terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Elvas "Conhecer para Promover" apresentado hoje em Elvas

No âmbito do projecto “Conhecer para Promover”, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e a Câmara Municipal de Elvas realizaram, ao longo desta terça-feira, uma visita pelo roteiro patrimonial do concelho feita com a Turismo do Alentejo, autarquia de Elvas e agentes do município de Elvas, Campo Maior, Monforte e Arronches.

Esta iniciativa que começou pelas 10h00 no Posto de Turismo teve por objectivo dar a conhecer o património do município e promover o intercâmbio de visitas entre os agentes dos concelhos limítrofes.

O projecto “Conhecer para Promover” é direccionado a diferentes profissionais, da hotelaria à restauração, passando pelo técnico do posto de turismo, promovendo acções de formação/informação sobre o património e os recursos turísticos locais de modo a qualificar o acolhimento aos turistas.

As actividades que decorreram durante toda esta terça feira terminaram cerca das 19h000, com uma visita ao ainda jovem Museu Militar de Elvas, criado com o objectivo de preservar a importância militar da cidade, nas antigas instalações do Regimento de Infantaria nº 8 que foram reconvertidas neste museu de cariz nacional.


O antigo Convento de S. Domingos e os Quartéis do Casarão agora em obras de restauro e adaptação a espaço museológico, acolhem agora parte do acervo museológico do Exército português, num total de 640 peças que se dividem por três temas: Serviço de Saúde, Viaturas (tácticas e blindadas) e Hipomóveis e Arreios. Uma cozinha de campanha do início do século XX, uma mesa de operação de ortopedia e o primeiro carro de combate do país são algumas das peças que para já aqui já podem ser vistas.

























































Arronches - Jornal chega hoje as bancas

A edição do jornal Notícias de Arronches (nº 108 Janeiro 2012), chega ás bancas a partir desta quarta-feira dia de Fevereiro.

São destaques de capa desta edição:

- O I Meeting Internacional de Orientação de Arronches.

- Livro Verde da Reforma da Administração debatido em Mosteiros

- I Passeio TT Bombeiros Voluntários de Arronches.

- Morarte a história de um encontro

- Câmara de Vigilância detecta furto em Arronches

Estas e outras notícias podem ser lidas na última edição do Noticias de Arronches, distribuído gratuitamente em diferentes estabelecimentos comerciais da região.

Futebol - Arronches e Benfica joga em casa com Montargilense

No próximo sábado dia 4, o Arronches e Benfica recebe em casa no Estádio Francisco Palmeiro o Montargilense.

A 14ª jornada do campeonato distrital sénior da Associação de Futebol de Portalegre está repartida este fim-de-semana entre quatro jogos no sábado e três no domingo.

Para sábado dia 4, estão marcados os encontros Condestável – Campomaiorense (em Sousel), Degoladense – Monfortense – Arronches – Montargilense e ainda Fronteirense – Portus Alacer.

No domingo, 5 de Fevereiro, jogam-se as partidas Esperança – Gavionenses, Mosteirense – Alegrete e Gafetense – “Os Elvenses”. Nesta ronda, descansa o Alpalhoense, com todos os jogos a começarem às 15 horas.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Turismo do Alentejo vai “Conhecer para Promover” em Elvas

A Turismo do Alentejo e a Câmara Municipal de Elvas organizam esta terça-feira 31 de Janeiro, uma visita pelo roteiro patrimonial do concelho, com os agentes dos municípios de Elvas, Campo Maior, Monforte e Arronches. Esta é uma iniciativa que decorre no âmbito do programa “Conhecer para Promover”.

O objectivo, informa a ERT, é “dar a conhecer o património dos municípios e promover o intercâmbio de visitas entre os agentes dos concelhos limítrofes”, através de acções de formação e informação sobre o património e recursos turísticos locais.

Entidade Regional apresentou Rede de Informação Turística do Alentejo em Santiago do Cacém

Sob o mote “No Alentejo há mais acolhimento”, dezenas de técnicos de turismo de todas as câmaras municipais da região participam hoje dia 30 de Janeiro, no encontro anual que teve como ponto alto a apresentação do projecto RITA (Rede de Informação Turística do Alentejo), que se realizou em Santiago do Cacém no Auditório António Chainho, com a colaboração com a autarquia local

Neste encontro a Turismo do Alentejo “deu a conhecer, em primeira mão, aos técnicos” o projecto RITA apontado como “fundamental” e “estratégico na melhoria da qualidade do atendimento turístico”.

Ceia da Silva, Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, referiu que a Rede é “uma revolução autêntica do atendimento turístico a nível europeu” porque os Postos de Turismo vão passar a dispor de 50 mesas interactivas que permitem ao turista a criação dos seus roteiros.

O projecto prevê ainda a criação de 47 guias para telemóvel e vai reformular os painéis turísticos existentes na região.





















Arronches - Forcados de Monforte Vencem Torneio de Futsal

A equipa dos Forcados de Monforte foi a grande vencedora do I Torneio de Futsal "Amigos da Festa Brava", que se realizou em Arronches no passado sábado dia 28 de Janeiro.

A classificação final de todas as equipas:

1º - G.F.A. de Monforte
2º - Selecção dos Amigos do "Café Lusitano"
3º - G.F.A. dos Académicos de Elvas
4º - Pedro Pinto Ruedo Ibérico
5º - Selecção de Velhas Glórias de Arronches
6º - G.F.A. de Portalegre
7º - G.F.A. de Monsaraz
8º - G.F.A. de Arronches

Foto: Taurodromo

domingo, 29 de janeiro de 2012

Futebol – Arronches e Benfica venceu Gavionense

Esta tarde de domingo o Arronches e Benfica deslocou-se ao campo do Salgueirinho para defrontar Os Gavionenses que venceu por 2 bolas a 1.

Depois de uma primeira parte sem golos e apenas uma oportunidade clara de golo para ambas as formações.

Já na segunda parte Arronches e Benfica, mais confiante manifestava intenção de marcar o que acabaria por acontecer ao minuto 17 com um grande golo de Hugo Ponteiro.
Os Gavionenses acusaram o golo e logo ao minuto 18 empataram a partida.

O Arronches e Benfica que fez uma boa segunda parte voltou a marcar ao minuto 34 na sequência da marcação de um canto.

Já perto do final da partida o Arronches e Benfica desperdiçou uma oportunidade soberana para fazer o 3 golo.

Quanto à arbitragem um bom trabalho de Sérgio Pita esta tarde no Campo de Jogos do Salgueirinho no Gavião.

Outros resultados das equipas arronchenses

Seniores - 1º Divisão - Jornada 13

Os Elvenses 3 – Mosteirense 2
Portus Álacer 4 – Esperança 0

Próxima jornada nº 14

Arronches e Benfica - Montargilense
Esperança – Gavionenses
Mosteirense – Alegrete

Classificação:

1º - Gafetense – 29 pontos

Quanto as equipas de Arronches

- Arronches e Benfica – 18 pontos
12º - Mosteirense – 9 pontos
13º - Esperança – 7 – pontos

Arronches – Hoje foi dia de mercado mensal em Esperança

O Mercado mensal de Esperança no concelho de Arronches, que habitualmente se realiza no último domingo de cada mês junto à zona Desportiva continua a atrair cada vez mais clientes vindos de toda a região raiana luso/espanhola.

O espaço destinado a acolher vendedores e publico começa a ser pequeno, como podemos verificar este domingo dia 29 de Janeiro 2012, com muita gente a fazer compras na área destinada ao mercado logo ás 09h00 da manhã.

Se a área destinada aos vendedores começa a escassear encontrar lugar adequado para estacionar ainda é mais complicado, a determinadas horas a única solução passa por deixar a viatura na berma da estrada complicando ainda mais o trânsito na zona.

Um Mercado de sucesso gerido pela Junta de Freguesia de Esperança onde é possível encontrar um pouco de tudo que se possa imaginar, aproveitado para fazer compras como foi o caso do Sr. Juan Perez, vindo de Valência de Alcântara para comprar plantas de castanheiro e figueiras para plantar “en su finca”, ou ainda da D. Antónia, da zona de Monforte que veio comprar pintos e patos para criar.

Em suma o Mercado de Esperança é uma verdadeira romaria colorida por cores, cheiros e sabores, local de encontro de amigos onde simplesmente se pode tomar um café com massa frita, um vinho com um bom petisco ou ainda desfrutar da boa gastronomia de Esperança que como se pode ver se fez anunciar nas entradas do Mercado.

Ficam algumas imagens registadas cerca das 9 horas, ainda com a temperatura a convidar a uma massa frita ou café bem quentes…






































sábado, 28 de janeiro de 2012

Mosteiros - Em dia de fogos de manhã e à noite

Depois de um corte de energia que afectou o concelho de Arronches ao amanhecer e que se prolongaria até cerca das 10h00 deste sábado dia 28 de Janeiro, os Bombeiros Voluntários de Arronches foram chamados para combater um incêndio que deflagrou num posto de transformação da EDP na zona da Fazenda Nova na freguesia de Mosteiros.

A fonte da EDP adiantou que o sinistro foi facilmente controlado pelos bombeiros, provocado apenas danos materiais no Posto de Transformação.

Ao início da noite de sábado a sirene dos Bombeiros voltou a fazer-se ouvir com alguma insistência, alertando para mais um incêndio rural na Freguesia de Mosteiros, desta vez no monte da Azinhaga (Pombal).
Os BVA compareceram no local com três viaturas, uma de comando e duas de combate a incêndio, tendo em curto espaço de tempo controlado as chamas.

Futebol – Os Elvenses 3 – Mosteirense 2

Na ronda 13 do Distrital sénior de Portalegre, o Mosteirense jogou esta tarde em casa dos Elvense, numa partida onde os homens que defendem as cores dos Mosteiros surpreenderam, com diversas ocasiões de golo não consumadas e que lhe poderiam ter dado direito a sair de Elvas com o empate, mas o resultado final foi favorável aos Elvenses que venceram por 3 bolas a 2 o Mosteirense que deu luta até ao final do jogo.

No domingo, ás 15h00 completa-se esta jornada com as equipas arronchenses deslocam-se fora, mais propriamente a Gavião onde se disputa o Gavionenses – Arronches e Benfica e ainda a Portalegre onde terá lugar o Portus Alacer – Esperança (no Campo dos Assentos).

Outros Resultados: das equipas arronchenses

Juniores
Arronches e Benfica 2 – O Elvas 4

Próxima Jornada – Estrela – Arronches e Benfica

Infantis – Série A
Atlético Clube de Arronches 1 – Terrugem 1

Próxima Jornada: Estrela de Portalegre – Atlético Clube de Arronches

Benjamins - Série A
Estrela 5 – Arronches e Benfica 0

Próxima Jornada: Arronches e Benfica – Santa Eulália

Portalegre – Fica sem a Pousada da Juventude

Nos tempos que correm as más notícias parecem fazer parte do quotidiano da cidade de Portalegre, desta vez com o anúncio que a Pousada da Juventude vai encerrar no dia 01 de Fevereiro arrastando para o desemprego seis trabalhadores.

As razões evocadas para o encerramento da pousada, que funciona nas instalações do Instituto Português da Juventude (Bonfim), é justificado pelos responsáveis com as deficientes condições do edifício que colocam em causa a segurança dos utentes e prejudicam a imagem da rede de pousadas, assim como pela sua baixa taxa de ocupação 24%.
O Governo anunciou ainda o encerramento das Pousadas da Juventude de Vila Real, Guarda, Leiria e Setúbal.

A Pausada da Juventude de Portalegre conheceu a sua época dourada no velho edifício do Convento de S. Francisco junto à fábrica Robinson.

A Movijovem (empresa que gere esta Pousada, fala num encerramento provisório avançando a possível reabertura, mas não é um dado certo e a avaliar por outros encerramentos provisórios na região a começar pela Pousada de S. Miguel em Sousel o futuro não é animador.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Santa Eulália - XIII Raide Hípico “Luís Tello Barradas”

É já este sábado dia 28 de Janeiro de 2012, que vai decorre o XIII Raide Hípico de Santa Eulália “Luís Tello Barradas”.

O Raide inicia-se pelas:

07h30 - Inspecção Veterinária junto aos Silos a Cersul

09h30 - Partida em Grupo

18h00 - Missa

19h00 - Jantar de Confraternização e Entrega de Prémios

Esta prova é organizada pela Associação Humanitária Local e pela Secção de Veteranos da Sociedade Recreativa, Popular e Desportiva.

As provas do Raide Hípico de Santa Eulália são pontuáveis para o IV Troféu Ibérico.

Évora – 1º Passeio Canino da Vinculum Animal

Associação Vinculum Animal vai levar a efeito o seu 1º Passeio Canino já no próximo dia 5 de Fevereiro.

O passeio tem início pelas 11h00 junto ao Picadeiro, na Herdade da Mitra, com livre participação.


A animação está garantida com os participantes de 2 pés e 4 patas à descoberta da natureza.

Arronches – Barragem do Caia ainda com boas reservas hídricas

Face ao último Outono e Inverno com escassa precipitação que se tem feito sentir no Alentejo as reservas hídricas existentes na barragem do Caia, que abastece os concelhos de Arronches, Elvas, Campo Maior e Monforte, são suficientes para fazer face à prolongada seca.

Em declarações à Rádio Elvas, Aristides Chinita da Associação de Beneficiários do Caia referiu que para os próximos tempos não existe problema com o abastecimento com estas reservas hídricas que incluem o abastecimento às populações e ao sector agrícola.

"Nos últimos dois anos, as reservas hídricas têm estado saturadas na Barragem do Caia; independentemente de termos um Outono e Inverno muito secos, este ano não temos problemas. Estamos muito tranquilos em relação aos fornecimentos de água para a campanha de rega de 2012, com 71,5 por cento de reservas hídricas", explicou.

Ainda segundo o responsável pela ABC, "A prioridade vai sempre para as populações; neste momento, nem a agricultura nem qualquer actividade relacionada com consumos de água da albufeira do Caia estão em causa. Podemos estar tranquilos", assegurou,
"Aguardamos que ainda chova neste Inverno e na Primavera, para repor algumas reservas que, neste momento, estão a ser consumidas".

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Arronches - Museu (A) Brincar no "Terras do Alentejo" da Rádio Elvas

O Museu de (A) Brincar em Arronches assinala, em 2012, o seu 10º aniversário.
Este espaço, que alberga brinquedos que ao longo de décadas fizeram as delícias dos mais pequenos, terá cara nova já este ano.

Segundo José Bigares, Vereador naquela autarquia, o museu será
"ampliado para receber mais brinquedos e terá nova entrada para atrair a atenção dos visitantes".

24 de Junho é a data escolhida para a apresentação do espaço que assinala este ano o seu 10º aniversário, e que acolhe brinquedos que percorrem várias décadas sendo que o mais antigo será de 1920 e os mais recentes da década de 90 do século passado.

Este é o tema para a edição desta semana de "Terras do Alentejo" na Rádio ELVAS. Para escutar esta quarta-feira, 25 de janeiro, às 21 horas, na quinta, 26 de janeiro, às 17 horas e no sábado, 28 de janeiro, às 11 horas.

Ouvir aqui José Bigares
http://radioelvas.podomatic.com/entry/2012-01-25T08_16_53-08_00

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Arronches - I Torneio de Futsal " Amigos da Festa Brava"

O I Torneio de Futsal “Amigos da Festa Brava”, vai acontecer já no próximo sábado dia 28 de Janeiro, pelas 10h30 no Pavilhão Municipal de Arronches

Integram o Torneio as equipas:

-G.F.A. Portalegre
-G. f. A Arronches
-G.F.A. Monforte
-G.F.A. Académicos de Elvas
-G.F.A. Monsaraz
- Pedro Pinto Ruedo Ibérico
-Selecção da Amizade Arronches
-Velhas Glórias de Arronches

A cerimónia de entrega de prémios e noite de festa tem lugar no “Bar Se7e – Tr3s”.

Apoiam esta iniciativa o Município de Arronches e “Bar Se7e – Tr3s”.

Arronches – Município divulgada resultados do concurso para admissão de três novos trabalhadores

A Câmara Municipal de Arronches tornou públicos os resultados obtidos no método de selecção intercalar (Prova de conhecimentos), para o recrutamento de três trabalhadores (Carreira e categoria de Assistente Operacional), por tempo indeterminado para desempenhar funções no Município.

Consultar lista aqui:
http://www.cm-arronches.pt/Tempsite/Docs/Pessoal/2012/Publicita_result_PC_auxiliarservgerais.pdf

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Monforte - Teatro “Gil Moniz e a Ponta do Nariz”

O Teatro volta à Biblioteca Municipal Monforte já no próximo dia 28 de Janeiro pelas 15h30, depois do sucesso alcançado nas duas sessões já realizadas.

Em tempos de crise a Câmara Municipal de Monforte valeu-se da “prata da casa” para conseguir preparar a encenação da peça de teatro “Gil Moniz e a Ponta do Nariz”.

Neste trabalho participaram todos os funcionários da Biblioteca Municipal que, ao longo de dias, se entregaram aos ensaios, à construção de adereços, vestuário e cenário.

Mas este esforço acrescido por parte dos intervenientes nesta peça de teatro foi bem recompensado, quando as duas sessões realizadas no passado dia 9 às 10h15 e às 14.30 horas, que mereceram calorosos, principalmente do publico mais jovem.

Portalegre - Plataforma Alto Alentejo XXI discute Mobilidade e Transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai levar a efeito o debate “Mobilidade e Transportes – Caminhos para o Desenvolvimento Regional”.

Este encontro que conta com intervenções de dez convidados vai realizar-se no dia 26 de Janeiro (quinta-feira), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre, pelas 15h00 da tarde.

O evento, organizado pela CIMAA e pelo Instituto Politécnico de Portalegre, conta ainda com o Alto Patrocínio do Presidente da Republica.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mosteiros – Discutiu Documento Verde da Reforma da Administração Local

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal agendada entre os Vereadores do Município, teve lugar esta segunda feira dia 23 de Janeiro, em Mosteiros uma sessão pública para discutir a Reforma da administração Local que o actual governo pretende implementar, designadamente o eixo "Organização do Território", no âmbito do qual se prevê a fusão/extinção de diversas Juntas de Freguesia.

Com a nova Reforma da Administração Local, está prevista a extinção de algumas Juntas de Freguesia, situação que no concelho de Arronches contempla a freguesia de Mosteiros.

A sessão teve início pelas 18h00 no Pavilhão Multiusos sendo moderada pela Eng. Fermelinda Carvalho, presidente do município de Arronches que começou por fazer uma abordagem alusiva a este processo que teve início aquando da presença do Secretário de Estado da Administração local em Arronches, quando publicamente invocou razões objectivas para a não extinção desta freguesia, destacando a importância do trabalho desempenhado pelos eleitos desta freguesia junto da população.
Referindo ainda que nesse mesmo dia além de ter sido a única voz que saiu em defesa pública de Mosteiros, foi ainda entregue um documento ao representante do governo solicitando alterações nos critérios de base de forma a evitar a situação que previa a extinção desta freguesia.

Seguiram-se as intervenções de Francisco Figueira, presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, que deu conta do trabalho desenvolvido e o apoio prestado pela Junta à população, referindo ainda que a ausência da maioria da população de Mosteiros desta sessão se ficava a dever ao grande descontentamento motivado junto da mesma por esta situação que considera injusta para os Mosteirenses, terminando por anunciar diversas acções de protesto caso se concretize a extinção da J.F. de Mosteiros.

No decorrer da sessão intervieram ainda, Carlos Flores, vereador do Partido Socialista, que alertou para a importância de cumprir os prazos na documentação a enviar ao Governo, assim como sugeriu um Abaixo-assinado junto da população.

Contribuíram ainda com outras sugestões que visa manter a freguesia de Mosteiros, José Botelheiro, CDU, Amílcar Belchior, PS, Dr. Juscelino Pires, Presidente da Junta de Freguesia de Esperança, Abílio Panasco, Presidente da Assembleia Municipal, Gil Romão, PS e João Palmeiro, PS.

Em suma foi uma sessão de consensos com as diferentes cores politicas envolvidas no debate a contribuíram para delinearem estratégias conjuntas, capazes de sensibilizar o Governo para a não extinção da Freguesia de Mosteiros, que para além das suas competências institucionais tem desenvolvido um importante trabalho em prol da população desta freguesia rural do Concelho de Arronches.








































Bloco de Esquerda realizou a XV Assembleia Distrital

Dia 21 de Janeiro de 2012, pelas 15h00, na Sede do Núcleo da Ponte de Sôr, o Bloco de Esquerda realizou a sua XV Assembleia Distrital. Depois do balanço do último mandato, foram apresentadas as propostas para o biénio 2012-2013 e eleita uma nova Comissão Coordenadora Distrital, encabeçada pelo estudante portalegrense Paulo Cardoso

O BE aposta na continuidade das políticas em defesa das pessoas, do meio ambiente e de uma sociedade justa e sustentável.
Este ano o Bloco destaca as próximas visitas, da deputada Ana Drago ao Distrito e a realização das Jornadas Alentejanas da Agricultura.
Estas Jornadas são uma aposta importante do BE, no que consideram ser a prioridade de reabilitar a nossa agricultura, tornar as nossas terras produtivas e consequentemente, dinamizar a economia local e criar emprego.

Nesta Assembleia foi ainda realçado o facto de terem sido ratificadas novas adesões que confirmam o contínuo crescimento do Bloco também neste distrito.

Mais informação em:
http://portalegre.bloco.org

domingo, 22 de janeiro de 2012

Futebol – Veteranos do CCA empatam com Santo António das Areias

Os Veteranos do Clube Columbófilo Arronchense deslocaram-se no passado sábado dia 21 de Janeiro ao concelho de Marvão para disputar o jogo com os Veteranos do Santo António das Areias, local onde se registou um empate a 2 bolas entre ambas as equipas.

Neste bem disputado jogo de futebol marcaram para o CCA, Paulo Trindade/fitas e Jorge Velez.

Foto/Arquivo arronchesemnoticias

Futebol – Mosteirense perde com o líder por quatro bolas a zero

O Mosteirense recebeu em casa esta tarde de Domingo o campomaiorense que lidera a tabela do Campeonato Distrital da 1ª Divisão, que saiu dos Mosteiros com mais uma vitória de 0-4, naquela que foi a décima jornada do Campeonato Distrital.

Nos primeiros vinte minutos o Mosteirense teve oportunidade de se adiantar no marcador mas tal não veio a acontecer, acabando o Campomaiorense por marcar por Jorginho (aos 26 minutos) e um auto golo de Realinho (aos 32 minutos).
Na segunda parte logo aos seis minutos, Jorginho volta a marcar para já em tempo de compensação (90+4) Canoa marcar o quarto golo.

Deste Mosteirense Campomaiorense destacaria a boa prestação em campo da equipa de Mário Silva, que não baixou os braços frente ao líder, a quem acabaria por negar diversos golos.
Em campo destacaram-se para o Mosteirense Luís Correia e pelo Campomaiorense Jorginho.

Quanto a arbitragem um bom trabalho de Sérgio Pita esta tarde nos Mosteiros.










































Outros resultados das equipas arronchenses

Futebol - Seniores - 1º Divisão - Jornada 12

Esperança 1 - Alegrete 1

Arronches e Benfica 2 - Portus Alacer 1



Próxima jornada nº 13

Elvense - Mosteirense
Gavionense – Arronches e Benfica
Portus Alácer – Esperança






























Iniciados – Jornada 13

Portalegrense 2 – Atlético Clube de Arronches 1

Próxima Jornada nº 14
Atlético clube de Arronches – Vidense

Campeonato Distrital de Futsal de Portalegre

Soujovem 4 – Terrimponente 6

Mosteiros - Despiste fere dois jovens esta madrugada

Dois jovens amigos, residentes na zona de Alegrete ficaram feridos após a carrinha onde seguiam se ter despistado embatendo nas guardas metálicas na faixa contraria caindo por uma ravina na zona do Pego do Inferno hoje, ao final da madrugada de 22 de janeiro, na estrada municipal 517, via que liga Arronches a Alegrete.
A sirene do quartel dos Bombeiros Voluntário de Arronches fez-se ouvir com insistência cerca das 05h00 da manhã alertando para o acidente ocorrido à saída de Mosteiros (S. Bento), numa zona perigosa de curvas e grandes ravinas.


Os jovens, foram socorridos por habitantes da zona e mais tarde transportados pelos bombeiros para o Hospital de Portalegre, em duas ambulâncias.

No local compareceu também a GNR que tomou conta da ocorrência.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Barbacena – Festa de S. Sebastião

Barbacena, no concelho de Elvas, festeja este domingo, dia 22 de janeiro, S. Sebastião.

Os festejos incluem uma missa, procissão ás 14h00, pelas principais ruas da localidade com acompanhamento da banda de música. Finalizada a procissão tem lugar no Largo do Pelourinho o leilão de fogaças, e procedendo-se ainda à venda dos "afamados e milagrosos" bolinhos de S. Sebastião que quase nunca chegam para as encomendas.

Reza a lenda que quem comer estes bolinhos de S. Sebastião "goza de saúde durante todo o ano".

Segundo avançou a organização à Rádio Elvas este ano foram feitos mais de 6.500 unidades desta iguaria. Cada saquinho contém entre as "15 e 17 unidades" pelo preço de um euro. Os lucros revertem para a Paróquia desta freguesia.

Fica a sugestão porque não aproveitar o bom tempo que se tem feito sentir para ir até Barbacena participar na romaria de S. Sebastião e adquirir os milagrosos bolinhos.

Arronches - César Estrela venceu Campeonato BTT de Portalegre Sub_23

O arronchense César Estrela que integra a equipa BTT Assumar/Muachos foi o vencedor no campeonato BTT de Portalegre no escalão de Sub-23 que se realizou nos Fortios no passado dia 14 de Janeiro de 2012.

Para mais informação e ver classificações:
http://www.campeonato-btt-portalegre.com/

Futebol – S. Arronches e Benfica venceu Portus Alácer

Esta tarde de sábado 21 de Janeiro o S. Arronches e Benfica depois de uma primeira parte sem golos venceu o Portus Alácer por 2 bolas a 1.

Na segunda parte Bruninho acabaria por colocar o Portus Alácer em vantagem ao minuto 47, para pouco depois Paulo Emilio ao minuto 50, e Diogo Bastos (60) deram a vitória à equipa da casa.

Quanto à Equipa de arbitragem comandada por Paulo Quintino auxiliado por Márcio Margalho e Luís Tavares, com um trabalho aceitável.

A décima primeira jornada a contar para o Campeonato Distrital de Portalegre, tem continuidade este domingo, 22 de Janeiro, com os jogos das equipas arronchenses: Mosteirense - Campomaiorense e Esperança – Alegrete.