sábado, 31 de outubro de 2015

Grupo de Forcados Amadores de Arronches encerra final de Temporada no Cartaxo


 A praça de toiros do Cartaxo cumpre a tradição e vai oferecer um festival taurino já este domingo, dia 1 de novembro, (Dia de Todos os Santos), pelas 15h00.

A corrida mista vai ter a participação dos cavaleiros Francisco Cortes, Marco José e os amadores Francisco Parreira e Francisco Correia Lopes. No toureio a pé, os novilheiros amadores Alfonso Cadaval e Paula Santos. Os 6 novilhos são das ganadarias Pinto Barreiros e São Torcato.

As pegas vão estar por conta do Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo e os Alentejanos do Grupo de Forcados Amadores de Arronches.

Os Amadores de Arronches encerram a temporada com esta corrida, totalizando 21 em 2015.

O festival taurino é a favor da Associação gentes do Cartaxo.

Arronches – Apresentação do livro “Autarquias e Escolas em Meio Rural”

“Autarquias e Escolas em Meio Rural”, é o nome do livro de Alda Palmeiro, com chancela da editora Alfarroba, que vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Arronches, pelas 16h00 do próximo domingo dia 1 de novembro.

“Autarquias e Escolas em Meio Rural”, tem prefácio de Abílio Amiguinho.

O reordenamento do parque escolar originou o encerramento de muitas escolas 1º ciclo com reduzido número de alunos. As zonas rurais foram as mais afectadas pois viram desaparecer a única esperança de sobreviverem à desertificação a que estão votadas. As crianças vão sendo integradas em escolas maiores, multiculturais, nas quais, não raras vezes, a uniformização educativa teima em persistir por falta de meios. A evolução da nossa sociedade, nos diferentes âmbitos que constituem a sua complexa estrutura, tem levado à necessidade de reflectir e redefinir o lugar da escola e da educação. 

A presente dissertação tem como objectivo compreender quais os pressupostos que estão na base da manutenção das escolas rurais, a análise das consequências do encerramento das pequenas escolas em meio rural: efeitos no espaço rural; resultados no processo educativo; nos valores e nas tradições. Pretende-se ainda conhecer qual a importância da relação escola/autarquia no que se refere ao desenvolvimento local e compreender a importância das escolas rurais na rede escolar. Falar de escolas rurais, é também, inevitavelmente abordar o problema da ruralidade e da interioridade, é também percorrer o caminho das especificidades, das tradições e do desenvolvimento local que passam, em grande medida, pela escola.
Foto: E. Moitas 

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Autoridades previnem roubos de azeitona na raia


Como vem ocorrendo nos últimos anos, na raia do Alentejo e Extremadura as autoridades de ambos os países já começam a detetar a ocorrência do furto de azeitona, ocorrendo o mesmo, em regra, na época da colheita para mais tarde ser entregue em lagares ou ainda comercializada para conserva.

Este tipo de criminalidade tem um forte impacto económico para os proprietários das explorações e, paralelamente, poderá ser potenciador de um sentimento de insegurança junto das populações.

Para prevenir estas ocorrências, as autoridades estabelecem por esta época uma vigilância mais apertada, assim como mantêm contatos com agricultores, com o objetivo de agilizar a intervenção policial, com ações inesperadas de policiamento aos olivais e fiscalização de trânsito.

Como se verificou já na presente campanha olivícola 2015, com a Guardia Civil da província de Badajoz, a identificar o condutor de uma camioneta carregada de azeitona e que se encontrava acidentada na estrada, por excesso de carga.

Localizado o proprietário da azeitona roubada, o mesmo avaliou o mesmo em 4,500 euros, assim como denunciou os danos provocados nos ramos das árvores do olival, que vão comprometer as colheitas próximas campanhas olivícolas.
Foto: Guardia Civil

Associação de Futebol de Portalegre celebrou 104 anos e fez a festa em Arronches


A Associação de Futebol de Portalegre comemorou 104 anos de actividade e realizou uma cerimónia em Arronches que juntou dezenas de convidados, da área do desporto, cultura e politica.
O evento teve início pelas 21h00, da noite do passado dia 29 de outubro, no Centro Cultural de Arronches e contou com a entrega de troféus respetivos à “Taça de Disciplina – 2014/2015”, entrega de diplomas aos finalistas dos cursos de treinadores da AFP, apresentação de um filme promocional da associação, e um bolo comemorativo.

No decorrer da cerimónia, Nuno Silva, presidente da Associação de Futebol de Portalegre, revelou que a AFP têm atualmente cerca de 30 clubes filiados, 100 equipas nas diversas provas que organiza, uma associação que com o futebol e com o futsal realiza cerca de 100 jogos numa época desportiva e tem sensivelmente 2300 atletas federados.

Um evento organizado pela Associação de Futebol de Portalegre que contou com o apoio do Município de Arronches.
Fotos: E. Moitas  












quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Academia Sénior de Pegões visitou Academia Arronchense


Um grupo de cerca de 50 alunos da Academia Sénior de Pegões (Montijo), visitaram esta quinta-feira dia 29 de outubro, o concelho de Arronches, a convite da Academia Sénior local.

O que juntou alunos de ambas as Academias teve início pelas 10h30 no Centro de Identidade Local de Esperança, seguida de visita às Pinturas Rupestres do Vale do Junco.

Na parte da tarde depois de um almoço tipicamente alentejano num restaurante local, onde não faltou o lacão assado no forno, à moda das nossas avós, foi a vez de o Grupo ir conhecer o Museu (A) Brincar, local onde foi recebido pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Crespo, que dirigiu algumas palavras de boas vindas e agradecimento e fez entrega de uma pequena lembrança.

Após a saída do Museu (A) Brincar, seguiu-se um passeio a pé pelo Centro Histórico e visita ao Museu de Arte Sacara de Arronches, situado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, terminando a tarde nas instalações da Academia Sénior de Arronches, no Centro Cultural de Arronches.

Em Arronches, o grupo da Academia Sénior de Pegões, foi acompanhado pela Coordenadora da Academia Sénior de Arronches, a Drª. Maria João Curvelo.

De referir que a Academia Sénior de Pegões conta com cerca 150 inscritos, entre os 50 e os 86  anos, nos seguinte atelieres: animação desportiva e cognitiva, informática, língua portuguesa, atelier de leitura em voz alta, bordados, artes decorativas, inglês, teatro e música.

Uma aposta das autarquias, neste caso do Montijo e Arronches na promoção e dinamização de espaços e atividades potenciadores de um envelhecimento ativo das suas populações.
Fotos: E. Moitas 





quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Parlamento Europeu aprova fim dos subsídios à tauromaquia


O Parlamento Europeu aprovou, esta quarta-feira, dia 28 de outubro, uma emenda que proíbe o uso de fundos da Política Agrária Comum para subsidiar a "reprodução ou criação de touros destinados às atividades de tauromaquia", como vinha fazendo com um Fundo Comunitário de 130 milhões anuais atribuídos a ganadeiros dedicados à tauromaquia.

A proposta apresentada pelo grupo parlamentar dos Verdes foi aprovadas com 438 votos a favor, 199 contra e 55 abstenções.

Uma proposta que pedia que os fundos não fossem "usados para financiar as atividades letais de tauromaquia" foi também aprovada no Parlamento Europeu, tendo por base a Convenção Europeia para a Proteção dos Animais nas Explorações de Criação, numa decisão que afeta as corridas de touros.

“É uma grande vitória. Os cidadãos europeus já não querem subsidiar nada que implique Matar os animais”, referiu Floent Marcellesi, do Grupo Os Verdes, promotores desta iniciativa. 
Fotos: E. Moitas 

Portalegre – IPP acolhe Exposição de Dicionários de Língua Portuguesa

Os “Dicionários de Língua Portuguesa ao longo do tempo, do manuscrito ao digital” é nome da exposição que vai estar patente a partir desta quarta-feira, dia 28 de outubro, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

A exposição da Drª. Helena Freire Cameron, fica patente até dia 3 de dezembro, nos Serviços Centrais do IPP, na Praça do Município, junto à Sé Catedral de Portalegre.

Imprensa Regional - "Alto Alentejo" - edição de 28/10/2015


Imprensa Regional  -  "Alto Alentejo" - edição de 28/10/2015

Arronches- Terrimponente promove 1ª Noite das Sopas


A Terrimponente – Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Arronchense, vai promover a 1ª Noite das Sopas, agendada para o próximo dia 31 de outubro, entre as 19h30 e as 22h00, no edifício “Os Celeiros”, em Arronches.

Em suma, trata-se de uma noite de convívio dedicada às sopas, com a organização a vai colocar à disposição dos visitantes cinco sopas diferentes. A participação neste evento é de três taças que lhe conferem o direito a provar as sopas que mais gostar e levar a taça em cerâmica de recordação. Também haverá sobremesas e bebidas à disposição.

A animação dessa noite está ao cargo do Dj PG.

Notícias de Arronches, edição de outubro distribuída hoje


Começa esta quarta-feira dia 28, a ser distribuída nos locais habituais, a edição de outubro do Jornal Notícias de Arronches.

Os destaques desta edição vão para as XXIII Jornadas de Museologia que reuniram especialistas durante dois dias em Arronches.

Este e outros temas que foram notícia podem ser lidos nesta edição de outubro do Notícias de Arronches.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Tabaco destinado a Portugal apreendido na A-5 na zona da fronteira do caia

Na sequência de operações que têm por objectivo prevenir a atividades ilegais na zona fronteiriça hispano-portuguesa, foram aprendidos pela Guardia Civil de Badajoz,  49 quilos de tabaco de contrabando na zona da fronteira do Caia.

A apreensão aconteceu ao ser interceptado um veículo que circulava na A-5 em direcção a Portugal, depois de identificados os dois ocupantes do veículo, dois cidadãos da zona de Setúbal, os agentes encontraram quatro caixas de cartão com tabaco avaliado em 8.000 euros, e uma máquina de triturar tabaco.

As autoridades comprovaram que o tabaco não era acompanhado de documentação nem estava etiquetado, pelo procederam à sua apreensão e respectivo auto por infracção administrativa de contrabando.

A Guardia Civil, informou ainda, que após averiguações foi constatado que o tabaco tinha sido adquirido pelos cidadãos portugueses, em Córdoba para ser processado e posteriormente vendido em Portugal.

Os infractores enfrentam agora as sanções prevista na lei espanhola, com multa pecuniária proporcional ao valor dos bens apreendidos, podendo chegar aos 250% do valor dos mesmos.

Portalegre – GNR contra o furto de castanha nos soutos do distrito


Fruto da crise e do abandono do meio rural floresceu um novo negócio com o roubo de máquinas agrícolas, frutos e animais sem esquecer o abate de árvores em terrenos abandonados ou em locais ermos para vender a madeira para fornos e lareiras, um pouco por todo o Alentejo

A fazer lembrar tempos idos no Alentejo da ditadura, onde guardas privados de herdades e a Guarda Republicana  a patrulharem os montados de azinho de forma a evitar a acção de Boleteiros ou trabalhadores rurais que no final do dia levavam meia dúzia de bolotas para casa na mochila, volta agora a vigilância com acções direccionadas contra o furto de castanhas e azeitonas.

Segundo o coronel Joaquim Nunes, comandante do Comando Territorial de Portalegre da GNR, em declarações à imprensa,  “esta é uma altura em que o patrulhamento é reforçado em especial nos locais onde existe um povoamento maior de castanheiros, para que as pessoas percebam que a guarda está a policiar e afastar a vontade de furtar”.

“Naturalmente que num território tão vasto, as coisas nem sempre são fáceis. Porque quando falamos de milhares de hectares, nós não conseguimos estar em todos os sítios ao mesmo tempo, dada  a existência de grandes olivais, ou a grande mancha de castanheiros que existe no distrito, naturalmente que nós conseguimos direccionar também os meios para esses locais na tentativa de podermos afastar essa possibilidade” referiu.

A operação “Campanha da Castanha 2015” teve início no distrito de Portalegre no passado dia 20 de outubro e decorre até dia 15 de novembro.
Fotos: E. Moitas 


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Passeio TT de S. Martinho "Crato por Quatro" está de volta


O Crato prepara-se mais uma vez para viver em grande a festa do todo-o-terreno, em versão lúdica, com mais uma edição do Passeio Todo-o-Terreno São Martinho, a XV, "Crato por Quatro", a ter lugar a 7 de novembro.

O puro entretenimento e convívio salutar entre magníficas paisagens e monumentos históricos, desafia a habilidade dos condutores entre "atasqueiros" e ribeiras, caminhos e trilhos por  terras do Prior do Crato.

domingo, 25 de outubro de 2015

Vespas pacenses celebram terceiro aniversário com passeio pela raia

O Clube Vespacenses celebrou este domingo dia 25 de outubro, o seu III aniversário com um passeio convívio pela raia hispano/lusa.

O passeio teve início cerca das 09h00 da manhã, com a concentração dos participantes na churrería "Rincón de Vicente" , em Badajoz, para depois seguirem para a antiga fronteira do Caia, local de onde partiram para a cidade de Elvas.

Ao início da tarde depois de uma passagem pela barragem do caia, visitaram Campo Maior, local onde apreciaram a gastronomia alentejana, para mais tarde entrarem em Badajoz pela fronteira do Retiro, prosseguindo um resto de tarde de convívio entre todos os participantes, onde não faltaram algumas surpresas e a entrega de lembranças alusivas ao III aniversário do Clube.

A provar que estão atentos ao que se passa deste lado da raia, e  na falta de uma bandeira portuguesa no Caia, fizeram-se fotografar com o Semanário Linhas de Elvas, sem dúvida um dos melhores representantes das gentes deste lado da raia.
Fotos: E. Moitas 








sábado, 24 de outubro de 2015

Baja Portalegre 500 – Vencedores da 29ª edição


Ricardo Porém é o vencedor da 29ª edição da Baja Portalegre 500 nos automóveis! O piloto da Toyota Hilux soma a segunda vitória consecutiva na clássica alentejana, liderando todos os setores seletivos da prova.

Satisfeito com a vitória, Ricardo Porém, que completou os últimos 200.95 km em 2h51m, disse que este último troço foi o mais difícil da sua vida.

Miguel Barbosa, o piloto do Mitsubishi Racing Lancer terminou em segundo a 10m54s de Ricardo Porém e sagrou-se campeão nacional em Portalegre.

Uma conquista justa depois de um percurso difícil em que Miguel Barbosa diz ter corrido sempre ao ataque.

João Ramos, que completa o pódio, disse ter falhado o objetivo de vencer a Baja.

O piloto de Portalegre, Nuno Matos que também lutava pela conquista do título Nacional, não conseguiu terminar a prova devido a uma avaria mecânica ao km 60 do último troço, entre o Carto e Ponte de Sôr.

Nas Motos o cetro de campeão nacional foi para António Maio que conseguiu terminar a prova na quarta posição.

Maio, que discutia o título com Mário Patrão, diz ter conseguido um bom ritmo e, apesar de debilitado, concluiu a prova sem percalços conquistando o campeonato.

No pódio o número um foi Luís Oliveira, o piloto completou o único setor seletivo deste sábado, com um total de 345 km em 4h7m.

À chegada dedicou a vitória a todos aqueles que o ajudaram durante o campeonato.

Mario Patrão, que conquistou o segundo lugar do pódio, disse estar de consciência tranquila pelo que fez, mas lamentou não ter alcançado o cetro de campeão nacional.

Sebastien Buhler completa o pódio nas motos. O piloto mostrou-se satisfeito com a classificação que conseguiu alcançar bem como com o novo figurino da Baja.

Nos Quads Roberto Borrego conquistou a 4ª vitória em Portalegre o que, segundo o piloto, equivale a ganhar o campeonato pelo simbolismo da alentejana.

Uma prova que tem tanto de dura como de boa, foi assim que André Carita, que conquistou o segundo lugar no pódio, descreveu a Baja Portalegre.

A fechar o pódio, satisfeito com a prestação, ficou o piloto António Moreira.

Nos UTV Buggy João Dias foi o grande vencedor, seguido por Pedro Santinho Mendes e João Lopes.
Fonte: Rádio Portalegre
Fotos: Duarte Moitas