sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Arronches – Solenidade e Procissão em Honra de Nossa Senhora da Luz


Inserido nas comemorações do “Dia da Escola” o Agrupamento de Escolas Nª Srª da Luz e a Paróquia de Arronches levaram a efeito este domingo dia 2 de fevereiro, (Dia das Candeias) a Procissão em honra de Nª Senhora da Luz.

O programa religioso tem início pelas 20h00, com a preparação da Procissão e Bênção das velas no átrio da EB 2,3 Nª Srª da Luz, seguindo-se pelas 20h30 a saída da Procissão que vai percorrer as principais ruas da vila desde a Escola até à Igreja do Convento de Nª Srª da Luz, local onde terá lugar a Eucaristia em louvor de Nª senhora da Luz, pelas 21h00.

Ainda no decorrer da eucaristia a vão ser apresentadas a Deus e a toda a comunidade religiosa todas as crianças nascidas no concelho de Arronches no decorrer do ano de 2013.

Arronches - III Passeio TT dos Bombeiros Voluntários este sábado


É já este sábado dia 1 de fevereiro que os Bombeiros Voluntários de Arronches realizam o III Passeio TT, que tem as inscrições praticamente esgotadas para a participação nesta emotiva prova Todo-o-Terreno.

A concentração tem lugar às 7h30 no antigo Campo de Futebol de Arronches e o início do passeio está marcado para as 8h45.
Com este evento que conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas a Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches, tem por objetivo angariar fundos para a aquisição de um Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios.

No final do passeio, há um almoço convívio, animação musical com o DJ PG e o grupo Domingos & Dias Santos e ainda uma Mega Aula de Zumba Fitness.





Estremoz - FIAPE 2014 com inscrições abertas até 7 de março


De 30 de abril a 4 de maio de 2014 o Parque de Feiras e Exposições de Estremoz irá receber, uma vez mais, um dos maiores certames do Alentejo, a FIAPE, que engloba a 28ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz e a 32.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz.

Neste importante certame do Alto Alentejo irão marcar presença a agricultura, a pecuária, os produtos regionais, as atividades industriais e muita animação cultural e desportiva diária.

As inscrições estão abertas até ao dia 7 de março, no Parque de Feiras e Exposições, para a FIAPE, e no Posto de Turismo da Câmara Municipal, para a Feira de Artesanato.

Portalegre – Brigada de Trânsito da GNR multou a varredoura da Câmara


A Brigada de Trânsito da GNR aplicou uma multa de 600 euros à máquina varredoura da Câmara Municipal de Portalegre, pelo facto do veiculo circular sem matricula.

Em declarações à Rádio Portalegre, o vereador Nuno Santana, referiu que os militares da GNR multaram o veículo, baseando-se na lei que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2013, que obriga à matriculação de máquinas industriais do tipo retroescavadores.

Contudo, e no caso da máquina varredoura da Câmara de Portalegre, o autarca afirmou que este tipo de veículos ainda não está obrigado a circular com matrícula, sendo que a multa deverá ser arquivada.
Fonte Rádio Portalegre 

Arronches - Exposição Joalharia de Sílvia Félix Trindade


A Galeria do Centro Cultural de Arronches, acolhe a partir de hoje a exposição “Joalharia de Autor” num trabalho da artista portalegrense Sílvia Félix Trindade, que vai poder ser visitada até ao final de fevereiro de 2014.

A cerimónia de abertura da exposição aconteceu na passada quinta-feira pelas 18h00, com a presença da autora e da senhora Presidente da Câmara Municipal, Eng. Fermelinda Carvalho e outros deputados municipais. 

A autora natural de Portalegre, que expôs nos últimos anos em diversas galerias nacionais, tem formação académica na área das artes plásticas como pintura e cerâmica, tendo nos últimos tempos optado com grande sucesso pela joalharia.





quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Badajoz - VII edição da Feira da Beleza à procura da Beleza Ibérica 2014


A cidade de Badajoz vai acolher a VII edição da Feira da Beleza, Cosmética e Moda que vai decorrer nos pavilhões da IFEBA, entre os dias 22 e 24 de Fevereiro.

Nesta edição o certame apresenta uma novidade intitulada “Beleza Ibérica 2014” e que tem como objectivo encontrar “a cara da Feira da Beleza”.

As inscrições para o concurso estão abertas até dia 4 de fevereiro, podendo participar jovens portuguesas e espanholas com idades compreendidas entre os 16 e os 28 anos.

A vencedora, para além de ser a imagem da próxima edição da feira da beleza, receberá um prémio no valor de 300 euros e uma vasta gama de produtos de beleza.
Inscrições aqui:


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Edição de janeiro do Notícias de Arronches começou a ser distribuída hoje

A última edição do jornal Notícias de Arronches, alusiva a janeiro de 2014, começou esta quarta feira a ser distribuída nos locais habituais.

Nesta edição é dado destaque à celebração do 100º Aniversário de uma utente do Centro de Bem estar Social de Arronches e ao cantar “As Janeiras” pela Escola de Música de Arronches, uma tradição que continua a manter. Fazemos a “contabilidade” das actuações do Rancho Folclórico de Arronches e do Grupo das “Pedrinhas” ao longo de 2013.

O desporto uma atenção especial, na altura em que o “King” Eusébio nos deixou e Cristiano Ronaldo foi considerado o Melhor Jogador do Mundo em 2013, sem descurar o desporto distrital em que equipas do Concelho participam.
Na política as habituais reuniões de câmara e algumas situações a nível nacional merecem igualmente cobertura jornalística. Como a “Reflexão” no LIJE e a actual situação de impasse no Centro Social dos Mosteiros.

Numa pequena entrevista o Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches, fala-nos do III Passeio TT e dos seus objectivos.
Como habitualmente as crónicas colaboradores trazem o interesse para que possa desfrutar desta edição do Notícias de Arronches.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

GNR – Operação pesados 2014

O cansaço é uma das causas mais comuns de acidentes com veículos pesados! Esta realidade decorre, muitas vezes, do elevado número de horas que os condutores profissionais, de veículos pesados, passam ao volante.

Neste sentido, a Guarda Nacional Republicana vai realizar, entre as 06h00 e as 22h00 do próximo dia 29 de janeiro, uma operação de fiscalização intensiva de veículos pesados de mercadorias, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas onde se verifica um maior volume de tráfego deste tipo de veículos. Esta operação enquadra-se no contínuo envolvimento da Guarda Nacional Republicana em prol da segurança rodoviária, e será realizada no âmbito das prioridades definidas na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária e no “Road Safety Programme 2011-2020” da Comissão da União Europeia.

Saiba mais sobre esta operação em:http://bit.ly/1f7TDln.

Extremadura – Gripe A mata mulher de 26 anos gravida de 16 semanas


A gripe faz a terceira vítima na vizinha região da Extremadura, com a morte de uma mulher de 26 anos, gravida de 16 semanas, residente em Navalmoral de la Mata.

A vítima não era portadora de nenhuma doença crónica nem apresentava outros factores de risco, não estava vacinada devido ao estado de gravidez.

Com a morte desta mulher eleva-se para três o número  de vítimas mortais na região em consequência l vírus tipo A/H1N1, depois de um idoso de 80 anos ter falecido no passado dia 17 de janeiro no Hospital de Llerena, e um homem de 52 anos que morreu no passado domingo no Hospital Infanta Cristina em Badajoz.

Segundo o subdirector de Epidemiologia, Julián Ramos, referiu que a incidência da gripe está sendo similar a outros anos na região da Extremadura, embora a previsão é para que aumente no decorrer desta e da próxima semana, alcançando o pico da onda epidérmica na primeira semana de fevereiro, momento a partir do qual é esperado que comece a diminuir a sua incidência. 

Arronches - Destaques da última edição do jornal Fonte Nova

 Destaques da última edição do jornal Fonte Nova



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Alentejo – I Jornadas para a salvaguarda do património cultural imaterial


As I Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Alentejo, vão decorrer no próximo dia 1 de fevereiro, no Fórum Cultural Transfronteiriço do Alandroal, sendo as mesmas  organizadas pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal e a colaboração das Câmaras Municipais de Évora, Elvas e Estremoz, Entidade Regional Turismo do Alentejo e Ribatejo, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade da Universidade Évora), Universidade Lusófona, Centro EstudosDEH do Endovélico, PPORTODOSMUSEUS, Museu Municipal Joaquim Vermelho (Estremoz), MAEDS (Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal), Museu da Ruralidade (Castro Verde) e Edições Colibri.

 Estas Jornadas Regionais que se pretendem efectuar por todo o território nacional, constituem uma excelente oportunidade, quer para propagar a importância do Património Cultural Imaterial, quer sobretudo, para promover e valorizar à escala local, as mais diversificadas e singulares expressões culturais imateriais que os indivíduos, os grupos ou as comunidades protagonizam e que dão sentido à própria identidade do país.

Contacto para informações e inscrições
Ana Paula Fitas – 964 307 984
C. M. Alandroal-Ricardo Pacifico
Email: rpacifico.dsscd@cm-alandroal.pt

domingo, 26 de janeiro de 2014

Futebol – Mosteirense conseguiu um empate no terreno do Gafetense


O Mosteirense fez nesta tarde de domingo dia 26 de janeiro, uma das suas grandes exibições no terreno da Gafetense, tendo saído de Gafete com um empate a zero bolas, contra tudo e contra todos que apostavam no favoritismo dos homens da casa, que figuram na terceira posição da classificação do Campeonato Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Portalegre.

Resultados jornada 9.ª – disputada nos dias 25/26 janeiro

Arronches Benfica 1 – Crato 1
Degoladense 2 – Fronteirense 3
Condestável 1 - Eléctrico 1
Gafetense 0 – Mosteirense 0
Montargilense 1 – Santo Amaro 1
Terrugem 0 – Gavionenses 1

Classificação à jornada 9.ª
1 – Eléctrico 25 pontos
2 – Condestável 22
3 – Gafetense 20
4 – Fronteirense 13
5 – Crato 13
6 – Gavionenses 11
7 – Terrugem 11
8 – Mosteirense 10
9 – Montargilense 10
10 – Degoladense 8
11 – Santo Amaro 5
12 – Arronches Benfica 4

Próxima jornada 10.ª a disputar dias 8/9 de fevereiro
Degoladense – Gavionenses
Fronteirense – Condestável
Crato – Gafetense
Eléctrico – Arronches Benfica
Mosteirense – Montargilense
Santo Amaro – Terrugem 

S. Vicente e Ventosa Festejou Santo Padroeiro


A Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, realizou este fim-de-semana a Festa do Padroeiro S. Vicente, que tiveram início pelas 16h00, com missa seguida de procissão pelas ruas da freguesia com a imagem do Padroeiro.

À noite pelas 21h30, no Salão da Junta de Freguesia teve lugar um Espetáculo Musical com os Artistas Joaquim Canhoto, Nelson Fadista, Luis Carvalho, Augusto Carujo "Zarinha", Helena Brita, Rosa Maria, Carlos Caracol, Toy Faria e Tiago Afonso, Vereador da Câmara Municipal de Elvas.

No final do espectáculo houve ainda uma pequena surpresa para a população, que consistiu na partilha dos "Bolinhos de São Vicente", bolinhos estes que foram confeccionados pelo Sr. Manuel Roldão.

As receitas do espectáculo e venda de bolinhos reverteram a favor da Paroquia.
Colaboraram neste evento a Junta de Freguesia S. Vicente e Ventosa e a Câmara Municipal de Elvas
Foto e Texto: João Pedro Canhoto






XV Raide Hípico de Santa Eulália


 A 15.ª edição do "Raide Hípico de Santa Eulália – Luís Tello Barradas", realizou-se este sábado, dia 25 de janeiro, na freguesia de Santa Eulália (Elvas).

A prova teve inicio pelas 07h30 com a Inspecção Veterinária, seguindo-se pelas 09h30  a partida em Grupo.

Na parte da tarde pelas 18h00 teve lugar a missa, seguindo-se cerca das 19h00 o habitual jantar de confraternização e entrega de prémios

Veja aqui as classificações da XV edição Raide Hípico de Santa Eulália, que teve como vencedor David Barradas com o cavalo Ralph a fazer o tempo de 3:45:32



sábado, 25 de janeiro de 2014

Futebol – Arronches Benfica empatou com o Crato


O Arronches Benfica que nesta tarde de sábado recebeu o Crato em jogo a contar para a 9ª Jornada do Campeonato Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Portalegre, conseguiu um empate a uma bola frente aos homens da terra do Condestável.

Para a história deste jogo fica a excelente exibição do guardião Pedro Nozes, que salvou o Arronches Benfica de mais uma derrota e a arbitragem da Esperancense Natércia Velez, com nota positiva neste Arronches Benfica 1 – Crato 1.

Resultados jornada 9
Arronches Benfica 1 – Crato 1
Degoladense 2 – Fronteirense 3
Condestável 1 - Eléctrico 1

Amanhã domingo joga-se as restantes partidas
Gafetense – Mosteirense
Montargilense – Santo Amaro
Terrugem – Gavionenses 







Arronches – Agrupamento de Escolas participou no Desafio "Agora o escritor és tu!"

À semelhança dos anos anteriores, a revista "Visão Júnior" lançou um novo desafio às escolas do ensino básico. Desta vez, convidando os alunos a continuar uma história de um autor português.

Partindo das obras das Metas Curriculares, cada grupo de alunos participantes terá de ler a obra indicada para o seu ano de escolaridade e escrever a continuação da história, bem como, criar uma nova capa para a obra.
As obras selecionadas foram as seguintes:

5º ano: Contos e Lendas de Portugal e do Mundo, de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete;
6º ano: Pedro Alecrim, de António Mota;
7º ano: A Substância do Amor e outras Crónicas, de José Eduardo Agualusa;
8º e 9º anos: A Inaudita Guerra da Av. Gago Coutinho, de Mário de Carvalho.

A Biblioteca da Escola de Arronches possui algumas destas obras, e o livro escolhida para participar foi Pedro Alecrim, de António Mota.

Foi nesta sequência que a professora Fernanda Pinheiro e um grupo de alunos da Agrupamento de Escolas de Arronches se deslocou às instalações da revista Visão Júnior, em Paços D’Arcos, para participar numa conversa com o escritor António Mota, juntamente com mais de setenta alunos de vários pontos do país.

Na página do facebook da Biblioteca do agrupamento de Escolas, a professora Fernanda Pinheiro, deixa um Obrigado a todos, referindo”  Foi, sem dúvida, um dia inesquecível, como muitos outros que a profissão que escolhi me tem permitido viver. Quem me conhece, sabe que os livros me «alimentam o espírito». Poder usufruir destes momentos (e proporcioná-los) é um privilégio que tenho de agradecer à minha escola e aos meus alunos. Maria Eduarda, vamos continuar a participar e, quem sabe, para a próxima o prémio pode ser para os meninos do 5.º ano. Foi muito bom ver e ouvir este grande escritor! António Mota contagiou-nos com a sua simpatia e humildade. Falou da escrita com a mesma paixão com que nos contou as recordações que guarda do tempo em que foi professor”.

Alentejo - PSP detém jovem por roubo de telemóvel


A PSP de Évora deteve na passada madrugada um jovem de 20 anos que tinha alegadamente roubado um telemóvel a outro indivíduo.

Segundo fonte da Polícia, a vítima do assalto foi encontrada inconsciente caído na rua, tendo sido transportada para o Hospital Espírito Santo de Évora, onde ficou internado.

“O telemóvel da vítima foi encontrado na posse do detido”, adiantou a PSP, referindo que o suspeito não acatou a ordem de detenção resistindo aos elementos policiais.

A Polícia realça que foi “necessário o recurso à força física para imobilizar” o jovem.

O detido foi constituído arguido, ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência e será presente à autoridade judiciária.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Almoço convívio juntou atuais e antigos Comandantes e Dirigentes das Associações de Bombeiros do Distrito de Portalegre


No passado dia 18 de janeiro, realizou-se pela 4.ª vez, o almoço convívio que decorreu em Avis, com os  atuais e antigos Comandantes e Dirigentes dos Corpos e Associações de Bombeiros do Distrito de Portalegre e elementos da Liga de Bombeiros Portugueses que fazem atualmente parte da "Reviver Mais - Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses" cuja delegação Distrital estará brevemente sediada em Arronches.

Estiveram presentes 31 elementos que são já sócios efetivos desta Associação, que espera brevemente ver esse número elevado a algumas centenas.

A delegação Distrital de Portalegre terá como Presidente e Secretário os Senhores Comandante Nuno Amaral, de Arronches e ex-Inspetor Distrital Jorge Rodrigues, respetivamente.