terça-feira, 31 de julho de 2012

Arronches – Volta a ficar sem cobertura de TDT

Grande parte do concelho de Arronches voltou a ficar sem cobertura da Televisão Digital Terrestre “TDT” desde a tarde do passado sábado dia 28 de julho.

Esta situação deve-se apenas à exclusão do concelho de Arronches deste processo TDT, dada a ausência de sinal com um mínimo de qualidade desde a passagem para a cobertura digital, sem a instalação de equipamentos complementares por parte da Portugal Telecom (PT) que garantam uma cobertura em termos quantitativos e qualitativos no concelho na totalidade do concelho de Arronches, como aconteceu por exemplo em Campo Maior, “Todos diferentes, todos iguais”…uma treta!

A Câmara de Arronches está a efectuar um inquérito junto da população do concelho para determinar em que zonas persistem problemas de recepção do sinal digital de televisão, que resumindo é a totalidade do concelho. Os resultados serão comunicados à ANACOM e à PT, visando a protecção dos interesses dos munícipes.

Até agora as soluções apontadas pela PT para a resolução desta situação de exclusão passam apenas pela sugestão da compra de parabólicas e equipamentos caros ou ainda com a adesão ao MEO, sujeitando-se a períodos de fidelização e ao pagamento de mais uma renda mensal se quer ver televisão em português, já que existe sempre o recurso ao TDT espanhol mais democrático e generoso em qualidade e quantidade.
    
Reclamações sobre a qualidade de receção do sinal TDT - Na área do Município de Arronches


Monforte – Autarquia informa das dificuldades no fornecimento de água à população



 O Município de Monforte em comunicado datado de 19 de julho, informa a população das dificuldades no fornecimento de água que ultimamente se tem registado com especial incidência a partir do dia 18 de julho, uma situação que tem por origem da falta de água nos furos que abastecem o concelho.

A seca que se tem feito sentir no Alentejo levou à escassez de água, procurando o município minimizar este problema com o recurso a outras reservas de água.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Arronches – Bombeiros Voluntários em festa até dia 1 de agosto

 A Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches promoveu este fim de semana as suas Festas de Verão que tiveram por objectivo, para além da confraternização, a Angariação de Fundos para a Corporação.

O Dia grande das festas foi o domingo com a realização do tradicional desfile com o Peditório da Colcha pelas ruas da vila, acompanhado por toda a Corporação e entidades oficiais.

Esta actividade iniciou-se logo pelas 09h45, percorrendo as principais ruas da vila até à igreja matriz, local onde participaram na celebração da missa.

O programa das festas dos BVA 2012 que teve início a 27 de julho e vai terminar a 1 de Agosto, integrou ainda Bailes, Largadas de Touros, Passeio de Motorizadas antigas e a já habitual Tourada à Vara larga na Praça de Touros de Arronches entre outras atividades.

As Festas de Verão 2012 dos Bombeiros Voluntários de Arronches que tiveram o apoio do Município de Arronches e Juntas d Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros e alguns empresários, enceram dia 1 de Agosto, até lá ainda vão ainda decorrer mais três Largadas de Touros, a terem lugar pelas 22h00 no antigo Ringue Polivalente de Arronches.












domingo, 29 de julho de 2012

La Codosera – Presentación del libro “ Un Pueblo con Raíces y Costumbres Rayanas”


 La Casa de la Cultura/Universidad Popular de la Codosera, acogio el pasado sábado día 28 de Julio  de 2012, el acto de presentación del libro  La Codosera - Un Pueblo con Raíces y Costumbres Rayanas, escrito por Dº José Luis Olmo Berrocal. El acto tuvo lugar en el Salón de Actos de esta Casa a las 22,00h.

Se trata de un libro con varios años de trabajo aquí reflejados en historias del entorno de la Raya con sus tradiciones, fiestas y entretenimientos, profesiones y ofícios y unas quantas fotografias antiguas, en su mayoría en blanco y negro.

Para este evento se invitaron a los vecinos de La Codosera, especialmente a las familias que tuvieron y tienen fuertes lazos afectivos y culturales con la Raya.

José Luís Olmo Berrocal, autor del libro estuvo acompañado por numerosos familiares, amigos y vecinos que no quisieron perderse la presentación.

El acto contó con la presencia de Don Francisco Barroso Silva,Canónico de la Se de Badajoz y Alcalde de La Codosera, Manuel Vilés Piris, que hicieron  una pequeña presentación del escritor y su libro La Codosera – Un Pueblo con Raíces y Costumbres Rayanas”.

Visualizar el vídeo: http://youtu.be/fA6WzixBoLc




Revolta popular em Lousada após anulação de tourada onde pegava o Grupo de Forcados de Arronches


Centenas de pessoas que compraram bilhetes para uma corrida de touros em Lousada (norte) manifestaram-se este sábado contra o cancelamento do espetáculo e exigiram serem ressarcidas do valor dos ingressos.

Os protestos dos populares, que tentaram entrar numa praça de touros amovível montada em Lousada, obrigaram à intervenção de forças da GNR, segundo disse à Lusa um espetador.

O cancelamento da corrida foi anunciado pelo empresário responsável pelo espetáculo, João Oliveira, que informou, pela instalação sonora da praça, não existirem condições para a realização.

Um dos espetadores presentes, o autarca da freguesia de Nogueira, Lousada, António Ferreira, disse ter sido «uma vergonha o que se passou hoje (...) foi muito mau para a imagem de Lousada».

Alguns minutos depois, Pedro Salvador, um dos cavaleiros cuja atuação tinha sido anunciada, também usou a instalação sonora para informar os espetadores que não havia condições para a realização do evento, porque os cavaleiros não teriam sido pagos.

Além de Pedro Salvador, estavam previstas as atuações dos cavaleiros Alberto Conde e Verónica Cabaço e dos grupos de forcados da Moita e Arronches.

Apesar do descontentamento, os espetadores acabaram por abandonar as imediações da praça de touros.

José Magalhães, presidente da Associação de Produtores Melão Casca de Carvalho e Produtos Hortícolas do Vale do Sousa, entidade coorganizadora do evento, confirmou à Lusa o cancelamento da corrida de touros e os incidentes provocados pelos espetadores.

De referir que Vários coletivos e ativistas anti-touradas e de defesa dos direitos dos animais responderam ao apelo dum grupo de habitantes de Lousada e fizeram, no domingo anterior a realização desta tourada, uma concentração e marcha de protesto contra espetáculo anunciado para o passado dia 28 de julho que acabaria por não se realizar.

Supostamente na origem deste incidente esteve um empresário, da Póvoa de Varzim, que já antes tinha sido notícia no JN, em 2009, por ter promovido um espetáculo tauromáquico, em Vizela, como angariação de fundos para uma criança com paralisia cerebral sem nunca ter entregado qualquer verba à família. Pelo contrário, esta adiantou-lhe ainda 2000 euros.

sábado, 28 de julho de 2012

Arronches - I Passeio de motorizadas “Tarecas” relíquias de duas rodas (49.9C)


 Integrado nas Festas dos Bombeiros realizou-se este sábado dia 28 de julho o I Passeio “Tarecas” relíquias de duas rodas (49.9C).

A concentração dos participantes deste I Passeio que envolveu cerca de 50 participantes, teve lugar pelas 9h30 na parada do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Arronches, com a saída das máquinas pelas 10h00 para um percurso com passagem pelas freguesias de Esperança e Mosteiros e regresso a Arronches.

Este I Passeio “Tarecas 2012”, terminou com um almoço convívio no Centro Cultural de Arronches.

Apoiaram esta iniciativa o Município de Arronches e a Junta de Freguesia de Assunção. 




Arronches – Largada de Touros das Festas dos BVA 2012

Na noite da passada sexta feira dia 27 de julho teve lugar a primeira Largada de Touros das Festas de Verão dos Bombeiros Voluntários de Arronches.
No decorrer desta largada com touros da ganadaria Marroquino, viveram-se momentos de perigo e emoção.
Finalizada a largada a festa continuou no local com a discoteca animada pelo Dj / PG.

De referir que as festas dos BVA estão a decorrer de 27 de Julho a 01 de Agosto de 2012.

Vídeo 1ª Largada aqui: http://youtu.be/qg1PPRDoxEU





sexta-feira, 27 de julho de 2012

Arronches - Programa das Festas dos BVA 2012

A pedido de vários leitores aqui fica o programa das Festas dos BVA 2012 em tamanho legível 

Clique 2 x, no Cartaz para ampliar e ver o programa completo

Portalegre - BE denuncia abusos no fornecimento de água


" Depois do registo da falta de qualidade da água que atinge cerca de 50 mil pessoas, nos concelhos abastecidos pela barragem de Póvoas e Meadas; da garantia de fornecimento de água aos concelhos de Nisa e Ponte de Sor e dos problemas de controlo de pressão no concelho de Elvas, surgem os números alarmantes de cerca de 140 cortes por mês do abastecimento de água, devido a dificuldades de pagamento por parte dos munícipes do Concelho de Portalegre.

O abuso contínua presente na cobrança de taxa de saneamento básico nas faturas da água de munícipes que não usufruem deste sistema. O preço da água também é penalizado com a taxa de resíduos sólidos, quando sabemos que o negócio dos resíduos está longe de ser um processo bem conduzido. Os munícipes por falta de uma leitura atenta não se apercebem dos abusos.

O Bloco de Esquerda esteve e está contra a qualquer forma de privatização ou gestão empresarial da água, porque entende que o lucro não pode estar presente num bem tão essencial à sobrevivência humana; um bem que é de todos e deve ser gerido por todos pelos órgãos eleitos pelos cidadãos.

Acusamos os partidos responsáveis por estas situações de estarem a enganar as populações e de nada fazerem. No distrito de Portalegre, a gestão das Águas do Norte Alentejano prejudicou vários munícipes e a gestão da espanhola Aqualia, nos concelhos de Campo Maior e Elvas, acarretaram aumentos excessivos no preço da água muito por via dos serviços com preços elevados.

Sabemos do apetite da troika pela privatização de vários setores incluindo a água e manifestamos desde já, a nossa disposição para combater qualquer tentativa de nos tirarem esse bem público."

Nota:

Comunicado de imprensa emitido pela Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda sobre a "água no distrito de Portalegre" reproduzido na íntegra.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Arronches - Festas da Associação dos Bombeiros Voluntários



Arronches vai estar em festa  de  27 de Julho a 01 de Agosto de 2012  com  os  BVA  a promoverem  as tradicionais festas de verão.

Clique no Cartaz para Ver o Programa Completo 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Emílio Paulino brilhou na Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia 2012


A Ultra Maratona Atlântica Melides/Tróia é uma Prova de Atletismo, percorrida na areia da praia, ao longo do Oceano Atlântico, ligando nos seus 43 km, a Praia de Melides e a Península de Tróia.

Para além de uma forte componente desportiva e competitiva, a Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia, divulga a todos os que nos visitam, atletas, acompanhantes e comunicação social, a beleza da paisagem e as potencialidades turísticas que o Concelho de Grândola apresenta, com a presença constante do Oceano Atlântico, da Serra da Arrábida e das dunas de cor avermelhada.

Em 2007 a Prova reuniu atletas portugueses, espanhóis, belgas e marroquinos, tendo em 2008 reforçado a sua internacionalização com a presença de várias centenas de atletas destes e de outros países.

Trata-se de uma competição única em Portugal e em toda a Europa, não só pela natureza do piso em que decorre, mas também pela auto-suficiência a que os atletas se submetem, transportando consigo desde o início, o abastecimento de que necessitam ao longo do percurso. Face à grande dificuldade física e psicológica, alguns atletas alternam a corrida e a marcha, não podendo em situação alguma transpor a duna primária.

A Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia é uma organização da Câmara Municipal de Grândola.

Em 2012 esta prova que teve lugar no passado dia 22 de julho envolveu:

5 Autocarros, 10 viaturas ligeiras, 2 tratores com reboque, 8 motas, 3 ambulâncias, 330 kg de fruta, 1.870 litros de líquidos…

419 Atletas inscritos, 20 atletas de nacionalidade estrangeira, 41 senhoras, 120 Clubes representados, 28 Equipas em competição… para percorrer 43.000 metros.

120 Pessoas envolvidas na organização, entre staff, voluntários, convidados, empresas, serviços médicos e paramédicos, etc…

O arronchense Emílio Paulino obteve um excelente 26º lugar da classificação Geral e o 3º lugar no escalão Veterano IV Masculino.

Ver classificações aqui:

Arronches - Reparada fuga subterrânea que condicionou abastecimento de água

Técnicos da autarquia de Arronches procederem hoje á reparação da ruptura existente numa conduta de abastecimento de água na zona do Bairro de Santo António, depois de alguma dificuldade em identificar o local da ruptura subterrânea que vinha afetando o abastecimento de água á população desde a passada segunda feira. 

De referir que esta ruptura esteve na origem do misterioso  aparecimento de água em quantidade no leito da ribeira de Arronches na zona da Ponte de Santa Maria, que nesta época do ano se encontrava completamente seca, água esta procedente da fuga ocorrida na encosta da Caleja de Santo António.

Esta situação que condicionou o quotidiano dos habitantes e instituições, em particular da nova zona habitacional de Arronches, está resolvida pelos serviços da Autarquia com a reposição do abastecimento público de água em toda a área afetada desde a manhã desta quarta feira.



Mosteiros - Largada de Touros da Ganadaria Proenças

As tradicionais festas de Verão de Mosteiros que decorrem nesta do concelho de Arronches de 20 a 25 de julho 2012, têm nas Largadas de Touros e Touradas  um dos seus principais atractivos, atraindo numerosos visitantes vindos de toda a zona raiana Luso/Espanhola.

Nesta edição 2012 das Festas de Mosteiros realizamos este pequeno vídeo na Largada de Touros, realizada na noite  de terça feira dia 23 de julho, que decorreu com algum perigo muita emoção motivada pela bravura dos touros da Ganadaria Proenças

As Festas de Mosteiros terminam hoje com mais uma largada de touros a ter lugar pelas 21h30 no Largo do Barulho.





Notícias de Arronches - Edição julho

Destaques da edição nº115 de julho de 2012 do mensário Notícias de Arronches 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Arronches - I Passeio de relíquias de duas rodas (49.9C) integrado nas Festas de Verão dos BVA

Arronches - I Passeio de relíquias de duas rodas (49.9C) integrado nas Festas de Verão dos BVA

Inscrições até dia 26 de Julho - BVA 245 583 274/ 927 977 701
Pagamento no acto da inscrição.

Mais informação consultar cartaz em anexo.

Arronches - Jovem agredido a murro evacuado para Lisboa

Um jovem residente em Arronches que na madrugada do passado sábado dia 21de Julho, foi agredido a murro após o término da largada de touros realizada no decorrer das festas de Mosteiros, aguarda por intervenção cirúrgica em Lisboa.

Segundo fonte familiar o jovem foi agredido a murro no decorrer de um tumulto que envolveu alguns jovens que assistiam á Largada de Touros da madrugada do passado sábado em Mosteiros. 

Solucionada a confusão sem problemas de maior, o jovem acabaria por se deslocar pelos seus meios para a sua residência, local onde acabaria por se sentir mal, sendo então transportado para o hospital de Portalegre, acabando por ter que ser evacuado para Lisboa dada a gravidade das lesões detetadas.

Ontem segunda-feira a evolução clínica do jovem mantinha-se sem grandes alterações permanecendo o mesmo entubado e com respiração assistida, aguardando a equipa médica a sua melhoria para proceder a possível intervenção cirúrgica


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Campo Maior – Bloco de Esquerda alerta para as muralhas da vila


Numa altura em que o distrito rejubila com a recente classificação das Fortificações de Elvas a Património Mundial pela UNESCO, a 18 Km, em Campo Maior a Muralha de Mártir Santo serve de alojamento a mais 50 famílias em condições sub-humanas. Após o acidente (derrocada) de 2010, surgiram as promessas de resolução do problema que esbarraram de imediato com a falta de sensibilidade do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e da habitual falta de atenção do poder central.

O Bloco de Esquerda já manifestou a sua indignação e apelou às entidades competentes que tomassem medidas de forma a evitar este problema de exclusão social. É urgente o realojamento destas famílias, de forma a colocar fim a tão degradante espetáculo, que é um autêntico atentado à vida humana e à Saúde Pública. Os anos têm passado e nada foi feito, com a população de Campo Maior a assistir impotente a esta calamidade social. É incompreensível e inadmissível que os campomaiorenses tenham de suportar esta humilhação, fruto de sucessivos governos que só se lembram de Campo Maior nas alturas das Festas das Flores e só com o intuito da caça ao voto. As entidades oficiais são responsáveis pela falta de segurança, os perigos de saúde pública e o péssimo cartão-de-visita para os turistas que pretendem visitar o Castelo. Cientes da responsabilidade camarária sobre este assunto da qual exigimos uma atitude determinada, exigimos também ao Sr. Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, bem como ao Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural - ACIDI, I.P, para que tomem medidas sobre este problema que coloca em causa os direitos humanos e deteriora a vida de todos os habitantes de Campo Maior.

A Comissão Coordenadora Distrital Bloco Esquerda

domingo, 22 de julho de 2012

Mosteiros - Esteve em festa este fim-de-semana

Mosteiros esteve em festa durante todo o fim-de-semana, em Honra da Senhora da Graça, numa organização do Futebol Clube Mosteirense.

Ao longo destes dias não faltou a animação musical, cerimónias religiosas, actividades desportivas e tauromáquicas com as já famosas largadas de touros durante a madrugada.

As festividades em honra de Nossa Senhora da Graça de Mosteiros vão ter continuidade ainda esta semana com o “Futebol Taurino e Jogos Sem Fronteiras”, aterem lugar esta segunda feira dia 23 de Julho pelas 21h00 na Praça de Touros.

Para terça e quarta-feira estão agendadas largadas de touros da Ganadaria Proenças a terem início pelas 21h30 no Largo do Barulho.

As festas de Mosteiros sempre muito participadas são ainda motivo para juntar amigos e "filhos da terra" que mesmo estando longe regressam cada ano nesta altura para viverem as festas de verão em família.