quinta-feira, 31 de março de 2011

Arronches - Um Real Tinto da Herdade da Torre

A Herdade da Torre está localizada no Nordeste Alentejano, concelho de Arronches, vila histórica rodeada de muralhas e importantes vestígios arqueológicos tais como o Núcleo de Arte Rupestre da Serra dos Louções em Esperança.

Integrada no sistema defensivo das fortalezas de fronteira, a forte Arronches outrora cantada por Camões, deslumbra hoje os visitantes com a simplicidade e harmonia do seu centro histórico, onde tudo está no seu devido lugar, lavado, alinhado, mas de forma natural, tendo na Praça da República, com os edifícios ladeados pelas torres dos Paços do Concelho, Igrejas Matriz e da Misericórdia a sua melhor sala de visitas.

Situada a cerca de 3kms de Arronches e na vizinhança da lendária via romana do Alicerce, a Herdade da Torre é propriedade dos descendentes dos Marqueses de Alegrete e Terena, com seculares raízes fundiárias na região.

O recente projecto vinícola da Herdade da Torre nasceu da vontade e empenho do fadista Gonçalo da Câmara Pereira, com resultados surpreendentes, dando origem a um néctar dos Deuses com um vinho de qualidade, fruto de um sonho que para o fadista se transformou em paixão.

Foi com este "Tinto Real" por companhia, produzido nas suaves encostas da Torre, que numa destas tardes primavera, degustamos um fantástico “Petisco alentejano”, avistando ao longe a Serra de S. Mamede e a sempre branquinha ermida do Rei Santo, como referencia naquele fundo verde.

Amadores de Arronches em Navalmoral de la Mata com transmissão pelo Canal Extremadura

É já no próximo sábado dia 2 de Abril, que o Grupo de Forcados Amadores de Arronches vai actuar em Navalmoral de la Mata (Espanha).

Esta Corrida que vai contar com a participação dos Amadores de Arronches vamos assistir à reaparição da Rejoneadora Noélia Mota, após a grave colhida que sofreu em Marbella em Setembro de 2010.

Partilham cartel com José Miguel Callejon e João Moura Jr., perante touros da prestigiada ganadaria sevilhana de Soto de la Fuente.

Festejo este que poderá ser seguido através da televisão “Canal Extremadura” em sinal aberto para toda a Extremadura e zonas limítrofes da raia portuguesa.

A hora de inicio deste festejo taurino esta marcada para as 18 horas (hora espanhola). La organización ha fijado unos precios de 27 euros en barrera y contrabarrera, 23 en tendido general, 18 para jóvenes, jubilados, asociaciones y peñas y entrada gratuita para niños de hasta 14 años acompañados por un adulto.


Outras actuações dos Amadores de Arronches


É também no dia 2 de Abril, será realizada a IV Festa de Forcado na Arena de Évora e que contará com a habitual parelha de cernelheiros, Fábio Mileu e Leonel Frade Chaves.

Já no dia 11 rumarão até ao arquipélago dos Açores onde irão fazer a sua estreia, na Monumental de Angra de Heroísmo, Ilha Terceira, no Festival de Beneficência “Luís Fagundes” que conta com um mano-a-mano ibérico entre os cavaleiros Rui Lopes e Juan Manuel Cordero, alternando no capítulo das pegas com os Amadores de Ramo Grande, perante touros de diversas ganadarias açorianas.

Dia 23 de Abril participará no festival benéfico da reinauguração da castiça Praça de Touros de Santo António das Areias, no concelho de Marvão, onde juntamente com outros dois grupos que em breve se anunciarão disputarão o Prémio Casa do Povo para a melhor pega.

Dia 24, Domingo de Páscoa, o Grupo irá marcar presença numa Corrida de Rejoneio em La Garrovilha, Badajoz, num cartel composto pelos Rejoneadores José Miguel Callejon e Sanchez de la Veja e os Cavaleiros Portugueses Ana Rita e Tomás Pinto, perante touros de D. Luís Albarran, em que actuarão também os Amadores do Ribatejo.

Segunda Feira de Páscoa, que este ano coincide com o Feriado Nacional, de 25 de Abril será dia de romaria até à castiça e bem cuidada Praça de Touros de Sousel, onde irá repartir cartel com outro grupo, perante imponentes touros da prestigiadíssima ganadaria de Jandilla.

O Mês de Abril será pleno de actividade para o Grupo de Forcados Amadores de Arronches.

Ténis – Torneio de Páscoa

Arronches vai acolher nos dias 09/10 de Abril o Torneio de Páscoa em Ténis, numa organização da Autarquia local.

As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 07 de Abril. O sorteio terá lugar no dia 08 de Abril no Estádio Municipal.


Mais informação consultar cartaz em anexo

quarta-feira, 30 de março de 2011

Arronches - Simulacro de incêndio urbano no Centro Histórico

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Arronches realizou ao início da noite desta quarta feira dia 30 de Março, um exercício simulado de combate a incêndio urbano numa habitação degradada do Centro Histórico de Arronches que envolveu o Corpo Activo e estagiários desta corporação O exercício teve como objectivo testar em tempo real a capacidade operacional de resposta dos Bombeiros Voluntários de Arronches, neste tipo de simulações, bem como testar o plano de emergência e evacuação interno dos sinistrados neste incêndio ocorrido num local de difícil acesso ás viaturas de combate a incêndios, com ruas muito estreitas e algumas viaturas estacionadas a dificultar o acesso dos bombeiros ao local.


Tudo se sucedeu por volta das 21h00, com a chegada ao local do Corpo de Bombeiros, que vinha comandado pelo seu Comandante, Marco Vieira, com cinco viaturas (um VFCI pesado, um VCOT, uma ABTD, VTTV e uma ABSC), além do corpo activo dos BVA, devidamente equipados para um incêndio urbano. O simulacro, continha também, o resgate de uma vítima no interior do prédio, que foi retirada por dois bombeiros, posta numa maca previamente localizada perto do perímetro de segurança.


Participaram ainda neste simulacro o Comandante Distrital de Operações de Socorro, Belo Costa, assim como a equipa Protecção Civil de Arronches, Presidente de Câmara, Eng. Fermelinda Carvalho e o Vice Presidente de Câmara, Dr. José Bigares, a GNR garantiu o perímetro de segurança e orientou o transito na zona.


No final todos os envolvidos nesta operação que durou cerca de uma hora, falaram do que correu bem e do que correu menos bem, para no futuro melhorarem a prestação de socorro à população.

Arronches – Tentativa de furto no monte das Algueireiras

Na passada noite de terça-feira o portão de acesso ao monte das Algueireiras, nos arredores de Arronches foi arrombado durante a noite por desconhecidos.

Na propriedade não foi constatado o desaparecimento que qualquer bem, julgando-se que os presumíveis assaltantes ao constatarem qualquer movimento suspeito na zona tenham deixado o local sem ter tempo de furtar nada.

Monforte roubo de cobre deixou Assumar com falta de água

Na noite de 28 de Março último o sistema de abastecimento de água à população de Assumar no concelho de Monforte foi vandalizado, por desconhecidos que furtaram um cabo da ligação eléctrica do Furo Captação de Águas Subterrâneas.

A situação foi detectada quando na manhã de dia 29 começou a faltar a água nas torneiras da vila. O furo de captação de água para abastecimento público de Assumar situa-se à saída da povoação num local isolado. Nos últimos tempos as queixas de furtos de cobre e consequente destruição de postos de transformação e sistemas de rega têm sido frequentes no Alentejo, com prejuízos avultados para os agricultores e para a EDP.

Segundo técnicos que no local procediam à reparação dos danos causados no cabo de electricidade, referiram "Quem vem danificando a ligação eléctrica na via pública tem conhecimentos para mexer em redes de alta tensão e saber como cortar fios sem correr o risco de ser electrocutado".

A GNR está a investigar o caso.

Destaques edição Março do jornal Notícias de Arronches

O mensário Notícias de Arronches na sua edição nº 98, de Março de 2011 destaca entre outras notícias:

- D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco em visita pastoral a Arronches

- Conceição Silva, directora do Hotel Rural de Santo António, faz um balanço positivo do primeiro mês de funcionamento

- 30 Aniversário do Rancho Folclórico de Arronches - Os 90 anos de Carlos Maurício

- “Príncipes do Nada”.

Estas e outras notícias agora disponíveis na edição em papel podem ser lidas na versão online em:

terça-feira, 29 de março de 2011

Arronches – Sino furtado em Mosteiros alvo de reportagem SIC

Ainda a propósito do assalto á igreja de Nª. Senhora da Graça em Mosteiros, detectado no domingo, poucas horas depois do bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, Antonino Dias, ter passado por aquele templo, no âmbito de uma visita pastoral.

A estação de Televisão SIC este hoje dia 29 de Março em Mosteiros local onde efectuo uma reportagem sobre este assalto, trabalho este que contem alguns lapsos, quando é referido que o assalto aconteceu na sexta feira dia 25, nas vésperas da vista do Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco a esta igreja, quando na realidade a visita aconteceu no sábado dia 26 de Março pelas 15h30, e o assalto se presuma ter acontecido ao inicio da noite desse mesmo dia.

Tendo o assalto sido detectado por um grupo de visitantes ao fim da tarde de domingo dia 27 de Março, altura em que foi comunicado ás autoridades.

De referir que este mês, já tinham sido furtados no Alentejo três outros sinos em cobre, da Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, em Vale de Grou, Gavião (Portalegre), na torre do ex Cento de Reeducação (Colónia) de Vila Fernando, Elvas e do Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora, tendo este imóvel, classificado como Monumento Nacional, sido vandalizado.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

LINK - VIDIO http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2011/3/roubo-de-sinos-de-igrejas-localizadas-em-sitios-isolados-do-alentejo29-03-2011-17552.htm

segunda-feira, 28 de março de 2011

Arronches – Caminhada nos Mosteiros de Vale Monteiro à Serra do Almo

Com o objectivo de por os arronchenses a caminhar e ao mesmo tempo partir à descoberta das bonitas paisagens das serras dos Mosteiros, o Município de Arronches vai levar a efeito mais um Passeio Pedestre inserido no “Circuito Caminhadas Arronches”, que vai ter lugar no próximo domingo dia 10 de Abril.

O local de concentração para esta caminhada é junto ao edifício da Junta de Freguesia de Mosteiros, com horário previsto de saída para as 09h00.

A distância deste circuito é cerca de 12 kms, com uma duração de 02h30 e com dificuldade média.

As inscrições para participar nesta caminhada podem ser efectuadas até ao dia 7 de Abril na Câmara Municipal e Estádio Municipal de Arronches, ou ainda pelo telef. 245 580 080. Mais informação consultar cartaz em anexo.

domingo, 27 de março de 2011

Arronches – roubaram o sino depois da visita do bispo aos Mosteiros

O Bispo de Portalegre e Castelo Branco D. Antonino Dias terminou este Domingo, dia 27 de Março, uma visita Pastoral que vinha efectuando à Paróquia de Arronches, após uma semana de contacto directo com a comunidade paroquial.


Ainda com o bispo a visitar a igreja de Nª Senhora da Graça de Mosteiros no passado sábado dia 26, pelas 15h00 já os ladrões rondavam a igreja, local de onde ao final dessa tarde/noite foi roubado o sino da torre da igreja matiz.

De referir que ainda decorria a visita do prelado a esta igreja rural, quando foram observados movimentos estranhos por parte dos ocupantes de uma carrinha de cor branca que em atitude suspeita circulava na zona por caminhos de terra batida.

O roubo foi detectado por um grupo de visitantes hoje ao final da tarde, ao verificarm o arrombamento da porta da torre sineira e falta do sino, tendo de imediato comunicado a ocorrência ao presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros.

A igreja Matriz de Mosteiros situa-se a cerca de 4 kms do núcleo urbano junto ao cemitério da freguesia. O sino original desta igreja de maior dimensão, foi transferido na década de noventa para a nova igreja de S. João construída em Mosteiros, altura em que foi substituído por um velho sino antes pertencente à igreja do Monte de Vale Monteiro, desmantelada durante o processo da Reforma Agrária e mais tarde oferecido pelas conhecidas proprietárias agrícolas irmãs Gonçalves de Elvas, e destinado à então igreja de S. João a construir num terreno por elas cedido graciosamente à paróquia de Mosteiros.

Peça muito antiga e de elevado valor estimativo para as gentes de Mosteiros, este é mais um sino de bronze a juntar a lista de roubos da já denominada rede dos sinos dos campanários, que nos últimos tempos vem fazendo estragos no património artístico do Alentejo.

Bispo de Portalegre e Castelo Branco terminou visita pastoral ao concelho de Arronches

Bispo de Portalegre e Castelo Branco terminou este Domingo, dia 27 de Março, a Visita Pastoral à paróquia de Arronches. A semana de contacto directo que D. Antonino Dias viveu com esta comunidade paroquial encerrou com as celebrações da Eucaristia e Crisma na Igreja Matriz de Nª. Senhora da Assunção a que o Bispo diocesano presidiu.

Ao longo da semana que teve início a 22 de Março, o Bispo d e Portalegre e Castelo Branco realizou inúmeros encontros e visitas, procurando auscultar e conhecer a vida da paróquia. Assim, no primeiro dia, 22 de Março, a visita iniciou-se na freguesia de Assunção pelas 9h30, com uma romagem ao Cemitério, seguida visita a GNR, Santa Casa da Misericórdia/Lares/Centros de 3ª Idade, Escola Nossa Senhora da Luz, Câmara Municipal, Museu de (A) Brincar, Bombeiros Voluntários e ainda celebração da Eucaristia na igreja matriz.

Ainda na passada sexta feira dia 25 pelas 18h30 o Bispo diocesano teve oportunidade de se encontrar, em Arronches, com as crianças da catequese e seus pais e celebrar a Eucaristia. Mais tarde pelas 21h00 procedeu ainda à abertura da Casa da Caritas.


Os restantes dias da semana foram dedicados ás paróquias de Degolados, Esperança e Mosteiros, locais onde o Prelado contactou com as populações e visitou diversas instituições sediadas nestas freguesias.


No decorrer da Eucaristia deste domingo D. Antonino Dias, referiu que a visita, que hoje terminou, o ajudou a conhecer melhor a realidade humana, cristã, social e cultural do concelho de Arronches, o Bispo de Portalegre e Castelo Branco, disse que foi uma “semana muito rica”.


sábado, 26 de março de 2011

Festival Taurino em Arronches prejudicado por tempo instável

O Festival Taurino a favor do fundo de assistência do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, decorreu esta tarde de 26 de Março perante escassa assistência nas bancadas, que temendo a chuva e a tarde menos agradável que se fazia sentir não acorreu à Praça de Touros.

Num ambiente morno em praça destacaram-se nas lides a cavalo, Paulo Jorge Santos e Miguel Moura.

Já nas lides a pé o destaque foi Sérgio Santos "Parrita" e Miguel Moura.

A actuação dos Forcados decorrer sem problemas de maior, com Manuel Barradas de Arronches a pegar à 1ª, João Tita de Alter do Chão, também a pegar à 1ª, Diogo Peças de Monforte a pegar à 2ª tentativa e por último João madeira de Monsaraz à pegar à 1ª.

Neste Festival Taurino o momento da tarde foi protagonizado pela “voltereta”, sem consequências de João Augusto Moura.

Integraram este espectáculo taurino que teve ás 16h00 os Cavaleiros:

Tito Semedo
Paulo Jorge Santos
João Domingues
Miguel Moura

Espadas

Sérgio Santos "Parrita"
João Augusto Moura

Forcados

Arronches
Alter do Chão
Monforte
Monsaraz

Ganadarias

João Moura (2)
Luís Rocha (1)
Conde de Arriaga (3)

Nota: Ficam algumas imagens registadas nos bastidores deste Festival Taurino






































Cantoneiro e amante dormiam na mesma cama com criança de sete anos

Um cantoneiro da Câmara de Campo Maior foi na passada quinta feira, condenado a um ano e seis meses de prisão, com pena suspensa, por um crime de abuso sexual de criança. O Tribunal do Cartaxo deu como provado que Daniel F., de 36 anos, apalpou e acariciou na zona genital da menor de apenas sete anos, filha da mulher com quem mantinha um relacionamento amoroso.

O arguido conheceu a mãe da vítima em Abril de 2009, através de um anúncio pessoal que colocou na revista ‘Mariana'. Passou a deslocar--se de 15 em 15 dias ao Cartaxo, onde pernoitava na casa da mulher. Segundo a acusação do Ministério Público, a menor dormia na mesma cama que o casal.

O Caso foi denunciado pela escola à Comissão de Protecção das Crianças e Jovens (CPCJ), depois da criança ter contado à professora os abusos sexuais a que tinha sido submetida.

O tribunal limitou-se ainda a censurar o papel da mãe em todo este caso, no mínimo estranho ao permitir que a criança dormisse na mesma cama que o casal e ainda ao admitir que foi obrigada a terminar o relacionamento apenas por causa de os factos terem sido denunciados.

Fontes: Rádio Campo Maior e cmjornal

100 Seguidores!!!

100 Seguidores!!!

Com a chegada da primavera atingimos os 100 seguidores aqui no Arronches em Notícias, conhecendo-se a dimensão e as limitações de Arronches e o facto de neste espaço não se prometer nada, não se alinhar em guerras caseiras ou ser a voz do lado B ou C, este numero surpreendeu-nos pela positiva.

Embora tenha-mos consciência que temos arronchenses e amigos nos quatro cantos do mundo, assim como outros leitores espalhados pelo espaço da lusofonia e língua castelhana, de Goa a Angola ou do México à Venezuela, o nosso trabalho é ainda referencia em diferentes órgãos de informação.

Prometemos continuar assim dando a cara, privilegiando a notícia e quando necessário arregaçar as mangas e ir à luta, num trabalho sem rede e “Sin trampa ni cartón”.

Obrigado y gracias a todos…

Livro -Sindicalismo na Revolução de Abril – Memórias de Américo Nunes lançado em Portalegre

Numa iniciativa da União dos Sindicatos do Norte Alentejano em colaboração com a Editorial Avante, teve lugar no passado dia 24 de Março em Portalegre a sessão de apresentação do livro “Sindicalismo na Revolução de Abril – Memórias de Américo Nunes”.

O evento decorreu pelas 21h00 no Auditório da Biblioteca Municipal de Portalegre, com a presença de Américo Nunes, Beirão e autor destas memórias com 378 páginas. Apresentação deste livro ficou a cargo dos Dr. António Ventura, José Soeiro e Diogo Serra.

A cerimónia terminou com uma amistosa sessão de autógrafos.







































sexta-feira, 25 de março de 2011

Arronches – Serviço de Finanças passa para o Mercado Municipal

O Serviço de Finanças do Concelho de Arronches localizado no Cento Histórico, mais propriamente no velho edifício da Fortaleza, vai passar para novas instalações no Mercado Municipal no Bairro de Santo António.

Encontrando-se encerrado ao público na próxima 2ª feira dia 28 de Março, por motivos de mudança de instalações.
Reabrindo nas novas instalações sitas no Mercado Municipal, lojas 7 e 8 já na 3ª feira dia 29 de Março de 2011

Campo Maior – Vai ter Rotunda na Fonte Nova

O Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, está esta sexta-feira dia 25 de Março, pelas 15h00, em Campo Maior.

Recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho em Campo Maior, aquele membro do Governo procederá à assinatura do Protocolo entre a EP-Estradas de Portugal e Autarquia de Campo Maior para a construção da Rotunda da Fonte Nova e requalificação da Zona de Confluência das Estradas Nacionais 371 e 373.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Arronches - Feira das Actividades Económicas este ano com menos um dia

A Feira de Actividades Económicas 2011 de Arronches, vai ter lugar de 15 a 17 de Julho.

A II Edição deste evento vai ter menos tempo de duração, passando de quatro para três dias, decorrendo entre sexta-feira e domingo. A organização, continua a ser da Câmara Municipal de Arronches, que tomou a medida de reduzir um dia a este evento porque se vive um ano “ difícil do ponto de vista económico e financeiro”.

Com o Governo a cortar o défice orçamental, algumas medidas atingem directamente as autarquias locais, com a consequente redução das verbas a transferir para os municípios ao abrigo da Lei de Enquadramento Orçamental, obrigando as Câmaras Municipais a uma maior contenção nas despesas a efectuar nas diferentes acções culturais e desportivas que habitualmente promovem.

A Feira das Actividades Económicas de Arronches que este ano vai organizar a sua II edição, sucedeu à antiga Feira de Artesanato e Gastronomia que durante 17 anos se efectuou em Arronches, numa parceria entre a Autarquia local e a Região de Turismo de S. Mamede.

Dada a difícil situação financeira que o país atravessa a edilidade chegou à conclusão que habitualmente o primeiro dia do certame, uma quinta-feira, por ser um dia de trabalho não tinha “uma forte afluência de visitantes e se fosse retirado não havia perdas de qualidade”, sendo possível reduzir os custos com o mesmo.

Embora reduzida a menos um dia a II Feira das Actividades Económicas de Arronches, certamente vai voltar a trazer muita animação à vila entre os dias 15 e 17 de Julho de 2011.

Oportunamente será divulgado o programa 2011.

Arronches – Festival Taurino a favor do Fundo de Assistência aos Forcados

Os Amadores de Arronches, vão organizar dia 26 de Março um Festival Taurino, cuja receita será canalizada para o Fundo de Assistência aos Forcados.

Segundo nota divulgada pelos Amadores de Arronches, "este fundo de assistência destina-se a cobrir essencialmente despesas relacionadas com medicação, idas ao "endireita". No entanto os amadores de Arronches possuem um seguro que é pago pelo Município de Arronches na sua totalidade e que se destina a situações mais complexas".

Comunicado dos Forcados Amadores de Arronches:

A tauromaquia une-se uma vez mais para dar as mãos e mostrar todo o seu potencial. O nosso grupo de forcados Amadores de Arronches, vai realizar no próximo dia 26 de Março (sábado), um festival taurino a favor do seu Fundo de Assistência, tão importante para suportar os gastos de eventuais lesões que os nossos forcados possam ter durante a temporada. Assim, a praça de toiros de Arronches receberá um cartel digno e com artistas a quem temos de agradecer a disponibilidade de vir actuar graciosamente.

Actuam os seguintes amigos do Grupo de Forcados Amadores de Arronches: Cavaleiros - Tito Semedo, Paulo Jorge Santos, depois do seu espectacular triunfo em Atarfe e os amadores Miguel Moura e João Domingues, que prestará provas para cavaleiro praticante. Também o toureio a pé se uniu a esta causa, com a presença do matador de toiros Sérgio "Parrita" e do novilheiro João Augusto Moura.

Nas pegas convidámos mais três grupos de forcados para partilharem connosco esta tarde benéfica, são eles os Amadores de Alter, Monforte e Monsaraz. Os novilhos-touros pertencem à ganadaria de Conde de Arriaga (3), João Moura (2) e Engº Luís Rocha (1).

O espectáculo começará às 16h15 numa jornada singular que certamente levará muita gente até Arronches.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Arronches Museu de (A) Brincar na Cartaz das Artes da TVI

O Museu de (A) Brincar de Arronches vai estar em destaque esta quinta feira, dia 24 de Março no programa Cartaz das Artes da TVI.

Sinopse:
Sugestões de Agenda Cultural: com destaque para algumas das iniciativas culturais que
se poderão ver durante a semana por todo o país. Em especial, destaca-se esta semana o
"MUSEU DE (A) BRINCAR DE ARRONCHES".

(Este programa vai ser também emitido no canal TVI24 sexta-feira às 20H30)

Este programa é apresentado por João Paulo Sacadura

Mais informação consultar programação da TVI

Campo Maior e Badajoz assinalam os 200 anos da Guerra Peninsular

No âmbito das comemorações dos 200 anos da Guerra Peninsular, Campo Maior acolhe no próximo sábado, 26 de Março, uma cerimónia evocativa da Resistência no Cerco àquela vila.

A cerimónia é promovida pelo Município de Campo Maior e pelo Estado-Maior do Exército e vai ser presidida pelo presidente da autarquia campomaiorense, Ricardo Pinheiro, e pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Mário de Oliveira Cardoso.

O programa abre às dez e meia da manhã com o hastear das bandeiras no edifício dos Paços do Concelho; a que se segue, pelas onze e um quarto, o hastear das bandeiras de Portugal, Reino Unido, França e Espanha, no Castelo de Campo Maior. É também no Castelo que se realizam, a partir das 11h45, um conjunto de actos que inclui honras militares, descerramento de placa evocativa e evocação histórica da Resistência no Cerco de Campo Maior.

Na parte da tarde, às 14.30 horas, começa no Centro Cultural o colóquio "Campo Maior e as Invasões Francesas"; e às 16h45 é inaugurada naquele mesmo local a exposição "Além Tejo Fronteira", da Direcção-Geral de Infra-Estruturas do Exército.


Badajoz - Conferencia Bicentenario Guerra de la Independencia

“Los Asedios de Badajoz en 1811, Vistos desde Elvas”

Luis Alfonso Limpo Píriz - Presenta Moisés Cayetano

Jueves 24 de marzo Plaza de San José Antiguas Casas Consistoriales a las 20’30 horas

Sinopse

Durante el primer semestre de 1811 un influyente y bien relacionado abogado de Elvas, Francisco Xavier do Rego Aranha, nacido en Arronches, le va contando tres veces por semana en sucesivas cartas a su amiga Dª Mª Luisa de Valleré, residente en Lisboa, todo cuanto ocurre en Badajoz y alrededores.

¿Quién es el autor de ese epistolario? ¿Quién la destinataria? ¿Merece credibilidad lo que dice de sus vecinos españoles un portugués rayano e irredentista ? ¿Qué es lo que ve, oye y cuenta ese espectador de la guerra desde su privilegiado palco?

Estas son algunas de las preguntas a las que responde la conferencia de Luis Alfonso Limpo Píriz. En ella se pretende dar a conocer una importante fuente documental sobre los sitios de Badajoz y la batalla de La Albuera, doscientos años inédita en la Biblioteca Nacional de Lisboa. Cuando se cumple el bicentenario de aquellos tristes acontecimientos, las cartas de Rego Aranha, dice su descubridor y editor, “son como un ojo pegado en la cerradura de la puerta del túnel del Tiempo.”

Conferencia organizada por la Iniciativa Ciudadana “Baluarte”

Fontes: Municipio de Campo Maior – Rádio Elvas – Baluarte Badajoz

terça-feira, 22 de março de 2011

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Arronches

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Arronches vai realizar no dia 24 de Março de 2011 (quinta-feira), às 20h30m na Escola Básica 2,3 Nossa Senhora da Luz, a sua Assembleia Geral.

Com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um – Informações de carácter geral

Ponto dois – Revisão dos Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Arronches

Ponto três – Preparação das actividades a dinamizar durante a Feira do Livro

Ponto quatro – Análise das actividades previstas para o mês de Junho de dois mil e onze


Ponto cinco – Outros assuntos

Assina a convocatória datada de 17 de Março de 2011, Elisabete José Azeitona Simões Rasquete, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Estrada 371 de Arronches Campo Maior com bermas mais limpas

A EP-Estradas de Portugal E.P.E. procedeu nos últimos a dias à limpeza das bermas da EN 371 na zona de Arronches.

A poluição nesta via que faz a ligação com Espanha pela fronteira do Retiro resume-se essencialmente a: embalagens de plástico e vidro, cartões, restos de comida, alguns electrodomésticos e pneus.

É com tristeza que se verifica a falta de civismo de alguns condutores que continuam a arremessar de veículos em movimento, todo o tipo de embalagens para as bermas das estradas e que é uma "praga" que urge banir do comportamento de alguns condutores.

Ainda esta tarde, quando efectuávamos algumas fotografias nesta via junto a Arronches, observamos como o condutor de um camião de matrícula espanhola arremessou pela janela uma embalagem de 5 litros de vinho das Bodegues Catalanes.

Um comportamento reprovável que deveria constitui contra-ordenação grave, pelo perigo que representa para os outros condutores que circulam nas estradas e com frequência são atingidos por pontas de cigarros e outros objectos lançados de viaturas em andamento.

Os muitos sacos amarelos cheios de lixo que se podem ver nas bermas desta estrada após mais esta operação de limpeza, são o resultado da falta de civismo de uns quantos que ainda desconhecem a existência de contentores, locais destinados para o lixo que impunemente vão espalhando ao longo da viagem, tais como garrafas de plástico ou embalagens de 5 litros de vins i caves de Catalunya.

Bispo de Portalegre e Castelo Branco em visita pastoral ao concelho de Arronches

O Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Eugénio Fernandes Dias, iniciou hoje uma visita pastoral à Paróquia de Arronches.

Os contactos de D. Antonino Dias em Arronches começam na parte da manhã com uma deslocação ao cemitério, seguida de visita a diversas instituições da freguesia de Assunção.

Recorda-se que o Bispo de Portalegre e Castelo Branco está a efectuar estas suas primeiras visitas pastorais pela Diocese.

Feira de Doçaria Conventual de Portalegre promete adoçar o Alentejo

“A edição deste ano da Feira de Doçaria Conventual de Portalegre conta com a presença de doceiros portugueses, alemães, italianos, espanhóis e franceses”.

O certame, a realizar nos claustros do Convento de Santa Clara nos dias 1 - 2 - 3 de Abril, é promovido pela autarquia local, em parceria com a Associação Comercial de Portalegre e o Triângulo Urbano Ibérico Raiano (Triurbir).
A mostra é também promovida pela Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (QUALIFICA).

A Turismo do Alentejo, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e o Instituto do Emprego e Formação Profissional são outros dos parceiros da iniciativa.

A Feira de Doçaria Conventual de Portalegre apresenta nesta edição um vasto conjunto de iniciativas, entre as quais se destacam as demonstrações ao vivo de confeção de doces, laboratórios de gosto e um atelier infantil denominado “Mãos na Massa”.

A organização tem ainda para oferecer aos visitantes um salão de chá, um espaço que vai acolher uma exposição subordinada ao tema “A arte de bem iluminar: Do azeite ao Led” e uma livraria onde os visitantes poderão encontrar obras com receitas culinárias dedicadas aos doces.

Um dos pontos altos do certame passa pela realização do concurso “O melhor doce Conventual”, iniciativa que tem como objetivo colocar a concurso os melhores doces apresentados pelos doceiros.

Dados históricos indicam que, em Portalegre, até meados do século XX, as religiosas dos conventos de Santa Clara e São Bernardo confecionaram e comercializaram diversos doces, tais como o Manjar Branco, o Toucinho do Céu, os Rebuçados de Ovos, o Queijo Dourado e a Lampreia de Portalegre.

Conhecida em tempos como a "cidade dos sete conventos", devido à sua tradição religiosa, Portalegre possui um vasto número de receitas de doces conventuais, com origens remotas que estão guardadas a “sete chaves” pelas doceiras.

Na Feira de Doçaria Conventual podem ser saboreados vários doces, como barrigas de freira, pães de rala, toucinhos-do-céu, fidalgos, ovos-moles, castanhas de ovos, rebuçados de ovos de Portalegre, pastéis de Belém e de Tentúgal, Lampreia de Amêndoa, fartes e queijinhos do céu entre outros.

Para mais informação consultar programa em anexo. (clicar para ampliar).

segunda-feira, 21 de março de 2011

Arronches – Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros Voluntários

O Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches, Gil da Conceição Romão, em convocatória datada de 15 de Março de 2011, convoca os sócios da Associação para a Assembleia Geral ordinária, a realizar nos termos do Artigo 22º. dos Estatutos, na sua sede, na Rua do Movimento das Forças Armadas, em Arronches, no dia 24 de Março de 2010, pelas 19h00.

Com a seguinte Ordem de Trabalhos:

- Aprovação das contas do ano 2010

- Outros assuntos de interesse.

Para mais informação consultar convocatória afixada nos locais habituais.

domingo, 20 de março de 2011

Futebol – Resultados das equipas arronchenses

Em jogos realizados esta tarde de domingo dia 20 de Março no concelho de Arronches do Distrital Seniores 1ª Divisão séries A e B, disputados nos municipais de Mosteiros e Esperança.

Na Série A - O Mosteirense perdeu com o Montargilense por 1 bola a zero.

Ainda nesta série o Portus Alacer venceu o Apalhoense por 4 bolas a 2.

Nesta jornada folgou o Santa Eulália


Na Série B - A Esperança empatou com o Portalegrense por 2 bolas.

Na série B o Degoladense venceu o Santo Amaro por 2 bolas a zero

Folgou o Monfortense.

*************

Academia Futebol Arronches 2 – Gafete 1

Em jogo realizado também este domingo na parte da manhã, os Iniciados da Academia de Futebol de Arronches venceram o Gafete por 2 bolas a 1.

Deixamos algumas imagens registadas nestes jogos.
**********************
Esperança - Portalegrense






























Mosteirense

Montargilense










































Academia Futebol Arronches

Gafete