quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Nadadores despediram 2015 com prova 'Swim Silvestre' nas águas do Rio Guadiana


Badajoz acolheu esta manhã de dia 31 de dezembro a terceira edição da 'Swim Silvestre', uma proposta original organizada pelo Grupo Aguas Abiertas Extremadura, uma prova que começou às 10h30 junto ao “embarcadero del Club Piragüismo”, e na qual participaram cerca de 25 nadadores, que desafiaram as baixas temperaturas para despedir o ano de 2015 com um banho no Rio Guadiana.

Protegidos com fatos de neopreno, os nadadores percorreram 500 metros no rio delimitado com bóias.

A jovem Cristina Barradas, de ascendência portuguesa, foi o primeiro nadador a completar o percurso.

No decorrer deste evento ao qual assistiu numeroso público e os principais Meios Informativos da região, foram recolhidos alimentos para o Banco Alimentar de Badajoz, e  foi servido um chocolate quente a todos os participantes, partiu-se o bolo e brindou-se a 2016.
Fotos: E. Moitas 















quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Elvas – GNR deteve dois passareiros a manejar armadilhas proibidas


O Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, deteve dois indivíduos em flagrante delito a manejar armadilhas proibidas na atividade cinegética e a capturar espécies não constantes na lista de espécies objeto de caça bem como de espécies não cinegéticas.

O ilícito aconteceu no passado dia 24 de dezembro de 2015, no limite do concelho de Elvas com o concelho de Borba, sendo apreendidas 33 armadilhas de arame, 1 enxada, 1 melro (turdus merula) e 4 cartaxos comuns (saxicolatorquata.
Fotos: E. Moitas / Arquivo

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Arronchense pesca peixe gigante


Não é todos os dias que nas águas do interior da Península Ibérica, um arronchense pesca um peixe com 1, 88m de cumprimento e mais de 60 quilos, mas essa proeza foi conseguida por Paulo Arguelles, no passado sábado dia 26 de dezembro de 2015, na Barragem de Alcántara no rio Tejo, ao capturar um siluro.

O siluro, um peixe-gato gigante que chega a atingir os três metros e a pesar mais de 100 quilos, e  que está a invadir os rios portugueses, colocando em risco as espécies nativas. «O siluro é um predador de topo, e come absolutamente tudo o que lhe aparece à frente»

Segundo especialistas, como Paulo Lucas, da Associação Ambientalista Quercus, nos últimos «três, quatro anos» foram avistados siluros em pelo menos cinco rios: Tejo, Pônsul, Ocreza, Guadiana e Zêzere. Além de ameaçar a biodiversidade dos rios, o peixe-gato pode ser perigoso para os humanos. «nas praias fluviais, os banhistas deviam ser alertados para ter especial cuidado», avisa.

O siluro, originário do norte da Europa, a forma como chegou a Portugal é ainda desconhecida, mas muitos acreditam ter sido através de transvases das barragens. O que se sabe é que em Espanha entrou com a ajuda de um pescador alemão.



segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Alentejo – Forte da Graça com entrada gratuita até final de janeiro de 2016


O Forte da Graça, um Monumento Militar imponente que domina terras raianas, e que foi classificado em 2012 como Património Mundial, depois de um período de abandono e pilhagens, continua a atrair milhares de visitantes, fato que levou o município de Elvas a prolongar as entradas gratuitas no Forte até final de janeiro de 2016.

Recorde-se que o monumento nacional abriu ao público a 27 de novembro, depois de obras de recuperação que duraram cerca de 11 meses, e desde essa data tem tido uma afluência bastante elevada, sendo que a grande maioria dos visitantes vêm do outro lado da fronteira.

Este monumento nacional pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17 horas. Nas segundas-feiras, o monumento está encerrado.

Nesta semana, devido à época festiva que atravessamos, o Forte da Graça vai estar encerrado nos dias 31 de dezembro (quinta-feira) e 1 de janeiro (sexta-feira).

domingo, 27 de dezembro de 2015

Arronches – Hoje é dia de mercado mensal em Esperança

O Mercado mensal de Esperança no concelho de Arronches, que habitualmente se realiza no último domingo de cada mês junto à zona Desportiva continua a atrair cada vez mais clientes vindos de toda a região raiana lusa/espanhola, que começam a chegar logo pelas 09h00 da manhã.

Se a área destinada aos vendedores começa a escassear encontrar lugar adequado para estacionar ainda é mais complicado, a determinadas horas a única solução passa por deixar a viatura no espaço desportivo ou na berma da estrada.

Um Mercado de sucesso gerido pela Junta de Freguesia de Esperança onde é possível encontrar um pouco de tudo que se possa imaginar, aproveitando para fazer compras como foi o caso de Manuel Molina, vindo de Alburquerque para comprar plantas de Kiwis, laranjeiras e  figueiras para plantar “en su parcela”, ou ainda a família Gomes, vinda de Cabeço de Vide, na zona Fronteira que veio comprar aves de capoeira e coelhos.

Em suma o Mercado de Esperança é uma verdadeira romaria colorida por cores, cheiros e sabores, local de encontro de amigos onde simplesmente se pode tomar um café com massa frita, ou partilhar um bom petisco na feira com os amigos.

Ficam algumas imagens registadas logo às 9 horas, com céu azul a temperatura ainda fresquinha a convidar à massa frita e café bem quentes, e foi o que fizemos aceitando o convite de Diamantino Ribeiro, Presidente desta dinâmica freguesia raiana de Esperança.
Fotos: E. Moitas  











sábado, 26 de dezembro de 2015

Policia Local de Badajoz recupera carcaça de carro roubado



Em nota de imprensa a Policia Local de Badajoz, informa que recuperou na “Barriada de los Colorines”, um carro que tinha sido roubado há poucos dias na região.

Na imagem facultada pela Policia para além do lixo e degradação que invadem esse bairro problemático da cidade, é visível o automóvel meio desmantelado, já com a falta das rodas, portas e outros elementos.
Foto: Policia Local

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Arronches - Mosteiros voltou a cumprir a tradição com o Madeiro de Natal


A tradição voltou a cumprir-se mais uma vez em Mosteiros com o Madeiro, após a “Ceia de Natal” em família, dezenas de Mosteirenses reuniram-se em convívio torno da fogueira.

Situada na rua Dr. Jorge Sampaio, junto à ribeira, este  é um  local de muita animação para os mais jovens, como pudemos constatar ao final da tarde desta sexta-feira dia 25 de dezembro, com um grupo de jovens reunido à volta de um “Pata Negra”, saboreando o mesmo ao calor da gigantesca lareira.



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Mosteiros – Emílio Cardoso reuniu colaboradores e amigos em almoço de Natal


Como vem sendo tradição, a empresa de Carvão Vegetal e lenhas Emílio Cardoso, situada em Mosteiros no concelho de Arronches, voltou a reunir os seus colaboradores e amigos num almoço de Natal, esta quinta-feira, dia 24 de dezembro nas instalações da Estrada da Nave.

Para além do momento de convívio entre todos, e ao qual se juntou o Vice Presidente de Câmara João Crespo, entre outros autarcas, como os Presidentes das Juntas de Freguesia de Mosteiros e Assunção, Emílio Cardoso, proprietário da empresa, em breves palavras agradeceu a presença de todos no almoço e desejou um bom Natal, referindo ainda a colaboração de todos os funcionários para o bom desempenho da empresa que em tempos difíceis tem conseguido manter o emprego aos muitos funcionários da mesma, aproveitando a ocasião para fazer a entrega a cada funcionário de uma prenda de Natal que consistiu num Polo, boné e um calendário alusivos à empresa.

Lebre à caçador e febras assadas na brasa, acompanhadas com um tinto novo da região, foram motivo mais que suficiente para uma tarde bem passada e de partilha a lembrar o espírito do Natal.
Fotos: E. Moitas 










quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bufo-real com asa partida recuperado pela GNR no Gavião


O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana em nota de imprensa, informa que foi recuperado pelo Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento de Nisa um Bufo-real (bubo bubo), com asa direita partida, em Vale Calado – Atalaia – Gavião.

A ave depois de recolhida no local foi encaminhada para a delegação do ICNF de Portalegre.