segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FUTSAL - Arronches e Benfica perde em Campo Maior

O Arronches e Benfica perdeu em Campo Maior (12 -5) em jogo da 14ª jornada do campeonato distrital de futsal (seniores), disputada no passado sábado, dia 26 de Fevereiro.

Na próxima jornada (sábado, dia 12 de Março), o Arronches e Benfica recebe o ADI Comenda, equipa que ocupa o último lugar da classificação, antevendo-se, um jogo fácil para a equipa local e um bom espectáculo de futsal no Pavilhão Desportivo de Arronches.

Resultados da 14ª Jornada

Alter do Chão, 5 Nisa Futsal Clube,3
CCD Reguengo, 5 Associação Soujovem,5
Campomaiorense,12 Arronches Benfica,3
ADI Comenda, 1 Póvoa e Meadas, 5
Folgou: SIR Elvas

Próxima Jornada – 12-3-11

Nisa Futsal Clube - CCD Reguengo
Associação Soujovem - Campomaiorense
Arronches Benfica - ADI Comenda
Póvoa e Meadas - SIR Elvas

CLASSIFICAÇÃO

Ténis – Torneio de Carnaval

Arronches vai acolher nos dias 05/06 de Março o Torneio de Ténis numa organização da Autarquia local com o apoio do Atlético Clube de Arronches.

As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 03 de Março.

O sorteio terá lugar pelas 18h00 do dia 04 de Março no Estádio Municipal

Mais informação consultar cartaz em anexo

Assunção «Matiné Dançante» no Salão do Centro Cultural

O Salão Cultural de Arronches recebeu no passado sábado dia 26 de Fevereiro a 2ª Matine Dançante da Junta de Freguesia de Assunção.

A animação deste evento esteve a cargo do acordeonista Tiago Afonso, que animou as hostes, proporcionando assim uma tarde descontraída e animada aos cerca de 80 participantes deste convívio.

Fotos: JF Assunção
















domingo, 27 de fevereiro de 2011

Futebol – Esperança vence o Monfortense

Em jogo realizado esta tarde de domingo dia 27 de Fevereiro, no Municipal de Esperança a contar para a 5ª Jornada do Distrital Seniores 1ª Divisão B, a equipa local venceu o Monfortense por 2 bolas a 1.

Foi um jogo equilibrado onde se registava um empate mas que a Esperança acabou por ganhar já quase no final da partida.

Marcaram para o Esperança Sérgio Dias e Gonçalo, quanto ao golo do Monfortense foi assinalado por Filipe.
**************
Fotos: Francisco Pereira





























Futebol Arronchense









Divisão de Honra – 6ª Jornada

Nesta 6ª Jornada da Divisão de Honra, o Arronches e Benfica foi ao campo do Salguerinho jogar com o Gavionense.
Numa partida onde a supremacia do Gavionense foi notória o Arronches e Benfica conseguiria chegar ao intervalo com a partida empatada a zero.

Na segunda parte o Gavionense continuou a pressionar acabando por inaugurar o marcador logo nos primeiros 15 minutos de jogo, depois de não conseguir marcar e incapaz de contrariar o ataque dos locais o Arronches e Benfica acabaria por sofrer mais 3 golos.


O jogo terminou com o Arronches e Benfica reduzido a 10 jogadores e com o resultado de Gavionense 4 – Arronches 0.

Distrital Seniores – Jornada 5


1ª Divisão A

Mosteirense 1 – Santa Eulália 2























1ª Divisão B


Esperança 2 – Monfortense 1























Iniciados - Academia








Em jogo realizado no Municipal da Ponte Sôr esta manhã de domingo 27 de Fevereiro a equipa de Iniciados da Academia de Futebol de Arronches jogou com o Eléctrico Futebol Clube de Ponte Sôr.

Numa partida em que resultado foi favorável ao Eléctrico Futebol Clube da Ponte Sôr que venceu a Academia de Futebol de Arronches por 14 bolas a zero.


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Duatlo - Bruno Pais e Anaïs Moniz vencem em Arronches 1ª etapa da Taça de Portugal

Bruno Pais e Anaïs Moniz, ambos atletas do S.L. e Benfica, foram os grandes triunfadores no Duatlo de Arronches 2011.

A prova foi muito disputada, com bastantes alterações na liderança.
Na primeira corrida, foram Tiago Silva Ludens Clube do Machico e Pedro Laginha Palma do DUNIK.PT - Clube Galitos, que primeiro se isolaram. Logo de seguida um grupo de 8 unidades onde pontificavam alguns dos principais favoritos à vitória final.

Os experientes Bruno Pais e Lino Barruncho do Clube Olímpico de Oeiras, com uma excelente transição, lançavam as primeiras escaramuças no segmento de ciclismo. Mais atrás, era o atleta do DUNIK.PT - Clube Galitos, Hugo Ventura, quem rebocava um pelotão numeroso até à frente da corrida.

As decisões ficavam para a última corrida. O atleta do S.L. Benfica, Bruno Pais, mostrava o seu bom momento e com a melhor segunda corrida do dia triunfava. Atrás dele Miguel Arraiolos, dos Águias de Alpiarça enquanto José Estrangeiro da Associação Académica de Coimbra fechava o pódio.

Já no sector feminino a vitória pendeu Anaïs Moniz que regressa assim em pleno à competição. A atleta do Benfica teve a companhia de Ana Teresa Machado durante a primeira corrida, mas acabou por se isolar durante o segmento de ciclismo e acabar por triunfar isolada. Nas posições imediatas classificaram-se Ana Filipa Santos do Clube de Triatlo do Fundão e Melanie Santos do Alhandra Sporting Clube.


Esta foi a primeira prova a contar para a Taça de Portugal. Alhandra Sporting Clube, Núcleo Sportinguista da Golegã e Sporting C.P. - St. Peters School são os primeiros líderes no sector feminino. Já nos homens, Águias de Alpiarça, Clube Olímpico de Oeiras e Alhandra Sporting Clube, são os três primeiros classificados.

Quanto à participação arronchense nesta III Edição a classificação Individual Masculina foi a seguinte:

1 – Emílio Paulino – Drs 5173 - com o tempo de 01:09:21
2 – Carlos Cruz – Drs 5154 – com o tempo de 01:16:30
3 – Pedros Torres – Drs 5413 –com o tempo de
01:20:14


Em 2011 o programa deste Duatlo de Arronches compreendeu três provas: uma Prova Lazer (com partida às 14:30), a segunda etapa do Campeonato Nacional de Duatlo no escalão de Juvenis (com partida simultânea às 14:30) e, finalmente (às 15:30) a primeira etapa da Taça de Portugal 2011.

No total foram perto de 400 atletas a disputar as provas, cujo epicentro estava instalado na Zona Desportiva de Arronches. Este número constitui um recorde de participações, que celebra as três edições disputadas em Arronches.

Em 2009 os vencedores da prova foram Júlia Santos e Sérgio Silva, que então se sagrou Campeão Nacional de Duatlo. Já em 2010, sob um autêntico vendaval, Sérgio Silva repetiu o triunfo mas no sector feminino a vitória coube a Maria Areosa.

Numa organização conjunta do Município de Arronches e Federação de Triatlo de Portugal esta III edição do Duatlo de Arronches contou ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Arronches, GNR, Centro de Saúde local e BTT doCCA.
Classificações e mais informação em:
http://www.federacao-triatlo.pt/









































































































sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

No Alentejo já cheira a Primavera

No Alentejo já cheira a Primavera, os campos começam a florir e as aves preparar os ninhos.

Ficam a imagem dos nossos campos na zona do Baldio de Arronches com as abelhas a visitarem as amendoeiras em flor, as cegonhas na zona de nidificação e ainda a sensibilidade do poeta que canta a Primavera. …

Primavera

A Primavera está quase a chegar,
Cheiro que se adivinha pelos campos
Que paira sem par pelo ar...
São Liríos... São Violetas...
Em campos de amor a florir.
Suavidade no voltejar das Borboletas,
A Primavera que vem lá, vem a sorrir...

Doces... Como as açucenas,
São minhas as ilusões...
Saudades... Leves e serenas...
(talvez cansadas!)
Malmequer... Pequenina borboleta de sol!...
Meus olhos, como águias pelo ar!...
Ou talvez sejam Papoilas magoadas!

E canto o espanto do meu Alentejo,
Tão rubro, brando e tão quente!
Minha boca fechada num Cravo...
Espiga loira, alvorada ardente!
Cantilenas de madrugada!
A tristeza que nela bebe um travo!
Alma de rouxinol, de voz encantada!

lusopoemas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Arronches acolhe Taça de Portugal Duatlo 2011 este sábado

A Taça de Portugal Duatlo 2011 que se realiza este sábado dia 26 de Fevereiro, em Arronches, numa organização conjunta do município local e Federação de Triatlo de Portugal vai acolher 450 atletas que vão participar nesta prova.

A prova que vai decorrer na zona Desportiva de Arronches a partir das 14h00, sendo composta por dois segmentos de Corrida, intervalados por um segmento de Ciclismo, com as seguintes distâncias: 5 Km Corrida; 20 Km Ciclismo; 2,5 Km Corrida.
O Campeonato Nacional Juvenis + Prova Lazer, pelas 14:30, e a Taça Portugal Duatlo a partir das 15:30

O percurso de corrida, será delimitado em redor da Zona Desportiva de Arronches incluindo o Estádio Municipal bem como parte da estrada que liga Arronches a Esperança, sendo que no segmento de Ciclismo será utilizada a estrada Arronches - Mosteiros, havendo por isso necessidade de proceder a cortes nestes dois troços das referidas vias .

O secretariado bem como toda a logística da prova vão estar situados na Zona Desportiva de Arronches.

Festas do Povo de Campo maior oficializadas este domingo

As Festas do Povo vão estar de regresso a Campo Maior de 27 de Agosto e 4 de Setembro de 2011.

O anúncio de oficialização das Festas do Povo 2011 vai acontecer no próximo domingo, dia 27 de Fevereiro, em cerimónia agendada para o Centro Cultural de Campo Maior, a partir das 17 horas.

Em declarações à Rádio Elvas o presidente da Associação das Festas do Povo, João Rosinha, já disse que agora já não restam quaisquer dúvidas quanto à realização do certame em 2011.

Com a eleição da nova direcção da Associação das Festas do Povo, liderada por João Rosinha foram muitas as iniciativas promovidas, tendo por objectivo motivar a população campomaiorense para levar a efeito aquelas que são as festas mais conhecidas e esperadas do Alentejo.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

La Codosera dá nome a rua das Caldas da Rainha

La Codosera, na Extremadura espanhola, já é nome de uma rua nas Caldas da Rainha. A cerimónia de descerramento da lápide junto à Rotunda do Imaginário, que decorreu no passado dia 5 de Fevereiro, contou com a presença de mais sessenta espanhóis que vieram desta vila situada na raia, que pertence à província de Badajoz e fica a poucos quilómetros de Portalegre.

O caldense Mário Lino esteve na origem desta homenagem pelo intercâmbio desportivo e cultural que tem feito com aquela localidade. É de recordar que em Julho do ano passado naquela localidade espanhola foi feito o descerramento de uma placa com o nome de Caldas da Rainha numa das vias principais de La Codosera.

O alcaide Manuel Vilés Piris, e vereação de La Codosera, também estiveram presentes no evento que terminou com a inauguração no Museu do Ciclismo, da exposição fotográfica “La Codosera na perspectiva de Mário Lino”, que contém vários painéis de imagens sobre aquela localidade da província de Badajoz.

Nesta mostra estão imagens das águas do rio Gevora que nasce na Serra de S. Mamede e atravessa La Codosera, como fotografias da variedade paisagística e da arquitectura popular, onde enormes chaminés decoram os modernos edifícios de xisto e a brancura da cal contrasta com a cor que emoldura as portas e as janelas.

Mais de 120 pessoas estiveram presentes na inauguração desta exposição incluindo os espanhóis, assim como 15 elementos de um grupo típico de danças e cantares daquela vila, que actuaram no Museu de Ciclismo.

Para o alcaide Manuel Vilés Piris, este intercâmbio tem um grande valor pela relação que começou com o desporto, depois com a cultura e agora “uma relação de amizade”. Manuel Piris revela como é importante este intercâmbio nos dias difíceis de hoje como forma de promover o turismo das duas localidades. “La Codosera que se dedica ao turismo em torno do rio Gévora, com uma grande variedade de espécies de fauna e flora, considerado um dos rios de maior riqueza biológica de Espanha e da Europa, e Caldas da Rainha que tem uma belíssima praia”, apontou o autarca espanhol. Manuel Piris revelou ainda que vai aproveitar esta permuta para que “Caldas da Rainha e La Codosera consigam ter projectos em comum para se poderem candidatar a fundos europeus”, referindo que “a única forma de poderem candidatar-se a alguns projectos é através da Euro-Regiões, um Programa de Cooperação Transfronteiriça, entre dois ou mais países que nos permita, neste período de 2007/2013, obter fundos comunitários para projectos comuns”. Desta ligação, este responsável espera que haja desenvolvimentos, fundamentalmente nas áreas do turismo, património e cultura.

Fernando Costa, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, também se mostrou bastante satisfeito com esta relação de amizade entre Caldas e La Codosera e espera que haja mais intercâmbios desportivos, culturais e turísticos. “Com esta cerimónia de descerramento da lápide já cá estão em Caldas 60 espanhóis, e esta iniciativa é uma forma de estimular a vinda de outras pessoas que querem visitar uma rua que tem o nome da sua localidade”, disse o autarca, acrescentando que “no Verão já há muitos espanhóis que vêm passar férias à praia da Foz do Arelho”.

Fernando Costa divulgou ainda que a Rua de La Codosera junto à Rotunda do Imaginário vai sofrer modificações. “Vai ser duplicada, com quatro faixas dando continuação à avenida que vem do McDonald’s”, revelou.

A relação de Mário Lino com aquele município espanhol aconteceu em Abril de 2009, quando o presidente da Federação Estremenha de Ciclismo contactou aquela autarquia para organizar a 26ª edição da prova cicloturística Caldas-La Codosera.

Na sequência, foram realizados encontros bilaterais envolvendo outras entidades e em Junho de 2010 Mário Lino foi convidado para realizar um trabalho fotográfico uma exposição que foi inaugurada em La Codosera em Dezembro e que teve uma grande afluência.

Mário Lino é também o principal artífice da atribuição do nome de Caldas da Rainha a ruas e praças em Oliva de La Frontera, Olivença e Badajoz. Estes intercâmbios fazem parte dos brevês de cicloturismo que contaram quase sempre com o apoio do Sporting Clube das Caldas em particular com a colaboração de Mário Tavares e do actual presidente desta colectividade, Carlos Gomes.

Mário Lino referiu que a exposição sobre La Codosera foi realizada “a expensas minhas, o que me deu muito prazer pois gosto imenso de trabalhar com paixão pelas actividades que realizo”. Aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Câmara Municipal das Caldas e fez um balanço positivo de todo o evento, revelando que a mostra foi bastante apreciada e ficou surpreendido com as palavras do Alcalde que “fez uma discrição de La Codosera ao encontro das imagens que eu captei”.

O evento foi organizado pelo Ayuntamiento de La Codosera, com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e do Museu do Ciclismo (Mário Lino).

Marlene Sousa

Jornal das Caldas
In:
http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/02/10/la-codosera-da-nome-a-rua-das-caldas/

Hoy.es
http://www.hoy.es/v/20110217/prov-badajoz/codosera-tiene-calle-caldas-20110217.html

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Arronches na Imprensa: Jornal Alto Alentejo

O semanário Alto Alentejo na sua edição nº 217 de 23 de Fevereiro de 2011, destaca entre outras notícias a inauguração do Hotel Rural de Santo António, que abriu oito anos depois de estar construído, assim como “Os efeitos do Ciclone de 1941 em Arronches.

Estas e outras notícias podem ser lidas no Alto Alentejo, à venda em Arronches na secção de jornais e revistas da Loja Coop.

Comissão Política Distrital do CDS/PP organiza jantar de tomada de posse em Vale de Cavalos

A Comissão Política Distrital do CDS/PP realiza no próximo sábado dia 26 de Fevereiro de 2011 o seu jantar de tomada de posse no restaurante "O Carlos" em Vale de Cavalos.

O encontro está aberto a todos os militantes e simpatizantes do CDS/PP e contará com as presenças de Paulo Portas, do secretário-geral Lino Ramos e dos deputados Pedro Mota Soares e João Almeida entre outros.

As marcações podem ser feitas através das estruturas locais ou do telem 962710077.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Crime de Arronches

A peça de Teatro “O Crime de Arronches”, que teve como responsável a actriz Isabel Abreu, na direcção artística, encenação, cenografia e figurinos, esgotou todas as sessões.

Uma peça de teatro que surpreendeu pelo excelente trabalho conseguido por Isabel Abreu e uma fantástica representação das mais de quarenta pessoas de diversas áreas profissionais e idades, entre os 13 e os 70 anos, que participaram como actores amadores nesta peça de quatro actos.

Peça esta encenada a partir do “Livro O Crime de Arronches”, de Henrique Lopes Mendonça, com uma história de amor, desejo, honra e vingança ocorrida no reinado de D. João III na vila de Arronches

Para todos aqueles que não tiveram oportunidade de assistir a este espectáculo deixamos aqui um breve apontamento em vídeo.

Link para o Vídeo:
http://www.youtube.com/user/Moitas45

Desporto – Futebol Arronchense

Divisão de Honra – 5ª Jornada

O Arronches e Benfica foi nesta 5ª Jornada buscar um empate à casa do Alegrete, embora tenha tido oportunidade de sair de Alegrete com uma vitória.

O jogo terminou com o resultado de Alegrete 2 – Arronches 2

A classificação é liderada pelo Campomaiorense com 10 pontos, ocupando o Arronches e Benfica o 7 lugar com 2 pontos.

Distrital Seniores

1ª Divisão A - Folgou Mosteirense

1ª Divisão B - Folgou Esperança

Iniciados
Em jogo realizado no Municipal de Arronches, na manhã do passado domingo 20 de Fevereiro a equipa de Iniciados da Academia de Futebol de Arronches recebeu em casa o Condestável de Sousel.
Numa partida bem disputada o resultado foi favorável a equipa de Sousel que venceu em Arronches por 3 bolas a zero.

Fotos: Duarte Jesus



























domingo, 20 de fevereiro de 2011

Malha animou Mosteiros este domingo

A Malha juntou este domingo dia 20 de Fevereiro, em Mosteiros dezenas de praticantes desta modalidade que durante toda a manhã disputaram este jogo tradicional.

A organização deste Torneio de Malha foi do Futebol Clube Mosteirense, com a prova a ter lugar no Campo de Futebol de Mosteiros pelas 09h00.
Com mais este Torneio de Malha pretendeu a organização divulgar esta modalidade tradicional e ao mesmo tempo assegurar a aproximação e o convívio entre pessoas, que se constituem em equipas de diversos elementos, vindos de diversas localidades para um dia de saudável competição e confraternização.

A jornada terminou com um almoço convívio no Pavilhão Multiusos de Mosteiros e distribuição de prémios ás equipas melhor classificadas.

O Tornei foi ganho pela C.C.C. Torre Fundeira constituída por Manuel Alexandre e João Esperança.

Colaboraram na organização deste Torneio a Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre, Junta de Freguesia de Mosteiros e Município de Arronches.

Deixamos algumas imagens e a classificação final das primeiras seis equipas:

1 - C.C.C. Torre Fundeira - Manuel Alexandre e João Esperança.

2 – C.C.C. Torre Fundeira – António Marques e Eduardo Martins

3 – G.D.E.S. Vale Cavalos – Casimiro Fernandes e Eduardo Fernandes

4 – G.D.E.S. Vale Cavalos – Manuel Alexandre e Manuel Lourenço

5 – Elvas – José Branca e Luís Branca

6 – C.C. D. Vargem – António Moura e João Costa



















































































sábado, 19 de fevereiro de 2011

Alentejo - Município de Arronches inaugurou Hotel Rural de Santo António

O município de Arronches inaugurou na tarde deste sábado dia 19 de Fevereiro o Hotel Rural de Santo António, numa cerimónia que contou com as presenças da Presidente de Câmara Fermelinda Carvalho, Deputado Cristóvão Crespo, Comendador Rui Nabeiro, Presidente do Turismo do Alentejo Ceia da Silva e Gil Romão ex-presidente da Câmara entre outras entidades convidadas.

No decorrer da cerimónia de inauguração a presidente do município local, Fermelinda Carvalho, referiu que hoje foi um dia particularmente feliz para Arronches, com o aproveitamento desta obra que foi lançada pelo anterior executivo autárquico que se arrastou durante muitos anos. Iniciou-se em 1999 e só em 2003 a obra física ficou concluída, embora com algumas coisas por acabar, para só hoje passados cerca de 8 anos se começar a rentabilizar um investimento que rondou os 2,5 milhões de euros.

O Hotel Rural de Santo António, que vai criar cerca de 10 postos de trabalho, ocupa uma área de construção de 3 250 metros quadrados, numa propriedade pertencente à autarquia de Arronches com cerca de um hectare.

A unidade é composta por 29 quartos, dois dos quais equipados para acolher pessoas com deficiências motoras, uma suite, um restaurante e uma piscina.

A exploração do hotel de Arronches é "mais uma aposta", do conhecido empresário da restauração João Martinho.

Com as expectativas em alta, João Martinho não esconde, no entanto, que "não vai ser fácil", até porque as dificuldades que estamos a atravessar um pouco por toda a Europa também se sentem com maior incidência na nossa região, "mas penso que o projecto vai vencer, pois vamos manter a qualidade, o bom serviço e a equipa é boa".

Para já, o empresário deixa uma garantia: "vamos ter um bom serviço, vamos receber e tratar bem as pessoas para que elas vão a Arronches e saiam daqui encantadas".

Para animar esta festa de abertura do hotel, estiveram presentes os grupos musicais “Verde Maio” e "Pedrinhas de Arronches".

Deixamos algumas imagens da cerimónia de inauguração e os contactos do Hotel

Telef. 245 589 003 -
info@santoantoniohotel.com - reservas@santoantoniohotel.com