.

 O animal que atingiu o valor mais alto foi o "Haljaziro" (vendido por mais 25 mil euros), o mais disputado foi o último cavalo a ir a leilão, o "Hibisco", vendido a 11.500 euros com um preço base de 8.500.

Os animais não vendidos neste Leilão Anual estão agora disponíveis para venda no site:www.alterreal.pt


Estremoz – FIAPE 2016 de 27 de abril a 1 de maio


A 30.ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), abriu portas esta quarta-feira, dia 27 de abril, e vai decorrer até dia 1 de maio de 2016, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz Eng. André de Brito Tavares. Trata-se de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Estremoz e da ACORE - Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz.

A FIAPE (Feira Internacional de Agropecuária e Artesanato de Estremoz), é considerada uma das maiores feiras do Alto Alentejo. A Fiape tem um diversificado leque de oferta, que vai desde a agropecuária, ao artesanato, à gastronomia alentejana e um vasto cartaz de artistas como: Diogo Piçarra; Mickael Carreira, The Gift, entre outros.

A mostra institucional conta ainda como habitualmente com a participação de diversas instituições da administração central, regional e local, de solidariedade social, associações de desenvolvimento, forças de segurança e instituições militares.

Pela autenticidade e qualidade das exposições que a integram e graças às temáticas de crescente interesse nela apresentadas, a FIAPE é um certame com uma importância ímpar no seio da região em que se insere, tendo já ganho um espaço no calendário anual de feiras regionais e nacionais, confirmando a vocação de Estremoz como centro de negócios e eventos do norte alentejano. A comprová-lo estão o aumento do número de expositores em relação aos anos anteriores e os milhares de visitantes que anualmente honram este certame com a sua presença.

Atlético Clube de Arronches reabre com serviço de bar e sala de jogos no próximo sábado

A Sociedade Recreativa Atlético Clube de Arronches, sediada no centro histórico, Rua do Barroso, nº 3, na freguesia de Assunção, reabre ao público com nova gerência no próximo sábado dia 30 de abril.

Com serviço de Bar aberto desde as 7 horas da manhã, e sala de jogos o Recreativa Atlético Clube de Arronches, é um espaço acolhedor para tomar café, partilhar um petisco regional ou saborear a tradicional massa frita, disponível todas as manhãs de sábado.
Fotos: E. Moitas  




terça-feira, 26 de abril de 2016

Camionista português detido e acusado de provocar acidente no cruzamento da Estrada de Campo Maior com a A-5 em Badajoz


A Policía Local de Badajoz procedeu à detenção do condutor de um camião, acusado de provocar o despiste de um veículo automóvel, e encetar a fuga e por alegadamente ter agredido os agentes que o interceptaram próximo da fronteira do Caia.

Os fatos tiveram lugar cerca das 22h00, da passada segunda-feira dia 25 de abril, no cruzamento da Estrada de Campo Maior com a A-5, informa a Policía Local, quando um condutor de um veículo ligeiro de passageiros, informou a policia que um camião de grandes dimensões o obrigou a sair da estrada, tendo caído por uma ravina, com o automóvel a sofrer diversos danos, embora o condutor se encontra-se bem.

Ainda segundo testemunho do acidentado, o condutor do camião, fugiu sem o socorrer nem facilitar qualquer dato, sendo pouco tempo depois localizado por agentes policiais na A-5, antes de chegar à fronteira do Caia.

Depois de interceptado o infractor, parou o camião, negando-se a descer da cabine e a falar com os agentes policiais, segundo a polícia, o mesmo realizou várias tentativas de fuga, e manifestou sempre uma atitude “violenta e ameaçadora”.

No entanto o cidadão português, um homem de 54 anos, acabaria por abrir a porta do camião de dar vários empurrões aos agentes policiais, pelo que foi detido e conduzido a dependências policiais da Guardia Civil, que agora procede a investigações.
Fotos: Arquivo/E. Moita


segunda-feira, 25 de abril de 2016

Município comemora 25 de Abril com hastear das bandeiras e provas desportivas


Com a oferta de cravos vermelhos e o já habitual hastear das bandeiras, na Câmara Municipal e Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, acompanhado pela Banda de Alegrete, a Câmara Municipal de Arronches comemorou esta segunda-feira, feriado, os 42 anos da Revolução dos Cravos, que teve lugar a 25 de Abril de 1974.

Este dia ficou ainda marcado por uma solta de Pombos-correios, cerimónia de apresentação da nova ambulância, adquirida no âmbito do orçamento participativo municipal e entregue hoje aos Bombeiros Voluntários de Arronches, Torneio de Malha, Corrida de Patins e demonstração de Freestyle.
Fotos: E. Moitas