quarta-feira, 30 de junho de 2010

Arronches – I Feira das Actividades Económicas

A I Feiras das Actividades Económicas de Arronches vai ter lugar de 15 a 18 de Julho, decorrendo a mesma no local habitual (antigo Campo de Futebol).

O Artesanato, Tasquinhas e animação musical vão ser uma constante nestes 4 dias de Feira.
Quanto à animação musical estão já confirmados os seguintes grupos:

Dia 15 de Julho – Las Panchas –Sevillanas/Flamenco

Dia 16 Julho – José Cid

Dia 17 Julho – Coração Sertanejo – Brasil

Dia 18 Julho – Mundo Novo – Música Popular Portuguesa

Mais informação em:
www.cm-arronches.pt
























terça-feira, 29 de junho de 2010

Mosteiros - Em Festa de 9 a 18 de Julho de 2010

Os Mosteiros vão estar em festa de 9 a 18 de Julho com os tradicionais festejos em Honra de Nª. Senhora da Graça, que vão decorrer durante 9 dias com muita animação.

Os destaques desta edição 2010 das Festas de Mosteiros, vão para as 8 Largadas de Touros da conhecida Ganadaria da Sociedade Agrícola Proença, que prometem trazer até aos Mosteiros largas centenas de visitantes.

Para além das famosas largadas com os touros Proença, os Bailes, Jogos sem Fronteiras, Exposições, Futebol, com destaque para o Futebol Feminino e as tradicionais cerimónias Religiosas com a Santa Missa e Procissão em Honra da Padroeira Nossa Senhora da Graça integram o programa 2010.

Organiza: Futebol Clube Mosteirense com o apoio da Câmara Municipal de Arronches e Juntas de Freguesia do Concelho.

Notícias de Arronches destaques da última edição do jornal

Destaques da edição nº 89 - Junho 2010 do Mensário Notícias de Arronches.

O grande destaque desta edição do jornal Notícias de Arronches vai para as Festas de S. João, com especial incidência para o “S. João dos pequeninos”, com a marcha popular de S. João protagonizada pelas crianças do Agrupamento de Escolas de Arronches.

Outros destaques de capa vão para «A actriz Isabel Abreu vai encenar o “Crime de Arronches” com actores amadores do Concelho – A estreia pode ser no 5 de Outubro»

“Mês da Cultura Taurina” Aficionados locais e visitantes.

Com amizade e habilidade se fizeram os trajes para a “Marcha de S. João”.

PSD chumba proposta do PS apresentada em Reunião da Câmara Municipal de Arronches para a concessão de um subsídio de 35 000 euros ao Centro Republicano Arronchense.

Estas e outras notícias podem ser lidas no jornal Notícias de Arronches, com distribuição gratuita em cinco Concelhos do Distrito de Portalegre e Comarca de La Codosera na Região Autónoma da Extremadura espanhola.



S. João 2010 – Desporto - Tempos e Resultados

Integradas nas actividades de S. João 2010, decorreram em Arronches diversas provas desportivas com destaque para o BTT, Ténis e Futebol 7.

Deixamos aqui os resultados verificados nas diferentes modalidades desportivas.

BTT
Categoria Masculina
1. Pedro Rasquete – 11 Voltas (+/- 66 Km);
2. Tiago Lavadelas – 11 Voltas (+/- 66 Km);
3. João Marvanejo – 10 Voltas (+/- 60 Km).

Categoria Feminina
1. Joana Seco – 8 Voltas (+/- 48 Km);









































TÉNIS

1. Gonçalo Semedo;
2. Nuno Rodrigues;
3. Pedro Mousinho




FUTEBOL 7

1-Bar Casão

2-Os miúdos

3-Padaria Arguelles

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Inaugurações – Esperança abre Piscina e Mosteiros requalifica Largo da Igreja

Esperança – Inauguração da Piscina

Depois de alguma controvérsia quanto a sua localização e alguns atrasos a Piscina de Esperança foi finalmente inaugurada no passado dia 27 de Junho por ocasião dos festejos de S. João.

A cerimónia de inauguração que teve lugar pelas 17h00, contou presença da Presidente de Câmara, Engª. Fermelinda Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia de Esperança, Dr. Juscelino Pires e Presidente da Assembleia Municipal, Abílio Panasco, assim como outros responsáveis autárquicos e numeroso público.

Após a inauguração seguiu-se um lanche convívio, infelizmente a forte tempestade com chuva e trovões que se abateu sobre a Esperança retirou algum brilho à festa desta obra, que na opinião de muitas pessoas só peca por tardia...mas é bem-vinda.















Mosteiros – Inauguração das obras de remodelação do Largo da Igreja

Foi inaugurada no dia 26 de Junho, pelas 17h00 a obra de requalificação do Largo da Igreja de Mosteiros.
A intervenção neste largo, situado no centro da freguesia, foi contemplada com a colocação de novo mobiliário urbano e de uma ampla zona empedrada, com o objectivo de transformar aquele espaço numa zona de lazer.

Depois da cerimónia de bênção da obra de requalificação por parte do padre Fernando Farinha, a senhora Presidente da Câmara Municipal, Eng.ª Fermelinda Carvalho e o Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Figueira procederam à inauguração do agora mais harmonioso Largo da Igreja.

Na cerimónia marcaram também presença, outros responsáveis autárquicos, entidades convidadas para o efeito, assim como população em geral.
A cerimónia terminou com um lanche convívio entre todos os participantes.

Refira-se que na anterior legislatura as tentativas de intervenção no referido Largo da Igreja, levaram a que a Junta de Freguesia de Mosteiros e Paróquia ficassem de “Candeias ás avessas”, durante algum tempo, finalmente ultrapassadas as divergências que opunham ambas as instituições chegou-se a um consenso a contento de todos e que culminou com as obras requalificação agora executadas.

Fotos/Bete








Arronches – Bombeiros simulam Incêndio na Safra

Decorreu no passado dia 27 deste mês um simulacro de incêndio na zona da Safra, o exercício iniciou-se pelas 15h00 com a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Arronches.

O exercício consistiu em testar meios humanos, equipamentos e materiais no combate a um incêndio naquele espaço, e dotar os bombeiros do conhecimento de acessos, pontos de água, do tipo e densidade de vegetação, bem como de outros obstáculos propícios ao exercício existentes na área em questão.

Esta zona foi identificada pelos bombeiros, como uma das zonas críticas do concelho pelo estado em que a vegetação se encontra, pela inclinação e relevo do terreno, acessos, entre outras…

Esperam os bombeiros com este simulacro conseguir dar uma resposta mais eficaz no caso de um possível incêndio, que, espera não vir a acontecer.

domingo, 27 de junho de 2010

Cinema “Sangue Toureiro” com Amália Rodrigues e Diamantino Viseu hoje à noite em Arronches

Integrado no mês da Cultura Taurina vai ser projectado hoje dia 27 de Junho, pelas 21h30 no Auditório do Centro Cultural o filme "Sangue Toureiro” de Augusto Fraga com Amália Rodrigues (Maria da Graça), Diamantino Viseu (Eduardo), Erico Braga (Jerónimo de Vinhais), Carmen Mendes (Isabel), Josefina Silva (D. Branca de Vinhais), Paulo Renato (Américo Prates), Fernanda Borsatti (Miss Brown) e Raul Solnado (Faustino)

Sinopse:

Eduardo, contrariando o desejo de seu pai, Jerónimo de Vinhais, um abastado lavrador do Ribatejo, recusa ser cavaleiro tauromáquico e parte para Lisboa na companhia da fadista Maria da Graça. Quando o progenitor lhe nega mais dinheiro, faz-se toureiro. Maria da Graça resolve enfim abandoná-lo, a pedido da mãe de Eduardo, e parte saudosa para terras longínquas, a cumprir um contrato que a fará triunfar. Colhido durante uma exibição, Eduardo é tratado, na recuperação, pela "verdadeira" noiva, Isabel, que lhe perdoa o passado escandaloso. Casarão e Eduardo abandonando as arenas, passa a dirigir as propriedades da família.

Observações

Primeira longa metragem portuguesa de ficção a cores. Um dos exemplos da indigência cinematográfica portuguesa nos anos 50, onde, com frequência, se procurava o sucesso fácil através do recurso a vedetas populares. Neste caso, Amália Rodrigues e o toureiro Diamantino Viseu.

Duração 92 minutos.

Alentejo – Festival de Folclore animou festas de S. João em Arronches

A Praça da República em Arronches foi pequena para acolher o muito público que não quis perder o XXIX Festival de Folclore do Rancho Folclórico de Arronches, que decorreu na passada noite de 26 de Junho.

O Festival iniciou-se com a concentração dos ranchos participantes na sede do Rancho Folclórico de Arronches, sitas no complexo dos antigos Celeiros da EPAC.
Depois do jantar convívio seguiu-se o desfile etnográfico pelas principais artérias do Centro Histórico da vila.

Pelas 21h00 aconteceu o momento mais esperado com a demonstração de folclore no palco da Praça da República, por parte dos ranchos – Grupo Folclórico e Etnográfico de Lordelo (Guimarães), Rancho Folclórico Flores da Primavera (Ortigossa – Leiria), Grupo Regional de Folclore Benedita (Alcobaça), Rancho Folclórico Alfarrobeira (Vila Franca de Xira), Grupo Folclórico das Lavadeiras de Gondar (Caminha) e Rancho Folclórico de Arronches.

No decorrer do Festival diversas entidades autárquicas procederam à colocação de fitas nos estandartes dos ranchos participantes e entrega de lembranças oferecidas pelo Município de Arronches, Cafés delta e Boleteiros – Enchidos de Porco Preto.

Festejos organizados pelo Rancho Folclórico de Arronches em colaboração com a Câmara Municipal de Arronches, Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros. Aporiam esta iniciativa a Fundação INATEL – Agência de Portalegre e diversas empresas da região.



















































































sábado, 26 de junho de 2010

Touros - José Miguel Callejon Triunfou em Arronches

Corrida algo morna, embora com uma boa casa, a realizada em Arronches no passado dia 25 de Junho, pelas 22h00. Destacando-se da mesma apenas a lide José Miguel Callejon nos dois toiros da noite, assim como a actuação dos Forcados Amadores de Arronches.

João Salgueiro, teve duas lides difíceis e sem emoção, com os Aguadulce a não colaborarem com o cavaleiro. Teve uma passagem discreta e com pouco brilho por Arronches.

Gilberto Filipe embora se tenha esforçado nas lides dos dois toros que lhe calharam em sortes também teve serias dificuldades em lidar com as manhas e alguma falta de bravura do curro Sevilhano Aguadulce.
No final da sua actuação o publico reconhecendo o esforço e dedicação do toureiro rendeu-lhe merecidos aplausos.

O rejoneador José Miguel Callejón, que no seu curriculum já tem algumas portas grandes em praças de grande nomeada foi o triunfador da noite em Arronches.
Esteve bem na lide dos dois Aguadulce, quer na brega quer na forma como cravou, tendo demonstrado toda a sua raça toureira, com o público da centenária Praça de Touros de Arronches a render-lhe merecidas ovações.

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches capitaneados por Ricardo Nunes, pegaram em solitário num acto de audácia e valor os 6 poderosos touros com 4 anos e peso superior a 550 kg.
Em suma o grupo cumpriu a sua missão sem grandes dificuldades, sendo a melhor pega da noite executada pelo forcado Manuel Cardoso, que pegou à primeira o último da noite.

Abrilhantou esta corrida de touros integrada nas Festas de S. João 2010, uma excelente banda de música.

Esta corrida beneficiou de importantes obras de melhoramentos executados na praça touros pela Autarquia, que em colaboração com a Junta de Freguesia de Assunção e Grupo de Forcados Amadores de Arronches apoiaram este evento.
































































sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil - Portugal - No Final o Bacalhao ficou salgado

Portugal se solta, e Brasil se atrapalha!


No Final o Bacalhao ficou salgado...


Duelo em português dá empate

Portugal confirmou esta tarde de 25 de Junho a sua vaga nos oitavos-de-final do Mundial 2010 ao empatar 0-0 com o Brasil. Navegadores esperam agora adversário que terão pela frente na Cidade do Cabo, já na próxima terça-feira.
Fonte/Globo e Sapo

Arronches – XXIX Festival de Folclore

Integrado nas festas de S. João O Rancho Folclórico de Arronches vai levar a efeito o seu XXIX Festival de Folclore no próximo dia 26 de Junho de 2010.

O Festival tem início pelas 17h00 com a concentração de todos os Ranchos participantes junto da sede social do Rancho Folclórico de Arronches.

Pelas 18h30 terá lugar o jantar convívio com todos os grupos folclóricos no salão do Centro Cultural de Arronches, seguindo-se pelas 19h30 o Desfile Etnográfico pelo Centro Histórico de Arronches até a praça da República, local onde pelas 20h00 tem lugar a actuação dos ranchos participantes.
Integram este XXIX Festival de Folclore Ranchos provenientes de Guimarães, Leiria, Alcobaça, Vila Franca de Xira e Caminha.

Organiza: Rancho Folclórico de Arronches em colaboração com a Câmara Municipal de Arronches, Fundação Inatel – Agência de Portalegre e Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros.

Alentejo - Marcha de S. João animou Arronches

A Câmara Municipal com a colaboração do Agrupamento de Escolas levou a efeito aquele que foi um dos pontos altos dos festejos de S. João 2010 com a Marcha Popular, que teve lugar no passado dia 24 de Junho, pelas 21h00, com a população a encher a Praça da República, para assistir à representação dos jovens.

A música, letra, os arcos e o colorido dos trajes (verde, amarelo e vermelho) foram aspectos que não foram deixados ao acaso e que muito contribuíram para o sucesso da Marcha de S. João que se associou às comemorações do primeiro centenário da implantação da República em Portugal, que se assinala em 5 de Outubro de 2010.

N final do desfile, se o público não escondia a animação, a satisfação também era visível nos jovens bailarinos. A Diana e o Guilherme, marchantes da Escola do 1º Ciclo de Arronches, afirmaram ao Arronches em Notícias que a dança "correu bem" e que estavam a participar pela primeira vez. A preparação das danças "demorou um pouco", mas nada que afectasse a boa disposição da Diana ou do Guilherme, nem mesmo a exigência do "ensaiador Prof. Júlio Tapadas".

E à boa moda do provérbio "ande por onde andar o Verão, há-de vir no S. João", a noite quente que se fez sentir em Arronches propiciou ao convívio, que continuou até bem entrada a madrugada na Praça da República com o baile abrilhantado pela grupo “Oásis Banda”, seguido de Sardinhada acompanhada com vinho do Alentejo.
















































































































































quinta-feira, 24 de junho de 2010

Arronches comemora Feriado Municipal e festeja S. João

O concelho de Arronches assinala hoje, dia 24 de Junho, o Feriado Municipal.
As comemorações tiveram início pelas 08h30 com Alvorada – Lançamento de foguetes e morteiros. Pelas 09h30 teve lugar a cerimónia do Içar da Bandeira nos Paços do Concelho, ao qual assistiram Autoridades Civis e Militares, seguindo-se o desfile pelo Centro Histórico acompanhado pela Banda da Sociedade Alegretense.

Por intenção de todos os Arronchenses foi celebrada a Santa Missa na igreja matriz pelo pároco Fernando Farinha, ás 11h00.

Pelas 18h00 segue-se o Torneio de Mini Golfe no Jardim do Fosso.

Um dos momentos grandes deste dia de festa vai acontecer pelas 21h00 na Praça da República, com a Marcha Popular de S. João, protagonizada pelas crianças do Agrupamento de Escolas de Arronches.

O programa do feriado Municipal encerra com o baile abrilhantado pelo grupo “Oásis Banda”, seguido de Sardinhada regada com vinho da região, oferecida pelo Município na Praça da República a partir das 22h00.