domingo, 30 de novembro de 2014

Arronches – Hotel Rural de Santo António apresentou-se na Fehispor 2014

O Hotel Rural de Santo António, esteve presente na FEHISPOR 2014, numa iniciativa que decorrer no dia 29 de novembro pelas 15h00, com a apresentação dos serviços do hotel e a animação do Grupo das Pedrinhas de Arronches, seguida de degustação de produtos apresentados pelo Restaurante Santo António e a participação da Adega Folha do Meio.

A Fehispor é uma Feira multissetorial onde se juntam Espanha e Portugal, numa reunião de negócios, entre os dois países, local por onde passaram mais de 30 mil pessoas no decorrer do certame, já considerada a maior feira hispano lusa e que reúne o que de melhor os dois países e contou nesta edição com mais de 130 expositores.

Moda, calçado, turismo, gastronomia, móveis (Móveis Solano de Vale Cavalos – Alegrete), decoração, e exposições temáticas foram alguns dos setores que marcaram presença neste certame.

Hotel Rural Santo António, uma empresa gerida pelo empresário espanhol Jesús Rivero, tem como director Jorge Velez, um profissional ligado há muito ao turismo e eventos neste sector na região Alentejo.








Arronches - Grupo dos nascidos em 1966 reuniu-se em jantar convívio

Foi para viver mais um bom momento da vida que um grupo de mancebos nascidos em 1966, decidiu juntar-se mais um ano através de um jantar convívio, que realizou no passado dia 29 de novembro, em Esperança, no restaurante Eminela.  

Num ambiente de confraternização e camaradagem foi possível rever amigos que já não se encontravam há imensos anos. Este encontro contou com a presença de 25 homens, dos 31  arronchenses nascidos no ano de 1966 em todo o concelho.

Foram momentos para recordar muitas das histórias já vividas durante estes 48 anos de vida de cada um. No final do encontro que terminou já bem entrada a noite, ficou a promessa que no próximo ano vão estar estar novamente juntos.



sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Manuel Rui Nabeiro tendrá una calle en la ciudad de Badajoz


El presidente del grupo Cafés Delta tendrá una calle en Badajoz. El Ayuntamiento reconoce así la importancia de Manuel Rui Nabeiro en las relaciones empresariales y comerciales a ambos lados de la Raya.

Fragoso hace el anuncio durante la inauguración de Fehispor, que cumple su edición número 25.
Saiba mais clicando no link: 
 http://www.hoy.es/badajoz/201411/28/manuel-nabeiro-tendra-calle-20141128003218-v.html

Arronches - II Encontro sobre a Reabilitação no Doente com AVC


Arronches recebe hoje dia 28 de novembro, o II Encontro sobre a Reabilitação no Doente com AVC, a iniciativa, da Santa Casa da Misericórdia de Arronches, visa melhorar formas de intervenção na reabilitação dos doentes com AVC, que teve início pelas 9h00, com a cerimónia de abertura pela Provedora Deolinda Pinto, com a presença da senhora Presidente de Câmara, Engª. Fermelinda Carvalho e entidades convidadas.

Os trabalhos iniciaram-se cerca da 9h30 com o 1º Painel – AVC Repercussões, moderado pela Provedora da SCM Arronches, “Etologia do AVC – Dor Neuropática” – Dr.ª Ivanilde Tavares, Médica na UCC Arronches, seguindo-se “Estratégias Europeias – Declaração de Helsingborg”, pelo Dr. José Ricardo, chefe de serviço de Medicina Geral e Familiar, o Dr. Pedro Figueiredo, Médico Fisiatra na UCC de Arronches, abordou o tema “Perspectiva Futura na Reabilitação do AVC".

O evento que decorre no Centro Cultural de Arronches durante esta sexta feira, conta ainda com outros Painéis, tem carater científico e multidisciplinar, é destinado a profissionais de saúde e estudantes, tendo juntado cerca de 200 pessoas para discutir sobre esta doença que afeta muitas pessoas em Portugal.
Consultar programa/aqui: http://arronchesemnoticias.blogspot.pt/2014/11/arronches-ii-encontro-de-reabilitacao.html









quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O Cante alentejano classificado Património da Humanidade pela UNESCO

O cante alentejano, um canto coletivo e solidário, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi hoje 27 de novembro de 2014, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A distinção foi aprovada, hoje de manhã, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido esta semana em Paris (França).

O comité aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Depois do Fado, o Cante Alentejano carimba a marca desta região do Sul na distinta lista da UNESCO.

Saiba mais aqui:


Arronches - João Janeiro apresenta “O País das Gravatas” em Esperança


João Sena Janeiro, apresenta este domingo 30 de novembro no Centro Interpretativo de Identidade local, pelas 16h00, em Esperança o livro da sua autoria “O País das Gravatas”.

A obra, editada pela Alfarroba, é o primeiro livro deste jovem oficial da Guarda Nacional Republicana, com familiares em Esperança, é um livro dedicado ao público infantil e que retrata a história de Gravatolândia, onde todos temos algo que nos identifica, que nos torna únicos! E se esses símbolos nos tornam cínicos, más pessoas? O que podemos fazer para respeitar a diferença? É essa a história de Genésio no País das Gravatas…

Com este livro João Janeiro, pretende transmitir acima de tudo uma mensagem, a vida precisa que todas as pessoas sejam tratadas de igual forma. “Antes de ser Oficial, e ser aquilo que sou, sou uma pessoa como todas as outras”.
Foto: Autor 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Arronches - II Encontro de Reabilitação do Doente com AVC

A Santa Casa da Misericórdia de Arronches vai levara a efeito o II Encontro de Reabilitação do Doente com AVC, a ter lugar a 28 de novembro em Arronches.

Mais informação e inscrições consultar cartaz em anexo



Um porco no canil de Badajoz e outro na ciclovia de Elvas


Embora não deixe de ser insólito em Badajoz e em Elvas, andam a perder os porcos ibéricos, que sozinhos deambulam por estradas e ciclovias.

Em Badajoz a Polícia Local encontrou uma fêmea de pequeno tamanho na saída da cidade para Campo Maior, por representar perigo para o trânsito da referida via, foi recolhida e entregue no canil municipal, onde permanece desde há várias semanas sem ter sido reclamada pelos donos.

Ao que consta dá-se bem com os inquilinos do canil, está de boa saúde mas o seu futuro é incerto.

Em Elvas numa destas últimas noites deste outono quando circulávamos de carro na Avenida de Portugal, avistamos um porco preto que caminhava pela ciclovia em dereção ao Hipermercado Modelo procurando restos de comida, na tentativa de evitar um acidente com algum veículo ou salvaguardar a integridade física do animal, abordamos os ocupantes de duas viaturas que estavam paradas no local, que informaram que já tinha alertado as autoridades e que possivelmente o porco era proveniente de um acampamento nómada existente na zona do hipermercado.  

Em suma é um mistério uma história singular esta de se perder porcos na cidade, o de Badajoz acabou no Canil, quanto ao da ciclovia de Elvas desconhecemos os seu destino, mas fica o alerta se costuma circular pela zona tenha cuidado "pode atropelar ou ser atropelado por um porco".  


Forcados Amadores de Arronches comemoram final de temporada em Festa


A exemplo de anos anteriores o Grupo Forcados Amadores da Arronches vai levar a efeito no dia 29 de novembro de 2014, o seu habitual convívio de fim de temporada, que terá lugar com um jantar de gala e outras actividades a decorrer durante a tarde a partir das 14h00, com Festa Taurina, Missa e Bênção dos Barretes, seguindo-se à noite pelas 20h30, um jantar e festa de gala com fados e muita animação com o conhecido Trio Fernando Alves de Portalegre.

Para mais informação ver programa de actividades em anexo.

Notícias de Arronches edição de novembro


Começa hoje a ser distribuída nos locais habituais, a edição de Novembro do Jornal Notícias de Arronches.

Nesta edição os principais destaques entre outros, vão para a realização em Arronches do I Simpósio Ibérico de Diabetes, evento de grande dimensão e que mexeu com a economia local durante dois dias a nível de restauração e hotelaria. A “Castanhada” organizada pela Casa do Concelho de Arronches nas instalações do “Celeiro” que reuniu cerca de 300 participantes para celebrarem o São Martinho, que também foi celebrado pelo Agrupamento de Escolas de Arronches e em Monforte no Mercado Municipal.

No desporto o Futebol Clube Mosteirense empatou em casa na 8ª jornada frente ao Gafentense e quebra um ciclo de bons resultados. Já na Academia os jovens jogadores estão a ser observados por clubes da 1ª divisão, agora foram chamados para treino na Academia do Sporting Clube de Portugal os jovens Rodrigo Velez, Rafa Carvalho e Gonçalo Ludovico.

O mês de Novembro foi rico em actos culturais. Na Biblioteca Municipal no centro Cultural foram apresentados os livros “Pelos Trilhos do Silêncio” e “Inquietudes”, tendo contado ambos com grande participação de público. Já depois do fecho desta edição, no Centro Interpretativo de Identidade Local da Esperança, foi apresentado a obra de João Sena Janeiro, “O País das Gravatas”.

Na política local, como é usual, estivemos nas Reuniões de Câmara do executivo e no espaço habitual damos conhecimento aos nossos leitores do que de mais importante se passou a nível das decisões políticas para o nosso Concelho. Igualmente procurámos saber a posição de cada uma das forças políticas que constituem o executivo camarário sobre o Orçamento Municipal para 2015.

Taxas, taxinhas, Vistos Gold… e outros, é o tema do editorial sobre a actualidade política no país e, como habitualmente, as crónicas dos colaboradores trazem o interesse para que possa desfrutar desta edição do Notícias de Arronches.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Portalegre- Encontrado utente do Lar de Ribeira de Nisa que estava desaparecido


Um utente do Lar de Ribeira de Nisa, nas proximidades Portalegre, que sofre da doença de alzheimer, que estava desaparecido desde a passada segunda-feira, foi finalmente encontrado a cerca de 5 km, na zona da Quinta das Reveladas, já concelho de Marvão.

Fonte dos bombeiros informou que o individuo, um homem de 60 anos de idade, foi encontrado perdido por uma equipa de bombeiros, hoje cerca das 10h00, apenas com “alguns arranhões” no corpo, sendo conduzido ao hospital de Portalegre por precaução.

O terreno acidentado da zona e o tempo instável que se feito sentir com chuva e nevoeiro dificultaram as operações de busca por parte das autoridades e voluntários.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Arronches – Hotel Rural de Santo António presente na Fhispor 2014


O Hotel Rural de Santo António, vai participar  na FEHISPOR 2014, numa iniciativa a decorrer no dia 29 de novembro pelas 15h00, (hora local), com a apresentação dos serviços do hotel e a animação do Grupo das Pedrinhas de Arronches, seguida de degustação de produtos apresentados pelo Restaurante Santo António e a participação da Adega Folha do Meio.

A Fehispor é uma Feira multissetorial onde se juntam Espanha e Portugal, numa reunião de negócios, entre os dois países, local onde mais de 30 mil pessoas são esperadas a partir desta quinta-feira dia 27, até domingo dia 30, em mais uma edição da Fehispor que decorrerá nos pavilhões do Ifeba, em Badajoz.
Considerada a maior feira hispano lusa e que reúne o que de melhor os dois países têm, esta edição vai contar com mais de 130 expositores.

A Fehispor é um salão diversificado que reúne empresários espanhóis e portugueses com a finalidade de criar novas oportunidades de negócio.

Na área do lazer as novidade desta edição 25ª, passam por uma exposição de 22 motas personalizadas pelas mais importantes marcas do ramo, uma área de encontros empresariais e, dada a proximidade da época natalícia, haverá uma área direccionada para a compra de presentes.

Moda, calçado, turismo, gastronomia, móveis e decoração, são alguns dos setores presentes no certame.



Arronches – Hoje foi dia de feira com manhã de sol e temperatura agradável

Hoje dia 24 de novembro em Arronches foi dia de feira, como habitualmente numa feira havia por lá venda um pouco de tudo, desde fruta, têxteis, plásticos, plantas ornamentais e árvores de fruto, calçado, brinquedos e os tradicionais bares de feira onde se podia tomar um copo ou petiscar com os amigos.

Não faltaram na feira também os chocalheiros, vendedores de velharias ou ainda o frango assado no carvão á maneira do Alentejo.
De referir que as principais feiras de Arronches acontecem a 24 de fevereiro, 24 de maio, 24 de agosto e 24 de novembro. Outrora a Feira de Maio constituía acontecimento anual importante na estrutura económica e social das gentes de Arronches e região envolvente.




domingo, 23 de novembro de 2014

Futebol – Mosteirense 2 Gafetense 2


Mosteirense empatou em casa, esta tarde de domingo, com o Gafetense, a duas bolas, em jogo a contar para a oitava jornada da primeira fase do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre.

 Num jogo em que o Mosteirense não esteve ao seu melhor nível a equipa de Gáfete começou por marcar logo ao minuto 8 através Tiago Caldeira, com o golo do Mosteirense a surguir apenas ao minuto 47, com Zé Gama a marcar.

Aos 57 minutos, Rosinha, colocou o Mosteirense na frente do marcador. O mesmo jogador, com uma falta na grande área sobre Tiago Caldeira, aos 80 minutos, fez penálti e foi expulso, com vermelho direto. Pacau, na grande penalidade, empatou.

Classificação à oitava jornada
1º - Crato 22 pontos
2º - Gavionenses 17
3º - Estrela de Portalegre 16
4º - Monfortense 13
- Montargilense e Mosteirense 12
7º - Fronteirense 10
8º - Gafetense 8
9º - Terrugem 1
10º - Sousel, 0 pontos

Arronches – Jantar do Grupo 6 + 3 do Euromilhões

Um grupo de amigos denominado 6 + 3, juntou-se na noite do passado sábado no Café/Restaurante “O Valentim”, em Arronches no já tradicional jantar do Euromilhões.

A sociedade começou já há 14 anos, quanto ao motivo do curioso nome de 6 + 3, é que sociedade é constituída por 6 benfiquistas e 3 sportinguistas.

Em suma uma noite de convívio entre amigos à volta de uma mesa com algumas iguarias da gastronomia alentejana, onde não faltou também o bom tinto ou branco para aquecer a noite.

E já agora e dado Portugal é um dos países que mais euromilionários já fez ao longo dos anos de existência deste concurso, que o Euromilhões venha também a dar uma alegria grande a este grupo de arronchenses do 6 + 3
Fotos: D. Jesus 


Portalegre – Poeta António Valério lança livro "Sentires de um Poeta"


O Museu de Tapeçarias Guy Fino, em Portalegre vai acolher a cerimónia do lançamento do livro "Sentires de um Poeta", da autoria do Poeta António Poeira Valério.

O evento, que vai acontecer no próximo dia 6 de dezembro, pelas 15 horas, no auditório do citado museu.

António Valério, natural de Urra, trabalhou durante vários anos na  conhecida casa agrícola "Baldio de Arronches".