segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Elvas - GNR prende 14 pessoas por furto de azeitona e caça de ouriços



Catorze pessoas foram detidas na zona de  Elvas, por furto de azeitona, tendo as autoridades apreendido cerca de 800 quilogramas deste produto, revelou fonte da GNR.

De acordo com a mesma fonte, os detidos, oito homens e seis mulheres, com idades entre os 23 e 55 anos, residentes na zona de Elvas, foram surpreendidos pelas autoridades em flagrante delito.

A mesma fonte indicou que os furtos ocorreram na noite do passado sábado, tendo ainda sido apreendidos pela GNR quatro viaturas, um carro para apanhar azeitona, vários acessórios para recolher a azeitona e ainda ouriços, que alegadamente seriam usados para comer, apesar de ser proibido.

O processo passou a inquérito, aguardando os oito homens e as seis mulheres o julgamento em liberdade, sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR).

As detenções ocorreram no âmbito da operação Colheita de Azeitona-2012, que decorre até meados de janeiro.

Na mesma operação, desenvolvida pela GNR em 2011, foram efetuadas três detenções, ao passo que no decorrer da ação deste ano a força de segurança já efetuou 48 detenções pela prática do crime de furto de azeitona.

Reflorestação na Serra de S. Paulo em Castelo de Vide

Em nota informativa a Câmara Municipal de Castelo de Vide convida os cidadãos interessados em participar em mais uma campanha de reflorestação na Serra de São Paulo, que terá lugar no dia 13 de janeiro de 2013, pelas 10h30, a efetuar a sua inscrição no Gabinete Florestal Municipal (Centro Municipal de Cultura) ou através do telef. 245 905 154 ou pelo e-mail  gtf.cmcv@gmail.com  até ao próximo  dia 11.

Esta acção visa a plantação de cerca de 1000 árvores autóctones, respectivamente Carvalhos, sobreiros e azinheiras, com vista à valorização da flora e da biodiversidade da Serra de São Pedro que nos últimos anos foi atingida por um incêndio.

A concentração dos voluntários tem lugar na Praça Valência de Alcântara pelas 10h00.


domingo, 30 de dezembro de 2012

Monforte – Câmara apoia bombeiros com 60.000€ para 2013



O presidente da Câmara Municipal de Monforte, Miguel Rasquinho, e o presidente da Direção da Associação dos Bombeiros Voluntários da cidade, António Medalhas, assinaram um Protocolo de Colaboração para 2013, o qual prevê a atribuição de apoios à Associação de Bombeiros de Monforte por parte da autarquia.

Há semelhança do ano transato, o valor dos apoios é de 5.000 euros mensais, contabilizando no fim dos doze meses um valor total de 60.000 euros. É de salientar que em 2011 a associação de bombeiros já tinha gozado de apoio camarário através do Regulamento para Atribuição de Auxílios Financeiros às Coletividades, beneficiando da atribuição de 19.250 euros. Contudo, considerando as especificidades e natureza das ações promovidas pelos Bombeiros, no ano seguinte foi celebrado o novo protocolo que agora foi renovado para 2013.

Os fundos destinam-se ao desenvolvimento de atividades no âmbito da segurança, do socorro às populações, ao transporte de sinistrados e doentes, ao combate a incêndios e colaboração em outras ações de proteção civil na área do concelho.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Avis – Ricardo Mateus atleta do Sporting venceu São Silvestre 2012



Nascida em Dezembro de 1982, a SÃO SILVESTRE de Avis acolheu hoje 29 de dezembro de 2012 a sua 30ª edição.

À festa associaram-se 230 atletas oriundos de vários pontos do País e também de Espanha.

Para memória futura, registe-se que, aproveitando porventura o espirito natalício, individualmente, venceu Ricardo Mateus, atleta do Sporting, colectivamente a vitória foi para o Benfica, através da sua Casa em Abrantes.

Esta tradicional prova de atletismo, em estrada, integrada no Circuito de Corridas AADP, teve a organização da Associação Desportiva e Recreativa “Amigos do Atletismo” de Avis e do Município de Avis, a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) e o apoio dos Bombeiros Voluntários Avisenses e da GNR – Posto Territorial de Avis.

A partida e a chegada desta corrida de rua, que teve a participação de 230 atletas, aconteceu em frente à Junta de Freguesia de Avis, exceção feita aos Escalões de Benjamins A, cuja partida aconteceu junto ao Mercado Municipal.

De acordo com o Regulamento, a Corrida integrou uma prova para o “pelotão” de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis (Masculinos e Femininos) que teve lugar entre as 15h00 e até às 16h00, numa extensão que vai de 200m, para o menor escalão etário (Benjamins A – Masculinos e Femininos), a 2.800m, e a prova principal disputada pelo grupo de Absolutos Masculinos, entre Juniores, Seniores e Veteranos, que percorreram todo o circuito urbano, ao longo de 5,6 Km, terminando na meta instalada no local de partida, cerca das 17h00.

No final da prova Manuel Coelho, Presidente do Município de Avis, agradado com a elevada participação e a forma como decorreu a prova deu Parabéns aos atletas e também a todos aqueles que, de uma ou outra forma, a tornaram a São Silvestre de Avis uma excelente festa do desporto.

A participação arronchense resumiu-se a Emílio Paulino que se classificou: 47 4 35 EMILIO PAULINO 59 VET B M ACP 19,28

Veja aqui classificação completa:
http://www.aadp.pt/2012_13/resultados/S.%20SILVESTRE%20AVIS.pdf




5ª SÃO SILVESTRE DE LISBOA

Ainda esta tarde de sábado realizou-se a 5ª Corrida de São Silvestre de Lisboa com 7500 participantes com o arronchense  Bruno Carrilho a conseguir a 316ª posição da Geral com 40 m 09 s nos 10 Km da prova.

Despiste de camião causa um ferido e derrame de bagaço na estrada



Um camião que transportava bagaço despistou-se cerca das 12h00 da passada sexta feira na Estrada Nacional (EN) 245, entre Fronteira e Sousel, provocando um ferido grave.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou que a carga ficou derramada na via, o que obrigou ao corte do trânsito na zona até à trasfega da mercadoria, tendo a situação na referida via ficado normalizada a meio da tarde.

As operações de socorro mobilizaram 11 bombeiros das corporações de Sousel e Fronteira, apoiados por quatro viaturas.

No local do acidente esteve também a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Portalegre, unidade para onde o ferido grave foi transportado.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Esperança - Passagem de Ano da Associação Desportiva e Cultural


 Mais informação e reservas consultar cartaz em anexo

Santa Eulália – Colidiu com cavalo mas só parou em Elvas



Um automóvel de matrícula espanhola colidiu com um cavalo na noite da passada quarta-feira, dia 26 de dezembro, na EN 246 perto de Santa Eulália. Apesar do embate, que danificou bastante a viatura envolvida, o condutor e único ocupante do veículo prosseguiu a sua marcha até Elvas, vindo no entretanto a parar junto ao nó do Vedor da A6.

Desconhece-se o motivo que levou o automobilista não imobilizou o carro no local do acidente, o certo é que o BMW que conduzia percorreu mais de uma dezena de quilómetros com o capot todo amolgado e os vidros dianteiro e traseiro quebrados.

Os Bombeiros Voluntários de Elvas ainda acorreram a este insólito incidente, mas não foi necessária a sua intervenção.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Arronches – Agenda Cultural 2013



Visando assegurar a efectivação do direito à cultura e à fruição cultural, a Câmara Municipal de Arronches editou mais uma edição da Agenda Cultural e Desportiva do Município.

 Nesta edição alusiva a janeiro/fevereiro 2013 (e não 2012, como por lapso gráfico foi impresso na capa), os destaques vão para o Espetáculo com o Grupo Músico-Vocal “El Brezo” de La Codosera, a ter lugar a 19 de Janeiro pelas 21h00 no Auditório do Centro Cultural. O Duatlo a acontecer a 23 de Fevereiro na zona Desportiva de Arronches é outra das propostas a ter em conta.

Cinema, sugestões de Leitura e diferentes modalidades desportivas são outras sugestões ao dispor dos munícipes.

Com capa de Martinho Manuelito e uma tiragem de 300 exemplares, a agenda pode ser encontrada nos locais habituais, como Posto Turismo, Museu, Piscina, Zona Desportiva e Juntas de Freguesia, existindo ainda a possibilidade de ser consultada na Site da Câmara em:

Canal ARTV Parlamento na TDT foi piada do Pai Natal

O canal ARTV (Canal Parlamento) está disponível na Televisão Digital Terrestre (TDT) a partir desta quinta-feira, dia 27 de Dezembro.

Numa primeira fase o canal estará apenas em emissão experimental, entrando em regime de continuidade a partir de 3 de Janeiro de 2013.

As emissões ocorrerão segunda a sexta-feira, com uma média de 10 horas diárias, com um horário bastante reduzido programação repetitiva, certamente a ser ignorada pelos portugueses.  

Em Portugal continental a AR TV ocupará a posição 5 da TDT. Nos Açores e na Madeira estará na posição 7.

“O Parlamento estende, por este modo, a publicidade dos seus trabalhos a um universo de eleitores mais alargado, induzindo a igualdade no pleno da oferta e da procura política, para bem de todos”, diz Nuno Encarnação, membro do conselho de direcção do Canal Parlamento, em comunicado.

Tudo isto num país de cansado de politiquice e de candeias ás avessas com a classe politica.  

Porque não a RTP Informação e RTP Memória no TDT, para isso os portugueses já pagam a Taxa do Audiovisual.

Até lá para quem pode o TDT Espanhol é a alternativa, com uma vasta oferta de canais e a oportunidade de melhorar os conhecimentos de castelhano.

 Veja mais em:




Autárquicas - PS Monforte recandidata Miguel Rasquinho à Câmara



O Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Miguel Rasquinho (PS), anunciou a sua recandidatura ao cargo nas eleições autárquicas de 2013, numa decisão aprovada por unanimidade pela concelhia do PS de Monforte.

Miguel Rasquinho, em declarações à imprensa referiu que se volta a candidatar-se ao cargo para “continuar a desenvolver o trabalho” que está em curso, explicando que o primeiro mandato serviu “equilibrar as contas” do município.

Miguel Rasquinho de 46 anos de idade, enfermeiro está a cumprir o seu primeiro mandato como presidente da Câmara Municipal de Monforte, num executivo composto por três eleitos PS e dois da CDU.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cuidado – Deco desaconselha a corrida ao mercado liberalizado de eletricidade



O fim das tarifas reguladas está a causar uma corrida às lojas da EDP apesar da passagem para o mercado livre decorrer até 2015.

A Deco esclarece que “a tarifa regulada acaba, efetivamente, a 31 de dezembro, mas sublinha que os consumidores que até ao final do ano não concretizarem a migração para o mercado liberalizado continuarão a ser fornecidos”.

Em declarações à Rádio Portalegre, a jurista Cláudia Tique acrescentou que durante este período de tarifa transitória, que vai prolongar-se até final de 2015, será aplicada uma taxa de 2% ao valor da fatura.

A Deco desaconselha a corrida ao mercado liberalizado e reforça que a tarifa transitória deve ser aproveitada pelos consumidores para que na hora de escolher a opção seja adequada ao padrão de consumo.

A mudança de fornecedor é grátis e não implicando qualquer suspensão do abastecimento. Basta contactar o novo fornecedor, que é quem tratará de todo o processo de migração. Poderão ser solicitados o número de contribuinte, o NIB e a última fatura.

Fonte RP

Arronches - Intensos bancos de nevoeiro nas estradas da região


As estradas Alentejanas amanheceram hoje dia 27 de dezembro, com intensos bancos de nevoeiro.

As brumas matinais e neblinas persistentes condicionam a circulação especialmente nas zonas das barragens do Caia e Alqueva. As autoridades deixam o alerta para se circular com prudência, devido à meteorologia adversa que se faz sentir com nevoeiro e gelo em alguns troços das estradas da região.

No concelho de Arronches esta situação afeta em particular a EN 246 Arronches/Portalegre e EN 371 Arronches/Campo Maior, assim como a quase totalidade de estradas e caminhos municipais.

Quanto a temperatura, o dia fica marcado por uma descida ligeira das máximas e ligeiro ou moderado das mínimas, com a continuação de geada e formação de gelo em zonas abrigadas.

Os termómetros marcam entre os 2 e 13 graus em Arronches, com humidade de: 84%,  o vento sopra suave de direção variável. Quanto a chuva a mesma apenas está prevista sábado com aguaceiros fracos. 



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Monforte - Encerrou em grande colheitas de sangue 2012

Teve lugar a 15 de dezembro mais uma colheita da responsabilidade da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Nesta oportunidade, a última de 2012, deslocaram-se até aos Bombeiros de Monforte 49 pessoas, das quais 22 mulheres (44,9%).

Por razões clínicas: 11 dos presentes não estavam em condições de dar sangue nesta oportunidade. Mesmo assim foram armazenadas em Monforte 38 unidades do precioso tecido humano.

De assinalar a presença de dois novos dadores e também o facto do Registo Português de Dadores de Medula Óssea ter granjeado mais três voluntários.

A Câmara Municipal de Monforte comparticipou o almoço convívio servido num restaurante da vila.
António Eustáquio, da ADBSP, considera que o ano fechou muito bem pois é sempre encorajador terem comparecido quase meia centena de voluntários, com um número apreciável de mulheres. E só não esteve mais gente pelo facto do dia estar soalheiro e óptimo para a safra da azeitona. O responsável da Associação deixa mesmo o desafio para que 2013 se inicie com o espírito registado em Monforte.

Em nome da ADBSP o Presidente aproveita para desejar Boas Festas a todos assim como um Feliz 2013.

Em Janeiro de 2013

Para 2013 estão previstas 30 brigadas dinamizadas pela ADBSP um pouco por toda a Região.

Em Janeiro vão ter lugar as seguintes colheitas: Dia 05 nos Bombeiros de Nisa; Dia 12 nos Quartel dos Bombeiros de Avis.
Sempre aos sábados entre as 09h00  e as 13h00 .
 JR

Alcateia do ACP há 15 anos a correr na S. Silvestre do Crato

A São Silvestre do Crato, voltou a contar com a participação da Alcateia ACP, há 15 anos a correr nesta prova, reunindo nesta edição disputada no passado dia 22 de dezembro, um excelente nível de participantes e entre eles 20 lobos e lobas que, como sempre procuraram as melhores prestações e muito divertimento na pratica desportiva.

Ao todo foram 8 os pódios conseguidos incluindo o 3º lugar coletivo no cômputo geral dos escalões (pontuavam os 5 primeiros). Vejamos todos os resultados dos atletas do ACP.

Prova principal – 5300 m

Roman Prodius (Moldávia) 14.58

 5º Bruno Paixão (AC Portalegre / UTSM) 15.32
 12º Vítor Cordeiro (AC Portalegre / UTSM) 16.54 – 1º M45
 20º Luís Semedo (AC Portalegre / UTSM) 17.45
 23º Vicente Albuquerque (AC Portalegre / UTSM) 17.55 – 3º M19
 39º André Trindade (AC Portalegre / UTSM) 18.43
 42º Emílio Paulino (AC Portalegre / UTSM) 18.50 – 1º M50
 66º João Farinha (AC Portalegre / UTSM) 19.58
 70º Bruno Carrilho (AC Portalegre / UTSM) 20.21
 71º João Carlos Correia (AC Portalegre / UTSM) 20.27 – 5º M50
 73º Hélder Melo (AC Portalegre / UTSM) 20.34
 79º Sérgio Carinhas (AC Portalegre / UTSM) 20. 50
 87º Miguel Serafim (AC Portalegre / UTSM) 21.14
 88º João Albuquerque (AC Portalegre / UTSM) 21.19
 89º Rui Monteiro (AC Portalegre / UTSM) 21.26
 92º Luís Maurício (AC Portalegre / UTSM) 22.03
 93º Vitorina Mourato (AC Portalegre / UTSM) 22.05 – 1ª F40 – 8ª F
 113º Carla Carloto (AC Portalegre / UTSM) 13ª F
 127º Nuno Rodrigues (Crato) ST

Iniciados – 2600 m
1º Simão Albuquerque (AC Portalegre / UTSM) 8.36

Iniciadas – 1300 m
 3ª Inês Guerriapa (AC Portalegre / UTSM) 5.40

Infantis – 1300 m
 7º Luís Santos (AC Portalegre / UTSM) 5.44

Benjamins – 200 m
 1º Guilherme Santos (AC Portalegre / UTSM) ST

Fonte: A.C.P.

Iberocio 2012 - Feira da diversão e entretenimento para crianças e jovens em Badajoz



Iberocio é um salão projetado pela instituição de exposições IFEBA em Badajoz para garantir diversão e entretenimento para crianças e jovens que vai decorrer de 26 a  30 de dezembro.

A edição 2012 desta mostra dispõe de atividades como maquilhagem, Planetário, Oficinas de Construção e Piscina de Bolas, Jogos Tradicionais, Concursos de Dança e Canto, Exposições são algumas das propostas de diversão e entretenimento para crianças e jovens.

Um espaço dedicado ao circo e uma pista de patinagem, zona de consolas ou salão de cabeleireira são outros atrativos da Iberocio.

Atuações musicais como as do Grupo Auryn no dia 27 e Pol 3.14 no sábado ou ainda no concurso de Break Dance no dia 28 sexta-feira vão fazer as delícias dos mais novos.

O Exercito vai também estar presente na feira com diversas atividades  lúdicas dedicadas ás crianças e jovens.

A entrada na feira tem um custo de 2euros com direito a participar em todas as atividades da Iberocio 2012.
Em suma:Oficinas de pintura, quadrinhos e jogos tradicionais, concursos de dança e canto, exposições e espetáculos musicais são algumas das muitas propostas.

Local

IFEBA. Feria de Badajoz – Junto ao  Shopping El Faro
Avda. de Elvas, s/n (06006)
Badajoz 

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Campo Maior - Assaltaram a CURPI



Desconhecidos assaltaram durante a madrugada da passada segunda feira  a CURPI - Comissão Unitária Reformados Pensionistas e Idosos de Campo Maior.

Segundo o Presidente da CURPI, José Caldeirão, os assaltantes terão acedido por uma janela, que dá acesso ao Salão, local onde roubaram 1 Plasma, várias bebidas, e algum dinheiro.

Ainda segundo o Presidente da CURPI, embora aquela hora, cerca das 2h30 a divisão que fica por baixo estivesse com gente, os larápios conseguiram entrar e abandonar o local sem ninguém ter dado conta, e levar os artigos referidos.

A GNR local tomou conta da ocorrência na tentativa de identificar os autores do assalto 

Saiba mais sobre a CURPI em:


S. Vicente e Ventosa – Cumpre Tradição com Madeiros de Natal


 S. Vicente e Ventosa voltou a viver as tradições de Natal com o Madeiro, após a “Ceia de Natal” em família, Dezenas de Vicentinos reuniram-se em convívio torno da fogueira.

Situada na Rua de Elvas (passagem para Elvas e Santa Eulália), junto ao posto da farmácia foi local de muita animação até bem entrada a madrugada.

Ainda nesta quadra Natalícia o "Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa" a convite da Associação Empresarial De Elvas participou com a sua música na animação de rua no Centro Histórico desta cidade.

Em São Vicente por ocasião da Passagem de Ano o madeiro volta a ser aceso na noite de dia 31 de Dezembro de 2012, comemorando assim a chegada de 2013.
Fostos: João Pedro Canhoto


Boas Festas São os votos do Arronchesemnotícias

Neste Natal de 2012, o Arronchesemnoticias, deseja a todos umas Festas Felizes, e um excelente Ano Novo de 2013, agradecendo as inúmeras mensagens recebidas e algumas lembranças vindas com carinho dos 4 cantos do mundo.

Deixamos aqui o nosso reconhecimento e amizade a todos e de modo particular a todos aqueles que embora fora do país não esqueceram Arronches, tais como arronchenses a viver no Brasil, Goa, Macau, Angola, Guiné Bissau, Timor, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Kuwait, Venezuela, Argentina, Alemanha, Inglaterra, França, Bélgica, Irlanda, Escócia ou Ap Lei Chau em Hong Kong, entre outros.

Como até aqui, vamos continuar a manter "acesa" a chama partilhado como todos o Alentejo e Arronches em Particular.


Feliz Natal
Merry Christmas
Joyeux Noel
Hyvää joulua
أعياد ميلاد سعيدة




Mosteiros – Cumpre Tradição com o Madeiro de Natal

A tradição voltou a cumprir-se mais uma vez em Mosteiros com o Madeiro, após a “Ceia de Natal” Dezenas de Mosteirenses reuniram-se em convívio torno da fogueira.

Situada na rua Dr. Jorge Sampaio, junto à ribeira é local de muita animação para os mais jovens onde as roncas e os cânticos de Natal, sempre acompanhados de um bom licor se fizeram ouvir até cerca das 03h30 da madrugada, altura que que a violenta trovoada que se abateu sobre a região acabou com a confraternização.

De forma a acautelar possíveis acidentes como o ocorrido o ano passado, onde com a aglomeração de gente em torno da fogueira um jovem acabaria por cair à ribeira, foi colocado pela Junta de Freguesia um gradeamento de protecção.  

Segundo a informação que nos foi facultada no local ritual repete-se no Ano Novo com o madeiro a ser aceso na noite de dia 31 de Dezembro de 2012 (2ª feira) para 1 de Janeiro de 2013 (3ª feira). 





domingo, 23 de dezembro de 2012

Alentejo - Furto de azeitona em Campo Maior e Avis


 A GNR informou ter detido, em flagrante delito, 13 pessoas por furto de azeitona no decorrer da presente campanha em olivais dos concelhos de Campo Maior e Avis, e apreendido cerca de uma tonelada de azeitona.

A mesma fonte revelou ainda que foram apreendidas duas viaturas e diversos objetos utilizados para apanhar a azeitona.

Ainda de acordo com as autoridades, os detidos, seis homens e sete mulheres, com idades entre os 17 e 57 anos, residem no concelho de Monforte.

Durante os meses de novembro e dezembro a GNR deteve 28 pessoas e apreendeu cerca de duas toneladas de azeitona em furtos ocorridos em diferentes olivais do distrito de Portalegre.
Fotos: E. Moitas - Campanha 2012/Avis

Comissão política nacional do PSD aprovou candidaturas ás autárquicas 2013



Fermelinda Carvalho, atual presidente da Autarquia de Arronches foi aprovada pelo PSD para concorrer em Arronches nas autárquicas de 2013.

O partido aprovou ainda um conjunto de 17 candidaturas a outros municípios, tais como Carlos Carreiras (Cascais), Diamantino Sabina (Estarreja), Ricardo Rio (Braga), André Lima (Guimarães), Manuel Moreno (Macedo de Cavaleiros), Carlos Silva e Sousa (Albufeira), José Estevens (Tavira), Miguel Sousinha (Nazaré), Jorge Lopes (Azambuja), Sandra Pereira (Odivelas), João de Carvalho (V. F. Xira), Joviano Vitorino (Alter do Chão), Vasco Estrela (Mação), Flamiano Martins (Caminha), Brandão Guerreiro (Paredes de Coura) e Luís Gomes (V. R. Sº António).

sábado, 22 de dezembro de 2012

Arronches - Despiste seguido de capotamento em caminho rural


Dois feridos ligeiros, foi o resultado de um despiste seguido de capotamento registado hoje, ao início da tarde num caminho rural.

O acidente aconteceu na zona da Rasquilha quando por motivos desconhecidos um veículo Mitsubishi L200 que seguia em direcção à estrada EN 371 Arronches/Campo Maior, entrou em despiste num caminho de terra batida tendo destruído a vedação da propriedade e capotado com alguma  violência.

Segundo fonte dos bombeiros do acidente resultaram dois feridos ligeiros residentes no concelho de Arronches, que foram transportados pela corporação para o Hospital de Portalegre onde receberam assistência médica.

Ainda quanto a sinistralidade rodoviária, em caminhos rurais ou estradas municipais deixamos o alerta “modere a velocidade durante a noite”, dado que têm aumentado os casos relacionados com colisões com javalis que durante a noite estão mais ativos e cruzam estes caminhos repentinamente vindos do escuro.

O ultimo registo de acidente envolvendo este animal aconteceu ao início da noite da passada quinta feira, na zona das Casas Novas no caminho municipal 515, Arronches/Monforte, com a colisão de um javali adulto com um veículo ligeiro.

Deste acidente que envolveu um jovem casal residente em Arronches, resultaram apenas danos materiais no veículo e um grande susto.
Fotos Ilustrativas 

Futebol – Mosteirense bateu-se bem mas árbitro não olhou para relógio



O Campomaiorense venceu e eliminou o Mosteirense nos quartos de final da Taça da Associação de Futebol de Portalegre ao vencer na tarde deste sábado dia 22 de dezembro, por 1-2 ao minuto 90 + 6, isto depois de Duarte Morgado ter mostrado a placa de 5 minutos de compensação e ter prolongado o jogo.

O Campomaiorense começou o jogo a perder depois de Mosteirense ter marcado ao minuto 18, através de Miguel Cardoso de grande penalidade.

A segunda parte continuou difícil para o Campomaiorense que só chegou ao golo do empate aos 63 minutos e depois para lá do tempo de compensação, aos 96 minutos de jogo através de Paulo Espada que bisou na partida.

Para a história destes quartos de final da Taça da Associação de Futebol de Portalegre, fica a atitude singular do arbitro assinalou 5 minutos de compensação e depois só termina o jogo quando os “galgos” se adiantam no marcador.

O S.C. Campomaiorense segue assim com mais sorte do que mérito, para as meias-finais onde, a 25 de Abril, vai defrontar a equipa de Santo Amaro que esta mesma tarde venceu o Esperança por 2 bolas a zero. 

Arronches – IV Passeio de Natal em BTT C.C.A foi “um sucesso”

O IV Passeio de Natal em  BTT do Clube Columbófilo Arronchense juntou cerca de 50  participantes esta manhã de sábado dia 22 de dezembro.

O passeio que contou com participantes de vários pontos da região e foi promovido pelo Clube Columbófilo Arronchense. Foram cerca de 40 km percorridos por paisagens de encanto das freguesias de Assunção e Mosteiros.

Luís Caixas, Presidente do C.C.A. deu a partida para o início deste IV Passeio de Natal, junto á sede do Clube no Largo Serpa Pinto (antigo largo da Cadeia), pelas 09h00, depois seguiu-se uma passagem pela zona histórica de Arronches, Hotel Rural Santo António, Tinte, Monte do Coelho, Porto da Capela (com a travessia da ribeira de Arronches a revelar-se uma aventura que deixou alguns participantes de pés molhados), Pomarinho, Fazenda Nova, Mosteiros, zona dos montes da Venda e vale Monteiro, seguindo pelas Pedras Brancas e Bastarda para terminar em Arronches, local onde aguardava a comitiva um almoço convívio na "Estalagem", para repor forças e partilhar à mesa as incidências ocorridas neste IV Passeio de Natal BTT.

No final do evento que foi meramente “lúdico” não havendo lugar para vencedores e vencidos, a organização fez a entrega de lembranças a todos os participantes, fazendo um balanço muito positivo da acção que conta repetir em 2013.

Esta actividade do C.C.A teve o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Assunção, Bombeiros Voluntários de Arronches, Mini-Preço, Restaurante a Estalagem, Bar Casão e Padaria Arguelles. 











Fotos: Duarte Jesus