sábado, 28 de fevereiro de 2015

Arronches - Exposição dá a conhecer o Lince Ibérico


O átrio do Centro Cultural de Arronches, vai acolher de 2 a 12 de Março de 2015, a exposição “ O Lince Ibérico”.

Diversos painéis e fotos dão a conhecer numa perspectiva histórica a ocorrência deste animal na Península Ibérica, o seu recente desaparecimento do território português e os esforços que têm vindo a ser realizados para a sua reintrodução em meio natural.

A exposição procura ainda dar a conhecer as particularidades morfológicas e comportamentais dos linces, as ameaças, os seus habitats e presas preferenciais e evidenciar a importância desta espécie no equilíbrio dos ecossistemas onde ocorre.

Uma exposição do ICNF e Parque Natural da Serra de S. Mamede, que tem o apoio da Câmara Municipal de Arronches. 

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Alentejo - Acidente de trabalho faz um morto e dois feridos na Universidade




Na manhã desta sexta feira dia 27 de fevereiro, um homem morreu e outros dois ficaram feridos na sequência de um acidente de trabalho, ocorrido hoje nas instalações da Universidade de Évora.

Fonte dos bombeiros referiu que as vítimas estariam a manobrar uma grua telescópica para podar árvores na instalações da Universidade quando a maquina tombou por causas que para já se desconhecem.

A vítima mortal, é um homem de 53 anos, e o ferido grave, um homem de 32 anos, ambos pertencentes aos serviços técnicos da universidade.

O acidente, ocorreu cerca das 10h40 no espaço da universidade que está concessionado a uma empresa desportiva para a prática de Padel, junto ao edifício do Espírito Santos.

Os feridos foram transportados para o Hospital de Évora, encontra-se um com “prognóstico reservado”, segundo fonte hospitalar.

Arronches – Alunos da Academia Sénior visitaram as Pinturas Rupestres


No passado dia 26 de fevereiro, os alunos inscritos nas aulas de Património da Academia Sénior de Arronches, com idades que variam dos 50 aos 77 anos, acompanhados pela Coordenadora da Academia, Dr.ª Maria João Curvelo, e animadores visitaram as Pinturas Rupestres situadas em Vale de Junco, freguesia de Esperança.

A visita iniciou-se pelas 14h30, no Centro de Interpretação da Identidade Local de Esperança, localizado num antigo Lagar de Azeite.  No Centro a comitiva foi recebida pela técnica Patrícia Flores que levou os alunos a conhecer este espaço, hoje de memórias da indústria do azeite e arqueologia.

Já em Vale de Junco seguiu-se a visita ao abrigo dos Gaivões, localizado na Serra dos Louções, um local de relevante importância a nível arqueológico e natural, com a ocorrência de diversas espécies hoje raras da fauna e flora.

Neste local de paisagens idílicas os alunos ficaram a saber que cerca de 5 mil anos nos separam dos tempos em que estas enigmáticas pinturas contemporâneas do megalitismo aqui foram realizadas sob abrigos em cristas quartzíticas encontram-se estes painéis de pinturas efectuados por comunidades do Neolítico, Calcolítico e Idade do Bronze.

 São abertos à incidência solar e foram alvo de diferentes expressões artísticas, onde a conjugação de cores como o vermelho, o laranja e o preto, associadas à rugosidade natural e às tonalidades da oxidação da pedra plasmaram através de técnicas diferentes, representações humanas, animais, astrais e geométricas.

Estas actividades fora da sala de aula com passeios temáticos, são muito importantes onde, para além do convívio, os professores procuram dar a conhecer, rever ou relembrar a cultura arronchense.

No final da actividade e tendo por cenário os enormes penhascos da Serra dos Louções decorreu um lanche convívio partilhado por todos onde não faltou a o chouriço e farinheira assada ou o tradicional bolo finto.

A Academia Sénior de Arronches a é uma associação sem fins lucrativos, que promove actividades lectivas, lúdicas e culturais para pessoas com mais de 50 anos de idade.

A instituição iniciou a sua actividade em fevereiro de 2015, com o apoio da Câmara Municipal de Arronches, desenvolvendo entre outras atividades teóricas e práticas como: Património e História Local, Cidadania, Informática, Música, Teatro, Alfabetização e Língua Portuguesa, Artes Plásticas, Inglês, Ginástica, Hidroginástica.











quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Elvas - "Edna Pimenta & Zumba Fitness" animam Dia Internacional da Mulher

O Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, recebe no próximo dia 7 de Março, o concerto de "Edna Pimenta & Zumba Fitness", para uma grande "Festa do Dia Internacional da Mulher".

A cantora baiana, será a condutora desse grande espectáculo, onde interpretará alguns dos êxitos do carnaval da Bahia, fazendo também uma homenagem ao Carnaval do Rio de Janeiro. Aliada a sua voz forte, muita energia e swing, Edna Pimenta terá em palco a sua banda, bailarinos, capoeiristas e um grupo de professores de Zumba.

Os bilhetes para este espectáculo já estão disponíveis em www.elvas.com.pt, podendo os mesmos ser encontrados nos locais habituais ou nas bilheteiras do Coliseu (no dia do espectáculo).

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Polícia morto em Lisboa enquanto perseguia suspeitos de roubos era de Elvas

O agente da PSP, Ricardo Santos, da Esquadra de São João da Talha, em Lisboa, morreu esta manhã de 25 de fevereiro, na sequência de uma perseguição a dois suspeitos de assaltos a residências que terminou na linha ferroviária, onde foi colhido por um combóio.

O jovem polícia, de Elvas, tinha 24 anos e chegou a desempenhar funções na Polícia de Segurança Pública de Elvas em 2013. Tinha menos de três anos de serviço e, a par do seu colega, que também morreu na operação, sofreu o efeito de sucção à passagem do combóio intercidades cerca da hora do almoço.

A Polícia de Segurança Pública lamentou a morte dos dois agentes em serviço, referindo: "Os verdadeiros heróis não são aqueles que salvam o mundo, mas sim aqueles que fazem com que valha a pena salvá-lo. Até sempre Rainho e Santos".

O infeliz acidente aconteceu Linha do Norte, perto da estação da Bobadela, no concelho de Loures.

A Rede Ferroviária Nacional (Refer) disse que a zona onde ocorreu o acidente é "inacessível em circunstâncias normais a peões".

Fonte da polícia referiu que os dois detidos, capturados pouco depois perto da zona onde ocorreu o acidente, eram os únicos suspeitos que estavam a ser perseguidos pelos polícias, ambos com cerca de três anos de serviço, acrescentou a mesma fonte.



Esperança – Comemorações do Dia Internacional da Mulher


A Junta de Freguesia de Esperança vai levar a feito no próximo dia 8 de Março o tradicional almoço convívio no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

O Almoço tem lugar pelas 13h00 no Centro Cultural de Esperança, seguido de animação musical com o Duo Rui e Henrique.

Podem participar nesta actividade todas as mulheres maiores de 16 anos e residentes na freguesia de Esperança, as inscrições as podem ser efectuadas até ao próximo dia 5 de Março na secretária da Junta de Freguesia.

Mapa – reúne rotas turísticas do Alentejo e Extremadura


As principais e mais atrativas rotas turísticas das regiões portuguesas do Alentejo e da Extremadura espanhola estão reunidas num mapa turístico que vai ser apresentado hoje em Lisboa.

O documento é promovido pela Eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura (EUROACE) e apresentado neste primeiro dia da BTL - Feira Internacional de Turismo, que decorre até domingo, na capital portuguesa.

Pretende-se com esta iniciativa promover o território conjunto da Eurorregião, dando a conhecer os seus principais produtos através de cinco Rotas Temáticas (Rota do Património da Humanidade, Rota Verde, Rota Birding, Rota dos Castelos e Rota da Água). Este Mapa será disponibilizado em Espanhol e em Português e destina-se ao público em geral e aos principais atores da Eurorregião, bem como a todos os operadores turísticos.

Esta sessão conta também com a presença do Director General de Acción Exterior do Governo da Extremadura, D. Enrique Barrasa, um representante da CCDR Alentejo e representantes das Entidades Regionais de Turismo do Alentejo e Centro e da Direção Geral do Turismo da Extremadura.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

BTL 2015 - Alentejo e Ribatejo como destino convidado

Arranca já amanhã dia 25 de fevereiro a BTL Bolsa de Turismo de Lisboa, com a edição deste ano a ter o Alentejo e Ribatejo no papel de Destino Nacional Convidado. 

De forma integrada e em parceria com as autarquias e os empresários das regiões, a Entidade Regional de Turismo vai promover a excelência do destino numa área de cerca de 1000 m2, ou seja no maior stand de sempre da BTL.

No stand do Alentejo e Ribatejo, situado no Pavilhão 1 da FIL, vão ser feitas provas comentadas, degustações gastronómicas e vínicas, showcooking, apresentações de produtos turísticos e eventos, acções musicais, promoções de rotas e serviços e lançamento de projectos. Ao todo são 50 iniciativas que vão ser animadas com o Grande Desfile de Cante Alentejano.

A Entidade Regional de Turismo revela ainda que a participação do território “não se limita ao primeiro Pavilhão”. No fim-de-semana, nos Pavilhão 2 e 3, os visitantes podem provar cerca de 60 referências de vinhos da região, entre tintos, brancos, rosés e espumantes.

Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, relembra que o turismo nacional representa 70% do fluxo turístico da região e considera decisiva a participação na BTL. No stand vão estar presentes 50 municípios e cerca de 30 empresários.

A edição 2015 da BTL, conta com a participação da Câmara Municipal de Elvas volta a estar presente, do município de Borba e da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo que vão estar presentes de 25 de fevereiro e 01 de março, Feira Internacional de Lisboa.

Arronches – Hoje dia 24 de fevereiro é de Feira

Hoje dia 24 de fevereiro em Arronches é dia de feira, como habitualmente num espaço bem cuidado pela autarquia para acolher feirantes e visitantes, podia-se encontrar por lá um pouco de tudo, desde fruta, enchidos, queijos, têxteis, plásticos, plantas ornamentais e árvores de fruto, calçado, brinquedos e os tradicionais bares de feira onde se podia tomar um copo ou petiscar com os amigos.

As principais feiras de Arronches são a 24 de fevereiro, 24 de maio, 24 de agosto e 24 de novembro. Outrora a Feira de Maio constituía acontecimento anual importante na estrutura económica e social das gentes de Arronches.








segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Alegrete - Executivo municipal apela à consciência de vândalos que destroem o castelo

O Castelo de Alegrete voltou a ser cenário para a coberto da noite sofrer diversos atos de vandalismo, com focos destruídos, árvores arrancadas e vidros partidos, num cenário que deixou a população revoltada e o Executivo da Junta de Freguesia de Alegrete, a apelar em nota informativa ao individuo ou grupo de indivíduos, responsáveis por este repugnante atentado contra o património histórico e “Bens Móveis e Imóveis”, que são pertença de toda a população e visitantes do castelo, para meditarem e refletirem sobre os praticados.

Em suma mais um caso a merecer investigação das autoridades policiais, para que sejam encontrados os responsáveis, e lhe possam ser faturados os danos ocasionados contra bens públicos destruídos por prazer ou pura avareza.  





Campo Maior - Museu Aberto acolhe apresentação das Festas do Povo


O Museu Aberto, no Largo do Barata, em Campo Maior, vai acolher, na noite de quinta-feira, dia 26 de fevereiro, a cerimónia de apresentação das Festas do Povo 2015.

A iniciativa promovida pela AFPCM, vai contar com a participação do artista Fernando Pereira, que se quis associar a este evento aberto a toda a população.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Jogos do Norte Alentejano arrancam a 7 de março


Os Jogos do Norte Alentejano vão contar com a participação de dez dos quinze municípios do distrito de Portalegre vão participar nesta 14ª edição.

Alter do Chão, Arronches, Avis, Elvas, Ponte de Sôr, Castelo de Vide, Sousel, Marvão, Fronteira e Gavião, como já aconteceu no ano passado, fora destes jogos, ficam as autarquias de Portalegre, Monforte, Campo Maior, Nisa e Crato.

Em conferência de imprensa, Duarte Claudino, da CIMAA, explicou que a edição de 2015 dos JNA integra os jogos adaptados que este ano inovam com um campeonato de Boccia; criança ativa; jogos para seniores e recreativos, onde este ano se inclui uma prova de trail.

Os JNA arrancam a 7 de Março e terminam no final do mês de julho.

A organização a cargo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), espera envolver cinco mil pessoas nas cerca de trinta modalidades desportivas a desenvolver.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Santa Eulália – Vítima de doença súbita faleceu Eduardo Fortalezas


O jovem Eduardo Fortalezas, mais conhecido em Elvas por Ed, de 34 anos, morreu na passada madrugada de 21 de fevereiro, vítima de doença fulminante.

O proprietário da loja de informática "Infor@Ed", na Rua de Alcamim, no centro histórico de Elvas, deu entrada no Hospital de Santa Luzia, onde o óbito acabou por ser declarado.

O corpo de Eduardo está em câmara ardente na Igreja de Santa Eulália, realizando-se o funeral este domingo cerca do meio-dia, para o cemitério local.
Foto: Linhas de Elvas 

Monforte - Novo comandante Territorial da GNR apresentou-se


O comandante do Comando Territorial de Portalegre da GNR, coronel Joaquim Nunes, que iniciou essas funções no dia 22 de janeiro, fazendo-se acompanhar pelo 2º Comandante desse Comando Territorial, o tenente-coronel Mário Ramos, e pelo comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, capitão Cláudio Godinho, deslocou-se, na passada quinta-feira, dia 19 de fevereiro, a Monforte onde, nos Paços do Concelho, foi recebido pelo presidente do Município, Gonçalo Lagem, e pelo presidente da Assembleia Municipal, Rui Maia da Silva.

No essencial, este encontro, para além de ter ficado marcado pela vontade recíproca de preservar as excelentes relações institucionais existentes entre esses organismos, serviu para apresentar cumprimentos e estabelecer o primeiro contacto pessoal com os autarcas monfortenses.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Mosteirense – Fronteirense abrem primeira jornada da segunda fase do campeonato distrital da I Divisão


O jogo Mosteirense – Fronteirense, abre a primeira jornada da segunda fase do campeonato distrital da I Divisão, em Portalegre. Nesta ronda, marcada para 1 de março, também tem lugar o Gavionenses – Estrela, enquanto o Crato folga. O sorteio foi realizado na passada quinta-feira dia 19 de fevereiro, na sede da Associação de futebol de Portalegre.

Ainda na I Divisão, as restantes quatro rondas da primeira volta são: jornada 2 (8 de março), Estrela – Mosteirense, Crato – Gavionenses e folga o Fronteirense; jornada 3 (22 de março), Fronteirense – Estrela, Mosteirense – Crato e folga o Gavionenses; jornada 4 (29 de março), Crato – Fronteirense, Gavionenses – Mosteirense e folga o Estrela; e jornada 5 (12 de abril), Estrela – Crato, Fronteirense – Gavionenses e folga o Mosteirense.

Alentejo – Em motorizada desde Campo Maior até Merzouga em Marrocos

O Épico Passeio de Motorizadas, arrancou no passado dia 13 Fevereiro de 2015, das instalações do DELTA CAFÉS, patrocinadora oficial da iniciativa, na Herdade das Argamassas, já decorre por terras marroquinas com data prevista par 22 de fevereiro.

Esta aventura que vai ligar Campo Maior a Marrocos, mais propriamente a Merzouga, uma pequena aldeia Berbére no deserto do Saara em Marrocos, que fica localizada a cerca de 35 km de Rissani, 40 km de Erfoud, e, a cerca de 20 km de distância da fronteira com a Argélia.

Esta aventura para além de um passeio de amigos tem ainda a componente humanitária com os participantes a levarem na mochila material escolar, cuja distribuição será feita nas escolas existentes ao longo do percurso.

A dois dias de atingirem os objectivos propostos o Grupo deu noticias ao Campomaiornews.

"Hoje (18/Fevereiro) devíamos estar em Tineghir, mas ontem, a mais ou menos 5 km de Imilchil o tempo piorou, ficamos presos na montanha, mais pelas carrinhas que não subiam. Tivemos inclusivo que nos separar, na tentativa de chegar e de procurar ajuda, o que não foi possível e metade da equipa ainda correu algum perigo. Depois de 5 horas conseguimos chegar e estamos alojados no Albergue. No entanto estamos cercados pela neve sem poder sair daqui.

Esperamos que amanhã (19/Fevereiro) o tempo melhor e regressemos à estrada. Temos as motas carregadas, mas é impossível fazê-lo, nos próximos 150 Km. Estamos todos bem, e levando isto descontraídos. Hoje é comer e beber à luz da vela, que aqui não há electricidade, e muito pouca rede de telemóvel. Estivemos a falar em directo com a Rádio M Motores, o que não foi fácil.
Grande abraço da equipa."

Uma aventura que durante dez dias, teve pela frente 3.500 quilómetros para percorrer em Motorizadas nacionais, de 50 cc, dos anos 70 e 80 do século passado.







Alto Alentejo - Destaques da ultima edição

Na sua última edição o semanário Alto Alentejo destaca o Carnaval Escolar em Arronches e a abertura da Academia Sénior entre outras notícias.