segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Elvas e Portalegre representadas na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2016


As câmaras municipais de Elvas e Portalegre marcam presença na 28ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realiza de 2 a 6 de março.

O município de Elvas está assim representado naquela que é a mais importante feira nacional deste setor, com o objetivo de divulgar as potencialidades turísticas do concelho e, em simultâneo, dar a conhecer o destino Elvas a potenciais clientes do certame, que conta com a presença de 35 destinos.

A Câmara Municipal de Portalegre por sua vez  vai realizar uma campanha promocional da 16ª Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Portalegre vai ainda oferecer boleimas e rebuçados de ovos, típicos da cidade, bem como sortear bilhetes para a 13ª edição do PortalegreJazzFest.

Mais de um milhar de expositores estão presentes nesta edição da BTL, que decorre nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações, durante os cinco dias certame que espera mais de 70 mil visitantes.

Com um investimento total de um milhão de euros, a BTL está distribuída este ano por quatro pavilhões, um dos quais dedicados à bolsa de empregabilidade neste setor e uma zona exterior.


Os primeiros dias de BTL (quarta, quinta e sexta-feira até às 18 horas) são reservados aos profissionais do sector do Turismo; a partir das 18 horas de dia 4 e durante todo o fim-de-semana, o salão abre também as suas portas ao grande público, com o objetivo de potenciar novos contactos e promover os melhores negócios.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Badajoz – Jovem assalta mulher com navalha


 Em nota informativa a Polícia Local de Badajoz, dá conta de um assalto a “apunta de navaja” contra uma mulher, referindo ainda que localizou a arma branca, no local do crime, tendo enviado a mesma à “policía científica de la Policía Nacional” para que analise das impressões digitais.

A mulher foi assaltada enquanto caminhava ao início da passada noite pela avenida “Juan Sebastián Elcano”, no bairro de Antonio Domínguez, quando foi surpreendido por um jovem que se deslocava em bicicleta que lhe roubou a mala com violência.

Ainda na passada madrugada os bombeiros foram chamados a combater um incêndio num carro que ardeu por causas desconhecidas na avenida Felipe Trigo, em Badajoz.
Fotos: E. Moitas 

Santa Eulália - Maior revolto de espargos para o Guiness Book em tarde gelada

Santa Eulália, no concelho de Elvas deverá ter inscrito no Livro de Recordes do Guiness a confeção do maior revolto de espargos, que decorreu no âmbito do I Festival do Espargo, integrado no programa do 3º aniversário da Universidade Popular desta freguesia rural, numa organização da Junta de Freguesia local e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

O evento que decorreu no passado sábado dia 27 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos e juntou centenas pessoas em salutar tarde de convívio em torno da gastronomia tendo o espargo por base, tendo alcançado os objectivos previstos para aceder ao recorde. Para este feito decorrer dentro da legalidade, esteve presente o notário Luís Meruje, que confirmou os factos atingidos, enviando agora a informação para aval da comissão do Livro dos Recordes do Guiness.

Ao contrário do que sucedeu no passado em Elvas com o mega prato de bacalhau dourado,  que não conseguiu entrar no Guiness Book, dado que  o que contou para este novo recorde foi a confecção do prato em si e as quantidades usadas, e não o número de pessoas, em simultâneo, a degustar o prato gastronómico.

o I Festival do Espargo, teve entradas gratuitas e contou  com diversas tasquinhas onde se pode escolher entre sopas, pastéis e tortas de espargos, a animação musical com os artistas Hélio Carlos, Eurico Semião, Manuel Carreiras, Ricardo Ventura, Olinda Moriano, Raquel Guerra, Grupo de Cantares de Santa Eulália e Kim Barreiros, garantiram o sucesso do evento numa tarde gelada no Alentejo.










sábado, 27 de fevereiro de 2016

Portalegre - Despiste contra uma árvore junto à Selenis faz um ferido grave

Dois feridos, um deles em estado grave, é o resultado do despiste de um ligeiro de passageiros na Estrada Nacional (EN) 246, na passada madrugada  em Portalegre.

O despiste contra uma árvore na Estrada Nacional (EN) 246,em Portalegre, próximo à Fábrica da Selenis, de um veículo ligeiro de passageiros, fez dois feridos, um deles em estado grave.

As vítimas, uma mulher e um homem, ambos com 25 anos e residentes em Portalegre, deixou em estado grave a mulher, que ficou encarcerada após a viatura ter embatido com grande violência contra uma árvore.

Socorridos pelos Bombeiros de Portalegre e pela Viatura de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM, e transportada para o Hospital Dr. José Maria Grande.

No local estiveram 13 elementos e seis viaturas da corporação de Bombeiros de Portalegre, a VMER do INEM e a GNR que tomou conta da ocorrência.
Fotos: JN e E. Moitas 

Cultura - Órgão da Sé volta a tocar depois 80 anos em silêncio

Um recital comemorativo marca a conclusão da obra de conservação e restauro do órgão da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, na próxima sexta-feira, 4 de março, pelas 21 horas.

O concerto inaugural deste majestoso órgão, restaurado após cerca 80 anos sem tocar, conta com a presença do Arcebispo de Évora, D. José Alves; do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; da directora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre outras entidades.

O recital conta com apresentação de Rui Vieira Nery, sendo que no órgão vai estar João Vaz, conceituado músico que tem tocado em vários órgãos no país, e marca o regresso da música à Sé de Elvas por este instrumento musical, sendo que será um espectáculo único e inesquecível.

Esta é uma organização da Câmara Municipal de Elvas, Direcção Regional de Cultura do Alentejo e Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção.

Este foi um investimento na ordem dos 150 mil euros, financiado através de um contrato de financiamento a projectos de património cultural (Conservação e Restauro dos órgãos Históricos), promovidos pela autoridade de gestão do INALENTEJO, e que incluiu o restauro da caixa, assim como o tratamento da superfície da estrutura, que apresentava peças muito danificadas, e das disjunções, para que fosse possível que o órgão voltasse a tocar e a ficar funcional.
Foto: E. Moitas 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Arronches - Santa Casa da Misericórdia promoveu III Encontro “Reabilitação no doente com AVC”


Arronches acolheu hoje dia 26 de fevereiro , o III Encontro sobre a Reabilitação no Doente com AVC, uma  iniciativa, da Santa Casa da Misericórdia de Arronches, visa melhorar formas de intervenção na reabilitação dos doentes com AVC, que teve início pelas 9h00, com a cerimónia de abertura pela Provedora Deolinda Pinto.

No decorrer do encontro a que assistiram centenas de profissionais da área da saúde, foram debatidos temas como: “AVC Manifestações e Consequências”,  “Reabilitação Funcional”, “Alimentação no Doente com AVC” ou  “Um Regresso à Vida Social”, entre outros.

O evento que decorreu no Centro Cultural de Arronches contou ainda com outros Painéis, teve carater científico e multidisciplinar, e foi destinado a profissionais de saúde e estudantes, tendo juntado cerca de 200 pessoas para discutir sobre esta doença que afeta muitas pessoas em Portugal.
Fotos: E. Moitas






Veículo pesado de transporte de álcool sofre despiste e colide com ligeiro na EN 373

Um veículo pesado, que transportava álcool, sofreu um despiste na zona da Horta dos Cabaços, (junto a Campo Maior), invadindo a faixa de rodagem contrária, colidindo com um ligeiro de passageiros que circulava na na EN 373, sentido Campo Maior-Elvas, provocando um ferido, um homem de 35 anos.

O acidente aconteceu cerca das 13h10 da tarde hoje, dia 26 de fevereiro, do mesmo não resultou qualquer problema com a carga do pesado, nem existiu necessidade de proceder ao corte de via.  

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Campo Maior com cerca de 10 operacionais e 3 viaturas. A GNR tomou conta da ocorrência.
Fotos: E. Moitas 


Acidente esta manhã na estrada de Campo Maior causa um ferido



Um acidente que envolveu dois veículos ligeiros de passageiros provocou um ferido, na manhã desta sexta-feira, dia 26, na Estrada Nacional (EN) 373,Campo Maior – Elvas.

Os dois veículos seguiam no mesmo sentido Elvas, e a colisão aconteceu quando veículo diminuiu a velocidade á entrada de uma ponte.

Deste acidente resultou ferida, uma mulher com cerca de 40 anos e residente em Campo Maior, que foi transportada pelos bombeiros para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

 No local, estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas com duas ambulâncias, um veículo de desencarceramento, assim como a GNR que registou a ocorrência.

De referir que a (EN) 373, Campo Maior – Elvas é uma das estradas mais perigosas e de maior sinistralidade do distrito de Portalegre, com intenso trânsito de veículos pesados provenientes da fronteira do Caia.
Fotos: E. Moitas 

Feel Nature - Rede de Percursos em Natureza apresentado em Arronches

Feel Nature é o desafio que Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo lança a todos aqueles que gostam de caminhar em contacto com a natureza… e, Arronches integra a rede com o “Percurso da Esperança”.

Teve lugar no dia 24 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arronches, a Sessão de Apresentação do Projeto Alentejo Feel Nature às Associações e às empresas do Concelho ligadas à hotelaria e turismo. Trata-se de um Projeto desenvolvido pela CIMMA, integrado na Estratégia Territorial Provere Inmotion.

Alentejo Feel Nature é uma rede de Percursos em Natureza que abrange 15 Municípios do Alto Alentejo, com diferentes percursos, mas com algo em comum: oferecer uma experiência de sensações e a oportunidade de conhecer a riqueza natural da região.

O processo de implementação destes percursos desenvolveu-se em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e estão registados e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Atualmente existem 30 percursos pedestres de pequena rota e 3 percursos pedestres de grande rota. No seu conjunto totalizam 435 kms.

A Rede de Percursos em Natureza envolve também o público juvenil. O projeto já começou a ser apresentado nas escolas e há percursos adaptados aos mais novos, como por exemplo  o “Percurso das Pinturas Rupestres”, em Esperança.

O Vice Presidente da Câmara, João Crespo, informou os presentes da importância deste projeto que será mais um impulso no desenvolvimento turístico da região e salientou que será um trabalho conjunto entre os Municípios envolvidos que irão promover o sucesso desta Rede.

Fermelinda Carvalho, Presidente de Câmara, que também esteve presente na sessão, solicitou a participação de todos, empresas, associações e público em geral, na divulgação desta iniciativa que irá trazer bastantes benefícios a nível do comércio local e dos alojamentos hoteleiros em Arronches ou nos 15 Municípios envolvidos.

Esta sessão contou ainda com a participação do Vereador da Cultura, Dr. José Bigares, assim como representantes de Associações e empresas do Concelho ligadas à hotelaria e turismo

Manuela Murteira, responsável pela apresentação do Projeto da CIMAA, terminou a apresentação também com o apelo ao envolvimento da comunidade local “ é importante a comunidade local conhecer e integrar o projeto, porque só em conjunto seremos capazes de “vender” o nosso produto dentro e fora do país”, referiu.
Fotos: Município de Arronches e E. Moitas 



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Polícias raianas reunidas em encontro em Cáceres


A Polícia de Segurança Pública e a Policia Nacional de Espanha reforçaram ontem, 24 de fevereiro, a cooperação transfronteiriça com um encontro realizado na cidade de Cáceres.

 Este encontro teve por objectivo aumentar a cooperação e colaboração operacional das diversas subunidades policiais em localidades raianas, sendo analisado o intercâmbio de informação, acções policiais e a constituição de equipas mistas de investigação, entre outros assuntos.

Estabeleceram-se igualmente novas datas para realização das patrulhas conjuntas nas localidades limítrofes e próximas e programaram-se novas acções de formação para o ano de 2016.


Nesta reunião, que foi presidida pelo Chefe Superior da Extremadura, estiveram ainda presentes o Chefe Regional de Operações da Extremadura, os Comissários Provinciais e Chefes de Brigada de Badajoz e Cáceres, tal como os Comandantes de Divisão e de Distrito, quer de Elvas, Portalegre, como também Castelo Branco e Évora.

Arronches – Grupo de alunos espanhóis visitaram Museu (A) Brincar


Um grupo de alunos espanhóis da turma de português da “Oficina de Empleo de Cáceres – Sexpe”, residentes em Don Benito, visitou esta quinta-feira dia 25 de fevereiro o concelho de Arronches.

Depois de terem percorrido o centro histórico e saboreado a rica gastronomia alentejana num conhecido restaurante local, os jovens estudantes de português, acompanhados pela sua professora e Vereador da Cultura, Dr. José Bigares, foram conhecer o Museu (A) Brincar situado no edifício da antiga fortaleza de Arronches.

No decorrer da visita os alunos tiveram oportunidade de conhecer alguns brinquedos artesanais executados por artesãos de Arronches, assim como diversos brinquedos fabricados em Portugal em Espanha no século passado.

Apreciaram em particular a sala de aula do Estado Novo, onde não falta a velha “palmatória” um instrumento do passado que servia de apoio ao professor com efeitos dissuasores excelentes aplicados em alunos rebeldes ou pouco dados ao estudo. Um aluno trajado com a farda da ex mocidade portuguesa, a cartilha maternal de João de Deus ou ainda os quadros com as fotografias de Américo Tomás e Salazar integram o espólio museológico da recriação desta sala de aula da antiga Escola Primária no concelho de Arronches

Aberto de terça-feira a domingo o Museu (A) Brincar de Arronches pode ser visitado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, encerrando ao público à segunda-feira e feriados.

Ao final da tarde o grupo foi ainda conhecer na freguesia de Esperança o Centro de Interpretação e Identidade Local e Pinturas Rupestres.

Esta visita de estudo teve o apoio do Município de Arronches.
Fotos: E. Moitas

Volta ao Alentejo em Bicicleta com passagem por Arronches

Arronches assiste, pelo segundo ano consecutivo, o início de mais uma Volta ao Alentejo em Bicicleta. A XXXIV edição da “Alentejana” que se corre-se entre 16 e 20 de março num total de 907,5 quilómetros que vão terminar no centro histórico de Évora.

Participam nesta edição 22 equipas em representação de 8 países. São 10 formações estrangeiras que se juntam às 12 portuguesas, entre as quais o Sporting CP-Tavira e a W52-FC Porto, num pelotão que terá 175 corredores.

A etapa inaugural da Volta ao Alentejo em Bicicleta que começa em Portalegre, tem subidas em Cabeço do Mouro, Prémio de Montanha de 2ª categoria, Monte Paleiros (3ª cat.), Marvão (4ª cat.) e a menos de 20 quilómetros para a meta final instalada em Castelo de Vide, a Sra. da Penha (3ª cat.).

Nesta primeira tirada de 158 quilómetros que tem passagem por Arronches, há Metas Volantes no Crato, Monforte e Portalegre. O final deste dia, e das restantes tiradas, está previsto acontecer cerca das 16 horas, naquela que é considerada a tirada “mais exigente” em termos de percurso, com quatro das oito contagens do prémio de montanha de toda a corrida.

A segunda etapa da “Alentejana”, e a mais longa, parte de Monforte e terá 206,2 quilómetros com Metas Volantes em Borba, Redondo e Reguengos de Monsaraz antes de subir e terminar junto ao castelo de Montemor-o-Novo.
Fotos: E. Moitas 


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Feira do Porco Alentejano de 18 a 20 de março em Ourique


A Feira do Porco Alentejano, que vai decorrer em Ourique entre 18 e 20 de Março de 2016, tem como figuras de cartaz Diogo Piçarra e Paulo Gonzo nesta edição que conta, à semelhança dos anos anteriores, com muitas novidades e animação.

No dia 17 de março, quinta-feira, há uma opening night, com concertos da Banda Filarmónica 1º de Janeiro de Castro Verde e de Ruben Baião. Na sexta-feira a proposta é um espectáculo com Diogo Piçarra, vencedor do concurso Ídolos, e no sábado, o grande concerto da noite tem como convidado Paulo Gonzo, um dos nomes incontornáveis da música portuguesa.

O último dia da Feira do Porco Alentejano, domingo, 20 de Março vai ser animado pelo programa da TVI, Somos Portugal, que vai emitir em directo do recinto da feira entre as 14h00 e as 20h00, para, logo de seguida, ter início o concerto de encerramento do certame pelo grupo Canto Oculto.

O certame inclui ainda actividades permanentes, como um parque de diversões infantil, o corte de presunto, o sorteio de presuntos e os concursos Miss Piggy e de Grunhidos.
De referir que esta feira, é um certame de referência regional e nacional, que consolida Ourique como Capital do Porco Alentejano.
Foto:E. Moitas 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Jornal Notícias de Arronches amanhã nas bancas


O jornal Notícias de Arronches que começa a ser distribuído esta quarte feira dia 24 os destaques desta edição vão a realização do VIII Duatlo de Arronches e o Carnaval.

Neste mês de fevereiro celebrou-se o Dia de Nª Srª da Luz que juntou a comunidade católica. PraCachopos|LIJE comemorou o seu 3º Aniversário. Para assinalar a data realizou o I Forum “Intervir, Promover e Autonomizar”.

Estes são apenas alguns dos destaques da edição de fevereiro do Notícias de Arronches, amanhã disponível nos locais habituais. 

Arronches - Santa Casa da Misericórdia promove encontro “Reabilitação no doente com AVC”


 A Santa Casa da Misericórdia promove na próxima sexta-feira o III Encontro sobre “Reabilitação no Doente com AVC”, que vai juntar cerca de duas centenas de profissionais de saúde, no Centro Cultural de Arronches.

No decorrer do encontro vão ser debatidos temas como a alimentação no doente com AVC , a reabilitação funcional, o regresso à vida social, consequências e manifestações do acidente vascular cerebral (AVC).

O início dos trabalhos do encontro “Reabilitação no doente com AVC”, está agendado para as 09h00 no auditório do Centro Cultural de Arronches.
Para mais informações ver programa em anexo. 

Passeio Pedestre – “Ruta Contrabandista” a 12 de março

Numa organização do Ayuntamiento de La Codosera através da Oficina de Turismo local, vai ter lugar a 1ª Ruta Contranbandista, a ter lugar a 12 de março (sábado).

O passeio que tem por objetivo reviver antigas práticas raianas, tem início na Plaza do Ayuntamiento pelas 9h00 (hora espanhola), com passagem pelo Marco, Parra, La Tojera e terminar na Casa da Cultura da Codosera com uma “Garbanzada", convívio entre todos os participantes, animada pelo Grupo Musical “El Brezo”.

Esta actividade é de livre participação, sujeita apenas a inscrição até 4 de março, para o e-mail  turismo@lacodosera.es ou  0034-924-404030, para  efeitos de logística.
Mais informação ver programa em anexo
Fotos: E. Moitas 


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Portalegre - GNR apreende em dia de mercado roupa supostamente contrafeita

Cerca de 500 peças de roupa foram apreendidas no passado domingo dia 21 de fevereiro, pelo Destacamento Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana.

A apreensão resultou de uma operação de fiscalização de trânsito e segurança rodoviária, nas imediações do mercado pelas 6 horas da madrugada, tendo na ocasião sido intercetada uma viatura ligeira de mercadorias que transportava material supostamente contrafeito, com um valor presumível de 7.470 euros.

Nesta operação para além do material detetado, foi ainda apreendida a viatura, enquanto um indivíduo do sexo masculino, de 20 anos, foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Fotos: E. Moitas 

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Arronches – Aplaudiu este domingo o Concerto "Música na Terra"


 Arronches acolheu este domingo dia 21 de fevereiro o Concerto “Música na Terra”, executado pela Banda da Sociedade Musical Nisense, em parceria com a CIMAA.

O evento teve início pelas 17h00, no Centro Cultural de Arronches, com entrada gratuita e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Assunção, Câmara Municipal de Arronches e Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre.

A banda nisense é dirigida pelo maestro António Charrinho, integra um projecto visa levar as bandas de música a todas as freguesias do distrito de Portalegre.
Fotos: E. Moitas