segunda-feira, 31 de março de 2014

Carlos Barbero venceu Volta ao Alentejo 2014



O ciclista espanhol Carlos Barbero (Euskadi) venceu a 32.ª Volta ao Alentejo 2014, em bicicleta, o fim de cinco dias de competição.

Numa inédita chegada à Praça do Giraldo, em Évora, foi o corredor português Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa) quem festejou o triunfo na última tirada da “Alentejana”.

A etapa de consagração de Barbero ligou, no passado domingo, Alcácer do Sal a Évora, numa distância de 172,9 quilómetros.

No final, Barbero considerou que o desempenho da sua equipa “foi formidável”, uma vez que “controlou a corrida desde o princípio”.
“Consegui a vitória graças a eles. É um orgulho colocar o meu nome [na lista de vencedor] desta corrida”, acrescentou.


domingo, 30 de março de 2014

Portalegre - Mulher sofre acidente na estrada de Caia

Uma mulher sofreu este domingo, no concelho de Portalegre, num acidente de na estrada M 517 Urra/Caia, disse fonte dos bombeiros locais.

O acidente ocorreu cerca das 19 horas, com uma viatura ligeira conduzida por uma mulher acompanhada por uma criança e residente na zona da Pedra Basta, a entrar em despiste e a capotar violentamente contra um muro de uma propriedade agrícola  nas proximidades da localidade de Caia.

As vítimas foram prontamente socorridas pelos Bombeiros Voluntários de Portalegre, que deslocaram para o local 3 ambulâncias, 1 viatura de desencarceramento, 1 carro de apoio ao desencarceramento, e 18 operacionais da corporação. Nas operações de socorro esteve também a VMER Portalegre, assim como a GNR que orientou o trânsito no local.

A criança foi de imediato retirada da viatura, ficando apenas a senhora encarcerada, sendo depois de retirada imobilizada no local e transportada para o Hospital de Portalegre, desconhecendo-se de momento o seu estado clínico.




Atletas arronchenses participaram este domingo na 9º Corrida do Benfica António Leitão


A nona edição da Corrida do Benfica que decorreu em Lisboa, com partida junto ao Hospital da Luz com passagem aos 5 km por dentro do estádio da Luz e a meta a ser localizada junto da Praça Centenário no estádio da luz. 

Esta edição contou com a participação de cerca de cinco mil atletas nacionais e internacionais nos 10 km, entre os quais 3 atletas residentes no concelho de Arronches, 2 a correr por equipas e 1 individual, houve também uma corrida/caminhada de 5 km com a participação de cerca de Mil e Quinhentas pessoas.

Das classificações damos principal destaque aos atletas do S.L.Benfica que conquistaram o 1º Lugar: Rui Pedro Silva e Dulce Félix.

Agradecimento especial ao amigo Tiago Valério do CCD Portalegre pelo apoio dado aos atletas arronchenses tendo até cedido um dorsal para a participação de um dos atletas.


Classificações:

- MASCULINOS:
1. Rui Pedro Silva (Benfica), 30.05 minutos.
2. Paulo Paula (Brasil), 30.11m
3. Bruno Jesus (Benfica), 30.23m
4. José Moreira (Benfica), 30.49m
5. Emanuel Rolim (Benfica), 30.49m
27. Tiago Valério (CCD), 34,16m

Atletas de Arronches
106. Bruno Carrilho (ACP), 37:5m 
262. João Nunes (ACP), 41.08m
2232. Duarte Jesus (Individual), 55.38m

- FEMININOS:
1. Dulce Félix (Benfica), 34.02 minutos.
2. Filomena Costa (J. Serra), 34.27.
3. Sara Moreira (Maratona), 34.53.
4. Joana Santos (H. Corinthia), 35.35.
5. Vanessa Fernandes (Benfica), 36.30



Arronches – Tarde de chuva impediu procissão do Senhor dos Passos de sair à rua

A Paróquia de Arronches celebrou o Senhor dos Passos este domingo dia 30 de março de 2014, com a Eucaristia na igreja matiz pelas 16h00, à qual se seguiu da procissão, presidida pelo padre Fernando Farinha e acompanhada pela secular Banda de Música da Sociedade Alegretense.

Ainda durante a Eucaristia deste domingo, foram apresentadas à comunidade os jovens da Instituição PRA CACHOPOS que irão receber o Batismo na Vigília Pascal.

A Procissão que estava prevista para decorrer pelas principais ruas do centro histórico da vila, acabou por ser realizada no interior da Igreja Matriz, dada a chuva e vento que se fizeram sentir durante esta tarde de domingo em Arronches.

A organização foi da Paróquia de Arronches com a colaboração da Câmara Municipal.







Esperança – Este domingo foi dia de mercado mensal


Hoje dia 30 de março, foi dia de Mercado em Esperança o mercado a voltar a registar uma multidão de compradores vindos de toda a região, embora maioritariamente da vizinha Extremadura espanhola, de localidades como Alburquerque, S. Vicente ou mesmo Valência de Alcântara. 

Como é habitual num mercado ou feira havia por lá à venda um pouco de tudo, desde fruta, têxteis, plásticos, pequenas alfaias agrícolas, aves, plantas de horticultura, flores ornamentais e árvores de fruto, calçado, brinquedos e os tradicionais bares de feira onde se podia tomar um copo ou petiscar com os amigos.

Se a área destinada aos vendedores começa a escassear encontrar lugar adequado para estacionar ainda é mais complicado, a determinadas horas a única solução passa por deixar a viatura na berma da estrada complicando ainda mais o trânsito na zona de acesso ás Pinturas Rupestres.

As principais feiras de Arronches realizam-se a 24 de Fevereiro, 24 de Maio, 24 de Agosto e 24 de Novembro, mensalmente no último domingo de cada mês tem lugar o Mercado de Esperança.






Arronches - EDP surpreendeu residentes com corte de energia


A EDP surpreendeu esta manhã de domingo 30 de março, os residentes do Centro Histórico de Arronches com um corte de energia eléctrica que se prolongou durante várias horas.
Este corte teve origem em trabalhos a efetuar num transformador situado na Ladeira da Quinta, que vinha dando diversos problemas nos últimos tempos.

O insólito de mais este corte de energia surpreendeu apenas pelo fato de nada ter sido comunicado com antecedência aos residentes, como vinha sendo prática da EDP, uma situação que causou transtornos no Museu e prejuízos em estabelecemos comerciais como restaurantes e cafés, como aconteceu com a Estalagem que tinha reserva por parte de uma equipa de futebol da zona de Sintra para Almoçar.

Questionados os técnicos da EDP no local alegaram que tinha sido publicado um aviso no Diário de Notícias informando destes trabalhos. Fica a pergunta não faria mais sentido a EDP publicar esses avisos na imprensa local ou regional.
A energia foi reposta cerca das 13 horas, com a conclusão dos trabalhos. 


sábado, 29 de março de 2014

Arronches – Convívio e Assembleia Geral da C. C. A. em Lisboa


A Direcção da Casa do Concelho de Arronches realizou este sábado dia 29 de março, um encontro convívio que teve lugar no edifício do Celeiro em Arronches, tendo durante o mesmo decorrido a Assembleia Geral que elegeu a nova Direção da C. C. A. em Lisboa.

O encontro que reuniu centenas de arronchenses constou ainda de almoço animado pelo Grupo de Sevilhanas Rocieras de Alcochete, seguindo-se uma tarde convívio no decorrer da qual actuou o Grupo Coral 'Vozes à Janela' da Escola de Música de Arronches.
Fotos: Manuel Semedo


XIX Concurso Rafeiro do Alentejo


O XIX Concurso Rafeiro do Alentejo vai ter lugar no próximo dia 25 de Abril, no Jardim do Álamo em Alter do Chão, numa organização da A.C.R.A

sexta-feira, 28 de março de 2014

Arronches – Presidente da República inaugura clínica veterinária e visita pinturas rupestres


Acompanhado pelo ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato e pela presidente de Câmara Fermelinda Carvalho, autarcas e outras individualidades, Cavaco Silva inaugurou na zona Industrial de Arronches uma clínica veterinária, uma aposta três jovens veterinários, para depois, visitar a freguesia de Esperança, nome que o chefe de Estado considerou "afortunado".

Durante a intervenção que proferiu no Centro de Identidade Local da freguesia de Esperança, Cavaco Silva defendeu a união dos portugueses e desafiou os jovens a investir nas regiões do interior.

Cavaco Silva, que pediu "mais compreensão" por parte dos poderes centrais para com o interior, revelou ainda que espera que o próximo quadro comunitário "não esqueça" estas regiões.

"O país não é apenas uma faixa do litoral. É um país que tem um interior onde existem riquezas que não são bem conhecidas dos portugueses, mas que vale a pena conhecer e que existem produtos de qualidade que podem vir a conquistar mercados mesmo para além das nossas fronteiras", disse.

A tarde do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva no concelho de Arronches terminou ao final do dia no Parque Natural da Serra de S. Mamede, com uma visita guiada pelo Dr. Jorge Oliveira às pinturas rupestres da Lapa dos Gaivões, na freguesia de Esperança.