sábado, 31 de maio de 2014

Arronches – Recolheu alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome


O concelho de Arronches acolheu hoje, sábado a campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar, a mesma teve lugar na freguesia de Assunção, No Mini-Preço, Loja Coop, Mini Mercado Mouquinho, Loja João Cortes no Municipal, Loja da Olga e na Loja do Paulzé, com a  coordenação da recolha a ser efetuada pela Câmara Municipal.

 Na freguesia de Esperança a recolha decorreu na Loja da Mari Carmen, Loja da Celeste e Loja do Joaquim, sendo a coordenação efetuada Centro Social  Bom Jesus de Esperança.

Em Mosteiros a ação vai teve lugar na Loja da Ana Maria e Casa Estrela, com o Centro Social de Mosteiros a fazer a coordenação.

Esta recolha de alimentos solidária decorreu durante todo o dia dentro do horário de abertura de cada um dos estabelecimentos participantes.

A ação contou ainda com a colaboração de um grupo de cerca 40 voluntários, nos quais se incluíram os jovens do LIJE- Lar de Infância e Juventude de Arronches., que ao longo do dia se foram revezando em diversos turnos.  







Mosteirense na final da Supertaça este domingo frente ao Electrico de Ponte de Sor em Campo Maior


A Associação de Futebol de Portalegre (AFP) realiza, este domingo, dia  1 de junho, a final da Supertaça “Comendador Rui Nabeiro” e a sua Gala anual.

O jogo de futebol da final da Supertaça da AF de Portalegre “Comendador Rui Nabeiro” tem lugar no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, às 16h00. O jogo opõe o Mosteirense ao Electrico Futebol Clube, de Ponte de Sôr.

A gala tem início marcado para as 19h30 e incluí um jantar; exibição do filme “A História da AFP”; entrega de prémios “Torneios de Abertura e Encerramento”. Há um momento cultural composto por uma homenagem aos sócios honorários da A.F.P.; entrega de troféus “campeonatos Distritais da AFP; exibição de um filme “Momentos AFP – 2013/2014” e intervenções do presidente da AFP e do representante da Federação Portuguesa de Futebol.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Arronches – Autarquia comemorou Dia da Criança com muita animação


Como as brincadeiras são fonte de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afectivo da criança e também uma forma de auto – expressão, a Câmara Municipal de Arronches ofereceu a todas as crianças do concelho, um dia em que a alegria e espontaneidade encontraram a sua expressão máxima.

Foi uma manhã diferente, a deste dia 30 de maio, no jardim do Fosso repleta de actividades lúdico-desportivas: tais como a Dança, Insuflável, Carrossel, Passeio de Charrete, Carro de Bombeiros, Percurso com Carros e muitas surpresas neste dia especial, onde a senhora Presidente de Câmara, Engª. Fermelinda Carvalho, acompanhada pelo Vice Presidente, João Crespo, assim como pela directora do Agrupamento de Escolas de Arronches, Drª. Ana Maria Reis, se associaram às actividades que envolveram as crianças do Jardim de Infância, Pré-primárias e 1º Ciclo.

Colaboraram neste evento o Agrupamento de Escolas, Associação de Pais, Bombeiros V. de Arronches, Centro de Bem estar Social de Arronches, GNR, diversos técnicos da Autarquia e Ganadaria Francisco Romão Tenório.















quinta-feira, 29 de maio de 2014

Arronches – Colabora na Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome a decorrer este sábado


A próxima campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar vai decorrer em Arronches no próximo sábado dia 31 de maio, a mesma tem lugar na freguesia de Assunção, No Mini-Preço, Loja Coop, Mini Mercado da Antónia, Loja do Mercado Municipal, Loja da Olga e na Loja do Paulo Zé. Em Arronches a coordenação da recolha é efetuada pela Câmara Municipal.
  
Na freguesia de Esperança a recolha vai decorrer na Loja da Mari Carmen, Loja da Celeste e Loja do Joaquim, sendo a coordenação efetuada Centro Social  Bom Jesus de Esperança.

Em Mosteiros a ação vai ter lugar na Loja da Ana Maria e Casa Estrela, com o Centro Social de Mosteiros a fazer a coordenação.

Esta recolha de alimentos solidária vai decorrer durante todo o dia dentro do horário de abertura dos estabelecimentos participantes.

A ação vai ainda contar com a colaboração de um grupo de cerca 40 voluntários, nos quais se incluem os jovens do LIJE- Lar de Infância e Juventude de Arronches.

Arronches – Concurso de pegas com 15 grupos de forcados em praça este sábado


Arronches vai acolher este sábado dia 31 de maio pelas 18h00, o Grande Concurso de "Pegas de Caras”, a realizar pela primeira vez nesta praça (no ano que comemora o seu 120º aniversario), 15 grupos de forcados vão estar em praça para demonstrar a arte de pegar toiros. 

Inserido nos festejos do XVº Aniversario dos Forcados Amadores de Arronches.

Para este evento a Associação do Grupo de Forcados convidou todas as instituições de cariz social, LIJE, Lar Residencial, Santa Casa da Misericórdia, Unidade, Lar Bom Jesus de Esperança e Centro Social de Mosteiros para assistirem gratuitamente a este concurso de pegas.

Ainda quanto a actividades taurinas em Arronches, por ocasião da tradicional corrida de São João a realizar a 21 de junho, já é conhecido o cartel que inclui, os cavaleiros Luís Rouxinol, Marco José e João Moura Caetano, vão tourear, pelas 22h00, em Arronches na corrida comemorativa dos 15 anos do grupo de forcados daquela vila alentejana.

O festejo, que servirá também para assinalar os 120 anos da praça, propriedade do ganadero Francisco Romão Tenório, conta com um imponente concurso de ganadarias.

Os forcados de Arronches, em dia de aniversário, pegam em solitário.
Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Arronches e Junta de Freguesia de Assunção entre outras instituições.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Elvas – Portagem da Brisa em Vila Boim assaltada de madrugada


A barreira de Portagem da BRISA, em Vila Boim, no concelho de Elvas  foi assaltada, na madrugada da passada, terça-feira, dia 27 de maio.

A BRISA confirmou à Rádio ELVAS o assalto, não revelando, no entanto, aquilo que terá sido furtado ou os prejuízos do mesmo.
“O assunto está agora sob investigação pelo que não temos mais informação disponível”, revela o diretor de Marketing e Relações Institucionais da BRISA, Nuno Sequeira, aquela estação emissora.

A6 – Auto-estrada da Marateca/Caia

Concluída em 1999, é a principal ligação a Espanha, estabelecendo o eixo Lisboa-Madrid. Depois de uma boleia na A2 desde Almada, a auto-estrada inicia-se na Marateca, rumo à cidade histórica de Montemor-o-Novo. Daqui ruma para Évora e depois para a zona dos mármores da Serra da Ossa, Estremoz e Borba. Segue-se Elvas, a cidade fronteiriça e os extensos campos e pastagens férteis do estuário do Guadiana, que aqui abraça o Caia na zona de Badajoz.

Arronches - Comemoração do Dia Mundial da Criança


À semelhança do ano passado, o Dia da Criança vai ser comemorado pelo município de Arronches no Jardim do fosso, a 30 de maio. 

Dança, Insuflável, Carrossel, Passeio de Charrete, Carro de Bombeiros, Percurso com Carros e muitas surpresas neste dia especial...

As actividades vão decorrer no Jardim do Fosso entre as 09h00 e as 13h00.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia da Criança a rua Dom Afonso III vai estar encerrada ao trânsito no período das 08h00 às 14h00. 

Notícias de Arronches edição de maio



Nesta edição os principais destaques vão para a recusa da Câmara Municipal de Arronches em vender a participação que detêm no capital social da Valnor; o novo rumo a ser criado no Hotel Rural Santo António pela aquisição de parte do capital da sociedade que explora esta unidade hoteleira.

O Festival de Música Sacra de Arronches foi o grande acontecimento a nível cultural, bem como no desporto o 3º lugar alcançado pelo Futebol Clube Mosteirense no Campeonato da 1ª Divisão Distrital da A.F. de Portalegre.

Caminhar por devoção…caminhar pelo coração, animaram o ciclo de caminhadas que anualmente se realizam em Arronches, movimentando largas centenas de “caminheiros”.

As eleições Europeias já no fecho desta edição, deram uma vitória expressiva ao Partido Socialista que venceu nas três Freguesias. O desporto e a tauromaquia são outros dos motivos em destaque.

Como habitualmente as crónicas dos colaboradores trazem o interesse para que possa desfrutar desta edição do Notícias de Arronches.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Portalegre – Raspadinha deu 20 mil euros a mulher


Uma senhora cuja identidade foi preservada e residente na zona de Portalegre, ganhou 20 mil euros numa raspadinha vendida na cidade.

As duas raspadinhas foram compradas pela senhora na papelaria “Sarita”, em Portalegre, e ao raspar segunda verificou que a mesma estava premiada com 20 mil euros.

Em declarações à Rádio Portalegre, Sara Biscainho, filha da proprietária da papelaria, disse que quando a mulher se apercebeu do prémio nem queria acreditar e desatou a chorar de alegria.

Depois de um prémio de cinco mil euros, saído nesta casa este foi o prémio mais elevado agora entregue pela Papelaria “Sarita”, 20 mil euros.  

IV Encontro de “Carochas” em Cabeço de Vide


Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, acolhe o IV Encontro de Volkswagem “Carocha”, no dia 31 de maio.

O evento inclui desfile de viaturas pelas ruas de Cabeço de Vide, com visita à zona histórica.

Seguindo-se depois um almoço convívio e visita à Herdade e às Ruinas Romanas de Torre de Palma, em Monforte.

domingo, 25 de maio de 2014

Arronches – Emilio Paulino venceu UTSM São Mamede classificando-se em 1º lugar na sua categoria


Campeonato Nacional de Ultra Trail  - 100 km Serra de São Mamede em Portalegre - 17/05/2014.

O arronchense Emílio Paulino ficou em 1º lugar na sua categoria/escalão veteranos M55, sendo campeão nacional no seu escalão etário. Percorreu os cerca de 104 km em 14 horas 22 minutos e 3 segundos e consegui o 54º lugar na classificação Geral entre os mais de 600 atletas que alinharam à partida do UTSM São Mamede.

Classificaram-se 430 atletas, o que originou o abandono de cerca de 200 atletas devido à dureza e à distância da corrida.
O primeiro atleta a cortar a meta foi Hélder Ferreira do União FCI Tomar em 10 horas 17 minutos e 46 s e a última atleta demorou 25 horas 08 minutos e 19 s.

Este percurso com saída às 00h00 horas do dia 17 de maio de 2014, do Estádio dos Assentos em Portalegre, passou pelos concelhos de Portalegre, Marvão, Valência de Alcântara, Castelo de Vide para terminar em Portalegre.

Paralelamente e a partir das 9h00 e 10h00 da manhã, correu-se mais duas provas: O TLSM 42 Km e o TCSM 25 com a participação de alguns atletas/participantes do concelho de Arronches, nomeadamente Hélder Palma com uma excelente prova, Nuno Rodrigues, João Catarro entre outros, mais de uma forma lúdica.







Arronches – Abstenção venceu Europeias no concelho com 62,9% dos votos


Freguesia de Assunção - Inscritos 1635, votaram 651 (35 votos em branco e 22 nulos) - PS 246 votos - PSD/CDS 195 - PCP/PEV 86.

Freguesia de Esperança - Inscritos 724 , votaram 230 (6 brancos e 3 nulos) -  PS 135 votos - PSD/CDS 55 -  PCP/CDS  55.

Freguesia de Mosteiros - Inscritos 366, votaram 130 (3 brancos e 1 nulo)-  PS 63 votos -  PSD/CDS 28 - PCP/PEV  20.

Por partidos os socialistas foram a força vencedora, ganhando nas três freguesias com 43,9 % dos votos.

La Codosera - Festa de Nª. Sr.ª. de Los Dolores de Chandavila


A Confraria de Chandavila, em La Codosera, levou a efeito este domingo dia 25 de maio a celebração das festividades em Honra de Nª. Sr.ª de Los Dolores de Chandavila, que decorreram junto ao santuário e capelinha das aparições.

Esta celebração aconteceu durante o dia todo, reuniu largas centenas de devotos e peregrinos vindos de Confrarias e Irmandades da Extremadura espanhola e muitos portugueses, como é o caso da Paróquia de Arronches e Monforte.

José Lúcio Pérez, Irmão Maior da Confraria, no final da procissão manifestou o seu agrado pela forma como a mesma decorreu, assim como a missa na esplanada do Santuário e ainda pela elevada participação de fiéis vindos da região da Extremadura e do Alentejo que quiseram manifestar a sua fé a Nª. Sr.ª de Los Dolores de Chandavila numa grandiosa manifestação religiosa.