domingo, 31 de março de 2013

Arronches - Barragem do Caia começou a efectuar descargas de superfície


A Barragem do Caia começou a efectuar descargas de superfície este Domingo de Páscoa, dia 31 de Março de 2013, em virtude da precipitação contínua que se abateu em toda a região nos útimos dias, com especial incidência  na zona de  S. Mamede,  onde nascem os principais afluentes da Albufeira. 

A Barragem do Caia dispõe de uma capacidade útil a rondar os 190 milhões de metros cúbicos de água e é gerida pela Associação de Beneficiários do Caia. A irrigação dos terrenos dos concelhos circundantes e o abastecimento a diversas localidades é a principal forma de utilização da água armazenada nesta albufeira.


Arronches – Subida do Caia desaloja acampamento de Páscoa no Baldio

Um grupo de dezenas de pessoas compostos maioritariamente por jovens, que acampava nas margens do Rio Caia na zona do Baldio de Arronches, teve que levantar o acampamento para local mais seguro esta manhã em virtude da subida repentina das águas do Rio Caia.

Apesar da crescida repentina do rio tendas e viaturas foram retiradas em segurança, não necessária qualquer intervenção das autoridades para os retirar do local.

A chuva que se tem feito sentir nos últimos dias não impediu que muitos os jovens como é tradição se encontrem acampados nas imediações da ponte do Baldio, local onde passam as miniférias da Páscoa em contato com a natureza.

Segundo um jovem de Degolados que se encontrava acampado no local “Foi uma madrugada difícil com muita chuva e vento mas o pior ainda estava para vir quando ainda de noite começamos a escutar o rugido  provocado pelas águas do rio, foi cá um susto”.  

Rumores que apontavam para a rotura de uma barragem numa   propriedade agrícola no concelho de Arronches, embora não tenha sido possível confirmar essa informação, aumentou o pânico junto de todos aqueles que acampavam nas margens do rio.   


Arronches - Mau tempo em Domingo de Páscoa causa estragos

O concelho de Arronches foi nesta madrugada de Domingo de Páscoa fustigado por forte tempestade de chuva , que causou diversas inundações e deslizamentos de terras.

Na zona urbana a força das águas fez saltar tampas de esgotos e dificultou a circulação em algumas artérias e provocou inundações como a que atingiu o corredor e galaria do (Museu a Brincar).

Algumas propriedades agrícolas ficaram com os acessos condicionados pelo caudaloso volume de água de ribeiros.
O Passeio do Vassalo foi encerrado ao trânsito de veículos e peões, dado estar obstruído por um deslizamento de terras na zona da Pedra da Moura.

As autoridades apelam para cuidados redobrados na circulação nas estradas N 246 e N 341, pela existência de lençóis de água, lama e pedras em algumas zonas destas vias.

Fica ainda o alerta devido às previsões de continuação de chuva forte para o que resta deste Domingo de Páscoa, com o perigo de cheias visto "O caudal das ribeiras continuar a subir".













sábado, 30 de março de 2013

Elvas – Militares da GNR agredidos esta noite em Vila Boim



Três militares da GNR foram agredidos, na madrugada deste sábado 30 de março, em Vila Boim no concelho de Elvas, por indivíduos de etnia cigana.

Segundo notícia avançada pela Rádio Elvas, elementos da GNR deslocaram-se por duas vezes ao local no seguimento de uma queixa por ruido. Na segunda intervenção, os militares da GNR terão sido agredidos com copos e garrafas, tendo os mesmos de receber assistência hospitalar em Elvas.

No seguimento destes tumultos os indivíduos acabaram por ser detidos, e vão ser presentes a tribunal para primeiro interrogatório.

Arronches – Acampamento de Páscoa dos Bombeiros na Barragem do Caia

Como habitualmente no decorrer da época Pascal os Bombeiros Voluntários de Arronches voltaram a organizar o já tradicional “Acampamento Convívio de Páscoa”.

O local escolhido para o 11º Acampamento situou-se na zona da antiga horta das Furadas, um local paradísico com uma pequena península banhada pelas águas do Caia envolta com paisagens deslumbrantes.
Apesar destas mini-férias de Páscoa passadas por água e tempo instável, a animação no Acampamento dos BVA tem sido contestante com diversas actividades e noites temáticas dedicadas aos mais jovens.

No passado dia 29 de março, aceitamos o desafio dos responsáveis pelo “Acampamento BVA 2013” e fomos às Furadas visitar o Acampamento e partilhar uma deliciosa sopa de peixe do rio e carpa assada com molho de poejo ali mesmo à beira do Caia, confeccionada pelo chefe João Pinto auxiliado nas lides culinárias pelos jovens, e que juntou numa animada tarde de convívio de Sexta Feira Santa, autarcas e outros amigos dos bombeiros.

Em Arronches dia grande de Páscoa é a Segunda-feira de Páscoa, com o povo a procurar a barragem do Caia para estender a toalha para partilhar o almoço entre familiares e amigos, saboreando um belo ensopado ou assado de borrego, acompanhados de uma boa pinga da região.












sexta-feira, 29 de março de 2013

Alegrete – Lançamento de livro “Perfume de Alegrete “

A vila de Alegrete vai acolher a cerimónia de lançamento do livro de Luísa Vaz Tavares “Perfume de Alegrete “, a ter lugar no sábado dia 6 de Abril de 2013, pelas 16h00.

O evento terá lugar na Sociedade Recreativa e Musical Alegretense.

O livro que celebra a vila será o objecto desta cerimónia alegretense, que vai contar com a participação do actor e contautor de histórias Thomas Bakk, que fará as honras da casa e apresentará a obra, e a Banda da Sociedade Recreativa  e Músical Alegretense actuará numa tarde que se quer de festa e comunhão.

O evento é promovido pela Pastelaria Studios Editora, que convida a todos os interessados a uma tarde alentejana bem passada em Alegrete em torno do livro “Perfume de Alegrete “.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Arronches - Santa Casa da Misericórdia obrigada a encerrar instalações provisórias da CAESA


Para mais informação consultar comunicado da Mesa Administrativa da Santa Casa em anexo 

Fronteira – Comemora Batalha dos Atoleiros 2013

A vila de Fronteira é palco da Feira Medieval e recriação Histórica da Batalha de Atoleiros, a decorrer no primeiro fim-de-semana de abril, dias 6 e 7, assinalando a retumbante vitória de Portugal sobre Castela, em 1384, sem qualquer baixa a lamentar nas tropas lusas.

A abertura oficial da Feira Medieval realiza-se no sábado, dia 6 de Abril, às 12h00. Ao longo do dia haverá diversas animações de rua, desde danças e músicas medievais passando por jogos de destreza típicos da época e até espetáculos com cuspidores de fogo e malabaristas. O ponto alto do dia será o “Assalto ao Burgo de Fronteira” - as hostes de Castela vêm pôr cerco junto às muralhas e os homens de armas da Vila irão ripostar. Isto, claro, sem esquecer os comeres e beberes tradicionais que estarão à sua disposição em qualquer “taberna”.

No domingo, dia 7 de Abril, para além das “tabernas” que continuarão a atrair todos os curiosos gastronómicos, irá efetuar-se, às 15h00, a tão esperada Recriação da Batalha de Atoleiros, a ter lugar na zona industrial de Fronteira.
Foto: E.Moitas

Portalegre - Segurança Social e ARS Alentejo assinam contrato com a Santa Casa da Misericórdia de Arronches


O Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre e a ARS Alentejo, vão disponibilizar cerca de 6 milhões de euros a 3 instituições do Distrito de Portalegre para a renovação de acordos nas Unidades de Média Duração e Reabilitação e Unidades de longa Duração e Manutenção integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.


Os contratos programa foram assinados na manhã da passada quarta-feira no Centro Distrital de Segurança Social com a Santa Casa da Misericórdia de Arronches, a Associação ANTA de Beirã e a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor.

Aos jornalistas, o diretor do Centro de Portalegre da Segurança Social, João Carlos Laranjo congratulou-se com a assinatura destes acordos tripartidos, admitindo que é “a continuação de um esforço, numa aposta que é necessária”.

Em declarações à Rádio Portalegre, Paula Marques do Conselho de Diretivo da ARS Alentejo, enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido pela Rede Nacional de Cuidados Continuados e revelou que na “região Alentejo há 702 lugares distribuídos por 35 unidades de diferentes tipologias”. Especificamente no distrito de Portalegre há 208 lugares distribuídos por 9 unidades.

O diretor do Centro de Portalegre da Segurança Social, João Carlos Laranjo congratulou-se com a assinatura destes acordos tripartidos, referindo que os mesmos são “a continuação de um esforço, numa aposta que é necessária”.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Arronches - Alerta contra burlões

 Nos últimos dias familiares de idosos residentes no concelho de Arronches alertaram-nos para o fato de um casal de meia-idade ter assediado idosos com o pretexto de informarem que terão que trocar as notas de 5 euros por outras novas que vão entrar em circulação.

Ao que conseguimos apurar os idosos abordados por estarem informados não se deixaram vigarizar, argumentado não terem dinheiro em casa por serem os filhos a pagar as contas.

Na zona de Mosteiros agricultores que vivem em propriedades agrícolas, informaram também  ter sido visitados por um casal no último fim de semana, com a sugestão estar na altura de mudarem de actividade e arrendarem as suas propriedades, suspeitando os mesmos que o objetivo  dos estranhos era “tirar ponto” para possíveis roubos.

Fica o alerta cuidado com propostas tentadoras vindas de desconhecidos, em caso de suspeita não deixe de informar as autoridades. 


Portalegre – Dia Mundial do Teatro



Assinala-se esta quarta feira 27 de março, o Dia Mundial do Teatro. De forma a marcar a efeméride, o Teatro o Semeador promove diversas iniciativas a decorrem na antiga Igreja do Convento de Santa Clara.

O evento tem lugar pelas 21h30 e conta com o apoio da Associação UPALACER.

Para mais informação consultar cartaz em anexo 

terça-feira, 26 de março de 2013

Imprensa regional - Jornal Alto Alentejo

Destaques da última edição do jornal Alto Alentejo 

Destaques - Jornal Notícias de Arronches edição de março

Destaques da edição de março do jornal Notícias de Arronches que começa a ser distribuído esta quarta feira dia 27/03/2013 

Imprensa Regional - Jornal Fonte Nova

Destaques da edição desta semana do jornal Fonte Nova 

Arronches - Torneio de Futsal Sub15

Para mais informação consultar programa em anexo

segunda-feira, 25 de março de 2013

Assumar - VI BTT da Liberdade

Para mais informação e inscrições ver programa em anexo

Arronches recebe II Festival de Música Sacra



A paróquia de Arronches, diocese de Portalegre-Castelo Branco, organiza em abril o II Festival de Música Sacra com um ciclo de Concertos de Páscoa, anuncia uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

No dia 7 abril, às 18h00, na igreja matriz, António Duarte, professor de órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional e organista titular da Sé Patriarcal de Lisboa, inaugura a iniciativa com obras de Bartolomeu de Olague, Manuel Rodrigues Coelho, Carlos Seixas, José da Madre de Deus e Soror da Piedade.

Pelas 19h15 do dia 20 a igreja de Nossa Senhora da Luz acolhe o organista João Cavaco, o violinista André Fresco e o Coro do Carmo, de Beja, regido pelo padre António Cartageno, com um programa que inclui obras de Haendel, Grell e do próprio sacerdote, colaborando ainda o organista João Cavaco e o violinista André Fresco.

O ciclo que começou em 2012 termina no dia 28, às 17h00, na igreja matriz de Arronches, com o organista Rafael Reis e os coros Stella Matutina, de Évora, e Cristo Rei, da Portela de Sacavém, que apresentam peças de Maurice Duruflé, Diogo Dias Melgás, Georg Friedrich Haendel, Tomás Luis de Vitoria, Manuel Mendes e compositores litúrgicos portugueses, além de espirituais negros e gospel.

Fonte: Diocese de Portalegre-Castelo Branco

domingo, 24 de março de 2013

Futebol – Esperança e Mosteirense venceram adversários na jornada 23ª


A equipa de Esperança venceu esta tarde de sábado na 23ª jornada o Portus Alacer pelo confortável resultado de 4 bolas a 0.

O Mosteirense na sua deslocação ao terreno do Alpalhoense voltou a conhecer o sabor da vitória vencendo por 2 bolas a 1.

Resultados da Jornada 23ª

"O Elvas"  3 - Santo Amaro  1
Campomaiorense  3 – Fronteirense  0
Crato  3 – Santa Eulália  1
Condestável 3 – Gavionenses  0
Esperança 4 – Portus Alacer  0
Alpalhoense  1 – Mosteirense  2
Montargilense 2 – Gafetense 1
Folgou: A Juventude da Terrugem

Nota: O jogo Crato Santa Eulália não chegou ao fim, pelo fato da equipa do concelho de Elvas, ao minuto 37 da segunda parte apresentar insuficiência de jogadores, 4 por expulsão e 1 por lesão.

Classificação à jornada 23ª

- 1 “O Elvas” 56 pontos
- 2 Crato 54
- 3 Campomaiorense 48
- 4 Santo Amaro 44
 - 5 Gavionenses 41
- 6 Gafetense 35
- 7 Condestável 31
- 8 Fronteirense 29
- 9 Santa Eulália 25
- 10 Portus Alacer 23
- 11 Mosteirense 21
- 12 Montargilense 20
- 13 Alpalhoense 19
- 14 Esperança 12
- 15 Terrugem 5

Próxima jornada 24ª - Dias 6 / 7 abril 2013

Fronteirense – Esperança
Santa Eulália – Condestável
Gafetense – Alpalhoense
Gavionenses – Terrugem
Mosteirense – Campomaiorense
Portus Alacer – Crato
Santo Amaro – Montargilense
Folga: “O Elvas”

Nota: O campeonato pára no fim-de-semana da Páscoa, para ser retomado nos dias 6 e 7 de Abril de 2013.

Arronches celebrou Domingo de Ramos com Procissão e Eucaristia

Neste Domingo, dia 24 de março, teve início oficialmente a Semana Santa, a este dia dá-se o nome de Domingo de Ramos, que relembra a entrada solene de Jesus Cristo em Jerusalém.

Como habitualmente em Arronches a Bênção dos Ramos teve lugar pelas 11.00 nos claustros da igreja do convento de Nª. Sr.ª da Luz, seguida de procissão pelas ruas até à Igreja Matriz, local onde foi celebrada Eucaristia de Domingo de Ramos pelo pároco Fernando Farinha.

Em Arronches os agricultores têm o hábito depois da bênção do ramo, ir ao campo colocar cruzes feitas de cana e ramos de alecrim bento e oliveira nas searas, para que as mesmas sejam protegidas de tempestades e colheita seja melhor.

Ainda sobre a bênção do Ramos a tradição local diz: O ramo depois de benzido na igreja é guardado em casa, sendo ainda utilizado para em momento de aflição e afastar as trovoadas:

“Ora vai, Bárbara, vai! Leva-as para o monte maninho onde não haja pão, nem vento, nem o bafo de menino”.

Deixamos o Programa de Cerimónias da Semana Santa nas Paróquias de Arronches,  que tiveram início em Mosteiros no passado sábado dia 23 de março.

- Dia 26 – Terça feira  - Via Sacra às 21h00 – Degolados
- Dia 27 – Quarta feira – Via Sacra às 21h00 – Esperança
-Dia 28 – Quinta feira Santa – às 17 h00 Eucaristia  - Esperança,
Arronches – ÁS 21h00 – Ceia do senhor – Lava Pés – Adoração ao S. Sacramento  - Igreja Matriz.
- Dia 29Sexta Feira Santa – 15h00 – Vigília Pascal – Igreja Matriz de Arronches
- Dia 31 - Domingo de Páscoa – Ressurreição do Senhor  - 11h30 – Eucaristia Solene da Ressurreição do Senhor.