sábado, 30 de novembro de 2013

Futebol – Mosteirense venceu Degoladense e Arronches e Benfica surpreendeu Gafetense

Em tarde bonita de sol e temperatura agradável o Mosteirense foi ao terreno do Degoladense vencer o jogo da 3ª jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Portalegre, num jogo que esteve aquém das possibilidades da equipa do concelho de Arronches que poderia ter voltado de Degolados com um resultado mais expressivo, mas o resultado foi de Degoladense 0 – Mosteirense 1.

Já no municipal Francisco Palmeiro o Arronches Benfica recebeu o Gafetense que acabaria surpreendido pelos homens de Arronches que estiveram a ganhar por 2 bolas mas acabaram por chegar ao intervalo empatados.

Na segunda parte ambas as equipas voltaram a marcar o Arronches Benfica a fazer mais um golo e um dos seus melhores jogos deste campeonato e os homens do Gafetense  a marcarem mais dois golos e a terem que transpirar a camisola para vencerem o jogo em Arronches que anteviam fácil, mas que acabou com o escasso resultado de Arronches Benfica 3 - Gafetense 4.

Em jogos desta jornada registaram-se os seguintes resultados:
Fronteirense 2 – Terrugem 2
Condestável 3 – Montargilense o
Arronches Benfica 3 – Gafetense 4
Degoladense 0 – Mosteirense 1








Arronches foi solidária na recolha de alimentos para o Banco Alimentar


 Numa acção que contou com o apoio da Câmara Municipal de Arronches e a colaboração de um grupo de voluntários, decorreu este sábado um pouco por todo concelho a recolha de Alimentos para o Banco Alimentar.

Ao final da tarde o balanço desta acção foi positivo com os voluntários a referirem que os arronchenses responderam à chamada contribuindo generosamente com o Banco Alimentar.
No concelho associaram-se a esta causa os seguintes estabelecimentos comerciais

  Arronches
- Loja Mini-Preço
- Loja Coop (Cooperativa)
- Mini Mercado D. Antónia
- Mercearia Paulo Arguelles
- Mercearia do Mercado Municipal
- Mercearia da Olga

  Esperança
- Mercearia Mari Carmen
- Mercearia Celeste
- Mercearia Joaquim

  Mosteiros
- Mercearia Estrela
- Mercearia Ana Maria

Para quem não teve oportunidade de ajudar doando alimentos, pode ainda colaborar com a “Ajuda Vale e online” em www.alimentestaideia.net



sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Arronches - III Passeio TT BVA 2014


 III Passeio TT BVA - 01 fevereiro 2014 - inscrições 967 489719  ou  927977704

Esperança – Burlões e ladrões atacam de novo


Duas mulheres ainda jovens disfarçadas de vendedoras ambulantes de roupa e «bem falantes» furtaram idosos nos últimos dias na freguesia de Esperança, depois de distraírem as vítimas e acederem ao interior das casas.

Ao que conseguimos apurar as duas burlonas deslocavam-se acompanhadas por um homem que conduzia um Citroen azul, tendo consumado um assalto na zona da Junta de Freguesia e tentado enganar uma idosa também na localidade que Esperança, ao abordarem uma idosa para lhe pedir um copo de água, com o intuito de se introduzirem na habitação, só que a idosa desconfiou e não foi na conversa das meliantes.

Ainda na freguesia de Esperança, na passada terça feira, mas na zona rural do Recanto, desconhecidos assaltaram uma casa, cujos proprietários trabalham na cidade de Portalegre, tendo roubado ouro e revirado a casa à procura de outros valores.

Infelizmente os casos de burlas continuam a acontecer apesar dos esforços da GNR que vem alertando idosos para os chamados “contos do vigário”, dando a conhecer alguns dos métodos mais utilizados pelos burlões.
A GNR recomenda que os idosos tenham sempre à mão os contactos de urgência nacional (112) e que não hesitem em contactar o posto da GNR local logo que sejam vítimas de burla, ou mesmo em caso de se aperceberem da presença de indivíduos suspeitos.

Azagala revista independente de informação e cultura


A revista de informação e cultura de Alburquerque “Azagala”, acaba de editar mais um número, o nº 59 de novembro de 2013.

Nas 60 páginas da revista dedicadas a temas culturais e informativos da comarca de Alburquerque, tais como, “ Origen y pervivencia del culto a las aguas en la comarca de la raya (II), por Luís Alonso Rubio Nuñez,  “Tiempos de contrabandistas”, por Julián Cano, “Los Maestros de entonces”, por Francisco José Negrete ou ainda entre outros temas “La velada de San Antonio: una gran fiesta alburquerqueña desaparecida”, por Eugenio López Cano.

Azagala é uma publicação do Coletivo Tres Castillos, que conta com um vasto leque de colaboradores, sendo fundada por Aureliano Sáinz e tem por director Francisco José Negrete (conhecido colonista do Diario Hoy de Badajoz).

Apraz-nos registar que esta edição da Azagala tem a colaboração arronchense com foto de capa de Emílio Moitas e contra capa de Francisco José Negrete.

Foto registada numa fria e cinzenta manhã de finais de outubro de 2013, num passeio pelo barrio medieval com os habitantes recolhidos no conforto das suas casas e os gatos a espreitarem na rua os tímidos raios de sol.

Fica o convite para uma visita a Alburquerque, agora com um novo atractivo dado que a grandiosa fortaleza que se encontrava encerrada ao público, por motivo um projeto menos feliz que teve por objectivo instalar uma pousada dentro do castelo, voltou a abrir portas aos visitantes.



Arronches – Autarquia colabora com Banco Alimentar na recolha de alimentos


Arronches associou-se à Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar que vai decorrer este fim de semana junto de diferentes superfícies comerciais.

Numa acção que conta com o apoio da Câmara Municipal de Arronches e a colaboração de um grupo de voluntários, a recolha no concelho de Arronches vai decorrer durante o dia de sábado junto da:

   Arronches
- Loja Mini-Preço
- Loja Coop (Cooperativa)
- Mini Mercado D. Antónia
- Mercearia Paulo Arguelles
- Mercearia do Mercado Municipal
- Mercearia da Olga
  Esperança
- Mercearia Mari Carmen
- Mercearia Celeste
- Mercearia Joaquim
  Mosteiros
- Mercearia Estrela
- Mercearia Ana Maria

Fica o apelo do Banco Alimentar que conta com a solidariedade de todos a quem convida a participar na campanha doando alimentos para os mais necessitados.

Pode ainda colaborar com a “Ajuda Vale e online” em www.alimentestaideia.net

Campo Maior - 2ª Gala dos Bombeiros Voluntários

É já no próximo sábado dia 30 de novembro que vai ter lugar a 2ª Gala dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, com início pelas 21h30 no Centro Comunitário.

Para mais informação consultar programa em anexo.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Portalegre - "Isto é que me dói" esta sexta no CAE

Para mais informação ver cartaz em anexo

GNR e PJ recapturam no Gavião um dos reclusos que fugiu da prisão


Um dos reclusos que fugiram no passado dia 17 de Novembro do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco foi hoje detido no concelho do Gavião, no distrito de Portalegre, adiantou fonte da GNR.

Ainda de acordo com Comando Territorial da GNR de Portalegre, o detido é o mais novo dos três reclusos, um homem de 27 anos.

 Na captura do fugitivo estiveram elementos da GNR e Polícia Judiciária.

Três reclusos, um de 49 anos, um de 55 anos e um outro de 27 anos, evadiram-se no dia 17 de Novembro, pelas 19h00, do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco.

De referir que durante a fuga os três reclusos que tinham residência no distrito de Portalegre, agrediram com violência três guardas prisionais, que tiveram de ser alvo de tratamento hospitalar.

Mosteirense contrata novo reforço do UD Degoladense


Segundo informação do FC Mosteirense, o clube chegou a acordo com o médio José Pinheiro (UF Degoladense) para o que resta de temporada. O jogador começou a época no UF Degoladense proveniente do SC Campomaiorense.

José Pinheiro atuou nas duas jornadas do campeonato distrital sénior da AF Portalegre, tendo inclusive marcado um dos golos na vitória do UF Degoladense frente ao S.Arronches e Benfica no sábado passado em Arronches. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Los MOJINOS ESCOZIOS en CONCIERTO em San Vicente de Alcántara


O Grupo “LOS MOJINOS ESCOZIOS”, vai estar em concerto no sábado dia 7 de dezembro, no Pavilhão Multiusos de San Vicente de Alcántara.

A organização informa que não haverá venda antecipada de entradas, podendo as mesmas ser adquiridas antes do início do concerto a ter lugar pelas 22h00 (hora espanhola).

Vídeo “LOS MOJINOS ESCOZIOS”

Arronches - Destaques da última edição do jornal Alto Alentejo


O semanário Alto Alentejo na sua edição de 27/11/2013, destaca:

- Três mil no Ano da Fé
- Arronches Assalto no café Amiguinho
- Arronches Acidente de caça na zona dos Mosteiros

Estas e outras notícias podem ser lidas na última edição do Alto Alentejo.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Conselho Intermunicipal da CIMAA reuniu no Crato


Presidido por Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas e vice-presidente do Conselho Executivo da CIMAA, reuniu no Crato esta terça feira dia 26 de novembro  o Conselho Intermunicipal da CIMAA.

Em representação do Município de Arronches esteve presente a Eng. Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal.
Foto: CIMAA

Notícias de Arronches edição de novembro já nas bancas


Começou este (terça-feira) dia 26 a ser distribuída nos locais habituais, a edição de Novembro do Jornal Notícias de Arronches.

Nesta edição os destaques vão para a celebração do S. Martinho em Monforte e Arronches (LIJ) e, sobretudo, à “Castanhada” realizada no “Celeiro” pela direcção da Casa do Concelho de Arronches em Lisboa. Em entrevista, de forma sintetizada, vai para o proprietário do futuro lagar da Desrural na Caesa.

Na política como habitualmente o destaque vai para as Reuniões de Câmara.

As crónicas dos colaboradores são outro dos temas que pode desfrutar nesta edição do jornal Notícias de Arronches.

Estremoz - Cozinha dos Ganhões 2013 - Programa

Realiza-se de 28 de novembro a 1 de dezembro a XXI edição da Cozinha dos Ganhões, no Parque de Feiras e Exposições da cidade de Estremoz.

Para além da excelente gastronomia, dos vinhos, do artesanato e produtos agroalimentares produzidos no concelho de Estremoz, destacamos as seguintes atividades culturais e desportivas.

 - 28 de novembro | quinta-feira

18:00 - Cerimónia de inauguração
22:00 - Noite de fados com JOÃO CALDEIRA, PATRÍCIA LEAL e SILVINO SARDO, acompanhados por Jorge Silva
(guitarra portuguesa), Miguel Monteiro (viola portuguesa) e Paulo Parreira (contrabaixo)
23:00 / 04:00 - Discoteca e bares (Pavilhão A)

 29 de novembro | sexta-feira

12:00 - Abertura do certame
22:00 - Atuação da Tuna Académica Feminina do Instituto Politécnico de Portalegre - TUNINFAS
23:00 - Atuação da Tuna Mista do I.P. de Portalegre - PAPAMISTO
23:30 / 06:00 - Discoteca e bares (Pavilhão A)

 30 de novembro | sábado

12:00 - Abertura do certame
15:00 - XX Encontro de Poetas Populares do Concelho de Estremoz
(organização: Associação Filatélica Alentejana)
17:30 - Atuação do Rancho Folclórico "Rosas de Maio" da Casa do Povo de Veiros
21:30 - Arruada pelas tasquinhas com o grupo XUMbO TORtO
22:30 - Atuação do grupo de música tradicional portuguesa XUMbO TORtO, de Vila Boim
23:30 / 06:00 - Discoteca e bares (Pavilhão A)

 1 de dezembro | domingo

09:00 - BTT dos Ganhões (ver programa próprio. Organização: SDT/BTTMOZ)
12:00 - Abertura do certame
16:00 - Atuação do Rancho Folclórico "As Azeitoneiras" de S. Bento do Cortiço
17:30 - Atuação do grupo de dança GINARTE
19:00 - Atuação do grupo de cantares "Vozes na Idade d'Ouro" da Academia Sénior de Estremoz
22:00 - Encerramento do certame.

Arronches - Destaques da última edição do jornal Fonte Nova

A última edição do jornal Fonte Nova, nº 1947 de 26.11.2013, destaca:

- Arronches - Homem atingido por tiro em caçada
- Arronches – Crianças do CBES comemoram Dia do Pijama  
- Arronches - Café Assaltado durante a madrugada  
- Portalegre - IPP Comemora aniversário com críticas ao governo
- Elvas – Maior pista de gelo volta à cidade

Estas e outras notícias podem ser lidas na última edição do jornal Fonte Nova.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Alentejo na rota do crime – Sequestram condutor e roubam tabaco em Vaiamonte


Um grupo de seis indivíduos roubou esta segunda feira dia 25 de novembro, em Vaiamonte, no concelho de Monforte, uma carrinha de distribuição de tabaco, tendo sequestrado o condutor durante algum tempo, informou a GNR.

Os assaltantes que se faziam transportar em duas viaturas sequestraram o distribuidor de tabaco junto a um café na localidade de Vaiamonte, obrigando-o a entrar na carrinha, seguindo para um local ermo nas proximidades da aldeia, lugar onde descarregaram o tabaco e abandonaram a carrinha e condutor.

Em declarações à Rádio Portalegre a sargento Filipa Gonçalves adiantou que os assaltantes, além do tabaco levaram também dinheiro que o vendedor transportava na carrinha.

A GNR tomou conta da ocorrência procedendo as autoridades a diligências para encontrar os assaltantes.

domingo, 24 de novembro de 2013

Homem ferido com tiro num acidente de caça


Um caçador de 57 anos ficou ferido, este domingo, ao ser atingido com um tiro num pé, num acidente de caça, ocorrido na zona de Mosteiros, distrito de Portalegre.

Fonte do Bombeiros Voluntários de Arronches, adiantou que o alerta foi recebido às 09h52, procedendo ao transporte da vítima para o Hospital Distrital de Portalegre onde foi socorrido, sendo posteriormente evacuado para Lisboa numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Arronches. 

O homem residente na área de Lisboa participava na companhia de amigos numa caçada na região.

Futebol – Mosteirense venceu Santo Amaro em jogo complicado


Na segunda jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Portalegre, em jogo disputado na passada tarde de sábado no Estádio Francisco Palmeiro o Arronches e Benfica, perdeu frente ao Degolandense por 2 bolas a 1.

Já esta tarde de domingo num jogo que mais parecia uma batalha campal, com uma chuva de cartões mostrados pelo árbitro Paulo Carrilho e que juntou as equipas do Santo Amaro e do Mosteirense, os homens de Arronches levaram a melhor na sua deslocação a Santo Amaro, tendo vencido a partida por 3 bolas a 1.

Resultados: 2ª Jornada
Arronches Benfica 1 – Degoladense 2
Gafetense 4 – Condestável 1
Gavionenses 1 – Crato 2
Montargilense 3 – Fronteirense 2
Santo Amaro 1 – Mosteirense 3
Terrugem 0 – Eléctrico Ponte Sor 2

Classificação à 2ª Jornada
1 – Eléctrico Ponte Sor – 6
2- Gafetense – 6
3 – Crato – 6
4 – Degoladense – 4
5 – Gavionenses - 3
6 – Condestável – 3
7 – Montargilense – 3
8 - Mosteirense – 3
9 - Santo Amaro – 1
10 -Arronches Benfica – 0
11- Fronteirense – 0
12- Terrugem – 0

Próxima Jornada – 3ª
Arronches Benfica – Gafetense
Degoladense – Mosteirense
Fronteirense – Terrugem
Condestável – Montargilense
Crato – Santo Amaro
Eléctrico Ponte Sor – Gavionenses  

Arronches – Arrombaram porta e levam tabaco do Café Amiguinho


Desconhecidos arrombaram a porta do Café Amiguinho esta madrugada de domingo dia 24 de novembro e roubaram tabaco.
O alerta para o assalto foi dado por residentes na zona que estranharam ver a porta aberta com sinais de arrombamento.

Situado na rua 5 de Outubro (Rua Direita) junto ao edifício da Caixa Geral de Depósitos o café Amiguinho localiza-se numa das zonas mais movimentadas da vila.

A GNR compareceu no local cerca das 11h30 e tomou conta da ocorrência.

Arronches - Rodrigo Velez da Academia de Futebol convocado para treino da Seleção Distrital


Academia de Futebol de Arronches e o Atlético, em nota de imprensa e o Atlético informam que o seu atleta e guarda-redes dos Infantis, Rodrigo Velez, foi convocado para o 1º Treino de Observação da "Seleção Distrital de Infantis Sub/13”, a realizar dia 25 de novembro no Estádio Francisco Palmeiro (Arronches) pelas 19h30.

Fica o convite à população para assistir a este treino da "Seleção Distrital de Infantis Sub/13”, e manifestando dessa forma o apoio aos jovens atletas.

"Espelho meu" - Desenhos grandes de João Cutileiro em exposição no restaurante D. Pedro V

Foi inaugurada no passado sábado dia 23 de novembro no Restaurante D. Pedro V em Castelo de Vide a exposição de desenhos do escultor João Cutileiro.

A exposição intitula-se Desenhos Grandes "espelho meu", e vai patente naquele local até ao próximo dia 1 de janeiro de 2014.
Para os organizadores a exposição é “imperdível” e “é uma Honra e um privilégio poder contar com a obra de Mestre Cutileiro no Restaurante D. Pedro V.”
Fotos: Restaurante D. Pedro V.



sábado, 23 de novembro de 2013

Futebol – Degoladense impôs-se frente ao Arronches e Benfica


 À segunda jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Portalegre, em jogo disputado esta tarde de sábado no Estádio Francisco Palmeiro o Arronches e Benfica, consentiu ao Degolandense vencer a partida em Arronches por 2 bolas a 1.

Para a história desde jogo ficam os 2 cartões vermelhos exibidos pelo árbitro Ricardo Cordeiro a Sérgio Dias, jogador/treinador do Arronches Benfica e ao camisola 10 do Degolados, assim como penalti marcado pelo Degoladense já nos últimos minutos de jogo e que resolveu a partida.
Fotos: Duarte Jesus  


Forcados Amadores de Arronches comemoram final de temporada


 A exemplo de anos anteriores o Grupo Forcados Amadores da Arronches vai levar a efeito no dia 30 de Novembro de 2013, o seu habitual convívio de fim de temporada, que terá lugar com um jantar de gala e outras actividades a decorrer durante a tarde a  partir das 15h00.

Para mais informação ver programa de actividades em anexo.

Elvas - Bailado Quebra-Nozes pela Russian Classical Ballet

O bailado da Russian Classic Ballet “Quebra-Nozes”, vem a Elvas no próximo dia 1 de dezembro ao Cine-Teatro, pelas 18 horas numa organização da Câmara Municipal Integrado nas Comemorações dos 500 anos de Elevação a Cidade e do 1º aniversário da Classificação de Elvas como Património Mundial.

O magnífico bailado clássico QUEBRA-NOZES pela prestigiada companhia RUSSIAN CLASSICAL BALLET, composta por um elenco de estrelas da dança Internacional é baseado no conto “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, de E. T. A. Hoffman. O bailado QUEBRA-NOZES conta a história de uma menina que sonha com um Príncipe Quebra-Nozes.

Uma história em que estimula o imaginário de cada um de nós, remetendo-nos para o reino da fantasia do imaginário.

Uma aposta cultural da autarquia de Elvas com espectáculo de luxo com  um elenco de bailarinos graduados pelas mais conceituadas escolas coreográficas: Moscovo, São Petersburgo, Novosibirsk, Perm, Alma-Ata e Kiev; artistas principais em alguns dos mais prestigiados teatros de dança: Mariinsky Theatre – Kirov, Kremlin Ballet Theatre, Rimsky-Korsakov Saint Petersburg State Conservatory, Novosibirsk Opera & Ballet Theatre e Perm Opera & Ballet Theatre, entre outros teatros, dão corpo a esta companhia que concilia a mestria e experiência de bailarinos Internacionais, com a irreverência de jovens talentos emergentes no panorama da dança clássica.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Alegrete - Sociedade Recreativa Musical Alegretense comemora 146 aniversário

A Sociedade Recreativa Musical Alegretense vai comemorar o seu 146 aniversário no próximo dia 8 de dezembro de 2013, com diversas atividades. 

Para mais informação ver programa de atividades em anexo. 


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Arronches – Dia do Pijama no CBES lembrou os Direitos da Criança

A Equipa Educativa do Infantário do CBES em Arronches, vestiu-se a rigor para comemorar o "Dia Nacional do Pijama" (Dia Internacional da Convenção dos Direitos da Criança) com as suas crianças.

Foi um dia diferente e muito divertido para todos que participaram nesta iniciativa solidária que alertou para os Direitos da Criança.