sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Elvas - "Enterro das Comadres " foi recriado em São Vicente


Os habitantes da freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, voltaram a cumprir mais uma vez a tradição da queima da boneca dando continuidade ao Enterro das Comadres.

As personagens caricatas que marcam este enterro foram a Mãe da Boneca, o Polícia, o Padre e o Sacristão que animaram a passada noite de quinta-feira dia 27 de fevereiro, com algumas asneiras como manda a tradição, assinalando deste modo mais um Carnaval e mantendo a tradição desta freguesia.

Este ano a "Boneca" chamava-se “Virgulina Adolfodias”, tendo como  sua mãe Nelson Garcia. O Padre teve a cargo do Luís Serpa, o Sacristão pertenceu ao João Charruadas (Jony) e o Policia foi recreado pelo presidente da Junta de São Vicente Luís Grilo.

Este evento foi organizado pela Junta de Freguesia e contou com a colaboração do Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa.
Fotos: Luís Canhoto




Arronches - Desfile de Carnaval Escolar animou as ruas do Centro Histórico

As crianças do Jardim-de-Infância e das Escolas do 1º Ciclo Básico do Agrupamento de Escolas, de saíram à rua para festejar o Carnaval, esta tarde de 28 de fevereiro, com Cento Histórico a  ganhar  mais vida e cor, com o tradicional desfile Escolar a animar as principais artérias do centro da vila.

Numa tarde sem chuva e com temperatura fresca, o desfile arrancou pouco depois das 14h20, junto das Escolas do 1º Ciclo, seguindo em direcção à Câmara Municipal de Arronches, Praça da Republica, Rua Almirante Cândido dos Reis, Largo Serpa Pinto, Passeio 1º de Maio , Rua do MFA, terminando na rua Dr. Edmundo Curvelo, junto das escolas.

Com várias dezenas de pessoas a encherem as ruas da vila, foi junto aos Paços do Concelho que se concentrou um grande número de pais, familiares e amigos, que não perderam a oportunidade de tirar uma fotografia para a posteridade.

E os pequenos foliões bem que o mereceram, pois desfilaram com grande brilhantismo e entusiasmo, apresentando com orgulho e vivacidade temas diversificados, relacionados com os projectos educativos cujo tema abordou  a "Pré-história" com as crianças  a  exibiram os trajes e as máscaras, preparados ao longo de várias semanas, desfilando com especial alegria ao som da música carnavalesca.

Entre a população, esteve também a senhora Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Engª. Fermelinda Carvalho e vereadores João Crespo e José Bigarres, que saudaram os participantes deste desfile «que encheu de fantasia e de alegria as ruas da vila.

As serpentinas e papelinhos coloridos denunciavam a passagem de mais um desfile de Carnaval das Escolas, em que os mais pequenos com as suas fatiotas brilhantes e divertidas construíram um verdadeiro ambiente de festa e magia, que teve a organização do Município de Arronches e Agrupamento de Escolas do Concelho.
Veja algumas imagens do Desfile Escolar de Carnaval 2014











Arronches - Destaques da última edição do Linhas de Elvas


 Destaques da última edição do jornal  Linhas de Elvas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Arronches - Assembleia Municipal com nova constituição da Mesa



Na sequência da repetição da eleição para os secretários da Mesa da Assembleia Municipal de Arronches, que teve lugar na noite da passada quarta feira, dia 26 de fevereiro, no edifício dos Paços do Concelho, foi dado seguimento à ordem judicial emanada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco na 1ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Arronches de 2014, pelo Presidente da Mesa, Abílio Panasco.

O Presidente propôs aos Deputados Municipais que fosse feita a eleição para o 1º e 2º Secretários da Mesa, para que os assuntos agendados para ordem dos trabalhos dessa mesma sessão fossem já com a nova composição da Mesa.

Após a votação (uninominal) a Mesa da Assembleia, ficando a mesma constituída: 1º Secretário, Maria Emília Costa do Partido Socialista, 2º Secretario, Madalena Cabaço do Partido Social-democrata.

Arronches - Jovem sofre acidente na estrada da Esperança


Um veículo ligeiro despistou-se, esta tarde de quinta-feira dia 27 de fevereiro , cerca das 16h00 na estrada de Esperança.
A vítima residente na freguesia de Esperança circulava num veículo ligeiro na direcção de Espanha, despistando-se a seguir a uma curva por causas desconhecidas.

O sinistrado foi prontamente socorrido pelos Bombeiros voluntários de Arronches, que deslocaram para o local uma ambulância e outras viaturas para limpeza e remoção de destroços na via e desencarceramento.

O trânsito ficou condicionado cerca de uma hora na municipal 516, principal acesso a Espanha pela fronteira do Marco no concelho de Arronches.

A vítima depois imobilizada no local foi transportada para o Hospital de Portalegre para receber tratamento hospitalar, desconhecendo-se de momento o seu estado clínico.
Vídeo: https://www.facebook.com/photo.php?v=792924327408376&set=vb.100000724475948&type=2&theater&notif_t=like



Arronches - Largar poderá reabrir já na próxima campanha olivícola


O Lagar de Arronches situado na nova zona industrial que que nos últimos anos atravessou um período conturbado que culminou com o seu encerramento e sucessivos leilões e alguns abre e fecha, conheceu agora um novo episódio que o poderá devolver a laboração as excelentes instalações do ex Azemo agora devolutas.

O milagre pode vir de Oliveira do Mondego no Concelho de Penacova, com um industrial ligado ao ramo da área alimentar (azeites, óleos vegetais e azeitonas), a apostar nas potencialidades do lagar arronchense.

Segundo intenção manifestada pelo novo proprietário, depois de ultrapassados todos os procedimentos legais e burocráticos poderão recomeçar a laborar no decorrer da próxima campanha olivícola.

Arronches – O BES vem à Esperança “Recuperar a Esperança”

Depois da confiança dos portugueses ter caído na lama em relação aos Bancos Portugueses, BES “Banco Espírito Santo”, vem à Esperança “Recuperar a Esperança”, com a gravação de um anúncio publicitário a rodar nesta freguesia do concelho de Arronches com o apoio da Câmara Municipal.

Esta iniciativa para além da previsível visibilidade que possa vir a dar à região onde se situam as Pinturas Rupestres, um dos principais monumentos do concelho, prevê ainda algumas contrapartidas por parte do BES, tais como intervenções na recuperação Igreja de Esperança e pequenas intervenções em casas sociais e Posto de Saúde.

Arronches – Autarquia decidiu conceder tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval


Com os governantes portugueses a colaborarem para a extinção das tradições nacionais ao decidirem não dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval aos funcionários públicos da administração central, foram vários os municípios que contrariaram esta decisão.

No distrito de Portalegre com a maioria dos municípios a optarem pela tolerância de ponto, a Câmara Municipal de Arronches, ao contrário de 2013, decidiu este ano conceder a terça-feira de Carnaval aos seus funcionários.

Na região Alentejana as autarquias das três capitais de distrito, Beja, Évora e Portalegre também optaram pela tolerância de ponto aos funcionários na terça-feira de Carnaval, dia 4 de março.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Arronches - Falso alarme enganou bombeiros e alarmou população

Tudo começou cerca das 21h00, com o CODU (112), a accionar os Bombeiros Voluntários de Arronches para um acidente ocorrido na zona do Marco, freguesia de Esperança, em causa estaria alguém que circulava de bicicleta do lado espanhol da fronteira com as luzes apagadas e tinha sido colhido por um carro, que acabaria também por se despistar, encontrando-se ferido e caído na estrada e o carro numa ravina.

Os meios de socorro foram destacados para a zona fronteiriça, com uma ambulância de emergência, um carro de incêndio para limpeza de via e um veículo de comando.

Ao chegarem ao local perto do Santuário do Chandavila (La Codosera), constataram a existência de um individuo residente na zona junto a uma bicicleta com sintomas de embriaguez, mas sem sinais de ferimentos ou vestígios de qualquer acidente o corrido na área.

A GNR esteve no local, assim como mais tarde Guardia Civil espanhola.




Notícias de Arronches começa hoje a ser distribuído


A edição de fevereiro do jornal Notícias de Arronches começa hoje a ser distribuído 

Arronches - Destaques da última edição do jornal Alto Alentejo

A última edição do jornal Alto Alentejo destaca  a sexta edição do Duatlo que juntou em Arronches mais de 400 atletas , portugueses e estrangeiros. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Arronches - Destaques da última edição do Fonte Nova


 Destaques de capa da última edição do jornal  Fonte Nova 

Arronches – Acolhe Dia do Acólito da Diocese


No próximo dia 1 de março de 2014, celebra-se o dia diocesano do Acólito, em Arronches. As actividades  tem início a partir das 9h30, com o secretariado diocesano de liturgia organiza um vasto programa distribuído pelas diversas idades dos participantes e que culminará com a celebração da Eucaristia presidida pelo sr. Bispo às 16h00 na igreja matriz de Arronches. As inscrições devem ser feitas para o Secretariado diocesano de liturgia, através do delegado arciprestal.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Arronches – Hoje foi dia de Feira


Hoje dia 24 de fevereiro em Arronches foi dia de feira, como habitualmente numa feira havia por lá venda um pouco de tudo, desde fruta, têxteis, plásticos, plantas ornamentais e árvores de fruto, calçado, brinquedos e os tradicionais bares de feira onde se podia tomar um copo ou petiscar com os amigos.

Não faltaram na feira também os chocalheiros que no passado com os seus chocalhos fizeram as delícias de pastores, vaqueiros ou cabreiros, mas que hoje maioritariamente tem por clientes os coleccionadores destes objectos sonoros.

As principais feiras de Arronches são a 24 de fevereiro, 24 de maio, 24 de agosto e 24 de novembro. Outrora a Feira de Maio constituía acontecimento anual importante na estrutura económica e social das gentes de Arronches. 





Exposição "O Repto da Europa" no Paço Ducal de Vila Viçosa


A exposição "O Repto da Europa – A representação das cidades europeias nas bibliotecas régias: Ajuda, Mafra e Vila Viçosa” é inaugurada a 8 de março, no Paço Ducal de Vila Viçosa.

A mostra apresenta como universo os doze países e respetivas capitais, que à data da inauguração do Centro Cultural de Belém, em 1992, constituíam a União Europeia.

Esta iniciativa surge no quadro de uma cooperação entre as Bibliotecas do Palácio Nacional da Ajuda, do Palácio Nacional de Mafra e do Paço Ducal de Vila Viçosa, cujos acervos são de uma riqueza extraordinária.

A exposição, fruto de uma colaboração entre a Fundação da Casa de Bragança, a Direção-Geral do Património Cultural e a Fundação Centro Cultural de Belém estará patente até 19 de abril na sala de exposições do Paço Ducal de Vila Viçosa.
Fonte: Rádio Elvas

Arronches - Carnaval Escolar 2014


Arronches - Carnaval Escolar 2014 -  "No Tempo da Pré-História" - Veja percurso do cortejo clicando na imagem.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Futebol – Mais do mesmo à 12 jornada com vitória escassa do Mosteirense e derrota do Arronches e Benfica

À  12 jornada  do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da A. Futebol  de Portalegre, o Mosteirense na sua deslocação ao terreno do Gavionenses  venceu o jogo por uma bola a zero, uma vitória escassa mas importante  para subir na tabela classificativa com a equipa Mosteirense a situar-se em 5º lugar com 17 pontos.

O Arronches e Benfica que recebeu em casa o Condestável, 2º classificado deste campeonato, pouco conseguiu fazer perante um adversário poderoso que mandou no jogo e venceu a partida com o confortável resultado de quatro bolas a zero, não sendo ainda nesta jornada que o Arronches e Benfica conseguiu deixar o final da tabela classificativa, onde se encontra com 5 pontos.  

O campeonato distrital da Associação de Futebol de Portalegre é liderado pelo Elétrico da Ponte de Sor, com 32 pontos.

Arronches – Encontro de Danças e Cantares


O Rancho folclórico de Arronches promoveu este sábado dia 22 de fevereiro pelas 18h30,  um Encontro de Danças e Cantares que contou com a participação do Rancho Folclórico e etnográfico “Flores do Oeste” A-dos-Cunhados – Torres Vedras e ainda grupos de folclore espanhol da vizinha Extremadura, “El Brezo” de La Codosera e “Adalva” de Valencia de Alcántara.

Neste evento onde um arronchense que reside fora interpretou algumas canções da sua autoria inseriu-se na cerimónia do lançamento do seu 1º DVD do Rancho Folclórico de Arronches.